Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Lamã - Filho De Leí - LM

Não é interessante que Lamã, o primogênito, que devia assumir a liderança em todas as coisas, lançasse fora a oportunidade de ocupar sua posição de direito? Admita-se que o desafio era muito grande, mas em que grau Lamã aproveitou a oportunidade concedida pelo Senhor? O Senhor prometera anteriormente a Néfi (1 Néfi 2:22) que, se fosse fiel, governaria seus irmãos. Posteriormente, Lamã e Lemuel acusaram-no de querer usurpar sua posição de mando (1 Néfi 16:37,38;18:10), pois era contrário ao costume judaico que o primogênito não assumisse a liderança da família no lugar do pai.
...Devemos notar também que, por diversas vezes, tornou-se necessária a intervenção divina para preservar Néfi do ódio de seus irmãos, mas nem mesmo uma demonstração direta do poder de Deus foi capaz de abrandar a dureza de seus corações. Imagine o que significa ver um anjo, e logo depois de sua partida, começar de novo a murmurar! Esta evidência confirma a parábola do Salvador, na qual ele diz: “Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”. (Lucas 16:31).
LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO – CURSO DE RELIGIÃO 121-122 [Edição 1979], p.17.

Lamã e Lemuel em época alguma se converteram realmente. Conversão significa transformação do homem interior. Esta mudança requer um espírito contrito e um coração quebrantado, ou encher-se de humildade diante de Deus. Isto Lamã e Lemuel se recusavam a fazer, pois, como declarou Néfi “eram duros de coração, não procuravam o Senhor como deviam”. (1 Néfi 15:3.) Eles se negavam a submeter seus corações à vontade do Senhor; portanto, circunstância alguma poderia transforma-los. Eles ficaram impressionados com o milagroso poder demonstrado pelo irmão, mas o efeito não foi duradouro nem modificou-lhes o coração, porque, como Néfi mais tarde comentou, eles haviam “perdido a sensibilidade”. (1 Néfi 17:45.)
LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO – CURSO DE RELIGIÃO 121-122 [Edição 1979], p.43-44.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar