Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Isaías - Profeta - VT

De todos os profetas antigos, ele é o único cujas palavras registradas preserva  para nós as boas novas da restauração, do ressurgimento do evangelho, do convênio eterno sendo uma vez mais estabelecido, do Reino restaurado a Israel, no triunfal retorno do Senhor, e do esplendor, de um reinado milenar.
Isaías é por todos conhecido como o profeta messiânico, em virtude da abundância, beleza e perfeição de suas declarações proféticas, que predizem a primeira vinda do Senhor. E ele realmente assim é. Nenhum profeta do mundo antigo cujos pronunciamentos inspirados tenham chegado até nós, pode comparar-se a ele, neste aspecto. E mais ainda, a primeira vinda do Messias já aconteceu, e mesmo aqueles dentre nós, não muito imbuídos de discernimento espiritual, podem fazer um retrospecto e ver no nascimento, ministério e morte de Nosso Senhor o cumprimento das palavras de Isaías.
Manual do Aluno (Instituto) – Livro de Mórmon pp.97-98.

O nome Isaías significa “Jeová salva” ou “salvação do Senhor”.
Manual do Aluno (Instituto) – Velho Testamento p.131.

Isaías foi um dos maiores homens de todos os tempos... em primeiro lugar, era investido de grandes dons naturais, que foram disciplinados e aperfeiçoados pela melhor educação que sua época podia proporcionar.  Foi abençoado com excelente julgamento e capacidade de discernir, atributos acompanhados da coragem de defender até as últimas conseqüências aquilo que considerava ser correto. Segundo, possuía grande intuição e discernimento espiritual que faziam dele um instrumento maravilhoso e hábil nas mãos de Jeová, a quem amava e servia de todo o seu coração. Isaías combinava, assim em seu caráter, sabedoria terrena e celeste em raro e altíssimo grau.
Manual do Aluno (Instituto) – Livro de Mórmon pp.89.

Alguém já lhe recomendou um livro? Fez diferença quem lho recomendou? A recomendação influenciou sua maneira de encarar o livro? Pondere esta recomendação a respeito dos escritos de Isaías: “E, eis que, vos digo que deveis examinar estas coisas. Sim, ordeno-vos que examineis estas coisas diligentemente, porque grandes são as palavras de Isaías”. (3 Néfi 23:1). Esta foi à instrução do Salvador aos nefitas;... Isaías tinha uma ampla visão dos atos de Deus para com seus filhos. Compreendia o poder e princípios de Sião, ou sociedade celestial, e via sua aplicação em sua época e no futuro. Enquanto procurava fortalecer a espiritualidade de sua época, profetizou o estabelecimento de Sião para aqueles que a concretizariam. A primeira parte de seus escritos contém muitas referências a esse grande acontecimento... Os capítulos de 1 a 39 tratam do ministério de Isaías, e os capítulos de 40 a 66 falam de suas visões e revelações sobre o futuro. Como nem sempre é seguida a ordem cronológica, cada capítulo deve ser examinado com todo cuidado, dentro de seu próprio contexto histórico.
Manual do Aluno (Instituto) – Velho Testamento p.137.

Talvez nunca tenha existido outro profeta como Isaías, que tinha a cabeça nas nuvens e os pés solidamente plantados na terra, tendo o coração voltado às coisas da eternidade e a boca e as mãos nas coisas temporais, mantendo em seu espírito os eternos conselhos de Deus, e em seu corpo num momento muito definido da história.
Comentarista Bíblico Valeton – Manual do Aluno (Instituto) – Livro de Mórmon p.89.

Além de ser um dos grandes profetas da terra (ver a declaração do Salvador em 3 Néfi 23:1), Isaías foi um estadista e homem influente junto à tribo dominante de Jerusalém. Possuía extraordinários talentos literários e muito influenciou o povo de sua época. Quando seguia seus conselhos, Judá prosperava, e ao recusá-los ou desatendê-los, sobrevinha-les a aflição.
Isaías viveu e profetizou durante os reinados de quatro reis de Judá – Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (Isaías 1:1). Este período de seu ministério abrangeu desde o anos da morte do rei Uzias (aproximadamente 740 A.C.) até o final do reinado de Ezequias (cerca de 699 A.C.). A tradição afirma que ele foi morto por Manassés, filho de Ezequias.
Manual Do Aluno (Instituto) – Livro de Mórmon pp.92-93.

Isaías foi pai de dois filhos, Maer-Sala-Has-Baz (versículo 1) e Searjasube (ver 2 Néfi 17:3). Estes dois nomes simbolizam a intenção que tinha o Senhor para com Israel ou Efraim. Em hebraico, Maer-Sala-Has-Baz significa “Apressando-se ao despojo, apressurou-se à presa” (Isaías 8:1). Este nome simboliza os eventos descritos em 2 Néfi 18:4, quando as dez tribos foram vencidas e espoliadas pelos assírios, na época em que sitiaram Samaria, capital do Reino do Norte. Searjasube significa “Um resto voltará”, uma referência de sua dispersão; Por isso, Isaías podia dizer: “Eis que eu, e os filhos que me deu o Senhor, aqui estamos como sinais e maravilhas, em Israel, da parte do Senhor dos exércitos”. (versículo 19).
Manual Do Aluno (Instituto) - Livro de Mórmon p.93.

Segundo a tradição, Isaías morreu como mártir, sendo serrado em dois, por ordem de Manassés (veja Hebreus 11:37).
Manual do Aluno (Instituto) – Velho Testamento vol.II p.176.








Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar