Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Marido

Exorto os maridos e pais desta Igreja a serem o tipo de homem sem o qual a sua esposa não gostaria de ficar.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona agosto de 2004, p.5.

(...) Se visitarem uma família na qual o homem trata a esposa e os filhos com amabilidade, verão que eles o tratam da mesma maneira. Ouço reclamações sobre o tratamento que certos homens dispensam à esposa: não suprem as necessidades delas e não as tratam de modo afetuoso. Tudo isso me entristece. Esse tipo de coisa não deveria acontecer.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.170-171.

Nossas irmãs (...) têm deveres para com o marido. Devem levar em conta a posição e as circunstâncias dele. (...) Todas devem ser amáveis com o marido. Devem consolá-lo e fazer o que puderem para seu bem-estar, em todas as circunstâncias da vida. (...) É assim que deve ser; pois quando um homem nesta Igreja se casa com uma mulher, espera ficar com ela por todo o tempo e a eternidade. Na manhã da primeira ressurreição, ele espera ter a seu lado a mulher e os filhos na organização familiar, para assim permanecerem para todo o sempre. Que perspectiva gloriosa!
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.172.

[Marido e mulher] devem ser um em harmonia, respeito e consideração mútua. Não devem jamais planejar ou seguir um curso de ação independente. Devem consultar-se mutuamente, orar e tomar juntos as decisões. (…) Lembrem-se de que nem a esposa é escrava do marido, nem o marido escravo da esposa. Marido e mulher participam em igualdade de condições”. (“À Imagem de Deus”, A Liahona, setembro de 1978, pp. 2, 4.)
PRESIDENTE MARION G. ROMNEY – O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 34, p.143.

Podem encontrar em todas as santas escrituras uma ocasião em que o Senhor Jesus Cristo tenha deixado Sua Igreja desamparada? (…) Ele foi fiel? Foi sincero? Existe algo de bom e digno que Ele deixou de oferecer a ela? É isso que pedimos — o que Ele pede dos maridos (…)
Conseguem imaginar o quanto Ele amou a Igreja? Cada fôlego seu era importante para Ele. Cada acréscimo, cada indivíduo, eram-Lhe preciosos. Ele dedicou àquelas pessoas toda a Sua energia, todo o Seu poder e todo o Seu interesse. Ele deu a vida por elas, que mais podia ter feito?
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL - O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 39, p.164.

“Amarás tua esposa de todo o teu coração e a ela te apegarás e a nenhuma outra” (D&C 42:22).
E quando o Senhor diz de todo o coração, não há espaço para divisão, partilha ou privação. E, no caso da mulher, pode-se parafrasear a passagem da seguinte forma: “Amarás teu marido de todo o teu coração e a ele te apegarás e a nenhum outro”.
As palavras nenhuma outra eliminam todos e tudo. O cônjuge deve assumir uma posição tão importante na vida do outro que a vida social, profissional ou política e qualquer outro interesse, pessoa ou coisa jamais terão primazia sobre o cônjuge. Às vezes vemos mulheres que se dedicam tanto aos filhos que negligenciam o marido e chegam até a afastá-los dele.
O Senhor diz a elas: “A ele te apegarás e a nenhum outro”.
É comum que as pessoas continuem apegadas à mãe e ao pai e aos amigos. Às vezes a mãe não abre mão do controle que tem sobre os filhos, e o marido, bem como a mulher, procuram o pai e a mãe para pedir conselhos e fazer confidências, quando, na maioria dos casos, deveriam apegar-se à mulher, e todos os assuntos íntimos deveriam ser mantidos em estrito sigilo e fora do conhecimento de terceiros.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 18, p.222.

Se eu fosse mulher, dotada de grandes atributos mentais, cheia de sabedoria, e acima de tudo, uma mulher magnânima e tivesse tido o privilégio de escolher um homem e de com ele me casar; e tivesse descoberto que me havia enganado a respeito dele, que ele não correspondia a minhas expectativas, se eu lamentar a escolha que fiz, que eu mostre sabedoria não me queixando da decisão que tomei. A sabedoria e critério de uma mulher falharam ao escolher um marido, e pode acontecer novamente, se não tive o devido cuidado. Ao repudiar seu marido, retirando a confiança e boa vontade que deposita nele, ela faz com que uma sombra negra caia sobre seu caminho, ao passo que, se tivesse uma atitude adequada de amor, obediência e estímulo, ele poderia alcançar aquela perfeição que dele era esperada.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.202.

No aspecto do evangelho, “liderança” não significa o direito de agir com ditador, ordenar ou comandar. Pelo contrário, significa guiar, proteger, indicar o caminho, dar exemplo, dar segurança, inspirar e criar o desejo de apoiar e seguir. Literalmente falando, o marido deve mostrar o caminho (...)
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.93.

Embora o pai seja o líder dentro do lar, “Sua mulher é sua companhia mais importante, sua adjutora e conselheira” (Guia da Família (1999), p. 2) Marido e mulher devem trabalhar juntos para fortalecer a família e ensinar os filhos os princípios do evangelho. Cumprindo seu papel de conselheira, a mulher pode reforçar a posição do marido como chefe da casa e incentivar a união familiar.
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.93.

Que o pai seja o cabeça da família, o senhor de sua própria casa, e que cuide dela como um anjo o faria, e que a esposa e mãe diga amém ao que ele diz, e se sujeite aos seus ditames, ao invés de dar ordens ao homem e de tentar governá-lo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.198.

Acho que o compromisso do casamento — um compromisso que o mundo não reconhece de modo algum — é um compromisso entre três partes. Marido e mulher assumem um compromisso entre si, mas também, sem dúvida alguma, com o Pai Celestial. A força unificadora do relacionamento matrimonial é a caridade, o puro amor de Cristo. Quando temos caridade, ela não somente nos aproxima um do outro, mas também nos aproxima de Deus, e assim nos unimos mais no relacionamento matrimonial.
SUSAN W. TANNER – Presidente Geral das Moças – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.11.

Para ter sucesso, o marido e a mulher precisam de uma base espiritual, ser unidos em suas metas e crenças a respeito do que querem em seu lar e sua família.
CHERYL C. LANT – Presidente Geral da Primária – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.12.

Gosto de pensar nessa primeira história de amor, a de Adão e Eva. Quando Adão foi criado e o Senhor lhe deu tudo, Ele lhe deu este belo mundo. Ele criou as flores, os animais e um maravilhoso jardim. Mas Adão não poderia progredir. O homem não iria progredir até que tivesse uma adjutora própria para ele, uma pessoa acertada para ele em todos os sentidos — emocional, espiritual e físico.
Isso nos mostra o companheirismo que deve haver no casamento. Precisamos adequar-nos um ao outro. Precisamos pensar em como ajudar esse companheirismo a se desenvolver. Cada um de nós tem qualidades e deveres básicos inatos e cada qual tem uma missão a cumprir em nosso casamento. Mas também precisamos ser altruístas nesse companheirismo e ajudar-nos mutuamente.
SUSAN W. TANNER – Presidente Geral das Moças – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.12.

O verdadeiro bispo agirá em casa da maneira que pede aos líderes do sacerdócio da ala que o façam. Irá para casa depois desta reunião, sentará com a mulher e fará uma pergunta bem simples: “Querida, o que posso fazer para ser melhor pai e companheiro?” Depois, dedicará uma meia hora para escutar o que ela tem a dizer.
Escutem de coração e façam os ajustes necessários em sua própria vida. Com isso, serão o pastor dedicado de sua própria família. Como vêem, irmãos, temos que dar a vida pela mulher e a família da mesma forma que o Salvador deu a Dele pela Igreja e por todos nós. Então, poderemos representá-Lo. Então, poderemos ser mais semelhantes a Ele.
ÉLDER ROBERT D. HALES – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.10.

Irmãos, o tempo que lhes resta em seu chamado é limitado. O tempo está correndo. Mas vocês nunca serão desobrigados do cargo de pai ou marido. Esses são chamados eternos, e não mudam quando vocês mudam de endereço.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.16.

Cada um de nós tem quatro responsabilidades. Primeiro, somos responsáveis por nossa família.
Segundo, temos uma responsabilidade para com o nosso emprego. Terceiro, temos a responsabilidade de fazer o trabalho do Senhor. Quarto, temos uma responsabilidade em relação a nós mesmos.
Primeiro, é fundamental que não negligenciem sua família. Nada que vocês possuem é mais precioso. Sua esposa e filhos merecem a atenção de seu marido e pai. No final de tudo, é o relacionamento familiar que levaremos para além desta vida. Parafraseando as escrituras: “Pois que aproveita ao homem servir fielmente na Igreja e perder sua própria família?” (Ver Marcos 8:36.)
Determinem junto com eles quanto tempo vocês passarão com eles e quando. E depois cumpram o combinado. Não deixem que nada interfira nisso. Considerem-no algo sagrado. Considerem-no um compromisso a ser cumprido. Considerem-no um merecido momento a ser desfrutado.
Considerem a noite de segunda-feira sagrada para a reunião familiar. Reservem uma noite para estarem sozinhos com sua esposa. Programem umas férias com toda a família.
Em segundo lugar, seu emprego ou seu patrão. Vocês têm uma obrigação. Sejam honestos com seu empregador. Não façam o trabalho da Igreja no horário de serviço. Sejam leais a ele. Ele os remunera e espera resultados de vocês. Vocês precisam de seu emprego para cuidarem de sua família. Sem ele, não poderão trabalhar eficazmente na Igreja.
Terceiro, o Senhor e Sua obra.Programem seu horário para poderem cuidar de suas responsabilidades na Igreja. Reconheçam em primeiro lugar que todo líder tem muitos ajudantes, como lhes foi lembrado hoje. O presidente da estaca tem dois conselheiros muito capazes. A presidência tem um sumo conselho de homens dedicados e capazes. Eles contam com secretários sempre que for necessário. Todo bispo tem conselheiros. Eles estão ali para aliviar o fardo de seu cargo. Ele tem um conselho de ala, além de outras pessoas a quem ele pode e deve delegar responsabilidades. Ele tem os membros de sua ala, e quanto mais delegar a eles, mais leve ficará seu fardo e mais forte ficará a fé dos membros.
Todo presidente de quórum do sacerdócio tem conselheiros e os membros de seu quórum. O mesmo acontece na Sociedade de Socorro. Nenhum bispo pode tomar o lugar da presidente da Sociedade de Socorro ao atender as necessidades dos membros de sua ala.
Quarto, todo líder da Igreja tem uma obrigação para consigo mesmo. Ele precisa de repouso e exercícios. Precisa de um pouco de recreação. Precisa ter tempo para estudar. Todo líder da Igreja precisa ler as escrituras. Precisa de tempo para ponderar, meditar e pensar sozinho. Sempre que possível, ele precisa ir com sua esposa ao templo, sempre que houver oportunidade.
Essas são quatro obrigações que todos nós temos. Com ponderada reflexão e cuidadoso planejamento, podemos programar nosso horário para atender a todas elas. Não devemos, irmãos, não podemos negligenciar nenhuma delas. O Senhor não espera que sejamos super-homens. Mas se nos colocarmos em Suas mãos, se suplicarmos a Ele em oração, Ele nos inspirará e ajudará. Ele magnificará nossa capacidade e nos colocará à altura de nossa responsabilidade.
Ele disse: ‘Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão e dará resposta a tuas orações”. (D&C 112:10)
Ele disse também: “Deus vos dará conhecimento, por seu Santo Espírito, sim, pelo indescritível dom do Espírito Santo”. (D&C 121:26) O desafio que todo bom líder enfrenta o de aprender a delegar. Todo presidente de estaca, bispo, presidente de quórum precisa passar responsabilidades a outros, para que tenha tempo de fazer aquilo que precisa fazer sozinho.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Reunião Mundial Treinamento Liderança – 21/06/2003, p.22-23.

O homem é o cabeça da família. É o líder, iniciador, presidente da família – a unidade básica da Igreja.
Alguns homens presumem que, por serem o cabeça da família, podem governar dogmaticamente ou por coerção, sem considerar os direitos, sentimentos, ou aconselhar-se com ela. Entretanto, o que Efésios 5:33 nos ensina concernente ao adequado espírito com que o homem deve presidir a família?
(Efésios 5:33 - Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.)
GUIA DE ESTUDO PESSOAL DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE 4, lição 7, p.21-22.

Tende sempre em mente os três grandes ideais que contribuem para a felicidade depois do casamento.
Primeiro, lealdade. Não tendes o direito de mostrar interesse por qualquer outra jovem que não vossa doce esposa; e vós, maridos, não tendes nunca o direito de procurar atrair a atenção da mulher de outro homem...
Segundo, autodomínio. Há pequenas coisas irritantes, e vós, então, reagis imediatamente com palavras duras, erguendo a voz e ferindo o coração do outro. Não conheço outra virtude que mais favoreça a harmonia e paz no lar do que a grande qualidade de autodomínio no falar. Reprimi as palavras ásperas que vos vêm à mente, quando sois magoados ou observais no outro, algo que vos ofenda. Em poucos instantes, estareis contentes por não terdes dito aquela palavra dura, por não haverdes cedido ao primeiro impulso, e o resultado certo será amor e paz no lar.
O terceiro ideal é aquela pequena e simples virtude chamada cortesia – pais demonstrando cortesia aos filhos e estes ao pai e mãe, e eis que surge um elemento refinador na família. Lealdade, autodomínio e cortesia. (“Namoro e Casamento”, A Liahona, junho de 1971, p. 13.)
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, Lição 7, p.22-23.

Reter ou limitar um homem bênçãos que deveriam fluir do seu sacerdócio para sua esposa e filhos, é exercer injustamente a autoridade sacerdotal. As bênçãos do sacerdócio não se destinam somente ao homem ou marido, mas alcançam seu maior florescimento potencial na eterna relação de marido e mulher, compartilhando e administrando-a aos seus familiares. Essas bênçãos são a chave para a vida eterna, salvação e exaltação pela obediência. (“Irmãos, Amai Vossas Esposas” A Liahona, maio de 1982, p. 10)
ÉLDER JAMES E. FAUST – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 22, p.72.

Gênesis 3:16-19. O Presidente Spencer W. Kimball declarou o seguinte concernente ao versículo 16: “Tenho uma certa dúvida a respeito da palavra dominar. Ela nos dá uma impressão errônea. Preferiria usar o termo presidir, pois isto é o que ele faz, Um marido digno preside sua esposa e família.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 22, p.73.

A vós, homens que vos encontrais ao alcance de minha voz, digo-vos que, se sois culpados de um comportamento negligente para com vossa esposa, se sois dados a ser ditadores e exercerdes autoridade sobre ela, se sois egoístas e brutais em vossos atos no lar, cessai imediatamente. Arrependei-vos. Arrependei-vos agora, enquanto tendes a oportunidade.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 22, p.74.

Maridos, encontrai motivos para abençoar vossas esposas ocasionalmente. Deixai-as sentir o amor que flui para elas por intermédio de tais bênçãos, ao usardes o sacerdócio que tendes o privilégio de portar.
ÉLDER DEAN L. LARSEN – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 22, p.74.

No lar em que há um marido fisicamente capaz, espera-se que ele seja o arrimo da família. Vez por outra temos notícia de maridos que, devido às condições econômicas, perderam o emprego e esperam que a esposa vá trabalhar fora de casa, mesmo que o marido ainda seja capaz de prover a subsistência da família. Nesses casos, solicitamos ao marido que faça tudo que puder para que sua mulher possa ficar em casa cuidando dos filhos, enquanto ele continua a manter a família o melhor que puder, mesmo que o trabalho disponível não seja o ideal e implique redução do orçamento familiar.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro 1988, pp.46-53.

Irmãos do sacerdócio, continuo destacando a importância de as mães ficarem em casa para criar e cuidar dos filhos, e instruí-los nos princípios da retidão.
Viajando pela Igreja, sinto que a grande maioria das mães SUD querem sinceramente acatar este conselho. Sabemos, todavia, que às vezes a mãe trabalha fora por insistência ou incentivo do marido. É ele quem deseja as  comodidades que a renda suplementar faculta. Nesses casos, irmãos, sofre não só a família como vosso próprio crescimento e progresso espiritual ficará prejudicado. Afirmo a todos vós, que o Senhor incumbiu os homens da responsabilidade de prover o sustento da família de forma a permitir à mulher cumprir seu papel de mãe no lar.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro 1988, pp.46-53.

O que significa amar alguém de todo o coração?  Significa amar com toda a força emocional e toda a devoção. Amando  vossa esposa de todo o coração, certamente não sereis capazes de menosprezá-la, criticá-la, ver defeitos nela nem ofendê-la com palavras, atos ou mau humor.    O que quer dizer “apegar-se a ela”? Significa estar perto dela, ser-lhe leal e fiel, comunicar-se com ela e externar-lhe vosso amor.    Amar significa ser sensível a seus sentimentos e necessidades. Ela deseja ser notada e valorizada. Deseja ouvir que a considerais amável e  atraente,  e  que  é  importante para vós. Amar significa dar, em vossa vida, alta prioridade ao bem-estar e amor-próprio dela.
Deveis ser gratos por ela ser a mãe de vossos filhos e rainha do lar; gratos por haver escolhido o lar e a maternidade – gerar, criar, amar e educar vossos filhos – como o mais nobre de todos os chamados.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro 1988, pp.46-53.

Como patriarca do lar, tendes a grave responsabilidade de assumir a liderança no trato com os filhos. Cabe-vos ajudar a criar um lar no qual possa habitar o Espírito do Senhor. Vossa função é dar orientação a toda a vida familiar. Deveis participar ativamente no estabelecimento das regras e disciplina da família.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro 1988, pp.46-53.

Os portadores do sacerdócio não podem cumprir seu destino nem cumprir os propósitos de Deus sem o respectivo cônjuge. As mães realizam um trabalho que eles não podem fazer. Por causa desse dom da vida, os portadores do sacerdócio devem ter um amor irrestrito pela mãe de seus filhos.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.54.

Evitai qualquer comportamento dominador ou indigno no terno e profundo relacionamento conjugal. Como Deus ordenou o casamento, o relacionamento íntimo entre marido e mulher é bom e honroso aos olhos do Senhor. Ele ordenou que fossem uma só carne e que se multiplicassem e enchessem a Terra (ver Moisés 2:28; 3:24). Amai vossa esposa como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (ver Efésios 5:25-31).
A compaixão e o respeito – nunca o egoísmo – devem ser os princípios orientadores no relacionamento íntimo entre marido e mulher. Ambos devem ser atenciosos um com o outro e perceber as necessidades do cônjuge. Qualquer comportamento dominador, indecente ou incontrolável no relacionamento conjugal é condenado pelo Senhor.
Qualquer homem que degrada ou maltrata a esposa física ou espiritualmente é culpado de um sério pecado e precisa de verdadeiro e sincero arrependimento. As diferenças devem ser solucionadas com amor e bondade e em espírito de reconciliação. O homem deve sempre falar com a mulher de forma amorosa e gentil, tratando-a com o máximo respeito. O casamento é como uma flor delicada, irmãos, e deve ser regada constantemente com amor e afeição.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.54-55.

Vós, portadores do sacerdócio, tendes a responsabilidade de, se fisicamente capazes, prover o sustento material da família. Nenhum homem pode transferir essa obrigação para outro, nem mesmo para a esposa. O Senhor ordenou que as mulheres e as crianças tivessem o direito de receber o sustento dos maridos e pais. Ver D&C 83; I Timóteo 5:8). O Presidente Ezra Taft Benson declarou que quando um homem encoraja a esposa a trabalhar fora ou insiste que ela o faça por conveniência, “sofre não só a família como (seu) próprio crescimento e progresso espiritual (que) ficará prejudicado.” (A Liahona, janeiro de 1988, p. 51.)
Exortamo-vos a fazerdes tudo o que estiver ao vosso alcance para que vossa esposa fique em casa, cuidando dos filhos enquanto vos encarregais do sustento da família da melhor forma possível. Além disso, salientamos que os homens que abandonam a família e deixam de cumprir a responsabilidade de cuidar dos filhos, põem em risco sua elegibilidade para receber uma recomendação para o templo e sua posição na Igreja. Em casos de divórcio ou separação, os homens devem mostrar que estão efetuando os pagamentos da pensão familiar como requerido pela lei e como obrigados pelos princípios da Igreja, a fim de merecerem as bênçãos do Senhor.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.55.

Encarai com seriedade a responsabilidade de ensinar o evangelho à família por intermédio das noites familiares, oração familiar, devocionais, leitura das escrituras e outras oportunidades de ensino. Salientai em especial a preparação para o serviço missionário e o casamento no templo. Como patriarca do lar, exercei o sacerdócio, realizando as ordenanças apropriadas para vossa família e abençoando vossa esposa e filhos. Logo após a própria salvação, irmãos, não há nada tão importante quanto a salvação da família.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.55.

O Profeta ensinou o seguinte aos maridos: “É dever do marido amar e nutrir a mulher, tratá-la com carinho e apegar-se a ela e a nenhuma outra; deve honrá-la como a si mesmo e considerar os sentimentos dela com carinho”. (Élder´s Journal, agosto de 1838, p. 61.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 10, p.54.

“É dever do marido amar, valorizar e nutrir a esposa e apegar-se a ela e a ninguém mais [ver D&C 42:22]; ele deve honrá-la como a si mesmo e deve levar os sentimentos dela em consideração com ternura, porque ela é sua carne e osso, designada a ser-lhe uma adjutora, tanto nas coisas materiais quanto nas  espirituais; alguém em cujo coração ele pode derramar todas as suas queixas sem reservas, que está disposta (tendo sido designada) a assumir parte do fardo dele, e a consolar e incentivar os sentimentos dele com sua voz gentil.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 42, p. 507.

Cabe ao homem ser o cabeça da família, (...) não para governar a esposa como tirano, tampouco como alguém ciumento ou temeroso de que a mulher saia de seu lugar e o impeça de exercer a própria autoridade. Seu dever é ser um homem de Deus (porque o homem de Deus é um homem de sabedoria), pronto em todos os momentos a obter das escrituras as revelações e, do alto as instruções necessárias para a edificação e salvação de sua família.”
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 42, p. 507.

O amor é a própria essência do evangelho e o atributo mais nobre da alma humana. O amor é o remédio para os males das famílias, das comunidades e das nações. O amor é um sorriso, um aceno, um comentário bondoso, um elogio. Amor é sacrifício, serviço e abnegação.
Maridos, amem a própria mulher. Tratem-na com dignidade, valorizem-na. Irmãs, amem o próprio marido. Tratem-no com honra, sejam um incentivo para ele.
Pais, amem os filhos. Orem por eles, ensinem-nos e prestem-lhes testemunho. Filhos, amem seus pais. Tratem-nos com respeito, gratidão e obediência.
Mórmon declarou que, sem o puro amor de Cristo, “nada [somos]”. (Morôni 7:44, 46) Rogo que sigamos seu conselho: “[Roguemos] ao Pai, com toda a energia de [nosso] coração, que [sejamos] cheios desse amor que Ele concedeu a todos os que são verdadeiros seguidores de Seu Filho, Jesus Cristo; que [nos tornemos] os filhos de Deus; que quando Ele aparecer, sejamos como Ele”. (Morôni 7:44, 48)
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona, fevereiro de 2017, p.05.

O Élder Richard G. Scott aconselhou: “Muitos de vocês estão pesarosos porque um filho ou filha, marido ou esposa, abandonou a retidão e voltou-se para o mal. Minha mensagem é para vocês. Sua vida está repleta de angústia, dor e, às vezes, desespero. Vou dizer-lhes como encontrar conforto no Senhor. Primeiro, devem reconhecer dois princípios básicos:
1. Embora haja muitas coisas que possam fazer para auxiliar um ente querido, há algumas coisas que devem ser  feitas pelo Senhor.
2. Não pode haver qualquer melhora duradoura a menos que se exerça o livre-arbítrio com retidão. Não tentem cercear o livre-arbítrio. Nem mesmo o Senhor faria isso. A obediência forçada não produz bênçãos. (Ver D&C 58:26–33.)
Dou-lhes sete sugestões de como ajudar:
Primeiro, amem sem restrições.
(...) Segundo, não sejam coniventes nas transgressões, mas deem ao transgressor o máximo de esperança e apoio.
(...) Terceiro, ensinem a verdade.
(...) Quarto, perdoem sinceramente, sempre que necessário.
(...) Quinto, orem com confiança. ‘A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.’ (Tiago 5:16)
(...) Sexto, conservem a perspectiva certa. (...) Depois de fazerem tudo o que estiver a seu alcance, deixem o problema nas mãos do Senhor e não se preocupem mais. Não se culpem por não poderem fazer mais. Não desperdicem sua energia com preocupações inúteis. (...) Com o tempo, serão inspirados e saberão como ajudar. Vocês encontrarão mais paz e felicidade, não negligenciarão outras pessoas que precisam de vocês, e serão capazes de dar maior auxílio devido a essa perspectiva eterna.
(...) Uma última sugestão: nunca abandonem um ente querido, nunca!”.
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 5,  p.22.

3. “Tua vontade estará sujeita a teu marido’
As declarações a seguir talvez ajudem os alunos a entender o que o Senhor quis dizer a Eva ao afirmar: “(...) teu desejo será para teu marido; e ele te dominará”. (Moisés 4:22)
O Presidente Spencer W. Kimball disse: “Tenho minhas dúvidas sobre a palavra dominará. Ela dá uma impressão errônea. Eu preferiria usar a palavra presidirá, pois é isso o que ele faz. Um marido digno preside sua esposa e família”. [“The Blessings and Responsabilities of Womanhood” (As bênçãos e responsabilidades das mulheres), Ensign, março de 1976, p. 72.]
O Élder M. Russell Ballard declarou: “Deus revelou, através de Seus profetas, que os homens devem receber o sacerdócio, tornar-se pais e, com bondade, amor puro e não fingido, liderar a família e cuidar dela em retidão, do mesmo modo como o Salvador dirige a Igreja. (Ver Efésios 5:23.)” (“Igualdade na Diversidade”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 97.)
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 4,  p.16.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar