Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Ala - Ramo

Há anos, criei uma regra para mim mesma que poderia aplicar-se a qualquer um. Uma boa razão para ter uma atividade na ala ou na estaca é que ela seja necessária e que vá fortalecer as famílias e os indivíduos. Uma razão ruim para fazer uma atividade é porque é tradição ou porque é feriado. Quando falamos sobre o que é padrão no evangelho, nós sabemos quais são as necessidades. Vamos planejar as atividades com base nessas necessidades e, se uma atividade foi maravilhosa no ano passado, não significa que precisamos transformá-la numa tradição.
JULIE B. BECK – Presidente Geral da Sociedade e Socorro – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.24.

Quero dirigir-me aos bispos e presidentes de estaca, vocês que presidem conselhos de ala e de estaca, vamos incluir em nossa agenda o tempo que os pais precisam ficar em casa e não colocar toda reunião ou atividade que for concebível no calendário sem levar em conta o que isso pode acarretar às famílias.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.24.

O segredo de fortalecer um ramo, distrito, ala ou estaca é conhecer os membros, suas habilidades e necessidades e organizar o programa com base nos líderes disponíveis e nas necessidades dos membros.
Depois de conhecer os membros suficientemente bem para dar o chamado adequado a cada um, vocês podem concentrar-se nos materiais didáticos de que eles precisarão. Lembrem-se de que fornecemos um currículo básico para as unidades básicas. Para as unidades maduras, preparamos o currículo geral da
Igreja.
Em todas as situações, lembrem-se de que nem sempre ser “maior” significa ser “melhor” Expanda-se somente na medida que o tamanho e a maturidade de sua unidade permitir. Preserve o vigor dos membros.
Desfrute de cada estágio do desenvolvimento de sua unidade. Lembrando-se dos princípios fundamentais.
O Presidente Hinckley sempre nos lembra de “fazer o melhor possível”. Ele não disse “façam o que der”, mas salientou “façam o melhor possível”.
ÉLDER L. TOM PERRY – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Primeira Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 11/01/2003, p. 9.

Alguns líderes das auxiliares são tão capazes que acabam trabalhando demais. Temos que tomar cuidado e concentrar-nos nas pessoas, não nos programas.
CHERYL C. LANT – Presidente Geral da Primária – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.25.

Gosto dos líderes do sacerdócio que olham para a situação das famílias antes de fazer chamados. Os chamados são inspirados, mas também exigem sabedoria e discernimento.
SUSAN W. TANNER – Presidente Geral das Moças – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.25.

Algumas unidades têm um número limitado de membros ativos e poucas pessoas que trabalham. Os líderes devem tomar cuidado para não preencherem os chamados dando às mesmas 10 pessoas da ala quatro ou cinco chamados para cada uma. Essa não é a forma de criar uma família ou uma ala forte. Um líder do sacerdócio inspirado deve partir do princípio de que pais ocupados não devem ter diversos cargos.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.25.

Sei que seu fardo é muito pesado. Isso ficou bem claro nesta reunião. Desejo de todo o coração que possamos fazer algo para aliviar esse fardo. Tentamos fazer isso. Discutimos bastante esse assunto para tentar encontrar um meio. Mas não podemos reduzir a amplitude de sua responsabilidade. Essa amplitude foi determinada pelo Senhor quando Ele designou seus vários deveres. Mas se seguirem as sugestões dadas nesta reunião de treinamento, serão imensamente beneficiados.
Enfatizo novamente que é extremamente importante que deleguem tudo o que puderem. Pode ser que descubram que outras pessoas podem cuidar de algumas responsabilidades tão bem quanto vocês podem, talvez até melhor.
O conselho dado por Jetro a Moisés aplica-se a vocês. Ele se encontra no capítulo 18 de Êxodo. Moisés assumiu a tarefa de sentar-se o dia inteiro para julgar os problemas que o povo levava até ele, dia após dia. Jetro observou o que ele fazia e disse para Moisés:
“Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer.
Ouve agora minha voz, (...) dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; (...)
Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.
Se isto fizeres, (...) poderás então subsistir.” (Êxodo 18:17–19, 21–23)
Há muitos com quem vocês podem compartilhar o fardo: conselheiros, presidências de quórum de élderes, líderes de grupo de sumos sacerdotes, presidências da Sociedade de Socorro, presidências dos Rapazes e das Moças, líderes da Escola Dominical e todos os membros de sua ala. Quanto mais pessoas vocês colocarem para trabalhar, mais leve se tornará o seu fardo e ao mesmo tempo isso trará bênçãos para a vida de todos os que servirem, e como Jetro disse a Moisés: “Então poderás subsistir”.
Peguem uma folha de papel e um lápis. Peçam ao Senhor que os guiem. Alistem então todas as coisas com as quais estão preocupados. Vejam se podem delegar devidamente essas coisas para outros.
Pode ser que eles cometam alguns erros. Talvez vocês gostariam que eles se saíssem melhor. Não se preocupem. Ajudem-nos a fazer a coisa certa, e depois deixem que o façam.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Reunião Mundial Treinamento Liderança – 19/06/2004, p.26.


















Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar