Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Jovem

Quero falar-lhes especificamente sobre quem vocês realmente são. Vocês são de fato a nova geração de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em outubro de 1997, o Élder Neal A. Maxwell  (1926–2004), do Quórum dos Doze Apóstolos, visitou o campus da Universidade Brigham Young–Idaho para discursar num devocional. Durante o dia em que ele passou no campus, conversamos sobre vários assuntos do evangelho em geral e sobre os jovens da Igreja em particular. Lembro-me de ouvir o Élder Maxwell fazer  uma afirmação que muito me impressionou. Ele disse: “Os jovens desta geração têm maior capacidade de ser obedientes do que os de qualquer geração anterior”.
Em seguida, indicou que essa declaração se baseava nesta verdade ensinada pelo Presidente George Q. Cannon (1827–1901), primeiro conselheiro na Primeira Presidência: “Deus reservou para esta dispensação espíritos que têm coragem e determinação para enfrentar o mundo e todos os poderes visíveis e invisíveis do maligno a fim de proclamar o evangelho, defender a verdade e estabelecer e edificar a Sião de nosso Deus, sem medo das consequências. Ele enviou esses espíritos nesta geração para assentar os alicerces de Sião, de modo que nunca mais seja derrubada, e erguer uma semente que será justa, honrará solenemente a Deus e será obediente a Ele em todas as circunstâncias”.
Com frequência, os pais e os líderes da Igreja ressaltam que os rapazes e as moças desta geração
foram reservados para esta época da história do mundo e que estão entre os filhos mais valorosos do Pai Celestial. Essas afirmações são mesmo verdadeiras. Mas muitas vezes me pergunto se os jovens ouvem essa descrição com tanta frequência que ela lhes soa desgastada e banal — sem se darem conta de sua importância e suas profundas implicações. Sabemos que “a quem muito é dado, muito é exigido” (D&C 82:3). E os ensinamentos do Presidente Cannon e do Élder Maxwell nos ajudam a compreender melhor o que nos é pedido hoje. Devemos ser valorosos e “obedientes a Ele em todas as circunstâncias”. Assim, a obediência é a principal arma da qual a nova geração deve valer-se na batalha do bem contra o mal nos últimos dias.
ÉLDER DAVID A. BEDNAR – Do Quórum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Junho 2010, p.30.

Não sois jovens comuns. Sois espíritos escolhidos, muitos dos quais esperaram quase 6.000 anos para nascer nestes dias, nesta época, quando as tentações, responsabilidades e oportunidades são as maiores possíveis.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona dez 1989 p.43.

Temos motivos para crer, irmãos, que o impacto do mundo sobre nossa juventude sud não é apenas maior do que jamais foi, como se dá mais cedo do que no passado. Por isso, temos que trabalhar melhor e mais depressa.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – A Liahona ago 1976 p.39.

Nenhum moço que realmente viu por si mesmo como o evangelho funciona na vida das pessoas, se afastará de seus deveres no reino, deixando-os por fazer.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – Guia para o Quórum do Sacerdócio Aarônico p.1.

Nenhum estágio da vida é mais significativo para o resultado final do que os anos da juventude. As decisões e atividades desse período depositam impressões que podem ser inerradicais para o futuro, particularmente no que se refere ao casamento e subseqüente vida familiar. Em geral as atividades e associações desse período são de influência vital.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.212.

Portanto, nossos jovens devem desde cedo fincar suas estacas indicando o caminho que se comprometem a seguir. Essas estacas são de dois tipos: “Isto eu farei” e “Isto eu não farei”. Essas decisões referem-se a atividades gerais, padrões, objetivos espirituais e programas pessoais. Devem incluir previsões para casamento e família. Desde bem cedo, os jovens devem começar a seguir um plano. Os que agem dessa maneira são rapazes e moças prudentes que se beneficiarão através da experiência alheia, e que antecipadamente planejam seus estudos, missão, a procura de alguém puro e virtuoso para tornar-se o companheiro de toda a vida, o casamento no templo e o trabalho que farão na Igreja. Quando tal plano está traçado e, o objetivo já está determinado, é mais fácil resistir às muitas tentações e dizer “Não” ao primeiro cigarro, “Não” a primeira bebida alcoólica, “Não” ao passeio de carro que levará a lugares escuros, solitários e perigosos, “Não” às primeiras tentativas inconvenientes que se transformaram em práticas imorais.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão pp.227-228.

Lembrai-vos de quem sois e da vossa herança divina – vós sois literalmente as filhas reais de nosso Pai Celestial. Nascestes nesta época para um sagrado e glorioso propósito. Não foi por acaso que fostes reservadas para vir a terra nesta última dispensação da plenitude dos tempos. Vosso nascimento, nesta época particular, foi preordenado nas eternidades. Nascestes para ser filhas reais do Senhor, nos últimos dias. Sois jovens de herança divina.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A LIAHONA DEZEMBRO 1989 P.43.

Ao longo dos anos da infância e da juventude e mesmo depois que as meninas se tornam mães e os meninos se tornam pais, a mãe continua a sacrificar-se por eles, com todo amor e carinho, seu tempo, seu conforto, seus prazeres, seu repouso e recreação merecidos e, se necessário, sua saúde e sua própria vida. Língua alguma é capaz de expressar a força, a beleza e o heroísmo do amor de uma mãe. (...)
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.171.

Os jovens [precisam] de orientação, direção e limites adequados. “Que a primeira lição ensinada a teu filho seja a obediência, e a segunda pouco importa”, disse Benjamin Franklin. (...) A criança deve aprender ainda pequena que o mundo não foi criado apenas para ela e que ela tem obrigações para com os outros. (...)
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.173.

“Nossos jovens precisam de amor e atenção, e não de indulgência”, ensinou o Presidente Benson. “Eles precisam de empatia e compreensão, não de indiferença, por parte do pai e da mãe. Eles precisam do tempo dos pais. Os ensinamentos bondosos da mãe e seu amor e confiança no filho ou filha adolescente podem literalmente salvá-los de um mundo iníquo.” “Elogiem mais seus filhos do que os corrijam”, aconselhou ele. “Elogiem-nos até pelas menores realizações. (...) Incentivem seus filhos a procurá-los (...) com seus problemas e dúvidas, ouvindo-os todos os dias.”
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona julho de 2005, p.33.

Os jovens da Igreja estão famintos das coisas do Espírito; estão ansiosos para aprender o evangelho e desejam-no na íntegra, sem rodeios.
(…) Vocês não precisam chegar de mansinho e cochichar-lhes religião ao pé do ouvido. (…) Não precisam encobrir as verdades religiosas sob o manto das coisas do mundo; falem delas abertamente.
PRESIDENTE J. REUBEN CLARK - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.205.

À luz de tudo isso, a pergunta que surge em minha mente e que muito me faz refletir é: quem vai assumir este reino e levá-lo adiante? Em quem o Senhor confiará para conduzir este reino rumo à vitória final e prepará-lo em sua perfeição e glória para a vinda do Filho do Homem? Contará com nossos filhos e filhas. (...) Este reino repousará sobre seus ombros, quando seus pais e élderes já tiverem passado para o outro lado do véu. Isso me parece tão evidente quanto a luz do sol no firmamento celeste. E quando penso nisso, pergunto-me: em que condição estão nossos rapazes e moças? Será que nós, como pais, estamos cumprindo nosso dever para com eles? Eles estão procurando qualificar-se e preparar-se para o glorioso destino e obra que os aguarda?
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.167.

Em nosso zelo para pregar o evangelho às pessoas de todas as nações, não devemos esquecer nossas responsabilidades no tocante à educação adequada de nossos próprios filhos. Devemos instilar neles, ainda jovens, o amor à verdade e à virtude e a reverência pelas coisas sagradas e conceder-lhes o conhecimento dos princípios do evangelho.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.168.

É no lar que os jovens devem ser ensinados e fortalecidos de tal maneira que os problemas da infância e juventude sejam mínimos.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.244.

Jovens, tracem metas que exijam empenho e suor. Continuem esforçando-se para atingi-las. Busquem sabedoria e conhecimento com humildade e em espírito de oração. Vocês estão num momento da vida propício para o estudo e a preparação. Aprendam tudo o que puderem. O crescimento provém do estabelecimento de metas elevadas e do esforço para atingir o inatingível.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.244-245

Todas as meninas — repito, todas — devem preparar-se para o casamento e para as responsabilidades domésticas. Não é o que vocês lêem nas revistas de hoje, mas é verdade. As jovens devem ser incentivadas a ter orgulho de preparar-se para um serviço feminino verdadeiro. Devem aprender habilidades úteis e que enriqueçam a vida familiar. Devem desenvolver seus talentos, fortalecer seu testemunho do evangelho e estar ávidas para servir ao próximo.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.245.

Volto a frisar a necessidade de cada mulher estudar as escrituras. Queremos que nosso lar seja abençoado com irmãs que conheçam profundamente as escrituras — solteiras ou casadas, jovens ou idosas, viúvas ou vivendo no seio de uma família.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.245.

Bispos, ao servir nesse grande chamado, vocês poderão influenciar mais vidas para o bem do que em qualquer outra ocasião de sua vida. Enquanto estiverem com o manto de bispo e sumo sacerdote presidente, vocês terão dons espirituais especiais de sabedoria, discernimento e inspiração com relação ao bem-estar do seu povo. Como presidentes do Sacerdócio Aarônico e do quórum de sacerdotes, vocês devem dar atenção especial aos jovens, tanto rapazes como moças.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona Julho de 1997, pp. 48.

Agora me dirijo às mães: Não desistam daquele menino ou menina [rebelde]; um dia eles poderão, tal qual o Filho Pródigo, regressar ao lar de onde saíram, como um barco que depois da tormenta volta ao porto seguro.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 14, p. 135.

Quando jovens, algumas pessoas se distanciam da influência do lar justo e podem tornar-se indiferentes e obstinados. Todavia, se os ensinamentos transmitidos na infância por sua bondosa mãe tiverem ficado gravados em seu coração, elas voltarão em busca de segurança, assim como um navio procurando um ancoradouro em meio à tempestade.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 14, p. 135.

Minhas jovens, sois as delicadas plantações de nossos dias, a promessa do amanhã. O Presidente Gordon B. Hinckley disse que quando salvamos uma jovem, salvamos gerações. Toda jovem tem um valor inestimável.
PRESIDENTE ARDETH G. KAPP - Presidente Geral das Moças – A Liahona, Janeiro de 1991, p.104.

No que se refere a ouvir, espero que vocês ouçam as pessoas que os amam e que desejam sinceramente o melhor para vocês. Vocês, jovens, ouçam sua mãe e ouçam seu pai, pois cada qual se ajoelha diariamente e ora por vocês, implorando ao Pai Celeste que proteja e oriente vocês nas escolhas que fazem.
PRESIDENTE THOMAS S MONSON - Reunião com os Membros em Brasília, DF, Brasil. Segunda-feira, 02 de Junho de 2008.

(...) A única diferença entre um idoso e um jovem, quando morrem, é que um vive mais tempo no céu e em luz e glória eterna do que o outro, sendo libertado um pouco mais cedo deste mundo triste e iníquo. Apesar de toda essa glória, por um momento perdemos a noção disso e choramos a perda, mas não o fazemos como aqueles que não têm esperança.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 14, p.185.

Concentrar-se na dignidade é muito importante na vida de nossos jovens. A percepção das coisas espirituais melhora quando nos concentramos no cumprimento de metas eternas. Essa declaração implica que as doutrinas sejam ensinadas e compreendidas, e que ao mesmo tempo se assuma o compromisso de cumpri-las. Todos sabemos que a doutrina modifica e solidifica o comportamento.
Portanto, ao ensinarmos a doutrina, prestarmos testemunho dela e incentivarmos o cumprimento de metas, tal como as que se encontram no Dever para com Deus dos Rapazes ou no programa de Progresso Pessoal das Moças, estaremos ajudando a manter os jovens concentrados nas coisas espirituais em vez de nas coisas mundanas.
BISPO H. DAVID BURTON – Bispo Presidente – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.18.

Quando tive a grande bênção de servir como bispo, aprendi por experiência própria que a confiança é conquistada quando passamos algum tempo com nossos jovens, participando de suas atividades, ajudando-os a sentir o Espírito e expressando amor por eles, mesmo que estejam fazendo algumas coisas não tão agradáveis.
BISPO H. DAVID BURTON – Bispo Presidente – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.19.

Nossos jovens precisam ser fortes para suportar a infinidade de males terríveis que assolam nosso mundo. Nunca na história da humanidade fomos sujeitos a um constante bombardeamento de práticas pecaminosas como acontece hoje, proveniente de tantas fontes diferentes. Os portadores do Sacerdócio Aarônico, por ordenação, receberam um escudo de anjos ministradores para ajudá-los a resistir às bofetadas e Satanás.
Bispos, graças a seu cargo, vocês estão em uma posição especial para ajudar esses preciosos jovens a manterem seu escudo no lugar, de modo que suas defesas sejam fortes. Vocês podem ajudá-los a receber o alimento espiritual de que necessitam para não fraquejarem na constante batalha contra a tentação.
Uma das maneiras de fazer isso é cuidar para que esses jovens guerreiros tenham várias experiências espirituais nas atividades do Sacerdócio Aarônico. Sua força espiritual pode ser aumentada ao participarem da distribuição e bênção dos emblemas do sacramento, ao batizarem, ao ordenarem, ao participarem do ensino familiar, do batismo pelos mortos, ao zelarem uns pelos outros e ao servirem o próximo.
Talvez o maior tesouro que a Igreja possui sejam os seus jovens. Eles são uma geração muito promissora. Eles têm uma grandiosa missão a realizar. Necessitam desesperadamente da liderança dos pais e dos bispos que são, em palavras e ações, o presidente do seu sacerdócio. Que possamos oferecer essa liderança, é minha oração em nome de Jesus Cristo. Amém.
BISPO H. DAVID BURTON – Bispo Presidente – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.23.

Declaro com toda a força de minha alma – há uma causa! É uma causa pela qual vale a pena darmos a nossa vida. É uma causa de retidão. É uma causa a que todo jovem desta Igreja deve aderir, ao declarar guerra contra Satanás e suas legiões. Assim como disse Davi a Golias, também cada jovem deve dizer ao adversário, ‘Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.’ (I Samuel 17:45.) (Victor L. Brown, “Is There Not a Cause?”  Ensign, novembro de 1974, p. 104.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.277.

Que devemos Fazer para Conquistar Nossos Próprios Golias?
“Agora meus jovens irmãos, lembrem-se de que todo Davi tem um Golias para derrotar, e todo Golias pode ser vencido. Pode não ser um fanfarrão que luta com os punhos, ou com espada ou arma de fogo. Pode nem mesmo ser de carne e sangue. Pode não ter quase três metros de altura, pode não estar protegido por armadura, mas cada rapaz tem seu Golias. E todo menino tem sua funda, e tem acesso ao regato com seus seixos polidos.
“Você enfrentará Golias que o ameaçará. Quer o seu Golias seja um fanfarrão de cidade, ou a tentação de furtar ou de destruir, ou a tentação de roubar ou o desejo de destruir por brincadeira, ou a tentação da sensualidade e do pecado, ou a inclinação de fugir da atividade na Igreja, qualquer que seja o seu Golias, ele poderá ser morto. Mas lembre-se de que, para ser vencedor, o indivíduo tem que seguir os caminhos que Davi trilhou:
“’Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele.’ (I Samuel 18:14.)” (Spencer W. Kimball, “Os Davis e os Golias”, A Liahona, março de 1975, pp. 35-36.)
O VELHO TESTAMENTO – Gênesis a II Samuel – Manual do Aluno – Instituto, p.284.

Salomão afirmou que “o preço de uma mulher virtuosa excede ao dos rubis” (Provérbios 31:10). Jovens, guardai e protegei vossa virtude como defenderíeis a própria vida. Desejamos que vivais uma vida moralmente limpa durante todo o tempo de vossa existência. Desejamos que a vida moralmente pura seja o vosso tipo de vida.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 84.

Entre os pecados sexuais mais comuns cometidos pelos nossos jovens encontramos as intimidades. Essas relações impróprias em geral não apenas conduzem à fornicação, gravidez e abortos – todos pecados abomináveis – mas por si só são males perniciosos e é quase sempre difícil para os jovens distinguir onde um começa e o outro termina...
Os jovens, frequentemente, com um sacudir de ombros, não dão importância às intimidades, considerando-as, talvez, como uma pequena imprudência, porém, admitem que a fornicação é um pecado grave. Muitos sentem-se chocados, ou fingem sentir-se, quando lhes é dito que o que fizeram achando que era apenas uma pequena imprudência, era na realidade (uma forma de) fornicação.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão pp.71-72.

Nós vos aconselhamos, moças, a não poluirdes vossas mente com material degradante, pois a mente pela qual passa a sujeira, jamais volta a ser a mesma. Não assistais a filmes proibidos para menores ou videocassetes vulgares, nem participeis de qualquer tipo de entretenimento imoral, sugestivo ou pornográfico. E não aceites convites para sair, de rapazes que vos levariam a tal espécie de diversão.
Também evitai música degradante. Lembrai-vos das palavras do Élder Boyd K. Packer:
“A música dantes inocente, agora é usada muitas vezes para maus propósitos...
Em nossos tempos, a música, em si mesma, tem sido corrompida. Ela pode, pelo compasso, pelo ritmo, pela intensidade (e eu acrescentaria, pela letra), embotar a sensibilidade espiritual do homem (e das mulheres)...
Vocês, jovens, não podem consentir que sua mente seja ocupada pela música agressiva e indigna dos nossos dias”, continua Élder Packer. (Conferência Geral – outubro de 1973, pp. 115-118.)
Pelo contrário, nós vos incentivamos a ouvir musica edificante, tanto popular quanto clássica, aquela que eleva o espírito. Aprendei alguns hinos de nosso hinário, os quais fortalecem a fé e a espiritualidade. Freqüentai bailes onde a musica, a iluminação e os movimentos de dança sejam adequados à presença do Espírito. Assisti a programas e filmes que elevem o espírito e incentivem pensamentos e atos puros. Lede livros e revistas que tenham esse mesmo efeito.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 84-85.

Um grave problema é o agora tão comum fenômeno de gravidez na adolescência e de filhos de mães solteiras. De algum modo parece haver na mente de muitos rapazes, e de alguns homens mais maduros, a ideia de que não há relação entre gerar-se uma criança e assumir responsabilidade pela sua vida daí em diante. Os rapazes devem estar ciente de que toda vez que uma criança é gerada fora dos laços do matrimônio, é pelo resultado da quebra de um mandamento dado por Deus desde os tempos de Moisés. Além do mais, deve-se saber claramente e compreender-se, sem dúvida alguma, que a responsabilidade é uma conseqüência inevitável, e que essa responsabilidade continuará por toda a vida. Apesar de os costumes de nossa sociedade contemporânea terem, talvez, decaído a ponto de as transgressões sexuais nãos serem levadas a sério ou serem consideradas aceitáveis, um dia teremos que responder perante o Deus dos céus por tudo o que fizemos de contrário a seus mandamentos. Acredito ainda em que, em algum momento, o homem que se torna pai de uma criança e a abandona, sentirá o peso da responsabilidade sobre seus ombros. Ele deve, algumas vezes, deter-se e ficar imaginado o que foi feito da criança, do menino ou menina que é sangue do seu sangue e fruto de sua alma.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – 1º Conselheiro na Primeira Presidência – A Liahona, janeiro de 1995, p. 57.

A EXALTAÇÃO DE CRIANÇAS. Crianças pequenas que morrem antes de atingir a idade da responsabilidade, herdarão automaticamente o reino celestial, mas não a exaltação nesse reino, até que hajam cumprido todos os requisitos da exaltação. Por exemplo:
A glória suprema é o casamento, e esta ordenança teria que ser feita em favor delas, antes de poderem herdar a plenitude desse reino. O Senhor é justo com todos os seus filhos, e as crianças pequenas que morrem não serão punidas, como o faz a Igreja Católica, simplesmente por terem morrido. O Senhor concederá a essas crianças os privilégios de todas as bênçãos seladoras pertencentes à exaltação.
Todos nós éramos espíritos adultos antes de nascer, e o corpo das criancinhas crescerá após a ressurreição até a plena estatura do espírito, e terão todas as bênçãos, através de sua obediência, como se tivessem vivido até a maturidade e as recebido na terra.
...O mesmo se aplica aos rapazes que foram privados dessas bênçãos, perdendo a vida na guerra. O Senhor julga cada alma pelo intento do coração.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.54.

Deus reservou-os para que viessem à terra nos últimos dias antes da segunda vinda do Senhor. (...) Deus preservou para os [dias finais] alguns de seus filhos mais fortes, que ajudarão a erguer o reino de modo triunfante. É aí que entram vocês, pois são a geração que deve ser preparada para encontrar seu Deus. (...) em todas as épocas, os profetas vislumbraram, pelos corredores do tempo, nossos dias. Os bilhões de pessoas já falecidas e as que estão por nascer estão com os olhos sobre nós. Não se iludam, vocês são uma geração marcada. Nuca se esperou tanto dos fiéis em um período de tempo tão curto com o se espera de nós.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON - Manual da Escola Dominical – Livro de Mórmon lição 24 p.111.








Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar