Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Esmola

Sobre a questão das esmolas, o Mestre fez uma advertência, condenando a ostentação e exibições hipócritas. Dar aos necessitados é louvável; mas dar com o fito de receber louvor dos homens é hipocrisia extrema. Atirar esmolas aos pobres, depositar ofertas nas arcas do tesouro do templo, para serem vistas pelos homens, (Considere-se o incidente das ofertas do rico e o óbolo da viúva, Marcos 12:41-44; Lucas 21:1-4.) e outras demonstrações de afetada liberalidade estavam em moda entre certas classes, no tempo de Cristo; e o mesmo espírito manifesta-se hoje em dia. Muitos há que fazem soar a trombeta, quiçá pelas colunas da imprensa, ou por outros meios publicitários, chamando a atenção para seus donativos, de modo que recebam a glória dos homens – para conseguirem um favor político, para aumentarem seu negócio ou influência, para obterem algo que, em sua estimativa, vale mais do que aquilo a que renunciaram. Com agudeza lógica, o Mestre demonstrou que tais doadores já tem sua recompensa. Receberam o que pretendiam; o que mais podem tais homens exigir ou esperar? “Mas”, disse o Senhor, “quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola seja dada ocultamente: e teu Pai, que vê em segredo te recompensará publicamente.”
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Capítulo XVII, p.230.

A maneira do Senhor faz com que a pessoa intensifique seu empenho para tornar a adquirir a independência econômica, ainda que ela precise temporariamente, devido a condições especiais, de ajuda e assistência. A maneira do mundo aumenta a dependência da pessoa dos programas de bem-estar e tende a levá-la a exigir cada vez mais, em vez de incentivá-la a recuperar a independência financeira.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 11, p.134.

A maneira do Senhor fortalece a auto-estima individual e desenvolve e restabelece a dignidade da pessoa, ao passo que a maneira do mundo danifica a imagem que a pessoa tem de si mesma e causa grande ressentimento.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 11, p.134.

Nunca é demais lembrar que o auxílio da Igreja de bem-estar é de natureza eminentemente espiritual e que essas raízes espirituais murchariam se viéssemos um dia a permitir que algo como a filosofia da esmola entrasse nos procedimentos de bem-estar da Igreja. Todas as pessoas que receberem auxílio podem fazer algo. Sigamos o sistema da Igreja no tocante a isso e certifiquemo-nos de que todos os que receberem ajuda, por sua vez, doem de si. Sejamos sempre vigilantes para não aceitar substitutos do mundo para o plano de cuidar dos pobres à maneira do Senhor.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 11, p.134.

Sempre repetimos a seguinte declaração feita pelo Presidente [Heber J.] Grant quando foi iniciado este programa de [bem-estar]: (…)
“Nosso propósito fundamental foi estabelecer, tanto quanto possível, um sistema sob o qual a maldição da preguiça seria eliminada e os demônios da esmola, abolidos, fazendo brotar no seio de nosso povo a independência, a industriosidade, a economia e o respeito próprio. O propósito da Igreja é ajudar as pessoas a ajudarem a si mesmas. O trabalho deverá voltar a ser valorizado como o princípio que rege a vida dos membros de nossa Igreja.” [Relatório da Conferência Geral de outubro de 1936, p. 3]
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 18, p. 168.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar