Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Evangelho

(46-16) Não Basta Possuirmos os Registros Escritos do Evangelho
Seja qual for a época em que o homem viva, toda a verdade que ele possui está relacionada a ou faz parte do evangelho. Todo o conhecimento por ele adquirido - até mesmo o científico - torna­se vital à existência daquele que vive como um verdadeiro santo. Aos filhos de Israel na época de Moisés foi dado um evangelho parcial ou preparatório e uma série de observâncias e mandamentos rigorosos. Hoje desfrutamos de maior conhecimento, acompanhado da plenitude do evangelho, e uma forma mais voluntária de obediência ou responsabilidade com relação a esse conhecimento mais elevado. Temos, também, todo o poder necessário para viver a plenitude do evangelho que nos foi concedida. Não podemos obedecer ao evangelho e suas bênçãos sem termos o poder. O Élder Bruce R. McConkie afirmou o seguinte, acerca de precisarmos de muito mais que a mensagem escrita:
"Num sentido generalizado, toda verdade faz parte do evangelho, pois toda ela é conhecida por Deus, ordenada por ele e dele provém. Toda a verdade auxilia no progresso e avanço. Mas, no elevado sentido espiritual em que o termo é usado nas revelações, o evangelho se preocupa em particular com as verdades religiosas em conformidade com as quais o homem pode santificar-se e purificar sua alma, ganhando, assim, salvação para si mesmo no mundo eterno.
Os princípios do evangelho foram primeiramente revelados ao homem na preexistência, e o progresso lá alcançado foi resultante da obediência a eles. Em seguida, a começar com Adão - o primeiro homem - as dispensações do evangelho foram dadas de tempos em tempos pelo Todo-Poderoso. As revelações falam de dois evangelhos verdadeiros, conforme a ocasião permitir: um deles é a plenitude do evangelho eterno (Apocalipse 14:6; D&C 14:10), e o outro é o evangelho preparatório. (D&C 84:26-27)
A plenitude do evangelho consiste das leis, doutrinas, ordenanças, poderes e autoridades necessárias para capacitar o homem a ganhar a plenitude da salvação. Aqueles que recebem a plenitude do evangelho não precisam, necessariamente, gozar da plenitude do conhecimento do evangelho ou de uma compreensão de todas as doutrinas do plano de salvação. Mas, possuem a plenitude do sacerdócio e do poder de selamento, através do qual os homens podem ser selados para a vida eterna. A plenitude do evangelho provém da plenitude do poder de selamento, e não da plenitude do conhecimento do evangelho... (Mormon Doctrine, pp. 332-334; também em Livro de Mórmon, Manual do Instituto, vol. Il, p. 618.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp. 445-446.

O "EVANGELHO" ou "DOUTRINA DE CRISTO" É O PLANO DE SALVAÇÃO
Um ponto doutrinário muito importante de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a nossa afirmação de que aceitamos toda verdade, quer seja ela científica, filosófica ou procedente de outras religiões. Este fato é de especial significação, quando refletimos no aspecto de que nossos pontos de vista religiosos são baseados quase inteiramente em um grande volume de novas revelações dadas ao Profeta Joseph Smith entre 1820 e 1844. As revelações por ele recebidas enchem centenas de páginas e ­ tratam de muitos assuntos além de teologia. Na época em que vivemos, cerca de um século e meio depois, muitas dessas revelações hoje fazem mais sentido que no tempo de Joseph Smith. Ensinamento algum por ele apresentado formalmente como revelação demonstrou ser falso. Durante todas essas décadas que se passaram, os líderes da Igreja nos têm assegurado de que as doutrinas que aceitamos continuam a ser compatíveis com cada nova verdade descoberta. Um exemplo típico disso é este pronunciamento:
"O chamado mormonismo abrange todos os princípios concernentes à vida e salvação, para o tempo e eternidade. Não importa quem possua a verdade. Se os pagãos têm alguma verdade, ela pertence ao mormonismo. A verdade e sã doutrina que o mundo sectário possui - e eles a têm em grande medida - pertence toda a esta Igreja: No que concerne à moralidade, muitas pessoas são tão boas quanto nós. Tudo o que é virtuoso, amável e louvável pertence a esta Igreja e reino. O mormonismo abrange toda a verdade. Não existe verdade que não pertença ao evangelho. Ele é vida, e vida eterna, é uma felicidade abençoada. É a plenitude de todas as coisas que pertencem aos deuses e às eternidades dos deuses." (Discursos de Brigham Young, p. 3.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.444-445

(42-11) Foi o Evangelho Pregado ao Homem Antes da Primeira Vinda de Jesus?
"O evangelho de Jesus Cristo foi ensinado a Adão. Esta é uma doutrina singular entre os seguidores de Cristo em todo Q mundo. No entanto, é uma das verdades básicas reveladas pelo Pai Eterno ao Profeta Joseph Smith.
Este conhecimento explica o curso da história humana. O evangelho foi pregado ao homem, desde o princípio. O Senhor não iniciou a sua obra na terra deixando a humanidade na escuridão. Os homens, porém, cedendo às tentações do maligno, afastaram-se da verdade. Então ocorreu uma sucessão de apostasias e restaurações.
Assim aconteceu de aparecerem, ou haverem, aparecido, as doutrinas simples do evangelho de Jesus Cristo ... nas crenças religiosas da humanidade. Fragmentos da verdade têm sido transmitidos através das eras.
Esta doutrina, amplamente fundamentada ... torna-se uma poderosa evidência de procederem as verdades religiosas de uma mesma fonte e de existir o conhecimento do evangelho desde o princípio da história terrena." (George F. Richards, citado em Milton R. Hunter, The Gospel Through the Ages.) (Para maiores informações sobre os ensinamentos do evangelho pregados antes do tempo de Cristo, ver Moisés 6:48-68; 2 Néfi 2; 9; 25.) ,
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.412-413.

Com toda minha alma testifico que esta obra irá adiante até que toda a terra e todos os povos tenham tido a oportunidade de aceitar nossa mensagem. Barreiras serão derrubadas para que cumpramos essa missão, e alguns de nós veremos isso ser feito. O Pai Celestial fará com que as condições do mundo mudem para que o Evangelho possa penetrar em todas as fronteiras.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona janeiro 1991, p.3.

O conhecimento mais importante do mundo é o conhecimento do evangelho.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – A Liahona fev/2004 p.22.

Nenhum homem jamais pregou um sermão sobre o evangelho, a não ser pelo dom e poder do Espírito Santo que proveio dos céus. Sem ele, não há luz em sua pregação.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG– Discursos de Brigham Young p.333.

(...) Devemos nos conscientizar de que podemos ter olhos fitos na glória de Deus e ainda ter o desejo de destacar nos esportes, na escola, no trabalho, etc. Ter os olhos fitos na glória de Deus, quer dizer que a orientação geral da pessoa é centralizada no evangelho de Jesus Cristo.
GRANT VON HARRISON – Invocando Os Poderes Do Céu p.19.

O evangelho restaurado é uma mensagem de amor divino para todas as pessoas em todos os lugares e tem por base a convicção de que todos os seres humanos são filhos do mesmo Deus. (...)
(...) A validade e o poder de nossa fé não são limitados pela história, nacionalidade ou cultura. Não é propriedade privativa de nenhum povo e nenhuma época.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – Manual Da Escola Dominical – O Livro De Mórmon – lição 12 p.55.

Imaginai o que se acha ao vosso alcance, se viverdes o evangelho de maneira que possas invocar o poder que existe dentre vós.
J. REUBEN CLARK, JR.

Não existe liberdade em parte alguma, a não ser no evangelho da salvação.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.6.

O evangelho é simples e claro. Não existe mistério algum em todo o plano de salvação, somente para aqueles que o não compreendam.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.2.

O evangelho de Jesus Cristo é a avenida – o portão aberto na estrada, ou o caminho que conduz da terra aos céus...
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.6.

Assim, recebemos o evangelho não para que possamos tornar-nos Filhos de Deus, mas para que possamos continuar a ser seus filhos...
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.7.

Não há nada neste mundo de tanta importância para nós como obediência ao Evangelho de Jesus Cristo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas De Salvação vol.1 pp.323-324.

É o dever de cada membro desta Igreja pregar o evangelho por preceito e pelo exemplo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas De Salvação vol. 1 p.332.

As portas da felicidade estão abertas àqueles que vivem o evangelho de Jesus Cristo em toda sua pureza e simplicidade... A certeza da suprema felicidade, a certeza de uma vida cheia de sucessos nesta existência e de exaltação e vida eterna na outra, advém a todos os que vivem em completa harmonia com o evangelho de Jesus Cristo – e consistentemente seguem o roteiro estabelecido.
SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.249.

As pessoas realmente felizes são aquelas que têm fé no Senhor e guardam as leis do evangelho, aquelas que esquecem de si mesmas em seu desejo e esforço para abençoar outros.
ÉLDER JOSEPH ANDERSON – Por Élder Helvécio Martins – A Liahona fev / 1992 Notícias Locais.

Por melhores que fossem as obras do homem, ele não poderia ser salvo se Jesus Cristo não tivesse morrido pelos seus pecados e os de todos os homens. E por mais poderosa que fosse a graça salvadora de Jesus Cristo, não traria exaltação a quem não realizasse as obras ensinadas no Evangelho.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.199.

O evangelho de Jesus Cristo é a fornalha onde o ódio, a inveja e a ganância são consumidos e onde a boa vontade, a bondade e o amor permanecem como as aspirações principais com as quais o homem verdadeiramente vive e edifica.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja lição 1 p.3.

A posse de riquezas, por si só, não traz felicidade a ninguém, embora possa produzir conforto, quando trocada  pelas coisas essenciais ou supérfluas da vida... Os homens e mulheres que tentam obter felicidade por meio da posse de riquezas e poder perdê-la-ão, pois somente o Evangelho do Filho de Deus pode fazer com que os habitantes da terra alcancem a felicidade; e prepará-los para desfrutar do céu aqui e na vida futura.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.314-315.

Diariamente temos que provar que estamos dispostos a fazer a vontade do Senhor – espalhar o evangelho restaurado, prestar testemunho ao mundo, falar sobre o evangelho com outras pessoas.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON - citado por PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona janeiro 1991, p.3.

A disposição natural do homem, como sempre comento, é ser egoísta, avarento, ganancioso; de pensar apenas em si mesmo e buscar seu bem-estar pessoal. Mas todos os ensinamentos do evangelho são exatamente o contrário disso. Aprendemos que o que se pede de nós (que paguemos o dízimo e as ofertas de jejum (…) e contribuamos com nossos meios para enviar o evangelho às nações da Terra) é o meio de expulsar do coração do homem todas as disposições egoístas e sórdidas. Em vez de permanecerem egoístas, os santos dos últimos dias ficam cheios do amor pelo evangelho, cheios do desejo de contribuir com seu tempo e recursos para o avanço do reino de Deus. O evangelho, se formos fiéis aos mandamentos de natureza financeira, transforma o homem egoísta e avarento em alguém generoso, nobre e abnegado. (…) O evangelho enche-nos do desejo de deixarmos para trás as coisas do mundo e, se for necessário, irmos aos confins da Terra, sem nenhuma recompensa financeira, para o benefício e salvação de nossos semelhantes.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.127.

O ensino do evangelho só traz benefícios quando é apresentado e recebido pela inspiração do Espírito Santo.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.1.

Não conheço nada que traga maior alegria ao coração humano do que trabalhar entre os seus ou longe de casa a fim de trazer a salvação à alma dos homens. Não conheço nada que nos traga maior amor a tudo o que é bom do que ensinar o evangelho de Jesus Cristo.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.1.

O Presidente Grant ensinou: “O que é o evangelho? É o plano da vida e salvação. Tem mais valor do que a própria vida. Não é à toa que estamos prontos e dispostos a fazer sacrifícios pelo evangelho, quando percebemos o que ele significa se o viver-mos”.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p23-24.

Existe hoje muita confusão no mundo cristão a respeito da doutrina de Cristo — não apenas sobre Sua natureza divina, mas até sobre a Expiação e Ressurreição, o evangelho e especialmente os mandamentos relacionados ao evangelho.
ÉLDER CHARLES DIDIER – A Liahona Novembro de 2005, p.49.

Ensinem o evangelho e os valores básicos em seu lar. Estabeleçam o amor pela leitura das escrituras juntos. Muitos dos nossos pais estão deixando essa responsabilidade para a Igreja. Embora o seminário, as auxiliares e os quóruns do sacerdócio sejam importantes para suplementar o que os pais ensinam sobre o evangelho, a responsabilidade principal recai sobre o lar. Vocês podem escolher um assunto do evangelho ou valor familiar e então procurar oportunidades para ensiná-lo.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.43.

A Primeira Presidência declarou: “Aconselhamos os pais e os filhos a darem o máximo de prioridade à oração familiar, noite familiar, estudo e ensino do evangelho e atividades familiares sadias. A despeito de quão dignas e adequadas sejam outras exigências ou atividades, não se deve permitir que substituam os deveres divinamente determinados que só podem ser desempenhados adequadamente pelos pais e pelas famílias.” (Carta da Primeira Presidência, 11 de fevereiro de 1999)”
Ensino Não Há Maior Chamado, p.191.

Há fome na terra e uma sede genuína: a imensa fome de ouvir a palavra do Senhor e uma sede insaciada das coisas do Espírito. (…) O mundo está faminto de alimento espiritual. Temos a obrigação e o privilégio de nutrir a alma. (“Alimentar o Espírito, Nutrir a Alma”, A Liahona, outubro de 1998, p. 2)
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Ensino, Não Há Maior Chamado, p.192.

A verdadeira doutrina, quando compreendida, modifica atitudes e comportamentos. O estudo das doutrinas do evangelho transforma positivamente o comportamento com mais rapidez do que o estudo do comportamento pode fazê-lo.
ÉLDER BOYD K. PACKER - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.51.

Nenhuma palestra ou apresentação, por mais cativante ou divertida que seja, pode tocar as pessoas de forma tão profunda a ponto de voltar seu coração para Cristo. Centrar nosso ensino nas verdades do evangelho é a única maneira de tornarmo-nos instrumentos nas mãos de Deus para ajudar a inspirar a fé que levará as pessoas a arrependerem-se e virem a Ele.
Ensino, Não Há Maior Chamado, p.51.

Ensinem as escrituras. (…) Se seus alunos estiverem familiarizados com as revelações, não há pergunta --- pessoal, social, política ou profissional --- que fique sem resposta. Nelas reside a plenitude do evangelho eterno. Nelas encontramos os princípios da verdade que solucionarão todos os problemas e dificuldades que se apresentem à família humana ou a cada um de seus integrantes.
ÉLDER BOYD K. PACKER - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.51.

A predileção por determinado princípio faz com que as pessoas que a cultivam tenham uma visão distorcida do evangelho do Redentor e acabem por desvirtuar e desequilibrar seus princípios e ensinamentos, tendo um ponto de vista antinatural. Todos os princípios e práticas revelados por Deus são essenciais para a salvação do homem, e colocar um deles indevidamente na frente dos demais, encobrindo e ofuscando todos os outros, é insensato e perigoso; põe em risco nossa salvação, pois obscurece nossa mente e anuvia nosso entendimento.
PRESIDENTE JOSEPH F. SMITH - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.53.

Nenhum professor mortal, por mais hábil ou experiente que seja, pode levar as bênçãos do testemunho e da conversão a outra pessoa. Esse papel é do Espírito Santo. É por meio Dele que as pessoas podem adquirir um testemunho da veracidade do evangelho. (Ver Morôni 10:5; D&C 50:13-14.)
Ensino, Não Há Maior Chamado, p.41.

Em geral, é-nos mais fácil compreender um princípio do evangelho quando ele está expresso em uma história das escrituras. As histórias despertam o interesse das pessoas e demonstram como os princípios do evangelho se aplicam ao cotidiano. Além do mais, costumam ser mais fáceis de se lembrar do que declarações abstratas de princípios.
Ensino, Não Há Maior Chamado, p.55.

Não me agrada assistir a uma reunião e ver o orador pôr-se diante das pessoas e apresentar, ainda que de forma amena, trivialidades, doutrinas dos homens — idéias dos que hoje moldam os pensamentos do mundo, mas que não têm no coração fé em Jesus Cristo nem amor por Ele — ou discorrer sobre assuntos que não estejam em harmonia com os princípios fundamentais do evangelho.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.204.

Os jovens da Igreja estão famintos das coisas do Espírito; estão ansiosos para aprender o evangelho e desejam-no na íntegra, sem rodeios.
(…) Vocês não precisam chegar de mansinho e cochichar-lhes religião ao pé do ouvido. (…) Não precisam encobrir as verdades religiosas sob o manto das coisas do mundo; falem delas abertamente.
PRESIDENTE J. REUBEN CLARK - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.205.

Tudo o que lhes pedimos é que incutam no coração dessas crianças confiadas a seus cuidados e orientação que nada neste mundo deve ser-lhes mais caro que o evangelho.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.205.

Quando bebo água em uma fonte, gosto de buscá-la no ponto em que brota da terra, não depois de haver percorrido certa distância e ter sido pisoteada pelo gado. (…) Aprecio a interpretação das pessoas, mas quando se trata do evangelho, devemos familiarizar-nos com o que o próprio Senhor diz..
PRESIDENTE MARION G. ROMNEY - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.205.

Cada um de nós é responsável por aprender o evangelho por meio de nosso esforço e diligência. Também temos o privilégio, em várias ocasiões, de servir como professores, de inspirar e auxiliar as pessoas em sua responsabilidade de aprender o evangelho. (...) Devemos fazer essas coisas com amor e pelo poder do Espírito. Isso significa que devemos dar menos atenção a nosso desempenho e mais a nosso sucesso em ajudar as pessoas a aprender o evangelho com diligência e a vivê-lo em retidão.
Ensino, Não Há Maior Chamado, p. 60.

Sabendo que as pessoas são individualmente responsáveis por aprender o evangelho, poderíamos perguntar: Qual é o papel dos professores? Ajudar as pessoas a sentirem-se responsáveis por aprender o evangelho, despertar nelas o desejo de estudar, compreender e de viver o evangelho e mostrar-lhes como fazê-lo.
Ensino, Não Há Maior Chamado, p. 61.

Os alunos vêm para a aula por uma série de motivos. Contudo, quando chegarem, ajude-os a dedicarem-se entusiasticamente a um único propósito: aprender o evangelho. Você pode consegui-lo ao fazer com que vejam que o evangelho os ajudará a resolver seus problemas, enriquecer-lhe a vida e aumentar sua felicidade.
Ensino, Não Há Maior Chamado, p. 80.

(...) O evangelho de Cristo é uma das maiores bênçãos que podem ser brindadas ao homem. A vida eterna, diz o Senhor, é o maior dom de Deus. [Ver D&C 14:7.] Podemos alcançá-la somente por meio da obediência a este evangelho. Isso, irmãos e irmãs, é nossa bênção.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.74.

Somos o único povo a quem este santo evangelho, sacerdócio e convênios foram confiados em nossa época, e teremos de prestar contas do uso que fizermos deles. Assim, devemos ser diligentes e fiéis ao oferecermos esta grandiosa salvação aos filhos dos homens e ao edificarmos Sião e o reino de nosso Deus.
Por mais insignificante que este povo pareça aos olhos do mundo, o Deus do céu considera-nos responsáveis por pregar este evangelho a todas as nações da Terra. Temos de fazer isso ou seremos condenados. Não podemos esquivar-nos.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 9, p.94.

Em nosso zelo para pregar o evangelho às pessoas de todas as nações, não devemos esquecer nossas responsabilidades no tocante à educação adequada de nossos próprios filhos. Devemos instilar neles, ainda jovens, o amor à verdade e à virtude e a reverência pelas coisas sagradas e conceder-lhes o conhecimento dos princípios do evangelho.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.168.

Converter e prevenir nossos vizinhos da divindade do Evangelho é um mandamento reiterado pelo Senhor: “... e todo o que for prevenido deverá prevenir o seu próximo.” (D&C 88:81). Mais recentemente o Profeta David O McKay salientou: “Cada membro é um missionário”. Sentar-se passivamente desfrutando todos os benefícios do Evangelho e da Igreja, e  não partilhá-los com os outros filhos de Deus, constitui sério pecado de omissão.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.99.

As pessoas que apostatam da igreja são como uma pena soprada de um lado para outro pelo vento. Não sabem para onde vão; nada sabem a respeito de sua existência; sua fé, raciocínio e funcionamento mental são tão instáveis quanto o movimento da pena que flutua no ar. Nada temos em que possamos segurar-nos, alem da fé que possuímos no evangelho.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.84.

As leis de Deus concedidas à humanidade estão contidas no plano do evangelho, e a Igreja de Jesus Cristo é responsável por ensinar essas leis ao mundo. Elas são dadas por nosso Pai Celestial com um só propósito: para que nós que somos governados pela lei também sejamos preservados por ela e aperfeiçoados e santificados, ou seja, para que nos tornemos santos. (Ver D&C 88:34.) O maior de todos os dons de Deus para nós é o da salvação em Seu reino.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 27.

Todos os princípios e ordenanças do evangelho nada mais são que convites para aprendermos o evangelho por meio da prática de seus ensinamentos. É tudo o que são: convites para praticarmos a fim de sabermos. (…) Parece-me claro que jamais poderemos conhecer nenhum princípio do evangelho até o vivenciarmos na prática. Em outras palavras, aprendemos o evangelho vivendo-o.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 35.

Ao lermos os escritos dos profetas antigos, verificamos o que parece ter sido o mal que causou a iniqüidade levando Deus, o Criador da humanidade, a chorar. Numa revelação ao fiel profeta Enoque, Deus declarou que Seus filhos não tinham afeição natural e odiavam seu próprio sangue — ao que tudo indica, os próprios filhos deles.
Ao responder a Enoque por que chorara, Deus disse: ‘(…) entre todas as obras de minhas mãos, jamais houve tanta maldade como entre teus irmãos’.
Em seguida, acrescentou: ‘(…) eis que seus pecados cairão sobre a cabeça de seus pais. (…)’ (Moisés 7:36–37) É evidente que os pais dessa geração tinham cometido o grande pecado de deixar de cumprir o mandamento dado a todos os pais desde a época de Adão até os dias de hoje. Haviam deixado de ensinar as doutrinas de salvação aos filhos.
O Senhor advertiu-nos que o mesmo que aconteceu nos dias de Noé acontecerá por ocasião da vinda do Filho do Homem. Que Deus permita que esse povo escute o chamado de nossos profetas e líderes e ensinem seus filhos conforme o Senhor ordenou e escapem à ira do Deus Onipotente.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 119.

Poderia uma criança amar o próximo sem antes ter sentido amor? Poderia um jovem em quem nunca se depositou confiança aprender a confiar? Poderia um rapaz que nunca conheceu o trabalho e a responsabilidade ver como essas qualidades vitais são necessárias para garantir a estabilidade de toda a sociedade? Poderia uma jovem que nunca participou de conversas honestas e sinceras em casa sobre os princípios do evangelho saber lidar com as críticas do mundo e os ataques intelectuais dirigidos a sua religião? (…) Sem vivenciar um princípio do evangelho na prática, é muito mais difícil acreditar nesse princípio. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 120.

Então, qual é o papel da mãe na grande obra do reino? Seu papel mais importante é lembrar-se de ensinar o evangelho à família.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 15, p. 142.

A melhor maneira de despertar o interesse dos homens pelo evangelho é viver os ideais e padrões que se espera dos membros da Igreja. Essa é a primeira coisa que chama a atenção dos não-membros. De que forma nós, que professamos ser membros da Igreja, nos portamos? (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 17, p. 161.

Sabemos que muitos sofrimentos acontecem pela culpa do próprio indivíduo, e poderiam ser evitados simplesmente pela obediência aos princípios do evangelho. Escusar-nos, porém, de ajudar a pessoa, porque “é problema dela”, não é aceitável aos olhos do Senhor, pois Ele disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28).
BISPO GLENN L. PACE – A Liahona  janeiro de 1991, p.08.

Todos os princípios e ordenanças do evangelho são, de certa forma, apenas convites para aprendermos o evangelho por meio da observância de seus ensinamentos. Ninguém conhece o princípio do dízimo até pagar o dízimo. Ninguém conhece o princípio da Palavra de Sabedoria até guardar a Palavra de Sabedoria. As crianças — e também os adultos — não se convertem ao dízimo, à Palavra de Sabedoria, à observância do Dia do Senhor ou à oração apenas por ouvirem alguém falar sobre tais princípios. Aprendemos o evangelho praticando-o. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 199.

Quanto mais complicada se tornar nossa vida e as condições do mundo, mais importante é que compreendamos com clareza os propósitos e princípios do evangelho de Jesus Cristo. Não compete à religião responder a todas as perguntas sobre o domínio moral de Deus sobre o universo, mas dar-nos coragem, por meio da fé, para que sigamos em frente mesmo diante de dúvidas que nunca venhamos a sanar na mortalidade.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 23, pp. 223.

Não pedimos a ninguém que jogue fora qualquer coisa boa que possua; só pedimos que venham e recebam mais. O que aconteceria se o mundo inteiro aceitasse este Evangelho? Veriam então olho a olho, e as bênçãos de Deus seriam derramadas sobre as pessoas, e isso é o que desejo do fundo da alma.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p. 162.

Milhares dos que ouviram o Evangelho se tornaram obedientes a ele e estão se regozijando em seus dons e bênçãos. O preconceito, com todos os males que o acompanham, está retrocedendo diante da força da verdade, cuja influência benigna está começando a ser sentida nas mais longínquas nações. (...) Foi-se o tempo em que éramos considerados enganadores e que o ‘mormonismo’ era visto como algo que logo passaria, desapareceria e seria esquecido. Foi-se o tempo em que ele era visto como uma coisa temporária, espuma sobre as ondas, mas agora está criando raízes profundas no coração e afeto de todos os que têm a mente suficientemente nobre para deixar de lado os preconceitos que lhes foram ensinados a respeito do mormonismo e pesquisar o assunto com sinceridade e honestidade.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p. 162.

Em uma carta escrita da cadeia de Liberty em março de 1839, o Profeta Joseph Smith declarou o seguinte, que mais tarde foi registrado em Doutrina e Convênios 123:12: “Pois ainda existe muita gente na Terra, em todas as seitas, partidos e denominações, que é cegada pela astúcia sutil dos homens que ficam à espreita para enganar, e que só está afastada da verdade por não saber onde encontrá-la”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p. 163.

Ao vivermos o evangelho de Jesus Cristo, aumentamos nosso conhecimento da verdade e nossa capacidade de servir ao Senhor.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.63.

(...) Essa é a obra requerida de nossas mãos: ensinar o povo a ter fé no evangelho, ensiná-lo como é Deus, quais são suas obras, e que nunca houve uma época semelhante à que pregam muitos de nossos sábios, os quais procuram retroceder os fatos, até chegarem a esta ou aquela teoria, e voltar ainda mais até a época em todos éramos répteis.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.53.

Todos nós somos filhos de Deus. Somos seus filhos e filhas naturalmente e através dos princípios da vida eterna. Somos todos irmãos e irmãs. O que faz com que haja tanta diferença nas classes existentes entre os filhos dos homens? Entre eles encontramos o baixo e o degradante, como os aborígines de nosso país. Qual a razão de se encontrarem na condição atual? Porque seus pais rejeitaram o evangelho do Filho de Deus. O evangelho proporciona inteligência, felicidade e glória a todos aqueles que lhe obedecem e vivem de acordo com seus preceitos. Dar-lhes-á a inteligência que vem de Deus. Suas mentes se abrirão para que compreendam as coisas como realmente são; eles rejubilar-se-ão ao serem abençoados e ao abençoarem seus semelhantes e estarem preparados para viver novamente na presença do Pai e do Filho. Este será seu deleite.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.53.

Aqueles que guardam plenamente a lei e obedecem a todos os mandamentos de Deus, são herdeiros da salvação plena no reino celestial, a glória que é comparada com o sol. Estes sobrepujam todas as coisas e recebem a plenitude das bênçãos, do poder e glória do Pai. (D&C 76:50-70, 92-96; 84:38; 88:107.) Todos os que morreram sem conhecimento do Evangelho ou oportunidade de recebe-lo, e que o teriam aceito, se lhes fosse dada a oportunidade enquanto vivos, também são herdeiros desse reino.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.21.

Os que estiverem em outros reinos que não o celestial, serão instruídos no Evangelho?
Sim, toda verdade é verdade do Evangelho; e toda alma eventualmente terá de tomar conhecimento do plano de salvação, pelo menos na medida que lhe for possível fazer. Lemos que todo joelho terá de curvar-se e toda língua confessar Jesus Cristo como o Filho de Deus. Sendo isto verídico, então toda alma terá que saber alguma coisa a respeito dele.
(...) Em todo reino, os habitantes devem saber que foram redimidos da morte, e que receberam as bênçãos a eles concedidas pela misericórdia de Jesus Cristo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.23.

Quando vocês, jovens que agora anseiam casar-se e ter uma família, olharem ao redor e virem perigos, há somente uma forma na Terra de manter a família totalmente protegida, e essa forma é por meio das ordenanças e doutrinas do evangelho de Jesus Cristo. Vivam o evangelho e vocês ficarão bem.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.08.

Há muitas idéias no mundo que vão contra o plano do evangelho. O patriarca Leí disse: “É necessário que haja uma oposição em todas as coisas” (2 Néfi 2:11). Não podemos esperar ser aplaudidos toda vez que fazemos o que sabemos ser certo, mas Deus vai-nos abençoar.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.16.

Quando subimos uma escada, somos obrigados a começar de baixo e subir degrau por degrau, até chegar ao alto; o mesmo acontece com os princípios do Evangelho – devemos começar com o primeiro, e continuar subindo até que tenhamos aprendido todos os princípios de exaltação. Mas só muito tempo depois de termos passado pelo véu é que os aprenderemos. Não compreenderemos tudo neste mundo; teremos muito trabalho para aprender nossa salvação e exaltação, mesmo depois da morte.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.280.

O portador do sacerdócio lidera o envolvimento da família na Igreja, para que aprendam o evangelho e estejam sob a proteção dos convênios e ordenanças. Para que desfruteis as bênçãos do Senhor, deveis manter vossa própria casa em ordem. Junto com vossa esposa, determinais a atmosfera espiritual do lar. A primeira obrigação que tendes é fazer com que a vossa própria vida espiritual esteja em ordem, por meio do estudo regular das escrituras e orações diárias. Protegei e honrai o sacerdócio e os convênios do templo e incentivai vossa família a fazer o mesmo.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.55.

Encarai com seriedade a responsabilidade de ensinar o evangelho à família por intermédio das noites familiares, oração familiar, devocionais, leitura das escrituras e outras oportunidades de ensino. Salientai em especial a preparação para o serviço missionário e o casamento no templo. Como patriarca do lar, exercei o sacerdócio, realizando as ordenanças apropriadas para vossa família e abençoando vossa esposa e filhos. Logo após a própria salvação, irmãos, não há nada tão importante quanto a salvação da família.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.55.

Depois de tudo que foi dito, o maior e mais importante dever é pregar o Evangelho.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 28, p.346.

Todos os que viveram na terra de acordo com a melhor luz que possuíam, e que teriam aceito a plenitude do evangelho se ela lhes fosse pregada, são dignos de receber uma ressurreição gloriosa, e alcançarão essas bênçãos ao serem administradas na carne por aqueles que possuem autoridade. Todos eles ressuscitarão, e receberão um grau de glória, exceto os que houverem pecado contra o Espírito Santo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.398.

O Élder John A. Widtsoe, do Quórum dos Doze, ensinou: “O templo é um lugar de ensino. Ali, ensinam-se os princípios do evangelho e revelam-se verdades importantes do reino de Deus. Caso entremos no templo com o espírito certo e prestemos atenção, teremos mais conhecimento do evangelho e sabedoria ao sair”. (“Looking toward the Temple”. Ensign, janeiro de 1972, pp. 56–57.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.132.

O Élder Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze, disse:
“O templo é uma grande escola. É uma casa de instrução. A atmosfera mantida ali é ideal para o aprendizado de questões profundamente espirituais. (…)
A cerimônia do templo não será plenamente compreendida da primeira vez. Será apenas parcialmente captada. Voltem muitas e muitas vezes. Voltem para aprender. Coisas que nos vêm perturbando, que nos deixam perplexos ou que nos parecem misteriosas se tornam claras. Muitas delas são aquelas coisas pessoais, silenciosas, que realmente não podemos explicar a mais ninguém. Mas para nós passam a ser conhecidas. (…)
Portanto, voltem os olhos para o templo. Guiem seus filhos em direção ao templo. Desde a infância, chamem a atenção deles para o templo santo, iniciando a preparação para o dia em que nele entrarem.
Nesse ínterim, estejam sempre dispostos a aprender, sejam reverentes. Aproveitem [bem] os ensinamentos—simbólicos e intensamente espirituais – encontrados somente no templo. (O Templo Sagrado, Folheto, 1980, pp. 6, 7, 8.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.132.

Sentimos a verdadeira alegria e felicidade quando vivemos de modo a agradar ao Pai Celestial. Na seção 52 de Doutrina e Convênios, o Senhor diz que nos dará ‘o modelo em todas as coisas, para que não (sejamos) enganados; pois Satanás anda pela Terra enganando as nações.’(Vers. 14)
Esse modelo é o evangelho de Jesus Cristo em sua plenitude, o evangelho que temos a bênção de possuir. (A Liahona, janeiro de 1994, p. 89.)
ÉLDER W. EUGENE HANSEN – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 28, p. 115.

O Presidente Gordon B. Hinckley disse:
“Não há lugar neste trabalho para os que acreditam somente num evangelho de pessimismo e melancolia. O evangelho representa boas novas. É uma mensagem de triunfo. É uma causa em que se embarca com entusiasmo. O Senhor nunca disse que não haveria problemas. Nosso povo conheceu aflições de toda espécie, perseguido pelos que se opõem a esta obra. Mas a fé mostrou-se através de todos os seus sofrimentos. O trabalho prossegue e nunca retrocedeu desde que foi iniciado. (...) Esta é uma época de pessimismo. Nossa missão é uma missão de fé. A meus irmãos e irmãs de todos os lugares, exorto-os a reforçarem sua fé, a darem prosseguimento a esta obra em todo o mundo. Ela pode ser fortalecida pela sua maneira de viver”. (A Liahona, janeiro de 1996, p. 78.)
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 15, pp.70-71.














Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar