Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Caráter

(41-18) Quando Fazemos a Nossa Parte e Nos Voltamos ao Senhor, Nossa Vida Se Modifica, Transforma e Se Santifica
''Tiago deu a fórmula para esse domínio: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7.) Para abandonar o pecado, transformar vidas, mudar personalidades, moldar o caráter ou remodelá-lo, precisamos da ajuda do Senhor, e podemos contar com ela, desde que façamos nossa parte. O homem que se apoia firmemente no Senhor, torna-se dono de si mesmo e consegue realizar o que quer que se disponha a fazer, seja obter as placas de latão, construir um navio, dominar um hábito ou superar uma transgressão profundamente arraigada.
Aquele que é mais poderoso do que Lúcifer, que é nossa fortaleza e origem de nossas forças, pode ajudar-nos em tempos de grandes tentações. Conquanto o Senhor nunca force ninguém a se afastar do pecado ou dos braços dos tentadores, ele usa seu Espírito para induzir o pecador a fazê-lo com a ajuda divina. E ao homem que cede a doce influência e súplicas do Espírito, e faz tudo o que lhe é possível para conservar-se numa atitude de arrependimento, é assegurado proteção, poder, liberdade e alegria." (Kimball, O Milagre do Perdão, p. 169.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.404-407.

A medida do caráter de um homem é revelada quando ele ouve e reconhece a verdade.
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.234.

A luz se dissipa e toma o lugar da escuridão. A escuridão não pode tomar o lugar da luz. A escuridão só prevalece quando a luz se afasta... Reconhecer as fraquezas inerentes e nada fazer para dominá-las... é uma evidencia de caráter instável.
E. DELBERT L. STAPLEY – Do Conselho dos Doze – O Milagre do Perdão p.210.

A maior batalha da vida é travada dentro dos aposentos silenciosos da alma. A vitória do interior do coração humano vale por centenas de conquistas nos campos de batalha. Ser o Senhor de si mesmo é a melhor garantia de que se conseguirá dominar qualquer situação. Conheça a si mesmo. A coroa do caráter é o autodomínio.
AUTOR DESCONHECIDO – citado por PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p. 227.

Então percebemos que a edificação do caráter é a forma mais difícil de construção, e requer fé e paciência seguindo as plantas divinamente fornecidas.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – A Liahona  abr/2004 p.14.

Se os homens não compreenderem o caráter de Deus, não entenderão a si próprios.
JOSEPH SMITH – Ensinamentos Do Profeta José Smith p.335.

Nas mãos de cada um está colocado um maravilhoso poder para o bem ou para o mal – a silenciosa, inconsciente e despercebida influência da vida, que nada mais é do que a constante radiação do que o homem realmente é, não o que ele finge ser... A vida é um estado de constante radiação e absorção; existir é radiar, existir é ser o recipiente da radiação. O homem não pode escapar por um momento sequer dessa radiação do seu caráter, esse constante enfraquecimento ou edificação do próximo. Ele não pode eximir-se da responsabilidade alegando que é uma influência inconsciente. Ele pode selecionar as qualidades que permitirá serem irradiadas. Ele pode selecionar a tranqüilidade, a confiança, a generosidade, a verdade, a justiça, a lealdade, a nobreza – torná-las vitalmente ativas em seu caráter – e através dessas qualidades influenciará constantemente o mundo.
AUTOR DESCONHECIDO – O Milagre do Perdão p.107.

Ninguém tem o direito arbitrário de moldar os pensamentos de outrem, porém isso não quer dizer que os pensamentos de uma pessoa seja assunto exclusivamente seu. Cada um de nós inevitavelmente influência o próximo através do caráter moldado por seus pensamentos e ações. Cada um de nós é parte da humanidade e dá algo de si aos semelhantes, assim como recebe deles.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.106.

A integridade é a essência do caráter. Sem integridade a base que temos para edificar outras características cristãs tornam-se fraca.
ÉLDER L. LIONEL KENDRICK – A Liahona jan 1989 p.24.

O caráter é mais importante que o intelecto .
DAVID O. MCKAY – Ideal Gospel Interne P.443.
Inteligência - Faculdade de aprender, aprender ou compreender; percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade.

Se desejarmos aprender como levar uma vida ideal junto a nossos semelhantes, podemos encontrar o exemplo perfeito na vida de Jesus. Sejam quais forem nossos desejos nobres, nossas aspirações mais elevadas, nossos ideais em qualquer fase da vida, podemos mirar-nos em Cristo e encontrar a perfeição. Assim ao buscarmos um padrão de conduta moral, basta buscarmos o Homem de Nazaré e Nele veremos todas as virtudes incorporadas, as qualidades necessárias para tornar um homem perfeito.
As virtudes que se combinaram para formar esse caráter perfeito são a verdade, a justiça, a sabedoria, a benevolência e o autodomínio. Todos os pensamentos, palavras e atos Dele estavam em harmonia com a lei divina e, portanto, verdadeira. O canal de comunicação entre Ele e o Pai estava constantemente aberto e assim a verdade, que depende da revelação, era sempre conhecia por Ele.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja lição 1 p.4.

A reação de um homem a seus apetites e impulsos quando eles se manifestam dá a medida do caráter desse homem. Nessas reações, revela-se a capacidade do homem de governar ou sua servidão a seus ímpetos. Esse aspecto da Palavra de Sabedoria relacionado aos tóxicos, drogas e estimulantes diz respeito a mais do que os efeitos negativos sobre o corpo, mas concerne às próprias raízes da constituição do caráter. (...)
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.115.

Ao longo dos últimos cem anos, o progresso maravilhoso da ciência tornou possível ao homem determinar por meio de experiências os efeitos maléficos das bebidas alcoólicas e drogas sobre os nervos e tecidos do corpo humano. As observações e experiências demonstraram o impacto deles sobre o caráter. Todas essas experiências e observações provaram a veracidade da (...) declaração: “As bebidas fortes e o fumo não são bons para o homem”.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.115.

Nunca é demais falar sobre a Palavra de Sabedoria para a Igreja e o mundo como um todo. É uma doutrina concedida ao homem para a sua felicidade e benefício. Faz parte da filosofia de vida. (...) Quem deixar de segui-la, se privará da força física e da força de caráter às quais tem direito. Seguir a verdade é ser leal ao que é certo, como já vimos; é levar nossa vida em harmonia com nossos ideais; a verdade é sempre um poder.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.119.

Na verdade, a medida mais fiel do sacrifício não é tanto o quanto a pessoa dá, mas o quanto a pessoa se sacrifica para isso. (Ver Marcos 12:43.) A prova da fé é maior quando a despensa está vazia do que quando ela está cheia. Nesses momentos decisivos, a crise não forma o caráter de ninguém: ela o revela. A crise é a prova.
ÉLDER LYNN G. ROBBINS - Dos Setenta – A Liahona maio de 2005, p.34.

A principal preocupação do homem na vida não deve ser a aquisição de ouro, fama ou bens materiais. Não deve ser o desenvolvimento de força física nem capacidade intelectual, mas seu objetivo maior na vida deve ser o desenvolvimento de um caráter cristão.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 23, p.233.

O Presidente McKay ensinou que a formação de um caráter cristão é um processo constante e diário pelo qual cada um de nós deve assumir a responsabilidade. (...) A responsabilidade é sua. (...) Os pais podem orientar, e os professores podem ajudar com sugestões, mas cada rapaz e moça tem a responsabilidade de modelar seu próprio caráter.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 23, p.233-235.

Houve apenas um caráter perfeito neste mundo: a personalidade sem par de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus, o Redentor do mundo. O melhor a fazer é aceitar a Cristo como o grande Exemplo e o Guia mais seguro.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 23, p.235.

O caráter brota das profundezas da alma. Dize-me o que pensas quando não tiveres que pensar, e direi quem és.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 23, p.237.

Um caráter íntegro nada mais é que o resultado de esforços e pensamentos contínuos, o efeito de um convívio prolongado com pensamentos divinos.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 23, p.238.

O que um homem é hoje determinará em grande parte o que ele será amanhã. O que ele foi no ano passado fatalmente marcará seu curso no decorrer do ano que se inicia. Dia após dia, o homem edifica o caráter que determinará seu lugar e sua posição entre as pessoas que o rodeiam ao longo dos anos.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 2323, p.239.

O caráter é formado pela observância de princípios. O caráter desenvolve-se de dentro para fora, assim como cresce uma árvore e cada ser vivo. Nenhum elemento externo pode ser acrescentado para tornar-nos mais belos; é verdade que [produtos] cosméticos podem [ajudar], mas trata-se apenas de algo superficial e temporário. A verdadeira beleza, assim como o caráter, vem do interior, e o que contribui para a força de caráter está em harmonia com os princípios ensinados pelo Profeta Joseph e pelo próprio Salvador: virtude, retidão, santidade, obediência aos mandamentos de Deus. [Ver History of the Church, volume 5, pp. 134–135.]
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 23, p.239.

Ter autocontrole significa dominar todos os nossos apetites, desejos, paixões e afeições naturais. Não há nada que dê a um homem tanta força de caráter quanto a sensação de conquista de si mesmo, a percepção de que pode subjugar seus apetites e paixões, em vez de ser subjugado por eles. Essa virtude inclui a temperança, a abstinência, a coragem, a fortaleza, a esperança, a sobriedade, a castidade, a independência, a tolerância, a paciência, a submissão, a moderação e a pureza.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 23, p.239-240.

Nosso caráter é formado fundamentalmente no lar. A família é uma organização divina. O maior dever do homem na família é criar meninos e meninas que possuam saúde física, vigor mental e, acima de tudo, caráter cristão. O lar é a fábrica onde são produzidas essas qualidades.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 23, p.240.

Há duas virtudes que (...) dão ao homem acesso ao poder celeste: integridade e pureza de caráter. Se um homem possuir essas qualidades, se seu coração for fiel e constante, se sua vida for pura e se ele for também humilde, estará [protegido] contra várias fraquezas e resistirá a inúmeras tentações.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 10, p.107-108.

Sempre digo que é a mãe que forma o caráter do filho. (...)
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.171.

A integridade (a disposição e capacidade de vivermos segundo nossas crenças e compromissos) é uma das bases do bom caráter e sem um bom caráter não se pode ter a esperança de desfrutar a presença de Deus aqui e na eternidade.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.141.

Há muito poucos seres no mundo que compreendem corretamente o caráter de Deus. A grande maioria da humanidade não compreende nada, seja do passado ou do futuro, no tocante a seu relacionamento com Deus. Não conhecem tampouco compreendem a natureza desse relacionamento; e conseqüentemente sabem pouco mais do que um animal irracional, pouco além de comer, beber e dormir. Isso é tudo que o homem conhece a respeito de Deus ou Sua existência, a menos que lhe seja dado por inspiração do Todo-Poderoso.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 02, p.43.

Se o homem não compreende o caráter de Deus, não compreende a si mesmo.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 02, p.43.

Para que o bem prospere, deve ser cultivado e exercido por meio da prática constante. E para que sejamos verdadeiramente justos, precisamos, por meio do arrependimento diário de nossos pecados, podar o mal que surgir em nosso caráter.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 29.

Deste modo pode-se ver que, desde o começo, o verdadeiro propósito do Plano de Bem-Estar, a longo prazo, é edificar o caráter dos membros da igreja, tanto de doadores como de recebedores, procurando tudo o que tem de melhor em seu íntimo, fazendo florescer e frutificar a riqueza latente do espírito, o que é, afinal de tudo, a missão e objetivo da existência de igreja.
ÉLDER ALBERT E. BOWEN – Guia De Estudo Pessoal Do Sacerdócio De Melquisedeque , vol.2, lição 8 p.33.

(...) Não obstante, como dizia o Profeta Joseph Smith: “É preciso haver firmeza de caráter, à parte da simpatia.”
PRESIDENTE JOSEPH SMITH citado por ELDER BOYD K. PACKER – A Liahona julho de 1991, p.9.

Se fôssemos construir uma casa, teríamos o cuidado de colocá-la sobre um alicerce sólido, que garantisse sua estabilidade com o uso diário e durante as tempestades. A construção de uma casa é semelhante à edificação do caráter. Precisamos de um alicerce que nos fortaleça durante as provações terrenas.
Já que nosso modo de vida—nosso próprio caráter — é o resultado do que nos motiva e dirige nossas ações, precisamos garantir que tais ações se baseiem em propósitos honrados e instruções corretas.
O alicerce de nossa vida pode consistir de idéias, de um plano, certo número de regras, ou inspiração recebida por meio de alguém a quem admiramos. Por sermos os edificadores de nossa vida, precisamos ter a certeza de haver escolhido sabiamente  nosso alicerce e que ele nos motive e nos oriente.
O Livro de Mórmon ensina que Jesus Cristo deve ser o alicerce de nossa vida. Helamã disse: “(…) lembrai-vos de que é sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir os vossos alicerces; (…) que é um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, não cairão”. (Helamã 5:12)
Manual Básico da Mulher SUD – Parte B – Jesus Cristo, Nosso Alicerce Seguro, lição 01, p.03.

Todas as dificuldades que encontrarmos ou tivermos que atravessar em nosso caminho precisam ser superadas. Embora a alma seja provada, o coração desfaleça e as mãos pendam, não podemos retroceder. É preciso haver decisão de caráter.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.244.

Enquanto fazia parte do Quórum dos Doze Apóstolos, o Élder Gordon B. Hinckley fez um discurso em que citou a ordem do Salvador “aprendei de mim”. (Mateus 11:29) Depois, disse: “Sugiro que vocês sigam essa ordem do Filho de Deus. Aprendam Dele com toda a sua capacidade de aprendizado. Com toda a sua capacidade de estudo, empenhem-se em aprender com o Mestre. Esse conhecimento será um excelente complemento do treinamento secular que receberem e fará com que sua vida e caráter sejam completos, como
nada mais faria”. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1964, p. 118; ou Improvement Era, dezembro de 1964, p. 1092.]
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.129.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar