Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Mateus - Um dos Doze Apóstolos - NT

Saindo da casa, Jesus dirigiu-se à praia, para onde o povo o seguiu; lá, ensinou-os novamente. Terminado seu discurso, seguiu caminhando e viu um homem chamado Levi, um dos publicanos (Nota 3 no final do capítulo.) ou coletores oficiais de impostos, sentado na alfândega onde eram pagas as taxas impostas pela rei romana. Este homem era também conhecido por Mateus, nome menos distintamente judeu que Levi. (Mateus 9:2-13; Marcos 2:13-17; Lucas 5:27-32.) Mais tarde, tornou-se um dos Doze e foi o autor do primeiro dos Evangelhos. Jesus lhe disse: “Segue-me.” Mateus deixou seu lugar e seguiu o Senhor. Algum tempo depois, o novo discípulo ofereceu um grande banquete em sua casa, em honra ao Mestre, e outros discípulos estavam presentes. Tão odioso aos judeus era o poder de Roma, ao qual estavam sujeitos, que sentiam aversão por todos os oficiais a serviço dos romanos. Particularmente humilhante para eles era o sistema de taxação compulsória, pelo qual o povo de Israel tinha que pagar tributo a uma nação estrangeira, considerada absolutamente pagã e gentia.
Naturalmente, os cobradores desses impostos eram detestados; e eles, conhecidos como publicanos, provavelmente se ressentiam do tratamento descortês, cobrando, de maneira pouco delicada, os impostos exigidos e, como afirmam os historiadores, frequentemente infligindo extorsões ilegais ao povo. Se os publicanos em geral eram detestados, podemos facilmente entender o amargo desprezo que os judeus teriam por alguém de sua própria nação que aceitara ser nomeado para tal cargo. Nesta posição pouco invejável, encontrava-se Mateus quando Jesus o chamou. Os publicanos formavam uma classe social à parte, pois eram praticamente condenados ao ostracismo pela comunidade em geral. Todos os que se associavam com eles tornavam-se objeto do ódio popular, e “publicanos pecadores” tornou-se uma designação comum para a casta degradada. Para o banquete oferecido por Mateus, foram convidados muitos de seus amigos e alguns de seus colegas oficiais, de modo que a reunião se compunha, grandemente, desses desprezados “publicanos e pecadores”. E para essa espécie de reunião, encaminharam-se Jesus e seus discípulos.
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Capítulo XIV, pp.188-189.

Mateus ou Levi, filho de Alfeu, foi um dos sete que receberam o chamado para seguir o Cristo antes da ordenação dos Doze. Foi ele quem ofereceu uma festa à qual compareceram Jesus e os discípulos, pelo que foram severamente criticados pelos fariseus, (Página 189 – Capítulo XIV – Publicanos e Pecadores.) que consideravam indecoroso comer com publicanos e pecadores. Mateus era publicano; assim designa a si mesmo no Evangelho que escreveu; (Mateus 10:3.) mas os outros evangelistas omitem o fato, quando o incluem entre os Doze. Seu nome hebreu, Levi, é, para muitos, indicação de linhagem sacerdotal. Não temos um relato detalhado sobre seu ministério; embora seja ou autor do primeiro Evangelho, ele evita menção especial de si próprio, exceto quanto a seu chamado e ordenação. Outros escritores, não bíblicos, falam sobre como um dos apóstolos mais ativos após a morte de Cristo, ministrando em terras distantes, fora da Palestina.
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Capítulo XVI, pp.215-216.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar