Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Obediência

(24-26) Qual É o Caminho que Leva à Prosperidade?
"A felicidade é o objetivo e o propósito da nossa existência; e também será o fim, caso sigamos o caminho que nos leva até ela; e esse rumo é a virtude, retidão, fidelidade, santidade e obediência a todos os mandamentos de Deus. Mas não podemos guardar todos os mandamentos, se não os conhecemos, nem sabê-los todos, ou conhecer mais do que já conhecemos, a menos que cumpramos ou guardemos os que já tivemos recebido. Aquilo que é errado sob certas circunstâncias, pode ser, e geralmente é, certo sob outras ...
... Porém, na obediência há prazer e paz imaculados, genuínos; e como Deus designou a nossa felicidade, assim como a de todas as suas criaturas, ele jamais instituiu ou jamais instituirá uma ordenança ou dará mandamento algum a seu povo, que em sua natureza não tenha por objetivo promover essa felicidade que ele designou, ou que não resulte em maior bem e glória para aqueles que recebem sua lei e ordenanças. As bênçãos oferecidas que, ao invés de aceitas são rechaçadas, deixam de serem bênçãos, e chegam a igualar-se ao talento que escondeu na terra aquele servo mau e negligente. O bem que é oferecido volta ao que dá;
a bênção é conferida sobre os que a recebem e a empregam; porque ao que tem será dado, e terá mais; porém, ao que não tem ou que não quer receber, ser-lhe-á retirado o que tem ou que poderia te tido." {Joseph Smith, Ensinamentos, pp.2 9-2-0.
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.234.

APÓS A OBEDIÊNCIA VEM A LUZ “Parece tão simples edificar sobre o alicerce da verdade que é de admirar que nem todos o consigam. Primeiramente, é preciso grande humildade. É difícil se arrepender, admitir seus erros com base unicamente na fé, antes da sensação confirmadora de ser perdoado e receber luz. Mas é assim que deve ser. Primeiro vem a obediência e, depois, as confirmações e certezas, a revelação da verdade e a bênção da luz.”
PRESIDENTE HENRY B. EYRING, PRIMEIRO CONSELHEIRO NA PRIMEIRA PRESIDÊNCIA – A Liahona, Outubro de 2008, p.11.

Sou responsável pela doutrina que ensino; porém não sou responsável pela obediência que o povo lhe presta.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG– Discursos de Brigham Young p.167.

Descobri que quando permito que meu relacionamento com Deus se torne irregular, e quando parece que nenhum ouvido divino me ouve e nenhuma voz celestial me fala, sinto-me longe, muito distante. Se mergulho nas escrituras, a distancia diminui e a espiritualidade volta. Vejo, então, que amo com mais intensidade aqueles a quem devo amar de todo o meu coração, mente e força, e, amando-os mais, acho mais fácil obedecer aos seus conselhos. Aprendemos as lições da vida com maior rapidez e exatidão quando presenciamos as conseqüências da iniqüidade e da retidão na vida dos outros. Conhecer os patriarcas e os profetas antigos e o quanto eles foram fiéis em momentos de pressão, tentação, e perseguição; fortalece-nos e ... nos ajuda.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque ano 1990 p.3.

Não há nada neste mundo de tanta importância para nós como obediência ao Evangelho de Jesus Cristo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas De Salvação vol.1 pp.323-324.

A expiação do mestre é o ponto central da história do mundo. Sem ela, todo o propósito da criação da terra e nossa vida sobre ela teria falhado... Sem ela, nenhum homem ou mulher jamais ressuscitariam... Portanto, o mundo todo, constituídos de crentes e descrentes, deve ao Redentor a ressurreição incondicional, pois ela será de tão grande extensão quanto a queda, que trouxe a morte a toda humanidade. Existe ainda outro aspecto da expiação que me faz amar o Salvador ainda mais, e enche minha alma de suprema gratidão... É que, além da expiação pela transgressão de Adão, que ocasionou a ressurreição, o Salvador pagou, com Seu sofrimento, a dívida por vossos pecados pessoais e pelos pecados de toda alma vivente que já habitou sobre a terra. Isto, porém ele fez condicionalmente. Nós não seremos beneficiados incondicionalmente por esse sofrimento pelas nossas transgressões individuais, como na ressurreição que independe do que fazemos. Para receber as bênçãos da expiação no que concerne às nossas transgressões pessoais, temos de obedecer à lei.
PRESIDENTE MARION G. ROMNEY – Programa Missionário do Estudo do Evangelho – p.09.

As famílias eternas têm seu início no casamento celestial aqui na mortalidade. (...) Pelas obediências as leis do evangelho, as famílias santos dos últimos dias começam, aqui e agora, a gozar de uma grande parte da paz, alegria, amor e caridade que serão usufruídas em plenitude eterna na unidade familiar exaltada.
BRUCE R. McCONKIE – Programa Missionário de Estudo do Evangelho p.17.

As portas da felicidade estão abertas àqueles que vivem o evangelho de Jesus Cristo em toda sua pureza e simplicidade... A certeza da suprema felicidade, a certeza de uma vida cheia de sucessos nesta existência e de exaltação e vida eterna na outra, advém a todos os que vivem em completa harmonia com o evangelho de Jesus Cristo – e consistentemente seguem o roteiro estabelecido.
SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.249.

(...) Na obediência há prazer e paz imaculados, genuínos; e como Deus designou a nossa felicidade, (...) Ele jamais institui ou jamais instituirá uma ordenança ou dará mandamento algum a seu povo, que em sua natureza não tenha por objetivo promover essa felicidade.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith p.250.

A felicidade é o objetivo e o propósito de nossa existência; e também será o fim, caso sigamos o caminho que nos leva até ela; e esse rumo é a virtude, retidão, fidelidade, santidade e obediência a todos os mandamentos de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith p.249.

Em lugar de usar a vara, ensino meus filhos pelo exemplo e por preceito. Sempre que possível, ensina-los-ei a cultivarem a fé, a exercerem paciência, a serem cheios de longanimidade e bondade. Não é com o chicote ou com a vara que podemos tornar nossos filhos obedientes; mas pela fé e pela oração, e dando-lhes um bom exemplo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Manual do Velho Testamento p.16.

Honrar e respeitar os pais significa tê-los em alta estima. Nós os amamos e apreciamos, e preocupamo-nos com sua felicidade e bem estar. Tratamo-los com cortesia e consideração. Procuramos entender seu ponto de vista. A obediência aos desejos justos dos pais é certamente parte desse respeito.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona jan / 1990 p.6.

Os milagres não produzem fé, que é vigorosamente desenvolvida pela obediência ao Evangelho de Jesus Cristo. Em outras palavras, a fé provem da retidão. A verdadeira fé produz milagres, visões, sonhos, curas e todos os dons que Deus concede ao santos.
LIVRO DE MÓRMON – Guia para Estudo das Escrituras p.85.

A obediência é a primeira lei dos céus. A pedra angular na qual se apóia toda a retidão e progresso.
PRESIDENTE BRUCE R McCONKIE – Programa Missionário de Estudo do Evangelho p.11.

Não podemos guardar todos os mandamentos, se não os conhecemos, nem sabê-los todos ou conhecer mais do que já conhecemos, a menos que cumpramos ou guardemos os que já tivermos recebido.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith p.249.

Obediência não é algo restringente. Os homens são engrandecidos e não restringidos pela obediência. A área de atividades de uma pessoa é expandida e aumentada por cauda da obediência. Nenhum homem é realmente livre a não ser que tenha conhecimento dos mandamentos do Senhor e os guarde. Assim sendo, a liberdade baseia-se na verdade. (João 8:32,34 – II Pedro 2:19).
OSCAR W. MCCONKIE JR – Deus e o homem p.147. (Livro que acompanha o manual: O Reino de Deus).

A oração que poderia ser valiosa para todos nós hoje, irmãos e irmãs, é: ‘Ó Senhor, ajuda-me a obedecer prontamente!’ A obediência aumenta a estatura e a capacidade pessoal. A obediência ajuda a humanidade a conhecer e se tornar semelhante a Deus.
ÉLDER ASHTON – Guia de Estudo pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 01 - p.41.

A norma da justiça e o caminho que Deus traçou para guiar o povo. Nos asseguram a paz. Conforto e felicidade no presente, e vida eterna e exaltação no porvir; mas nada menos que a estrita obediência às leis de Deus será capaz de fazer com que alcancemos esse objetivo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.8.

As leis que o Senhor nos deu não nos foram dispensadas na íntegra, pois as pessoas não poderiam recebê-las em sua perfeita plenitude. Elas podem, porém, receber um pouco aqui e outro acolá, um pouco hoje e outro amanhã, um pouco mais na semana seguinte, um pouco mais que isso no próximo ano, se conseguirem desenvolver sabiamente cada partícula de verdade que tiverem recebido. Se não o fizerem, serão deixados na obscuridade, e a luz que o Senhor lhes revelou parecerá trevas, e o Reino dos Céus passará por elas e as deixará tateando às cegas. Portanto se desejamos colocar em prática a plenitude do conhecimento que o Senhor deseja revelar a pouco e pouco aos habitantes da terra, devemos desenvolver cada partícula que já nos tiver sido revelada.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.4.

O Espírito Santo não habitará com o que não deseja obedecer aos mandamentos de Deus e guardá-los, ou que viola esses mandamentos deliberadamente. Nessa espécie de alma o Espírito Santo não pode entrar.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque lição 15 p.59.

Não há obstáculos intransponíveis quando Deus ordena e nós obedecemos.
ÉLDER HEBER J. GRANT – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho – O Livro de Mórmon – Lição 5, p. 23.

Os esforços de Satanás podem ser baldados por todos os que vêm a Cristo pela obediência aos convênios e ordenanças do evangelho. Os humildes seguidores do divino Mestre não serão enganados pelo demônio, se forem honestos e sinceros com seus semelhantes, forem à casa do Senhor, receberem o sacramento dignamente, observarem o dia do Senhor, pagarem o dízimo e as ofertas, orarem contritos, empenharem-se na obra do Senhor e acatarem aqueles que os presidem.
ÉLDER JAMES E. FAUST – A Liahona, janeiro de 1988, p.34 e Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque, volume 4, lição 2, p.7.

1º Néfi 3:1-5 – Qual era a “Coisa Difícil’ que Leí pedira a seus filhos? A distancia de Jerusalém ao Mar Vermelho (Golfo de Acaba) é de cerca de 288 quilômetros, através de uma região quente e desértica antigamente infestada de salteadores. E eles haviam empreendido uma jornada de mais de três dias de viagem de pelo menos doze a quatorze dias numa só direção, dando maior sentido à resposta de Néfi no versículo 7. Reflita também sobre esta questão: Por que o Senhor esperou até que tivessem viajado trezentos e vinte quilômetros desde Jerusalém, para mandar que obtivessem as placas? Ele bem poderia ter ordenado a Leí que fosse à casa de Labão antes de partirem. Mais tarde, Néfi mostraria muitas diferenças de comportamento em comparação com o de Lamã e Lemuel. Mas, neste ponto da história, o que o tornava tão diferente? Quão importante é a atitude na determinação do comportamento?
LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO – CURSO DE RELIGIÃO 121-122, (Versão 1979), p.16,17.

Testificamos que se qualquer pessoa fizer a vontade de Deus, receberá o testemunho em seu coração e em sua vida de que o evangelho de Jesus Cristo é verdadeiro.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.113.

Lembrem-se de que às vezes a sabedoria de Deus parece loucura para os homens; mas a maior lição que podemos aprender na mortalidade é que quando Deus fala e o homem obedece, esse homem estará sempre certo.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona maio de 2005, p.22.

Para que não questionemos o Senhor quanto às nossas preocupações. Lembremo-nos de que a sabedoria de Deus pode não ser facilmente compreendida pelos mortais, mas a maior lição que podemos aprender é que quando Deus fala e o homem obedece, esse homem estará sempre certo.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona junho de 2005, p.4.

A obediência aos mandamentos de Deus é o alicerce para uma vida feliz. Certamente seremos abençoados com as dádivas dos céus por nossa obediência.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN - A Liahona maio de 2004, p.41.

A reverência e a obediência à lei devem começar em casa. De fato, nunca é demais salientar a responsabilidade dos pais de ensinar aos filhos a reverência a Deus em todas as coisas sagradas e a honrar e respeitar a lei.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.173.

A obediência é a primeira lei dos céus e é a lei do lar. Não pode haver verdadeira felicidade no lar sem a obediência — uma obediência não conquistada pela força física, mas pelo elemento divino do amor. Não há lar sem amor. Um homem pode possuir um palácio sem ter um lar, ao passo que outro pode viver numa cabana de chão batido e ter o lar mais glorioso de todo o mundo, caso entre suas quatro paredes reine o princípio divino do amor [que cria] essa obediência abençoada que torna a vida digna de ser vivida.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.173.

É minha convicção que todo homem que será chamado a uma alta posição nesta Igreja, terá de passar... por provas não preparadas por mãos humanas, pelas quais nosso Pai os inclui no grupo unido de líderes dispostos a seguir os profetas do Deus vivente e a ser leais e verdadeiros como testemunhas e exemplos das verdades que ensinam.
PRESIDENTE HAROLD B. LEE – Livro de Mórmon manual do aluno curso 121-122, p.21.

Uma das maiores provas com que nos defrontaremos nesta vida é a prova de obediência aos mandamentos do Senhor. Sua palavra nos chega através das escrituras e por meio de pessoas chamadas por Ele como seus representantes: nossos pais, bispos, presidentes de estaca e Autoridades Gerais. Às vezes, nossa própria felicidade depende da nossa disposição de apoiar os representantes do Senhor. Mas há outras ocasiões em que somente recebemos suas palavras pelos influxos mansos e delicados do Espírito Santo. Mas, seja como for que nos cheguem, talvez precisemos de coragem para aceita-las e pô-las em prática. Néfi, ao contrário de seus recalcitrantes irmãos mais velhos, afirma destemidamente: “Eu irei e cumprirei às ordens do Senhor.” (I Néfi 3:7). Como é fácil dizer isto com tanta convicção e certeza, quando nos encontramos ao abrigo e proteção de nosso lar! Quantos de nós agem como o segundo filho da parábola (Mateus 21:28-31), que, ao ser-lhe solicitado que trabalhasse na vinha, respondeu: “Eu vou, Senhor”, mas não foi?
Isto é o que houve de notável em Néfi. Ele disse que iria e assim fez. Tivesse Labão cooperado e entregue as placas da primeira vez que lhas pediram, não nos restaria evidência de quão determinado Néfi realmente era. Ele afirmara a seu pai saber que o Senhor torna possível aos homens realizarem o que deles se requer. Agora, ao encontrar-se numa situação muito perigosa, vemos com era inabalável a fé que Néfi possuía. Ele não sabia como o Senhor o ajudaria a realizar o que lhe pedira. “E fui conduzido pelo espírito, não sabendo de antemão o que deveria fazer”. (I Néfi 4:6).
Podemos apenas imaginar o que ele sentiu ao entrar sorrateiramente na cidade adormecida, sabendo muito bem que, se os guardas de Labão o apanhassem, certamente o matariam. Mas, em seguida, ocorreu o mais assustador de todos os testes: “Mata-o, pois que o Senhor o entregou em tuas mãos”. (I Néfi 4:12).
Davi tem sido alvo de toda a admiração durante séculos, por sua coragem de enfrentar, o bem armado e jactancioso Golias; mas Néfi certamente não foi menos corajoso naquela noite em que entrou na cidade e soube o que o Espírito dele exigia.
É preciso ter uma fé solidamente alicerçada para afirmar: “Eu irei e cumprirei”, e depois realmente fazê-lo, pois nunca podemos saber o que o Senhor poderá requerer de nós.
LIVRO DE MÓRMON – Manual do Aluno, curso 121-122, comentários Pontos a Ponderar, p.20.

Quando nos propusermos a ensinar as pessoas, devemos colocar-nos numa posição na qual possamos ensiná-las pela inspiração do Espírito de Deus à medida que ela chegar a nós. Contudo, se não estivermos observando os mandamentos de Deus, não conseguiremos exortar com poder, vigor e eficácia as pessoas a obedecerem aos mandamentos que nós mesmos estamos deixando de obedecer.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.6.

Algumas pessoas assistem a reuniões ano após ano e ouvem os servos do Senhor ensinar-lhes com simplicidade e humildade os deveres que lhes competem, mas saem dessas reuniões e nunca põem em pratica o que ouvem. Ainda assim, sempre se gabam de assistir às reuniões. No entanto, meus amigos, se vocês sempre fossem para a mesa de jantar, se sentassem, dessem uma boa olhada na comida e nunca a comessem, não demoraria para morrerem de fome. Há alguns santos dos últimos dias que vão às reuniões, mas morrem de inanição espiritual porque não recebem nem digerem o alimento espiritual que nelas é servido. Não devemos ser apenas ouvintes da palavra, mas também cumpridores. [Ver Tiago 1:22.]
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.7.

É por meio do cumprimento dos deveres simples, prosaicos e cotidianos atribuídos a nós que cresceremos no Espírito de Deus.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.26.

Não há perigo de nenhum homem ou mulher perderem a fé nesta Igreja se eles forem humildes, fervorosos e obedientes a seus deveres. Nunca conheci uma pessoa assim que tenha perdido a fé. Ao cumprirmos nosso dever, a fé aumenta até se tornar um conhecimento perfeito.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.28.

Se vocês desejarem saber como ser salvos, posso dizer-lhes; é por meio da obediência aos mandamentos de Deus. Nenhum poder na Terra ou debaixo dela poderá impedir que vocês, eu ou qualquer santo dos últimos dias sejamos salvos, com exceção de nós mesmos. Nós somos os arquitetos de nossa própria vida, não só da vida que levamos aqui, mas da vida que nos aguarda na eternidade. Temos a capacidade de realizar todos os deveres e obrigações que Deus pede aos homens. Deus jamais nos deu um mandamento sem nos conceder a capacidade de guardá-lo. Se falharmos, nós e apenas nós, somos responsáveis pelo fracasso, pois Deus confere a Seus servos, desde o Presidente da Igreja até o mais humilde membro, toda a capacidade, conhecimento e poder necessários para cumprir todos os deveres e obrigações que lhes competem com toda a fidelidade, diligência e adequação. Caso fracassemos, nós e apenas nós teremos de prestar contas disso.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p.38.

Se eu vier a alcançar a plenitude da salvação, será por meio de minha obediência às leis de Deus.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.71.

Todos os filhos dos homens que [atingiram] a idade da responsabilidade são culpados de pecados, pois todos são propensos a praticar o mal, assim como as faíscas de uma fogueira inelutavelmente se elevam pelo ar. “Que faremos para ser salvos?” foi o clamor das pessoas que ouviram a pregação de Pedro no dia de Pentecostes [ver Atos 2:37] e que tem ecoado em todas as gerações. A resposta é: obedecer à lei do evangelho. Esse é o meio seguro para a salvação da família humana.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.73.

(...) O evangelho de Cristo é uma das maiores bênçãos que podem ser brindadas ao homem. A vida eterna, diz o Senhor, é o maior dom de Deus. [Ver D&C 14:7.] Podemos alcançá-la somente por meio da obediência a este evangelho. Isso, irmãos e irmãs, é nossa bênção.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.74.

Devemos aprender que a obediência aos mandamentos do Pai Celestial representa o único caminho para o controle total de nós mesmos, a única maneira de encontrarmos alegria, verdade e satisfação nesta vida e na eternidade.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.7.

Ao obedecermos à palavra do Senhor revelada ao profeta vivo, encontraremos segurança e felicidade neste mundo e exaltação no mundo vindouro.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.199.

Quando o Senhor inspira homens e os envia a qualquer geração, considera essa geração responsável pela maneira como recebe o testemunho de Seus servos.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.204.

O Pai Celestial deseja obediência inteligente por parte dos santos.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.204.

O Senhor nunca exige de nós algo que não sejamos capazes de realizar. Podemos obedecer a Seus mandamentos de acordo com a posição que ocupamos e os meios de que dispomos. Não existe homem ou mulher pobre demais a ponto de não poder seguir o evangelho; eles podem ser batizados para a remissão dos pecados e, se guardarem os mandamentos do Senhor, receberão Dele o poder e os meios para cumprirem o que lhes for pedido.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF - Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p.217.

Se formos fiéis e obedientes em épocas de aflição, o Senhor nos fortalecerá e usará as adversidades para ajudar a preparar-nos para a glória celeste.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 221.

A fé no Senhor pode ajudar-nos a guardar os mandamentos com o coração disposto e a receber bênçãos incalculáveis.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.151.

Obedecemos de modo inteligente e construtivo quando obedecemos de maneira voluntária, humilde e feliz aos mandamentos de nosso Senhor.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.155.

Quando os homens obedecem aos mandamentos de um criador, não se trata de obediência cega. É algo muito diferente a submissão de um súdito a seu monarca totalitário e a obediência digna e voluntária que alguém oferece a Deus. O ditador é ambicioso, egoísta e só pensa em seus interesses. Todas as ordens de Deus são justas, todas as Suas diretrizes têm um propósito e tudo se reverte para o bem dos que Ele governa. No primeiro caso, pode-se tratar de obediência cega, mas o segundo é certamente a obediência baseada na fé. (...)
Trata-se de obediência cega quando alguém vê o sinal “Alta Voltagem — Mantenha Distância” ou é obediência baseada na fé no discernimento dos especialistas que conhecem os riscos?
Trata-se de obediência cega quando um viajante num avião aperta o cinto de segurança quando o sinal luminoso se acende ou na verdade seria a confiança na experiência e sabedoria daqueles que têm maior conhecimento dos riscos e perigos?
Trata-se de obediência cega quando uma criança pequena salta alegremente da mesa nos braços fortes de seu pai sorridente ou seria confiança implícita num pai amoroso que ela sabe que a acolherá e que a ama mais do que a própria vida? (...)
Trata-se então de obediência cega quando, com nossa visão limitada, conhecimento elementar, desejos egoístas, motivos pouco nobres e impulsos carnais aceitamos e seguimos a orientação e seguimos as ordens de nosso Pai amoroso que (...) criou o mundo para nós, nos ama e concebeu um programa construtivo para nós, sem nenhum motivo escuso, cuja maior alegria e glória é “levar a efeito a imortalidade e vida eterna” de todos os Seus filhos? [Ver Moisés 1:39.]
Não se trata de obediência cega, mesmo que não tenhamos um entendimento perfeito, o fato de seguirmos um Pai que já nos concedeu tantas provas.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.155-156.

Para sermos verdadeiramente felizes no casamento, precisamos ser constantes na obediência fiel aos mandamentos do Senhor. Ninguém, seja solteiro ou casado, jamais alcançou a felicidade sublime sem viver em retidão. As pessoas podem sentir satisfação temporária e disfarçar a situação por algum tempo, mas só se alcança a felicidade permanente e total vivendo com pureza e de modo digno. (...)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 18, p.221.

O Senhor nos abençoará de acordo com nosso grau de obediência a Seus mandamentos. Néfi (…) afirmou:
“Pois trabalhamos diligentemente para escrever, a fim de persuadir nossos filhos e também nossos irmãos a acreditarem em Cristo e a reconciliarem-se com Deus; pois sabemos que é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer.” (2 Néfi 25:23)
O sangue do Salvador — Sua expiação — nos salvará, mas só depois de fazermos tudo a nosso alcance para salvar-nos por meio da observância de Seus mandamentos. Todos os princípios do evangelho trazem consigo promessas e por meio deles os desígnios do Todo-Poderoso nos são revelados.
Cada um deve fazer tudo a seu alcance para salvar a si mesmo do pecado; então, poderá pleitear as bênçãos da redenção por meio do Santo de Israel, que fez com que toda a humanidade pudesse ser salva pela obediência às leis e ordenanças do evangelho.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.24-25.

O conhecimento de Deus e Jesus, Seu Filho, é essencial para a vida eterna, mas a obediência aos mandamentos de Deus deve preceder a aquisição desse conhecimento ou inteligência.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 27.

Caso vocês tenham incorrido em erros, comecem hoje mesmo a mudar sua vida. Distanciem-se do que estão fazendo de errado. O mais importante de todos os mandamentos de Deus é aquele que tenhamos a maior dificuldade para cumprir hoje. Seja um problema com a honestidade, com a lei da castidade, com a falsidade ou com a mentira, hoje é o dia de trabalharem para vencer tal pecado, até conseguirem. Resolvam o problema e, em seguida, passem para o próximo que lhes seja mais difícil sobrepujar. Eis a forma de santificarem-se por meio da obediência aos mandamentos de Deus.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 30.

(…) O Senhor espera que façamos tudo a nosso alcance para que salvemos a nós mesmos. (…) E depois de fazermos tudo o que pudermos para salvar a nós mesmos, poderemos apoiar-nos nas misericórdias da graça de nosso Pai Celestial. Ele deu Seu Filho para que, por meio da obediência às leis e ordenanças do evangelho, pudéssemos alcançar nossa salvação, mas só depois que fizéssemos por nós mesmos tudo o que pudéssemos.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 34.

Mas não basta aprender sobre a vida e as obras Dele meramente pelo estudo. Foi o próprio Mestre que respondeu, ao ser inquirido, como uma pessoa pode conhecer a Ele e Sua doutrina: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus”. (João 7:17) Conseguem imaginar uma autoridade no campo das ciências que jamais tenha feito experiências em laboratório? Vocês dariam crédito a um crítico de música que não conhecesse música ou a um crítico de arte que não soubesse nada de pintura? Da mesma forma, para que uma pessoa como nós conheça a Deus, precisa fazer a vontade Dele, guardar Seus mandamentos e praticar as virtudes que Jesus demonstrou em vida.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 42.

Não há nada neste mundo de tanta importância para nós como obediência ao evangelho de Jesus Cristo. Examinemos estas escrituras. Saibamos o que o Salvador tem revelado. Coloquemos nossa vida em harmonia com a sua verdade. Então não seremos ludibriados, mas teremos força para resistir ao mal e à tentação. Nossa mente será vivificada e seremos capazes de compreender a verdade e separá-la do erro. O homem que não consegue separar a verdade do erro é alguém que não se conservou em harmonia com o Espírito de Deus.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH - Doutrinas de Salvação, vol. 1, pp. 323–324.

Sabemos que muitos sofrimentos acontecem pela culpa do próprio indivíduo, e poderiam ser evitados simplesmente pela obediência aos princípios do evangelho. Escusar-nos, porém, de ajudar a pessoa, porque “é problema dela”, não é aceitável aos olhos do Senhor, pois Ele disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28).
BISPO GLENN L. PACE – A Liahona  janeiro de 1991, p.08.

Todos os habitantes da Terra, todos nós — sejamos ricos ou pobres,bons ou maus, jovens ou velhos — todos seremos testados e provados pelas tormentas da adversidade, e precisamos proteger-nos desses ventos. E os únicos que não fracassarão serão aqueles que tiverem edificado sua casa sobre a rocha. E o que é a rocha? É a rocha da obediência aos princípios e ensinamentos do evangelho de Jesus Cristo, conforme mostrados pelo Mestre.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p. 211.

Aqui na mortalidade, cada um de nós tem a oportunidade de escolher o tipo de lei que seguirá. Estamos vivendo e seguindo leis celestiais que nos tornarão candidatos à glória celestial ou obedecendo a leis terrestres que nos tornarão candidatos à (...) glória terrestre ou teleste. O lugar que ocuparemos nos mundos eternos será determinado por nossa obediência às leis desses vários reinos durante o tempo em que estivermos na mortalidade aqui na Terra.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 230.

Shakespeare escreveu: “Eles não amam aqueles que não demonstram ter seu amor”. Como podemos demonstrar nosso amor a Deus e nosso amor por nosso próximo? Por meio da obediência aos mandamentos de Deus e aos conselhos de Seus servos. Temos o privilégio de obedecer à lei do dízimo, obedecer ao código da moralidade e de obedecer, em todos os aspectos de nossa vida, à palavra de nosso Pai Celestial. Podemos saber o quanto nós O amamos pela maneira como nós O servimos e pela maneira como servimos ao nosso próximo.
PRESIDENTE THOMAS S MONSON - Reunião com os Membros em Brasília, DF, Brasil. Segunda-feira, 02 de Junho de 2008.

Quatro anos depois, em meio às muitas pressões relacionadas à tarefa de liderar a Igreja que crescia rapidamente em Kirtland, o Profeta expressou a convicção que caracterizou sua vida: “Nunca estive tão atarefado quanto no mês de novembro, mas como minha vida consistia de atividades e esforços sem descanso, adotei a seguinte regra: Quando o Senhor ordenar, faça-o”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.168-169.

Como Igreja e povo precisamos ser sábios e procurar conhecer a vontade de Deus, e depois estar dispostos a cumpri-la; pois ‘bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam’, dizem as Escrituras.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.170.

Se Enoque, Abraão, Moisés e os filhos de Israel e todos os povos de Deus foram salvos pelo cumprimento dos mandamentos de Deus, nós, se acaso viermos a ser salvos, seremos salvos pelo mesmo princípio.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.170.

Ao sermos instruídos, precisamos obedecer àquela voz, cumprir as leis do Reino de Deus, para que as bênçãos do céu sejam derramadas sobre nós. Todos precisamos agir de comum acordo, ou nada poderá ser feito e devemos prosseguir de acordo com o antigo Sacerdócio; portanto os Santos devem ser um povo escolhido, separado de todos os males do mundo — especial, virtuoso e santo. O Senhor [vai] fazer da Igreja de Jesus Cristo um reino sacerdotal, um povo santo, uma geração eleita [ver Êxodo 19:6; I Pedro 2:9], como nos dias de Enoque, tendo todos os dons, conforme explicado à Igreja nas epístolas e ensinamentos de Paulo para as igrejas de sua época.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.170.

Qualquer homem pode acreditar que Jesus Cristo é o Filho de Deus e ser feliz nessa crença mas ainda assim não obedecer a Seus mandamentos e ser condenado no final por desobediência às justas exigências do Senhor.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.171.

Sejam virtuosos e puros; sejam homens íntegros e verdadeiros; guardem os mandamentos de Deus; então conseguirão compreender mais perfeitamente a diferença entre o certo e o errado — entre as coisas de Deus e as coisas do homem; e seu caminho será como o dos justos, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito [ver Provérbios 4:18].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.171.

Deus não ordena coisa alguma, a não ser aquilo que está particularmente adaptado em si mesmo para melhorar a condição de todo homem em quaisquer circunstâncias em que se encontre, não importando em que reino ou país ele esteja.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.171.

A lei do céu é apresentada ao homem e assegura a todos que a obedecerem uma recompensa bem maior que qualquer prêmio terreno; embora não prometa ao crente, em qualquer época, que ele será poupado das aflições e problemas provenientes de diversas fontes em conseqüência dos atos de homens iníquos da Terra. Além de tudo isso, há a promessa baseada no fato de que essa é a lei do céu, que transcende a lei do homem, tal como a vida eterna transcende a vida física; e tal como as bênçãos que Deus pode nos dar são muito maiores do que as que o homem pode conceder. Então, sem dúvida, se a lei do homem se torna obrigatória quando reconhecida, quão mais obrigatória precisa ser a lei do céu! E assim como a lei do céu é mais perfeita que a lei do homem, tão maior será a recompensa, se obedecermos a ela. (...) A lei de Deus promete a vida eterna, sim, uma herança à direita do próprio Deus, a salvo de todos os poderes do maligno. (...)
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.171.

Aconselho veemente todos os que são membros desta Igreja a seguir os ensinamentos e conselhos daqueles que agora possuem as chaves de profetas, videntes e reveladores. São eles que nos inspirarão quando enfrentarmos as vicissitudes de nossa época. Peço-vos que não tenteis escolher e invocar princípios do evangelho ou escrituras para erroneamente justificar a desobediência espiritual ou para vos afastar das responsabilidades dos convênios e ordenanças, contrariamente aos que tem a voz profética na Igreja. As escrituras e doutrinas da Igreja não são, como advertiu Pedro, “de particular interpretação”. (II Pedro 1:20)
Seguindo aqueles que possuem as chaves do reino de Deus em nosso tempo, receberemos grande força física e espiritual. A força e o poder pessoal resultam da obediência aos princípios eternos ensinados pelos embaixadores do Senhor. Que o Espírito de Deus esteja conosco ao seguirmos os oráculos vivos.
ÉLDER JAMES E. FAUST – Do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, janeiro de 1995, p.80.

A paciência é celeste, a obediência é nobre, o perdão é misericordioso e a exaltação é divina; e aquele que persevera fielmente até o fim de modo algum perderá seu galardão. Um bom homem suporta todas as coisas para honrar Cristo e até despreza o mundo inteiro e tudo que há nele para salvar sua alma.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 30, p. 374.

Uma vez que o amor é o grande mandamento, ele deve estar no centro de tudo e de todas as coisas que fazemos em nossa própria família, em nossos chamados da Igreja e em nosso trabalho. O amor é o bálsamo que cura as feridas nos relacionamentos pessoais e familiares. É o elo que une famílias, comunidades e nações. O amor é o poder que promove amizades, tolerância, civilidade e respeito. É a força que sobrepuja a discórdia e o ódio. O amor é o fogo que aquece nossa vida com alegria inigualável e esperança divina. O amor deve transparecer em nossas palavras e ações.
Quando realmente compreendemos o que significa amar como Cristo nos amou, a confusão se dissipa e nossas prioridades ficam claras. Nossa jornada como discípulos de Cristo torna-se mais cheia de alegria. Nossa vida adquire novo significado. Nosso relacionamento com o Pai Celestial torna-se mais profundo. A obediência torna-se uma alegria em vez de um fardo.
PRESIDENTE DIETER F. UCHTDORF – Segundo Conselheiro na Primeira Presidência – A Liahona, Novembro de 2009, p.20

Os céus, às vezes, podem parecer distantes, mas as escrituras dão-nos esperança: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. Jeremias 29:13.
Contudo, buscar a Deus com todo o coração implica em muito mais do que simplesmente fazer uma oração ou proferir algumas palavras convidando Deus a estar presente em nossa vida. “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos.” I João 5:3; ver também II João 6.  Podemos fazer grande alarde do fato de conhecermos a Deus. Podemos proclamar publicamente que O amamos. No entanto, se não obedecermos a Ele, tudo será em vão, porque “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade”. I João 2:4; ver também Isaías 29:13.
PRESIDENTE DIETER F. UCHTDORF – Segundo Conselheiro na Primeira Presidência – A Liahona, Novembro de 2009, p.23.

O divino amor de Deus transforma ações comuns em atos extraordinários de serviço. O divino amor é motivo pelo qual simples palavras se transformam em escrituras sagradas. O divino amor é o ingrediente que transforma a obediência relutante aos mandamentos de Deus em dedicação abençoada e consagração.
O amor é a luz orientadora que ilumina a senda do discípulo e enche nossa caminhada diária de vida, significado e assombro.
O amor é a medida de nossa fé, a inspiração de nossa obediência e o verdadeiro ponto culminante de nossa condição de discípulos.
O amor é o caminho do discípulo.
PRESIDENTE DIETER F. UCHTDORF – Segundo Conselheiro na Primeira Presidência – A Liahona, Novembro de 2009, p.24.

OBEDIÊNCIA TOTAL TRAZ VIDA ETERNA – Porém, para ser exaltado, é preciso cumprir toda a lei. Este é o grande amor que demonstra por seus filhos: não obstante pecarem e fecharem os olhos contra a verdade, ainda assim ele continua estendendo-lhes o seu braço, a buscá-los e trazê-los de volta, se guardarem os seus mandamentos; do contrário, fará por eles o melhor que puder. Abençoá-los-á com tudo o que lhe é possível dar, e todos serão salvos; todos receberão um lugar em alguma parte e este lhes será glorioso, mas, para receber a exaltação dos justos, em outras palavras, a vida eterna, os mandamentos do Senhor têm de ser cumpridos em todas as coisas.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p. 6.

INGRATIDÃO PELO PLANO DE SALVAÇÃO.  A Ingratidão, penso eu, é o mais predominante dos pecados, e um dos maiores, porque toda alma que se recusa a acatar a verdade, não quer andar na luz e entendimento dos mandamentos que Jesus Cristo tem dado, é ingrata.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p. 4.

A OBEDIÊNCIA PLENA LEVA À COERANÇA.  Agora, se quisermos tornar-nos herdeiros, coerdeiros com Jesus Cristo, possuidores das bênçãos do reino, apenas uma coisa é exigida de vós e de mim, e esta é que guardemos toda a lei, não apenas parte dela.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p. 37.

Ajude os rapazes a entenderem que a coisa mais importante a respeito da Palavra de Sabedoria não são os alertas contra substâncias perigosas ou mesmo as gloriosas promessas para aqueles que obedecerem. A coisa mais importante é que o Pai Celestial nos ordenou que obedecêssemos a essa lei. A obediência edifica nossa força espiritual e atrai o Espírito Santo. A desobediência pode ser muito mais mortal para a alma do que o câncer físico para o corpo.
SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 27, p. 112.

Há regras e leis para ajudar a garantir nossa segurança física. Da mesma forma, o Senhor deu diretrizes e mandamentos para ajudar a garantir nossa segurança espiritual, a fim de que tenhamos sucesso em navegar por esta, muitas vezes, traiçoeira existência mortal e, por fim, voltar à presença de nosso Pai Celestial.
Há vários séculos, para uma geração profundamente arraigada na tradição do sacrifício de animais, Samuel declarou destemidamente: “O obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”.
Nesta dispensação, o Senhor revelou ao Profeta Joseph Smith que Ele “requer o coração e uma mente solícita; e os que são solícitos e obedientes comerão do bem da terra de Sião nestes últimos dias”.
Todos os profetas, antigos e modernos, sabiam que a obediência é essencial para nossa salvação.
Néfi declarou: “Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor”. Embora outros tenham falhado na fé e na obediência, Néfi jamais deixou de fazer o que o Senhor lhe pedia. Inúmeras gerações foram abençoadas como resultado disso.
Um relato de obediência que nos toca a alma foi o de Abraão e Isaque. Como deve ter sido doloroso e difícil para Abraão, em obediência ao mandamento de Deus, levar seu amado Isaque até a terra de Moriá para oferecê-lo em sacrifício. Podem imaginar como devia pesar o coração a Abraão ao viajar para o lugar designado? Sem dúvida, a angústia deve ter-lhe atormentado o corpo e lhe torturado a mente, ao amarrar Isaque, colocá-lo sobre o altar e pegar a faca para matá-lo. Com inabalável fé e implícita confiança no Senhor, ele atendeu ao mandamento do Senhor. Quão glorioso foi o pronunciamento e com que maravilhosa alegria foi recebido: “Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho”.
Abraão foi provado e testado, e por sua fidelidade e obediência, o Senhor lhe fez esta gloriosa promessa: “Em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz”.
Embora não nos seja pedido que provemos nossa obediência de modo tão drástico e aflitivo, também de nós é exigida a obediência.
O Presidente Joseph F. Smith declarou em outubro de 1873: “A obediência é a primeira lei do céu”.
O Presidente Gordon B. Hinckley disse: “A felicidade dos santos dos últimos dias, a paz dos santos dos últimos dias, o progresso dos santos dos últimos dias, a prosperidade dos santos dos últimos dias e a eterna salvação e exaltação deste povo se baseiam na constante obediência aos conselhos de (…) Deus”.
A obediência é a marca registrada dos profetas, provendo-lhes forças e conhecimento ao longo das eras. É essencial que nós também estejamos cientes de que temos direito a essa fonte de forças e conhecimento. Ela está prontamente acessível a cada um de nós hoje em dia, se obedecermos aos mandamentos de Deus.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona Maio de 2013, pp.90-91.

A voz do Espírito fala suavemente, sussurrando-vos o que fazer ou o que dizer, ou mesmo alertando-vos ou advertindo-vos.
Se ignorais ou desobedeceis esses sussurros o Espírito vos abandonará. A escolha é vossa, é vosso o livre-arbítrio.
ÉLDER BOYD K. PACKER - Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos - A Liahona, Nov.1994 – Sessão Matutina de Domingo.

O Profeta Joseph Smith afirmou: “(...) Tudo quanto Deus requer é justo (...) embora não possamos compreender por que razão ele ordena isso ou aquilo, senão até depois que se tenham cumprido os seus propósitos”. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, compilado por Joseph Fielding Smith, 1976, p. 249–250.)
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 4,  p.15.


1. Racionalizar o pecado
Esta declaração do Élder Spencer W. Kimball pode ser proveitosa na discussão sobre a desobediência de Saul com relação aos amalequitas:
“Saul racionalizou. Para ele, foi fácil ser obediente quanto ao que deveria ser feito com os reis, pois, que utilidade os reis conquistados poderiam ter? Mas por que não ficar com as ovelhas e o gado cevado? Não seria a sabedoria do rei maior que a do humilde Samuel? (...)
Atualmente, há muitos como Saul em Israel. Uns vivem de acordo com parte da revelação que o Senhor deu à respeito da saúde, mas tomam uma xícara de café de vez em quando. Outros não fazem uso de fumo nem tomam bebidas alcoólicas, até porque não têm nenhuma inclinação para isso, mas não deixam de tomar uma reconfortante xícara de chá preto.
Uns aceitam cargos na Igreja, pois isso significa envolver-se em uma atividade que os agrada e ser alvo de distinções pelas quais anseiam, (...) mas é fácil racionalizarem quando têm de fazer algo tão difícil quanto pagar o dízimo. Eles não têm dinheiro suficiente para isso (...) nem têm certeza de que o dízimo seja empregado sempre da melhor maneira; de mais a mais, ninguém vai ficar sabendo que eles não pagam o dízimo.
Outros assistem parte das reuniões da Igreja, mas, como Saul, racionalizam quanto ao que farão no restante do dia. Por que não assistir a um jogo de futebol, a um show, cuidar do jardim ou realizar negócios normalmente?
Outros cumprem religiosamente seus deveres para com a Igreja, mas rejeitam a idéia de fazer algo para resolver os problemas de família ou de fazer as orações familiares, pois é difícil demais reunir toda a família.
Saul era assim. Ele fazia prontamente o que lhe convinha, mas arrumava uma desculpa para não fazer o que fosse de encontro a seus próprios desejos.” [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1954, p. 51.].
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 22,  p.106.

O Élder Marvin J. Ashton disse: “Josué lembra-nos a importância de tomar decisões sem demora: ‘Escolhei hoje a quem sirvais; (...) eu e a minha casa serviremos ao Senhor’. (Josué 24:15) Não amanhã, não quando estivermos prontos, não quando for conveniente — mas ‘hoje’, imediatamente escolhei a quem servireis. Aquele que nos convida a segui-Lo estará sempre à nossa dianteira com Seu Espírito e influência marcando o passo. Ele traçou e marcou o rumo, abriu as portas e indicou o caminho. Chamou-nos para junto Dele e a melhor hora para gozarmos de Sua companhia é imediatamente. O melhor meio de encontrar o caminho e manter-se nele é fazer o que Jesus fez — comprometer-se plenamente a fazer a vontade do Pai”. (A Liahona, julho de 1983, pp. 54–55)
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 18,  p.85.

O Élder Ezra Taft Benson disse que dois princípios são essenciais para a segurança e paz: “Em primeiro lugar, confiem em Deus e, em segundo, estejam determinados a guardar os mandamentos, a servir ao Senhor, a fazer o que é certo (...) O Senhor deixou bem claro em Suas revelações que mesmo que a situação fique perigosa, mesmo que estejamos rodeados de tentações e pecados, mesmo que haja uma sensação de insegurança, mesmo que falte coragem aos homens e eles sejam tomados pela ansiedade, se simplesmente confiarmos em Deus e guardarmos Seus mandamentos, não teremos nada a temer”. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1950, p. 146.]
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 18,  p.85.

As bênçãos do Senhor são baseadas na obediência. Não podemos desobedecer aos mandamentos de Deus e colher as recompensas prometidas, tanto quanto não se pode desfrutar dos benefícios da eletricidade sem obedecer às leis físicas que governam os seus efeitos. O princípio do livre-arbítrio nos permite fazer nossas próprias escolhas e alcançar nossas metas pessoais. Algumas alternativas, entretanto, são melhores que outras. Os filhos sábios de nosso Pai Celestial compreendem as leis espirituais da causa e efeito, e dirigem sua vida conformemente. Mas tal não é o procedimento dos néscios. Os primeiros gozam das recompensas prometidas, e os segundos colhem as mais amargas maldições.
“As maldições são o oposto das bênçãos, e quanto maiores as oportunidades de ganhar bênçãos dadas a um povo, mais severas as maldições que lhe sobrevirão se não se qualificar e alcançar as bênçãos proferidas. O não pagamento do dízimo, por exemplo, traz condenação sobre o povo do convênio, ao passo que os indivíduos do mundo - que não têm a obrigação especial de guardar esta lei não sofrem as mesmas penalidades por não pagá-lo. (Malaquias 3:7-12). 'Atendei e ouvi, ó meu povo, diz o Senhor e vosso Deus, vós em quem me deleito em abênçoar com as maiores de todas as bênçãos, vós que me dais ouvido; e vós que professastes o meu nome e que não me dais ouvido, a vós amaldiçoarei com a mais pesada de todas as maldições.' (D&C 41: 1.)" (McConkie Mormon Doctrine, p. 175.)
O VELHO TESTAMENTO – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO GÊNESIS A II SAMUEL – INSTITUTO – p.215.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar