Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Placas De Latão - LM

I Néfi 5:10-22.
O que continham as Placas de Latão e qual era sua importância?
Quando o Senhor tirou Leí e seu grupo de Jerusalém, ordenou que levassem consigo as Placas de Latão, que estavam sob a custódia de Labão. Estas placas, que Néfi conseguiu obter através de muita fé, esforço e zelo (I Néfi 3; 4), eram um conjunto de escrituras sagradas. Elas continham um registro dos assuntos de Deus com os homens desde o início do mundo até aquela época. Eram os “anais dos judeus” (I Néfi 3:3), onde se achavam registradas muitas profecias, desde as concedidas no começo do mundo, e incluindo parte das feitas por Jeremias. Nelas achava-se a lei de Moisés, os cinco livros deste profeta e a genealogia dos antepassados dos nefitas (I Néfi 3:3, 20; 4:15-16; 5:11-14).
Elas continham muito mais do que encontramos no Velho Testamento que hoje conhecemos. (I Néfi 13:23). Nelas foram preservadas as profecias de Zenoque, Neum, Zenos, José, filho de Jacó, e provavelmente de muitos outros profetas; e muitos desses escritos profetizavam assuntos concernentes aos nefitas. (I Néfi 19:10, 21; 2 Néfi 4:2, 15; 3 Néfi 10:17).
É impossível avaliar a importância das Placas de Latão para os nefitas. Por meio delas, puderam conservar o idioma de sue pais (I Néfi 3:19), bem como boa parte da cultura e conhecimento religioso do povo do qual provinham.  (I Néfi 22:30). Como contraste marcante, os mulequitas, que partiram de Jerusalém cerca de onze anos depois da saída de Leí, e que não possuíam um registro equivalente ao das Placas de Latão, logo caíram em apostasia e incredulidade, e perderam seu idioma, civilização e religião. (Ômni 14-18).
Os nefitas preservaram as Placas de Latão e as passaram de profeta em profeta e de geração em geração. (Mosias 1:16; 28:20; 3 Néfi 1:2). O Senhor prometeu trazê-las à luz em alguma época futura, inobscurecidas pelo tempo e retendo ainda seu brilho original, e os relatos escriturísticos nelas contidos serão levados “a todas as nações, famílias, línguas e povos”. (Alma 37:3-5; I Néfi 5:18-19).
BRUCE R. McCONKIE – Livro de Mórmon – Manual do Aluno Curso de Religião 121-122, p.19.

Placas de Latão – trazidas de Jerusalém pelo povo de Leí em 600 a.C. Estas placas continham “os cinco livros de Moisés... E também o registro dos judeus, desde o princípio até o começo do reinado de Zedequias, Rei de Judá. E também as profecias dos santos profetas”. (I Néfi 5:11-13). Muitas citações de Isaías e de outros profetas bíblicos e não-bíblicos, que se encontram nestas placas, aparecem no Livro de Mórmon.
LIVRO DE MÓRMON – Breve explicação sobre o Livro de Mórmon, p. xiii.



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar