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(NÃO MEXER)

Novo Testamento

Toda a mensagem do Novo Testamento procura despertar esse sentimento na alma humana. As sombras do desespero são afastadas pelos raios da esperança, a tristeza dá lugar à alegria e a sensação de estarmos perdidos na multidão da vida desaparece, substituída pela certeza de que nosso Pai Celestial Se preocupa com cada um de nós, individualmente.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho – O Novo Testamento, p.V.

(41-1º) 3 Néfi 12-14. O Relato do Livro de Mórmon Dá Maior Clareza e Significado ao Registro do Novo Testamento
"Talvez seria seguro afirmar que o Sermão da Montanha é o mais citado e menos entendido de todos os ensinamentos de Jesus. O registro deste discurso, feito por Mateus no Novo Testamento que ora conhecemos (Mateus 5-7) tem levado muitas pessoas a levantarem questões concernentes à autenticidade do sermão. Elas formulam perguntas semelhantes às seguintes: Por que o Salvador ensinou que era melhor as pessoas serem pobres de espírito ou que mais abençoados seriam os que choram? Quando ele disse que "Bem-aventurados são os que padecem fome e sede de justiça, porque eles serão fartos", de que serão saciados: da fome, da sede ou de justiça? E ainda, por que aconselhou ele o povo, dizendo, "Não vos preocupeis com vossa vida, com o que haveis de comer ou beber; nem com vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir"? Que aconteceria, se todos seguissem literalmente esta admoestação? Quem semearia ou faria as colheitas, alimentaria os filhos, fabricaria tecidos etc.?
Quando Jesus Cristo ressurreto apareceu aos nefitas, proferiu o mesmo sermão. De fato, ele lhes disse, especificamente, "Eis que ouvistes as coisas que ensinei antes de subir a meu Pai". (3 Néfi 15:1.) Entretanto, o relato deste discurso no Livro de Mórmon é bem mais completo e faz mais sentido que o do Novo Testamento. Por exemplo, no Livro de Mórmon, o Salvador prefaciou seu sermão, indicando que os ensinamentos deviam ser seguidos e aplicados somente pelos que "se humilharem profundamente e forem batizados... (e) visitados com fogo e com o Espírito Santo, e... (terem) remidos os seus pecados". (3 Néfi 12:2.) Então ele alistou estas condições prévias para cada uma das beatitudes seguintes: "Sim, bem-aventurados são os pobres em espírito que vêm a mim, pois deles é o reino dos céus. E, outrossim, bem-aventurados são os que choram, porque serão consolados." (3 Néfi 12:3-4. Grifo nosso.) Esta versão mais completa no sermão modifica toda a ênfase das Bem-aventuranças. Aqui o Salvador não afirma que mais afortunados são os que choram que os que não o fazem, mas nos diz que "Se fordes chamados a chorar, abençoados sereis se vierdes a mim, fordes batizados, receberdes o Espírito Santo etc." Então, se realmente tivermos fome e sede de justiça, seremos "cheios do Espírito Santo". (3 Néfi 12:6.)
É interessante notar também que cada bem-aventurança no Livro de Mórmon, inicia com a conjunção coordenativa "e", que ajuda a relacioná-la à declaração introdutória." (Ludlow, Companion, pp. 263-264.).
Os seguintes são apenas alguns itens que ilustram os esclarecimentos a mais fornecidos pelo Livro de Mórmon:
1. O sal da terra. (3 Néfi 12: 13.) A Bíblia firma: "Vós sois o sal da terra." O registro do Livro de Mórmon indica que ser o sal da terra é uma meta que todo santo deve procurar alcançar. No ritual mosaico dos sacrifícios, o sal era um sinal dos convênios com Deus. (Ver Números 18:19; II Crônicas 13:5.) Em igual sentido, os santos devem ser sinais ou símbolos da vida cristã. Doutrina e Convênios, seção 101, versículos 39 e 40, ensina o que devemos fazer para sermos considerados o "sal da terra”.
2. Fazei brilhar vossa luz. (3 Néfi 12: 16.) O Livro de Mórmon explica que espécie de "luz" devemos levantar para o mundo.
3. "Todo aquele que se irar contra seu irmão.” (3 Néfi 12:22.) Os ensinamentos de Jesus, encontrados no Novo Testamento, dizem que "Qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo." (Mateus 5:22.) É idêntica a doutrina do Salvador contida no Livro de Mórmon, exceto pelo fato de ser suprimida a frase" sem motivo" . Isto concorda com o Novo Testamento grego, onde esta expressão é melhor traduzida por "qualquer que tolamente se irar". (Adam Clarke, The Holy Bible ... A Commentary and Critical Notes, 5:71.)
4. "Se vierdes a mim." (3 Néfi 12:23.) A Bíblia diz, "Se trouxeres a tua oferta ao altar", e o Livro  de Mórmon explica isto afirmando que não podemos vir a Cristo e ao mesmo tempo guardar ressentimentos contra os nossos semelhantes.
5. "Não permitais que nenhuma dessas coisas entre em vosso coração." (3 Néfi 12:29.) O relato do Livro de Mórmon abandona completamente o mandamento bíblico, "Se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o ... se tua mão direita te escandalizar, corta-a". (Mateus 5:29, 30.) Estes versículos do Novo Testamento, que obviamente são admoestações simbólicas, têm criado muita controvérsia entre os leitores da Bíblia. Os ensinamentos do Livro de Mórmon transmitem o verdadeiro sentido em que devemos evitar a cobiça: "não permitais que nenhuma dessas coisas entre em vosso coração... desprezeis essas coisas." (3 Néfi 12:29, 30.)
6. "Não resistais ao mal." (3 Néfi 12:39.) A intenção que tinha o Salvador ao declarar isto foi melhor esclarecida no Livro de Mórmon, que fornece exemplos de como os verdadeiros santos suportam as perseguições. (Ver 3 Néfi 6: 13: Helamã 3:33-35.) Assim sendo, devemos aceitar o sofrimento e perseguição com paciência e humildade.
7. "Quisera que fôsseis perfeitos." (3 Néfi 12:48.) O Élder (Joseph Fielding Smith fez este comentário a respeito de como alcançar essa perfeição.
"Àqueles que recebem exaltação no reino celestial é prometida a sua plenitude. "Todas as coisas são suas, quer seja a vida, quer a morte, as coisas presentes, ou as coisas por vir. “(D&C 76:59.) Nosso Pai que está nos céus é infinito, perfeito; ele possui todo o conhecimento e sabedoria. Contudo, ele não tem ciúmes de sua sabedoria e perfeição, mas, se gloria no fato de ser possível a seus filhos que lhe obedecerem em todas as coisas e perseverarem até o fim, tomarem-se como ele é.
O homem tem dentro de si o poder, que o Pai lhe concedeu, de desenvolver-se a tal ponto na verdade, fé, sabedoria e todas as virtudes, que eventualmente se tomará igual ao Pai e ao Filho, essa virtude, sabedoria e conhecimento por parte dos fiéis não rouba o Pai e o Filho, mas acresce sua glória e domínio. Consequentemente, está destinado que os que são dignos de tomarem-se seus filhos e coerdeiros com nosso Redentor, seriam herdeiros do reino do Pai, possuindo os mesmos atributos em sua perfeição, como o Pai e o Filho possuem agora." (Doutrinas de Salvação, vol. II, p.35.)
Observe que Mateus 5:48 sugere que apenas o Pai é perfeito, enquanto 3 Néfi 12:48 confere a Cristo a mesma perfeição do Pai.
Quando Jesus ministrou entre o povo no Velho Mundo, ele era inteiramente perfeito em seu caráter e atributos. Mas não havia recebido, todavia, um corpo imortal, glorificado e perfeito. Ao aparecer aos habitantes do continente americano, ele era um ser ressurreto e glorificado, como seu Pai.
8. "Vãs repetições." (3 Néfi 13:7.) O dicionário define a palavra vã como' 'vazia, falsa, enganadora". Usar de vãs repetições ao orar, provavelmente refere-se a palavras ou frases usadas sem real intenção, sentimento ou significado. Pode referir-se, ainda, a orações fixas, repetidas muitas vezes. Um exemplo delas é a oração mecânica dos zoramitas, proferida da torre Rameumptom, que era irrefletidamente repetida a cada semana. (Alma 31:14-22.) Contudo, para ter uma perspectiva mais clara do que se constituem vãs orações, veja Alma 34:28.
9. A Oração do Senhor. (3 Néfi 13:9-13.) A oração aqui oferecida por Jesus suprime a frase "Venha a nós o teu reino". A razão é óbvia: Jesus havia estabelecido a sua igreja, portanto, seu reino já viera.
10. "Não vos inquieteis pelo dia de amanhã.” (3 Néfi 13:34.) O Livro de Mórmon explica o significado de Mateus 6:25-32, indicando que Jesus, nesta parte do sermão, estava-se dirigindo aos Doze que escolhera.
O Livro de Mórmon esclarece mais ainda este ponto, afirmando que, após Jesus dirigir essas palavras aos Doze, voltou-se para a multidão, e continuou a falar-lhe novamente. (Ver 3 Néfi 14:1.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.402-403.

(41-1º) 3 Néfi 12-14. O Relato do Livro de Mórmon Dá Maior Clareza e Significado ao Registro do Novo Testamento
"Talvez seria seguro afirmar que o Sermão da Montanha é o mais citado e menos entendido de todos os ensinamentos de Jesus. O registro deste discurso, feito por Mateus no Novo Testamento que ora conhecemos (Mateus 5-7) tem levado muitas pessoas a levantarem questões concernentes à autenticidade do sermão. Elas formulam perguntas semelhantes às seguintes: Por que o Salvador ensinou que era melhor as pessoas serem pobres de espírito ou que mais abençoados seriam os que choram? Quando ele disse que "Bem-aventurados são os que padecem fome e sede de justiça, porque eles serão fartos", de que serão saciados: da fome, da sede ou de justiça? E ainda, por que aconselhou ele o povo, dizendo, "Não vos preocupeis com vossa vida, com o que haveis de comer ou beber; nem com vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir"? Que aconteceria, se todos seguissem literalmente esta admoestação? Quem semearia ou faria as colheitas, alimentaria os filhos, fabricaria tecidos etc.?
Quando Jesus Cristo ressurreto apareceu aos nefitas, proferiu o mesmo sermão. De fato, ele lhes disse, especificamente, "Eis que ouvistes as coisas que ensinei antes de subir a meu Pai". (3 Néfi 15:1.) Entretanto, o relato deste discurso no Livro de Mórmon é bem mais completo e faz mais sentido que o do Novo Testamento. Por exemplo, no Livro de Mórmon, o Salvador prefaciou seu sermão, indicando que os ensinamentos deviam ser seguidos e aplicados somente pelos que "se humilharem profundamente e forem batizados... (e) visitados com fogo e com o Espírito Santo, e... (terem) remidos os seus pecados". (3 Néfi 12:2.) Então ele alistou estas condições prévias para cada uma das beatitudes seguintes: "Sim, bem-aventurados são os pobres em espírito que vêm a mim, pois deles é o reino dos céus. E, outrossim, bem-aventurados são os que choram, porque serão consolados." (3 Néfi 12:3-4. Grifo nosso.) Esta versão mais completa no sermão modifica toda a ênfase das Bem-aventuranças. Aqui o Salvador não afirma que mais afortunados são os que choram que os que não o fazem, mas nos diz que "Se fordes chamados a chorar, abençoados sereis se vierdes a mim, fordes batizados, receberdes o Espírito Santo etc." Então, se realmente tivermos fome e sede de justiça, seremos "cheios do Espírito Santo". (3 Néfi 12:6.)
É interessante notar também que cada bem-aventurança no Livro de Mórmon, inicia com a conjunção coordenativa "e", que ajuda a relacioná-la à declaração introdutória." (Ludlow, Companion, pp. 263-264.).
Os seguintes são apenas alguns itens que ilustram os esclarecimentos a mais fornecidos pelo Livro de Mórmon:
1. O sal da terra. (3 Néfi 12: 13.) A Bíblia firma: "Vós sois o sal da terra." O registro do Livro de Mórmon indica que ser o sal da terra é uma meta que todo santo deve procurar alcançar. No ritual mosaico dos sacrifícios, o sal era um sinal dos convênios com Deus. (Ver Números 18:19; II Crônicas 13:5.) Em igual sentido, os santos devem ser sinais ou símbolos da vida cristã. Doutrina e Convênios, seção 101, versículos 39 e 40, ensina o que devemos fazer para sermos considerados o "sal da terra”.
2. Fazei brilhar vossa luz. (3 Néfi 12: 16.) O Livro de Mórmon explica que espécie de "luz" devemos levantar para o mundo.
3. "Todo aquele que se irar contra seu irmão.” (3 Néfi 12:22.) Os ensinamentos de Jesus, encontrados no Novo Testamento, dizem que "Qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo." (Mateus5:22.) É idêntica a doutrina do Salvador contida no Livro de Mórmon, exceto pelo fato de ser suprimida a frase" sem motivo" . Isto concorda com o Novo Testamento grego, onde esta expressão é melhor traduzida por "qualquer que tolamente se irar". (Adam Clarke, The Holy Bible ... A Commentary and Critical Notes, 5:71.)
4. "Se vierdes a mim." (3 Néfi 12:23.) A Bíblia diz, "Se trouxeres a tua oferta ao altar", e o Livro  de Mórmon explica isto afirmando que não podemos vir a Cristo e ao mesmo tempo guardar ressentimentos contra os nossos semelhantes.
5. "Não permitais que nenhuma dessas coisas entre em vosso coração." (3 Néfi 12:29.) O relato do Livro de Mórmon abandona completamente o mandamento bíblico, "Se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o ... se tua mão direita te escandalizar, corta-a". (Mateus 5:29, 30.) Estes versículos do Novo Testamento, que obviamente são admoestações simbólicas, têm criado muita controvérsia entre os leitores da Bíblia. Os ensinamentos do Livro de Mórmon transmitem o verdadeiro sentido em que devemos evitar a cobiça: "não permitais que nenhuma dessas coisas entre em vosso coração... desprezeis essas coisas." (3 Néfi 12:29, 30.)
6. "Não resistais ao mal." (3 Néfi 12:39.) A intenção que tinha o Salvador ao declarar isto foi melhor esclarecida no Livro de Mórmon, que fornece exemplos de como os verdadeiros santos suportam as perseguições. (Ver 3 Néfi 6: 13: Helamã 3:33-35.) Assim sendo, devemos aceitar o sofrimento e perseguição com paciência e humildade.
7. "Quisera que fôsseis perfeitos." (3 Néfi 12:48.) O Élder (Joseph Fielding Smith fez este comentário a respeito de como alcançar essa perfeição.
"Àqueles que recebem exaltação no reino celestial é prometida a sua plenitude. "Todas as coisas são suas, quer seja a vida, quer a morte, as coisas presentes, ou as coisas por vir. “(D&C 76:59.) Nosso Pai que está nos céus é infinito, perfeito; ele possui todo o conhecimento e sabedoria. Contudo, ele não tem ciúmes de sua sabedoria e perfeição, mas, se gloria no fato de ser possível a seus filhos que lhe obedecerem em todas as coisas e perseverarem até o fim, tomarem-se como ele é.
O homem tem dentro de si o poder, que o Pai lhe concedeu, de desenvolver-se a tal ponto na verdade, fé, sabedoria e todas as virtudes, que eventualmente se tomará igual ao Pai e ao Filho, essa virtude, sabedoria e conhecimento por parte dos fiéis não rouba o Pai e o Filho, mas acresce sua glória e domínio. Consequentemente, está destinado que os que são dignos de tomarem-se seus filhos e coerdeiros com nosso Redentor, seriam herdeiros do reino do Pai, possuindo os mesmos atributos em sua perfeição, como o Pai e o Filho possuem agora." (Doutrinas de Salvação, vol. II, p.35.)
Observe que Mateus 5:48 sugere que apenas o Pai é perfeito, enquanto 3 Néfi 12:48 confere a Cristo a mesma perfeição do Pai.
Quando Jesus ministrou entre o povo no Velho Mundo, ele era inteiramente perfeito em seu caráter e atributos. Mas não havia recebido, todavia, um corpo imortal, glorificado e perfeito. Ao aparecer aos habitantes do continente americano, ele era um ser ressurreto e glorificado, como seu Pai.
8. "Vãs repetições." (3 Néfi 13:7.) O dicionário define a palavra vã como' 'vazia, falsa, enganadora". Usar de vãs repetições ao orar, provavelmente refere-se a palavras ou frases usadas sem real intenção, sentimento ou significado. Pode referir-se, ainda, a orações fixas, repetidas muitas vezes. Um exemplo delas é a oração mecânica dos zoramitas, proferida da torre Rameumptom, que era irrefletidamente repetida a cada semana. (Alma 31:14-22.) Contudo, para ter uma perspectiva mais clara do que se constituem vãs orações, veja Alma 34:28.
9. A Oração do Senhor. (3 Néfi 13:9-13.) A oração aqui oferecida por Jesus suprime a frase "Venha a nós o teu reino". A razão é óbvia: Jesus havia estabelecido a sua igreja, portanto, seu reino já viera.
10. "Não vos inquieteis pelo dia de amanhã.” (3 Néfi 13:34.) O Livro de Mórmon explica o significado de Mateus 6:25-32, indicando que Jesus, nesta parte do sermão, estava-se dirigindo aos Doze que escolhera.
O Livro de Mórmon esclarece mais ainda este ponto, afirmando que, após Jesus dirigir essas palavras aos Doze, voltou-se para a multidão, e continuou a falar-lhe novamente. (Ver 3 Néfi 14:1.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.402-403.





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