Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Espírito Santo

11. O Pecado Imperdoável. – A natureza do terrível pecado conta o Espírito Santo, sobre o qual o Senhor advertiu os fariseus que o acusavam, tentando atribuir seu divino poder a Satanás, é mais claramente explicada, e seus resultados mais explicitamente estabelecidos em revelações modernas. A respeito daqueles que o cometem e de seu terrível destino, o Todo-Poderoso disse: - “Estes são os filhos da perdição, de quem digo que melhor lhes foram se nunca tivessem nascido; pois são vasos de cólera, condenados a padecer a ira de Deus, com o diabo na eternidade e seus anjos, concernente aos quais eu disse que não há perdão neste mundo nem no vindouro.).. que irão para o castigo sempiterno, que é castigo sem fim, que é castigo eterno, para reinar com o diabo e seus anjos na eternidade, onde o seu bicho não morrerá, e o fogo inextinguível é o seu tormento; e o seu fim, nem o seu lugar, e nem o seu tormento, nenhum homem conhece. Nem foi revelado, nem é, nem será revelado ao homem, exceto àqueles que participarem dele; contudo, eu, o Senhor, em visão o  mostro a  muitos, mas imediatamente encerro-o outra vez; portanto, o fim, a largura, a altura, a profundidade e a sua miséria eles não compreendem, nem homem algum compreende, exceto aqueles que são ordenados para essa condenação”. (Doutrina & Convênios 76:31-48; ver também Hebreus 6:4-6; Livro de Mórmon, Alma 39:6.)
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Notas do Capítulo XVIII,  pp.269-270.

As Escrituras especificam três personagens na Divindade; (1) Deus, o Pai Eterno, (2) Seu Filho Jesus Cristo, e (3) o Espírito Santo. Formam eles a Santíssima Trindade, compreendendo três indivíduos fisicamente separados e distintos e que, juntos, constituem o conselho presidente dos céus. (Ver “Deus e Trindade”, em Regras de Fé, capítulo 2.)
JAMES E. TALMAGE – Jesus O Cristo, Capítulo IV, p.32.

DOM DO ESPÍRITO SANTO – É o direito que tem todo membro da igreja batizado e digno, de gozar da influência constante do Espírito Santo. Após batizar-se na verdadeira Igreja de Jesus Cristo, a pessoa recebe o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos de alguém que possua a devida autoridade (Atos 8:12-25; Morôni 2:1-2;D&C 39:23). O recebimento do dom do Espírito Santo geralmente é chamado de batismo pelo fogo (Mateus 3:11; D&C 19:31).
Guia de Estudos das Escrituras – GEE – O Livro de Mórmon, p.62.

DONS DO ESPÍRITO SANTO – Bênçãos espirituais especiais concedidas pelo Senhor às pessoas dignas, para benefício delas próprias e para que os usem com o fim de abençoar outros. Uma descrição dos dons do Espírito encontra-se em D&C 46:11-33; I Coríntios 12:1-12: Morôni 10:8-18.
Guia de Estudos das Escrituras – GEE – O Livro de Mórmon, p.62.

Pela graça de Deus – seguindo-se a devoção, fé e obediência por parte do homem – são-lhe concedidas certas bênçãos espirituais especiais, chamadas dons do espírito... eles são sinais e milagres reservados aos fiéis e a ninguém mais... seu objetivo é o de iluminar, encorajar e edificar os fiéis, para que possam alcançar paz nesta vida e serem guiados para a vida eterna no mundo vindouro. Sua presença é uma evidência da divindade da obra do Senhor; onde não se encontram, ali não existe a Igreja e o reino de Deus... Espera-se que as pessoas fiéis busquem os dons do espírito de todo o coração.
BRUCE R. McCONKIE – Programa Missionário Estudo do Evangelho p.8.

Se algum de nós é imperfeito, temos o dever de orar para recebermos os dons que nos farão perfeitos. Tenho eu imperfeição? Estou cheio delas. Qual é o meu dever? Orar a Deus para que me de os dons que corrigirão essas imperfeições. Sou um homem irado? Tenho o dever de orar para ter caridade, a qual é longânima e amável. Sou um homem invejoso? Tenho o dever de procurar obter o dom da caridade que não tem inveja, o mesmo acontece com todos os dons do evangelho. Eles são dados com esse objetivo. Ninguém deve dizer: “Não posso deixar de ser assim, é o meu temperamento!”. Tal pessoa não seria justificada, pois o Senhor prometeu que daria forças para corrigirmos tais coisas e nos conferiria dons que eliminarão tais defeitos.
PRESIDENTE GEORGE Q. CANNON – Invocando os Poderes do Céu. p.27.

Quando os princípios do evangelho são respeitados, o homem é então digno de receber o Espírito Santo; e esse dom sagrado é conferido hoje como o foi no passado: pela imposição de mãos, por homens que possuem a autoridade para administrar as ordenanças do evangelho.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.73.

O dom do Espírito Santo é o direito de termos, sempre que formos dignos, a companhia do Espírito Santo (…) Ele funciona como um produto de limpeza para purificar a pessoa e santificá-la de todo pecado. Por isso, freqüentemente é citado como ‘fogo’.
O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 4, p.15.

Digo-lhes, santos dos últimos dias, que a pérola de grande valor é a vida eterna. Deus disse-nos que o maior de todos os dons que Ele pode conceder-nos é a vida eterna. [Ver D&C 14:7.] Estamos trabalhando para alcançar esse dom grandioso, e ele será nosso caso guardemos os mandamentos de Deus. Mas de nada nos adiantará meramente declarar nossa fé e proclamar aos confins da Terra que este é o evangelho. O que contará é fazermos a vontade de Deus.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.31.

Quando o Senhor confere dons aos filhos dos homens ligados ao sacerdócio, os detentores desses dons são responsáveis pelo uso que fizerem deles.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 4, p.43.

Toda pessoa que já se arrependeu de seus pecados e foi batizada pela remissão dos pecados, conforme a ordem de Deus e à semelhança de Jesus Cristo e de Sua morte e ressurgiu à semelhança de Sua ressurreição, tem direito ao Espírito Santo; é uma promessa e pertence-lhe; todos têm o direito de desfrutar esse dom e, se receberem o Espírito Santo e [Seus] dons, terão inspiração, luz e verdade; terão olhos para ver, ouvidos para ouvir e coração para compreender.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.50.

Se contarem com a presença do Espírito Santo — e todos vocês devem contar — posso dizer-lhes que não há dom maior, bênção maior nem testemunho maior concedidos ao homem na Terra. Poderão receber o ministério de anjos, presenciar muitos milagres, ver várias maravilhas na Terra; mas afirmo que o dom do Espírito Santo é o maior dom que pode ser conferido ao homem. É por esse poder que conseguimos realizar o que realizamos. É isso que nos sustém em meio a todas as perseguições, tribulações e aflições que nos  sobrevêm.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.50.

(...) O evangelho de Cristo é uma das maiores bênçãos que podem ser brindadas ao homem. A vida eterna, diz o Senhor, é o maior dom de Deus. [Ver D&C 14:7.] Podemos alcançá-la somente por meio da obediência a este evangelho. Isso, irmãos e irmãs, é nossa bênção.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.74.

Citarei alguns que nem sempre são evidentes ou notados, não obstante serem muito importantes. Entre estes, poderão estar os vossos dons — dons não muito visíveis mas, mesmo assim, reais e valiosos.
Examinemos alguns desses dons menos conspícuos: o dom de pedir; o dom de ouvir; o dom de escutar e acatar a voz suave e mansa; o dom de chorar; o dom de evitar contendas; o dom de ser agradável; o dom de evitar vãs repetições; o dom de buscar o que é reto; o dom de não julgar; o dom de buscar a orientação de Deus; o dom de ser discípulo; o dom de se importar com o próximo; o dom da ponderação; o dom de orar; o dom de prestar um testemunho vigoroso; e o dom de receber o Espírito Santo. (A Liahona, janeiro de 1988, p. 18.)
ÉLDER MARVIN J. ASHTON - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 22, pp. 92.

As leis de Deus concedidas à humanidade estão contidas no plano do evangelho, e a Igreja de Jesus Cristo é responsável por ensinar essas leis ao mundo. Elas são dadas por nosso Pai Celestial com um só propósito: para que nós que somos governados pela lei também sejamos preservados por ela e aperfeiçoados e santificados, ou seja, para que nos tornemos santos. (Ver D&C 88:34.) O maior de todos os dons de Deus para nós é o da salvação em Seu reino.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 27.

O homem que não tem dons não tem fé; e se engana, se supõe que a tem. Faltava fé não apenas entre os pagãos, mas também naqueles que professavam o cristianismo, por isso não havia línguas, curas, a profecia, os profetas, os apóstolos e todos os dons e bênçãos.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 08, p.124.

Edward Stevenson estava presente quando Joseph Smith pregou em Pontiac, Michigan, em 1834. Ele relembrou as seguintes palavras do Profeta: “Se você obedecer ao Evangelho com um coração sincero, prometo-lhe em nome do Senhor que os dons prometidos por nosso Salvador lhe serão concedidos, e desse modo você poderá provar para mim que é um verdadeiro servo de Deus”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 08, p.124.

A humanidade tem a tendência de correr para os extremos, especialmente nos assuntos religiosos, por isso as pessoas em geral querem uma exibição milagrosa, ou não acreditarão de modo algum no dom do Espírito Santo. Se um Élder impuser as mãos sobre uma pessoa, muitos acham que a pessoa precisa se erguer imediatamente e falar em línguas e profetizar; essa ideia decorre da ocasião em que Paulo impôs as mãos sobre certas pessoas que já tinham sido batizadas anteriormente (conforme declaravam) no batismo de João; e quando ele fez isso, elas ‘falaram em línguas e profetizaram’ [ver Atos 19:1–6]. (...)
Cremos que o Espírito Santo é concedido pela imposição de mãos por alguém que tenha autoridade, e que o dom das línguas e também o dom da profecia são dons do Espírito e são obtidos por esse meio; mas dizer que os homens sempre profetizaram e falaram em línguas quando receberam a imposição de mãos seria declarar algo inverídico, contrário à prática dos apóstolos e não condizente com as sagradas escrituras. (...)
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 08, pp.125-126.

(...) Nem todos os dons do Espírito são visíveis aos olhos naturais ou à compreensão do homem; na verdade bem poucos o são. (...) Poucos deles podem ser reconhecidos pelas pessoas. Pedro e João eram Apóstolos, mas o tribunal judeu os condenou como impostores. Paulo foi Apóstolo e Profeta, mas eles o apedrejaram e o puseram na prisão. As pessoas não sabiam, mas ele possuía o dom do Espírito Santo. Nosso Salvador foi ‘[ungido] com óleo de alegria mais do que a teus companheiros’ [Hebreus 1:9], mas em vez de as pessoas O reconhecerem, disseram que Ele era Belzebu e O crucificaram como impostor. Quem poderia reconhecer um pastor, um mestre ou um evangelista por sua aparência, a despeito de possuírem o dom do Espírito Santo?
(...) Em [I Coríntios 12:4–11], Paulo disse: ‘Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer’.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 08, p.126.

As manifestações do dom do Espírito Santo, o ministério de anjos ou o desenvolvimento do poder, majestade ou glória de Deus raramente foram manifestados publicamente, e isso geralmente aconteceu para o povo de Deus, como os israelitas, mas o mais comum era quando os anjos apareciam, ou o próprio Deus Se revelava para indivíduos em particular, em seus aposentos; no deserto ou nos campos, e geralmente sem barulho ou tumulto. Um anjo libertou Pedro da prisão na calada da noite; apareceu para Paulo sem que fosse visto pelo restante da tripulação; apareceu para Maria e Isabel sem que outros ficassem sabendo; falou para João Batista, sem que as pessoas ao redor soubessem disso.
Quando Eliseu viu as carruagens de Israel e seus cavaleiros, isso passou despercebido para outros. Quando o Senhor apareceu para Abraão, foi na porta de sua tenda; quando os anjos visitaram Ló, ninguém os conheceu a não ser ele, o mesmo provavelmente ocorrendo com Abraão e sua esposa; quando o Senhor apareceu para Moisés, foi numa sarça ardente, no tabernáculo ou no alto de uma montanha; quando Elias foi levado em uma carruagem de fogo, isso não foi visto pelo mundo; e quando ele estava na fenda de uma rocha, houve um ruidoso trovão, mas o Senhor não estava no trovão; houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; e então houve uma voz mansa e delicada, que era a voz do Senhor, dizendo: ‘Que fazes aqui, Elias?’ [Ver I Reis 19:11–13.]
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 09, Pp.127-128.

Se há uma mensagem que venho repetindo a meus irmãos dos Doze é que é o Espírito que conta. É o Espírito que importa. Não sei quantas vezes já disse isso, mas nunca me canso de fazê-lo. É o Espírito que mais importa.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – Ensino, Não Há Maior Chamado, p.199.

Cristo é a segunda pessoa na Deidade. Mas ele próprio declarou que a manifestação que podemos receber do Espírito de Cristo, ou da visitação de um anjo, um ser ressurreto tangível, não nos deixaria a impressão e não nos convenceria, não colocaria dentro de nós aquele algo do qual não podemos escapar, que recebemos através da manifestação do Espírito Santo. As visitações pessoais podem desvanecer-se com o passar do tempo; a orientação do Espírito Santo, porém, é renovada e reiterada dia a dia, ano após ano, se vivermos de maneira a merecê-la.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH– Doutrinas de Salvação, vol. 1, p.49.

Nenhum homem jamais pregou um sermão sobre o evangelho, a não ser pelo dom e poder do Espírito Santo que proveio dos céus. Sem ele, não há luz em sua pregação.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG– Discursos de Brigham Young p.333.

O orador necessita receber o poder do Espírito Santo, para que possa transmitir a cada coração uma palavra apropriada no devido tempo, e os ouvintes precisam do Espírito Santo, para produzirem em seu ser os frutos da palavra de Deus, proferidas para sua glória.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG– Discursos de Brigham Young p.333.

Se um homem é batizado e ordenado ao santo sacerdócio, e é chamado para executar deveres que pertencem a esse sacerdócio, isso não implica em que sempre desfrute da companhia pessoal do Espírito Santo ao desempenhar suas obrigações; porém, todo ato justo que realizar legalmente terá força e valor, e será reconhecido por Deus; e quanto mais o Espírito de Deus possuir em seu ministério, melhor para si mesmo e para aqueles a quem administra. Portanto, a dádiva ou “dom” do Espírito Santo apenas confere ao homem o direito de receber em qualquer ocasião sempre que for digno e o desejar, o poder e luz da verdade do Espírito Santo, embora possa ser freqüentemente deixado ao seu próprio espírito e julgamento.
PRESIDENTE JOSEPH F. SMITH – Manual do Instituto – Livro de Mórmon p.122.

Embora as pessoas recebam o dom do Espírito Santo ao serem confirmadas como membros da Igreja, mesmo assim elas têm a responsabilidade de procurar fervorosamente obter esse dom. O recebimento dele não é automático.
GRANT VON HARRISON – Invocando do Poderes do Céu p.24.

Creio que muitos membros da Igreja foram batizados para a remissão de seus pecados, receberam a imposição das mãos para o dom do Espírito Santo e nunca obtiveram esse dom, isto é, sua manifestação. Por que? Porque jamais colocaram sua vida em ordem para poderem receber essas manifestações. Jamais se humilharam ou deram os passos necessários que os preparariam para a companhia do Espírito Santo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Programa Missionário de Estudo do Evangelho p.11.

O que é o dom do Espírito Santo? Nada mais, nem menos que o direito à companhia do Espírito Santo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrina de Salvação vol.1 p.44.

Como membro da deidade e sendo um com o Pai e o filho, o Espírito Santo é Onisciente, assim como Pai e o Filho. Ele compreende toda a verdade, pois tem “conhecimento... (de todas as) coisas”. (D&C 93:24).
MARION G. ROMNEY – A Liahona ago / 1974 p.44.

(O Espírito Santo) é o consolador, testificador, revelador, santificador, santo espírito, santo espírito da promessa, espírito da verdade, espírito do Senhor e mensageiro do Pai e do Filho, e sua companhia é o maior dom que o homem mortal pode usufruir.
BRUCE R. McCONKIE – Programa Missionário de Estudo do Evangelho p.6.

Geralmente não se ouvem comunicações do espírito com o ouvido físico. Os sussurros do espírito podem ser descritos como sendo uma voz, mas é algo mais sentido que ouvido.
GUIA MISSIONÁRIO p.28.

O Espírito Santo não habitará com o que não deseja obedecer aos mandamentos de Deus e guardá-los, ou que viola esses mandamentos deliberadamente. Nessa espécie de alma, o Espírito Santo não pode entrar.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Guia De Estudo Pessoal Do Sacerdócio De Melquisedeque - vol. 2 - lição 15 p.59.

Se os santos negligenciarem suas orações e violarem o dia de consagrarem para adorar a Deus perderão seu Espírito. Se um homem se permitir dominar e ser tomado pelo ódio, ser levado a amaldiçoar e blasfemar, tomando o nome da divindade em vão, não poderá ter o Espírito Santo. Em resumo, se um homem fizer qualquer coisa que reconhece ser errada e não se arrepender, não poderá desfrutar da companhia do Santo Espírito, caminhará, portanto, nas trevas, e negará sua fé.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.85.

Já provei, para minha satisfação, de acordo com o melhor conhecimento que possuo, que o homem pode ser enganado pelos olhos naturais, pela audição de seus ouvidos e pelo toque de suas mãos; que pode ser enganado por todos os meios que chamamos de sentidos naturais, Mas existe um ponto em que ele não pode enganar-se. Qual é ele? É o que se refere ao funcionamento do Espírito Santo, o espírito e poder de Deus, sobre o ser vivente. Ele o instrui a respeito das coisas celestiais, orienta-o no caminho da vida, e proporciona-lhe a chave pela qual pode discernir entre as artimanhas dos homens e as coisas que concernem a Deus. Não somente os santos que estão aqui presentes, e que se reuniram em Sião, nas também os povos de todas as nações, continentes ou ilhas, que vivem a religião ensinada por nosso Salvador e seus apóstolos, e também por Joseph Smith. Prestam também o mesmo testemunho, pois seus olhos foram vivificados pelo Espírito de Deus, e tem uma só visão; seus corações foram vivificados e possuem o mesmo entendimento. Entre eles não existe disputa com respeito às doutrinas do Salvador.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.31.

O Espírito Santo fala com uma voz que podemos sentir mais do que ouvir. Ela é descrita como uma “voz mansa e delicada”.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – O Livro De Mórmon – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 11 p.48.

O motivo pelo qual a blasfêmia contra o Filho de Deus pode ser perdoada, mesmo que Ele se manifeste numa visão ou sonho, é que essa manifestação não impressiona a alma tão profundamente como o testemunho do Espírito Santo. A influência do Espírito Santo é de espírito falando com espírito, e a indelével impressão é tal que converte e convence a alma como nenhuma outra influência pode fazê-lo. O Espírito Santo revela a verdade com tanta positividade que não deixa margem a dúvidas, e, portanto, é muito mais impressivo do que uma visão dada aos olhos.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – O Milagre do Perdão p.120.

O Espírito Santo foi-lhes conferido após o batismo. O Espírito Santo é seu Mestre, seu Consolador. Por meio do Espírito Santo, vocês recebem orientação inspirada em sua vida pessoal, em sua família, em seu emprego e em seus chamados na Igreja.
PRESIDENTE. BOYD K PACKER – Primeira Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 11 de janeiro de 2003, p.3.

O Espírito Santo é como um sextante.
Por séculos os marinheiros encontravam seu caminho através de oceanos não demarcados olhando para os céus com um sextante como este. Eles usavam um pequeno espelho para captar a luz das estrelas à noite, ou a luz do sol, durante o dia. A partir dessa luz, eles encontravam o rumo e estabeleciam seu curso.
Este pequeno sextante foi utilizado por um pescador que saia de barco a remo para o Oceano Atlântico da costa da França para pescar. Se ele se afastasse para além do horizonte ou fosse arrastado para fora do curso por uma tempestade, poderia olhar para este sextante e encontrar o rumo para casa.
A luz do céu pode impedir que o pescador se agaste do rumo. A influência do Espírito Santo irá impedir que vocês se percam por caminhos proibidos.
PRESIDENTE BOYD K PACKER – Primeira Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 11 de janeiro de 2003, p.3-4.

O ensino do evangelho só traz benefícios quando é apresentado e recebido pela inspiração do Espírito Santo.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.1.

Um alicerce espiritual pessoal pode e precisa depender de uma confirmação espiritual pessoal dada pelo Espírito Santo da realidade viva de Jesus Cristo, dos profetas e das escrituras que contêm as revelações do Senhor.
ÉLDER CHARLES DIDIER – A Liahona Novembro de 2005, p.49.

Quando o Espírito de Deus fala ao espírito do homem, tem o poder de comunicar a verdade com muito mais eficácia e clareza do que até mesmo o contato pessoal com seres celestiais. Por meio do Espírito Santo, a verdade enraíza-se nas próprias fibras e nervos do corpo, de maneira a não ser esquecida.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.41.

Nenhum professor mortal, por mais hábil ou experiente que seja, pode levar as bênçãos do testemunho e da conversão a outra pessoa. Esse papel é do Espírito Santo. É por meio Dele que as pessoas podem adquirir um testemunho da veracidade do evangelho. (Ver Morôni 10:5; D&C 50:13-14.)
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.41.

Ao ensinarmos o evangelho, devemos ter a humildade de reconhecer que o Espírito Santo é o verdadeiro professor. Nosso privilégio é simplesmente servir de instrumentos por meio dos quais o Espírito Santo possa ensinar, testificar, consolar e inspirar. Devemos, portanto, ser dignos de receber o Espírito.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.41.

Quem ensina? O Consolador. Lembre-se sempre de que você não é o ‘verdadeiro professor’. Isso é um sério engano. (...) Tenha cuidado para não interferir. O principal papel do professor é criar condições para que as pessoas tenham uma experiência espiritual com o Senhor. Você é um mero instrumento, não o professor. Só o Senhor conhece as necessidades dos alunos. Só Ele pode inspirar o coração das pessoas e fazer com que elas mudem.
ÉLDER GENE R. COOK - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.41.

Às vezes, somos tentados a pensar que as pessoas vão aproximar-se do Pai Celestial somente por causa de nossos esforços. Chegamos até a supor que é nosso poder de persuasão que as convence da verdade.
Imaginamos também que nossa eloquência e nosso conhecimento de determinado princípio do evangelho os inspirarão e edificarão. Se começarmos a crer em tais coisas, seremos um “empecilho” para o poder de convencimento do Espírito Santo. Devemos sempre nos lembrar do mandamento que o Senhor nos deu de “[proclamar] boas novas (…) com toda humildade, confiando [Nele]”. (D&C19:29–30)
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.41.

Quando vi um homem sem eloquência ou dom para falar em público que apenas conseguia dizer: ‘Sei, pelo poder do Espírito Santo, que o Livro de Mórmon é verdadeiro e que Joseph Smith é um Profeta de Deus’, o Espírito Santo que emanava daquele homem iluminou-me o entendimento, revelando-me luz, glória e imortalidade.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.43.

Eu viajara apenas um curto período para testificar ao povo quando aprendi o seguinte: podemos provar nossa doutrina utilizando a Bíblia até o dia do juízo final, e isso apenas convenceria as pessoas, sem convertê-las. Podemos ler a Bíblia de Gênesis até o Apocalipse e provar cada jota e cada til, mas isso em si mesmo não tem poder de conversão algum sobre as pessoas. Nada além do testemunho pelo poder do Espírito Santo pode trazer-lhes luz e conhecimento, tocando-lhes o coração e levando-os ao arrependimento. Nada além disso tem tal capacidade.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.43.

Devemos reconhecer que o Senhor falará conosco por meio do Espírito em Seu próprio tempo e a Seu próprio modo. (…) Não podemos forçar as coisas espirituais.
Na maioria dos casos, ‘a seu próprio modo’ não deve ser por meio de uma manifestação tonitruante ou por uma luz ofuscante, mas pelo que as escrituras chamam de ‘uma voz mansa e delicada’. (I Reis 19:12; 1 Néfi 17:45; D&C 85:6). (…) Precisamos saber que o Senhor raramente fala alto. Suas mensagens quase sempre chegam por meio de sussurros.
ÉLDER DALLIN H. OAKS - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.47.

Se, em seu relacionamento com os alunos, vocês não conseguirem nada mais do que ajudá-los a reconhecer e seguir os sussurros do Espírito, abençoarão a vida deles de forma inestimável e eterna.
ÉLDER RICHARD G. SCOTT - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.48.

Não há preço alto demais, (…) luta demasiado árdua, sacrifício grande demais, se por meio deles recebermos e desfrutarmos o dom do Espírito Santo.
ÉLDER BRUCE R. MCCONKIE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.13.

De acordo com nossa fidelidade, podemos receber a companhia do Espírito Santo para iluminar-nos e guiar-nos em nossa vida e conduzir-nos à vida eterna.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.47.

O Presidente Woodruff ressaltava a necessidade de todos os membros da Igreja serem guiados pelo Espírito Santo e buscarem revelação pessoal. Ele afirmou: “A Igreja de Deus não poderia viver vinte e quatro horas sem revelação”.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.48.

Qual é o maior testemunho que qualquer homem ou mulher pode ter de que esta é a obra de Deus? Digo-lhes qual é o maior testemunho que já tive, o mais seguro: o testemunho do Espírito Santo, o testemunho do Pai e do Filho.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.49.

Nossos olhos e ouvidos podem ser iludidos pelas astúcias e maquinações do homem, mas o Espírito Santo nunca engana ninguém.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.49.

Os princípios da vida eterna manifestam-se a nós pela inspiração do Espírito Santo, pois esse Espírito repousa sobre nós, influencia nossa mente e, se seguirmos esses ensinamentos, tendo em nós o sentimento certo, compreenderemos claramente as coisas como elas são.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.50.

Toda pessoa que já se arrependeu de seus pecados e foi batizada pela remissão dos pecados, conforme a ordem de Deus e à semelhança de Jesus Cristo e de Sua morte e ressurgiu à semelhança de Sua ressurreição, tem direito ao Espírito Santo; é uma promessa e pertence-lhe; todos têm o direito de desfrutar esse dom e, se receberem o Espírito Santo e [Seus] dons, terão inspiração, luz e verdade; terão olhos para ver, ouvidos para ouvir e coração para compreender.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.50.

Se contarem com a presença do Espírito Santo — e todos vocês devem contar — posso dizer-lhes que não há dom maior, bênção maior nem testemunho maior concedidos ao homem na Terra. Poderão receber o ministério de anjos, presenciar muitos milagres, ver várias maravilhas na Terra; mas afirmo que o dom do Espírito Santo é o maior dom que pode ser conferido ao homem. É por esse poder que conseguimos realizar o que realizamos. É isso que nos sustém em meio a todas as perseguições, tribulações e aflições que nos sobrevêm.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.50.

Todo homem e mulher que já entraram na Igreja de Deus e foram batizados para a remissão dos pecados têm direito à revelação, ao Espírito de Deus para ajudá-los em seu trabalho, em sua interação com seus filhos, para aconselhar seus filhos e aqueles a quem foram chamados para presidir. O Espírito Santo não se limita aos homens nem aos apóstolos e profetas; pertence a todos os homens e mulheres fiéis e a todas as crianças com idade suficiente para receber o evangelho de Cristo.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.50.

O que é a revelação? É a inspiração do Espírito Santo ao homem. Joseph Smith disse ao irmão John Taylor no passado: “Irmão Taylor, atente às impressões do Espírito de Deus; dê ouvidos aos sussurros do Espírito; siga-os em sua vida, e [isso] se tornará para você um princípio de revelação, e você saberá e compreenderá esse Espírito e poder”. Essa é a chave, a pedra fundamental de todas as revelações. (...) Por experiência própria, tenho-me esforçado para familiarizar-me com o Espírito e aprender como Ele age.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.51.

O homem tende a visar alto demais ou esperar coisas grandiosas, assim costuma interpretar mal o Espírito de Deus e a inspiração do Todo-Poderoso. Não é no trovão ou no redemoinho que devemos buscar o Espírito de Deus, mas na voz mansa e delicada. [Ver I Reis 19:11–12.]
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.51.

Podemos cobrir qualquer homem ou mulher de todas as riquezas e glória que a imaginação humana for capaz de conceber, e eles estarão satisfeitos? Não. Ainda assim haverá um vazio doloroso. Por outro lado, mostrem-me um mendigo na rua que possua o Espírito Santo, cuja mente esteja cheia desse Espírito e poder, e lhes mostrarei uma pessoa com paz de espírito, detentora de riquezas verdadeiras, e essas bênçãos não podem ser recebidas de nenhuma outra fonte.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.51.

Quando desfrutamos a influência do Espírito Santo, quando estamos tentando viver nossa religião aqui no mundo, somos o povo mais feliz na face da Terra, sejam quais forem nossas circunstâncias. Não importa se somos ricos ou pobres, se estamos felizes ou aflitos, caso um homem esteja vivendo sua religião e desfrutando o favor do Espírito de Deus, não faz diferença para ele o que está acontecendo no mundo. Pode haver terremotos, guerras, incêndios ou violência, mas ele sente que tudo lhe irá bem. É assim que me sinto.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.52.

Todos os homens devem receber o Espírito de Deus e depois seguir Suas indicações. Isso é revelação. Não faz diferença alguma o que o Espírito nos mandar fazer; Ele nunca nos ordenará algo errado.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.52.

Não há nada que devamos buscar com mais empenho nesta vida do que o Espírito de Deus, o Espírito Santo, o Consolador, que temos o direito de receber por termos cumprido os requisitos do evangelho.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.54.

Assim, dizemos aos santos dos últimos dias: o Espírito Santo não habitará num tabernáculo impuro. Se desejarem desfrutar os plenos poderes e dons de sua religião, sejam puros. Se forem culpados de fraquezas, tolices e pecados, arrependam-se deles, isto é, abandonem completamente tais coisas. De nenhuma outra forma podemos agradar a Deus. “Homem de Santidade” é Seu nome [ver Moisés 6:57] e Ele deleita-Se no empenho de Seus filhos para serem puros.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.55.

Deixemos de lado todas as práticas iníquas, todos os hábitos que impedem nossa comunhão com Deus. (...) Se houver pequenas coisas com propensão a comprometer nossa proximidade com o Espírito e a diminuir-nos aos olhos do Senhor, devemos abandoná-las e demonstrar uma determinação de fazer a vontade de nosso Pai Celestial e realizar o trabalho que nos compete realizar. Quando faço algo que me impede de desfrutar o Espírito do Senhor, assim que tomo consciência disso, paro imediatamente.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 5, p.55.

Não sou capaz, nem o é homem algum, de ensinar os filhos dos homens e edificá-los no evangelho de Jesus Cristo sem o Espírito Santo, sem revelação, sem a inspiração do Deus Todo-Poderoso.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.59-60.

O Senhor revelou por meio de Joseph Smith: “E tudo que disserem, quando movidos pelo Espírito Santo, será escritura, será a vontade do Senhor, será a mente do Senhor, será a palavra do Senhor, será a voz do Senhor e o poder de Deus para a salvação”. [D&C 68:4] Por quê? Porque o Espírito Santo faz parte da Deidade e, conseqüentemente, quando um homem fala pelo Espírito Santo, é a palavra do Senhor. Devemos procurar receber esse Espírito para que ele esteja conosco em todos os momentos e se torne um princípio de revelação para nós.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.60.

A mente deste povo precisa ser alimentada continuamente, e todos temos de depender do Espírito Santo e do Senhor para nutrir nossa mente na fonte inextinguível de inteligência que provém de Deus, pois não nos é possível conseguir alimento de nenhuma outra fonte para nutrir a mente imortal do homem.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.60.

Se não tivermos o Espírito Santo, não poderemos ensinar.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.60.

As revelações de Jesus Cristo ensinam-nos que o Salvador nasceu na carne, e o Pai disse que não Lhe conferiu a plenitude no início, mas Jesus seguiu de graça em graça até receber a plenitude e ser chamado de Filho de Deus, pois não recebeu a plenitude no princípio. [Ver D&C 93:12–14.] Nós, da mesma forma, devemos buscar de toda a alma crescer em graça, luz e verdade, para que no devido tempo recebamos a plenitude. [Ver D&C 93:20.]
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.61.

São as coisas mais claras e simples que mais nos edificam, se ensinadas pelo Espírito de Deus, e não há nada mais importante ou benéfico para nós. Se tivermos esse Espírito conosco, se Ele habitar em nós continuamente, iluminando nossa mente dia e noite, estaremos no caminho seguro.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.61.

Confio que o Espírito de Deus pode estar não apenas com aqueles que falam e ensinam (...), mas também com os que estão sentados ouvindo.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.62.

Todos nós precisamos de inspiração do Todo-Poderoso (...), quer ensinemos ou sejamos ouvintes.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.61.

Quando um homem tem o Espírito Santo e dá ouvidos a verdades claras e simples de salvação, elas parecem-lhe de maior valor do que tudo o mais, e ele está pronto a sacrificar tudo o que for de natureza material para garantir sua salvação.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.64.

Quando os princípios do evangelho são respeitados, o homem é então digno de receber o Espírito Santo; e esse dom sagrado é conferido hoje como o foi no passado: pela imposição de mãos, por homens que possuem a autoridade para administrar as ordenanças do evangelho.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.73.

A menos que tenham o Espírito Santo com vocês quando saírem para pregar o evangelho, não poderão realizar seu dever; mas com o Espírito, estão seguros, por onde quer que passem, e suas palavras tocarão o coração dos honestos e mansos da Terra.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 9, p.99.

Não faz diferença alguma a idade do homem que prega o evangelho, quer ele tenha vinte e cinco, noventa ou quinhentos anos; basta que seja inspirado pelo Espírito e poder de Deus.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 9, p.99.

Sempre que vocês tiverem dúvidas sobre qualquer dever ou trabalho a realizar, nunca comecem a agir até se entregarem à oração e receberem o Espírito Santo. Onde quer que o Espírito os oriente a ir ou o que quer que os oriente a fazer, trata-se do que é certo. Ao seguirem os sussurros do Espírito, vocês se sairão bem.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 11, p.113.

O mundo está distante do Senhor. Nós mesmos, como povo, estamos longe demais Dele. Devemos aproximar-nos Dele e trabalhar para receber o Espírito Santo, para que quando lermos as revelações de Deus, o façamos com o mesmo Espírito pelo qual foram concedidas. Então, poderemos compreender seu [significado] quando elas forem dadas aos filhos dos homens.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.119.

Todos nós, membros da Igreja, recebemos a imposição das mãos sobre nossa cabeça e o dom do Espírito Santo, até onde essa ordenança pode concedê-lo. Mas se bem me lembro, em minha confirmação, não foi dito ao Espírito Santo que viesse a mim, mas sim que eu deveria recebê-lo. Se eu receber o Espírito Santo e seguir sua orientação, estarei entre aqueles que são protegidos e amparados nestes tempos atribulados.
PRESIDENTE MARION G. ROMNEY – Sacerdócio Aarônico – Manual 1 – Lição 6, p.19.

Na vida de todos, mais cedo ou mais tarde, surge o conflito entre o bem e o mal, entre Satanás e o Senhor. Toda pessoa que já atingiu ou passou a idade da responsabilidade – oito anos – e com o coração de fato arrependido, e batizada adequadamente, sem dúvida nenhuma receberá o Espírito Santo. E esse membro da Deidade, se receber a devida atenção, guiará, inspirará, advertirá e neutralizará as sugestões do maligno.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.25.

Qual é a diferença entre uma manifestação do Espírito Santo e o dom do Espírito Santo?
“As manifestações do Espírito Santo são concedidas para conduzir pesquisadores sinceros às verdades do evangelho, verdades essas que irão levá-los ao arrependimento e ao batismo. O dom do Espírito Santo é mais abrangente. (...) É um direito a Sua constante companhia, para podermos ‘ter sempre [conosco] o Seu Espírito’. (D&C 20:77)
Uma irmã recém-batizada contou-me o que sentiu ao receber esse dom. Ela era uma cristã fiel, que dedicara a vida a servir ao próximo. Conhecia e amava o Senhor e havia sentido as manifestações de Seu Espírito. Quando recebeu a luz adicional do evangelho restaurado, foi batizada, e os élderes impuseram-lhe as mãos sobre a cabeça e concederam-lhe o dom do Espírito Santo. Ela recorda: ‘Senti a influência do Espírito Santo repousar sobre mim com uma intensidade maior do que jamais havia experimentado. Era como se um velho amigo que me guiara no passado tivesse agora vindo para ficar.” (A Liahona, janeiro de 1997, p. 64.).
ÉLDER DALLIN H. OAKS – O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 24, p.99.

O Espírito Santo fala com uma voz que mais se sente do que se escuta e é descrita como ‘mansa e delicada’. Apesar de dizermos ‘ouvir’ os sussurros do Espírito, é mais comum descrevermos o influxo espiritual como um sentimento. (...) A revelação vem por meio de palavras que sentimos mais do que ouvimos. (A Liahona, janeiro de 1995, p. 65.)
Em um sonho que o Presidente Brigham Young teve, o Profeta Joseph Smith instruiu-o a ensinar aos santos que “O Espírito do Senhor (...) sussurrará paz e alegria a sua alma; Ele tirará a maldade, o ódio, a rivalidade e todo o mal de seu coração; e seu único desejo será fazer o bem, promover a retidão e edificar o reino de Deus”.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 24, pp.99-100.

A religião pura é uma coisa do Espírito e não apenas do intelecto, e suas verdades precisam ser levadas ao coração dos ouvintes pelo poder do Espírito, caso contrário a alma humana não será mudada (…) e aquele que procura a salvação não se torna vivificado em Cristo.
ÉLDER BRUCE R. MCCONKIE - O Novo Testamento – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 33, p.139.

Há pessoas que se orgulham de sua inteligência, que acham que podem elucidar mistérios, mas nunca são capazes de definir, explicar ou compreender, por meio de sua lógica ou seus processos mentais, as coisas espirituais. As coisas espirituais só podem ser compreendidas por meio do Espírito.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, capítulo 7, p.81.

O Espírito Santo comunica-se com o espírito mais por meio da mente do que dos sentidos físicos. Essa orientação vem na forma de pensamentos, sentimentos, impressões e sussurros. Nem sempre é fácil descrever a inspiração. As escrituras ensinam-nos que podemos ‘sentir’ as palavras da comunicação espiritual
mais do que as ouvir, e ver com os olhos espirituais mais do que com os mortais. (Ver 1 Néfi 17:45.)
ÉLDER BOYD K. PACKER – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho – O Livro de Mórmon – Lição 5, p. 22.

O sinal da pomba foi instituído antes da criação do mundo, uma testemunha do Espírito Santo, e o diabo não pode vir no sinal de uma pomba. O Espírito Santo é uma pessoa e tem a forma de uma pessoa. Ele não está confinado na forma de uma pomba, mas no sinal da pomba. O Espírito Santo não pode transformar-se em uma pomba; mas o sinal da pomba foi dado a João para confirmar a veracidade do ocorrido, porque a pomba é um emblema ou sinal de verdade e inocência.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 06, p.86.

Quando uma pessoa conta com o dom do Espírito Santo, possui o que é necessário para receber por revelação todos os princípios e ordenanças de salvação exigidos do homem aqui na Terra.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 32.

Depois do batismo, o recém-converso recebe a imposição de mãos e é abençoado com o Espírito Santo. Assim, é-lhe concedida a promessa ou dom do Espírito Santo, ou o privilégio de ser levado de volta à presença de um membro da Trindade. Pela obediência e fidelidade, alguém que tenha recebido tal bênção pode ser guiado e orientado pelo Espírito Santo em seu cotidiano, assim como Adão falava e conversava no Jardim do Éden com Deus, seu Pai Celestial. Receber tal orientação e direção do Espírito Santo é renascer espiritualmente.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 33.

Quando chegar o momento em que seu coração lhe disser coisas que sua mente desconhece, trata-se do Espírito do Senhor sussurrando-as para você.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 38.

O batismo de água sem o batismo de fogo e o Espírito Santo que o acompanha não tem valor. Eles estão obrigatória e inseparavelmente ligados. É preciso nascer da água e do espírito para entrar no reino de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 07, p.93.

O batismo é uma ordenança sagrada preparatória para o recebimento do Espírito Santo; é o canal e a chave pelos quais o Espírito Santo será ministrado. O Dom do Espírito Santo pela imposição de mãos não pode ser recebido por intermédio de nenhum outro princípio a não ser o da retidão.
E se tentássemos receber o dom do Espírito Santo por qualquer outro meio que não fosse os sinais ou caminho que Deus determinou — será que o receberíamos? Certamente não; todos os outros meios falhariam. O Senhor disse: Façam isso e Eu os abençoarei.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 07, p.100-101.

Há uma diferença entre o Espírito Santo e o dom do Espírito Santo. Cornélio recebeu o Espírito Santo antes de ser batizado, foi o poder de Deus que o convenceu da veracidade do evangelho, mas ele não poderia receber o dom do Espírito Santo até depois de ter sido batizado. Se ele não tivesse tomado esse sinal ou ordenança sobre si, o Espírito Santo que o convenceu da veracidade de Deus o teria deixado. [Ver Atos 10:1–48.] Se ele não obedecesse a essas ordenanças e recebesse o dom do Espírito Santo, pela imposição de mãos, de acordo com a ordem de Deus, não poderia ter curado os enfermos ou ordenado a um espírito maligno que saísse de um homem, sendo obedecido; porque os espíritos lhe diriam, como disseram para os filhos de Ceva: ‘Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?’ [Ver Atos 19:13–15].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 07, p.102.

Cremos no dom do Espírito Santo desfrutado hoje, assim como era nos dias dos Apóstolos; cremos que ele [o dom do Espírito Santo] é necessário para realizar e organizar o Sacerdócio, que ninguém pode ser chamado para ocupar qualquer ofício no ministério sem ele; também acreditamos em profecias, no dom das línguas, em visões e revelações, em dons e curas; e que essas coisas não podem ser desfrutadas sem o dom do Espírito Santo. Cremos que os homens santos do passado falaram quando inspirados pelo Espírito Santo e que os homens santos de hoje falam pelo mesmo princípio; cremos que Ele é um consolador e uma testemunha, que Ele traz coisas do passado à nossa lembrança, conduz-nos a toda verdade e mostra-nos coisas que irão acontecer; cremos que ‘ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo’. [Ver I Coríntios 12:3.] Cremos nele [nesse dom do Espírito Santo] em toda a sua plenitude, poder, grandiosidade e glória.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 07, p.102-103.

Em fevereiro de 1847, quase três anos depois do martírio do Profeta Joseph Smith, ele apareceu para o Presidente Brigham Young e deu-lhe esta mensagem: “Diga aos irmãos que sejam humildes e fiéis e que se certifiquem de manter o Espírito do Senhor, que os conduzirá ao caminho correto. Sejam cuidadosos e não afastem a voz mansa e delicada; ela irá ensinar-lhes o que fazer e para onde ir; ela proporcionará os frutos do reino. “Diga aos irmãos que mantenham seu coração aberto à convicção, de modo que, quando o Espírito Santo vier, seu coração esteja pronto para recebê-Lo. Eles podem discernir o Espírito do Senhor de todos os outros espíritos; Ele irá sussurrar paz e alegria a sua alma; tirará toda a maldade, ódio, sofrimento e mal de seu coração; e desejará apenas fazer o bem, levar adiante a causa da retidão e edificar o reino de Deus. Diga aos irmãos que, se eles seguirem o espírito do Senhor, farão o que é certo”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 07, p.103.

(...) Lembrem-se de que, no ensino do evangelho, as palavras não passam de meras palavras a menos que acompanhadas do Espírito do Senhor. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 17, p. 154.

A espiritualidade nos proporciona a companhia do Espírito e quando a temos, não nos deixamos enganar. Ele prometeu: “E serei... vossa luz no deserto... enquanto seguirdes meus mandamentos” (1 Néfi 17:13). Agora, escutai: Quando fostes batizadas e confirmadas membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, recebestes o dom do Espírito Santo. Ele vos ajudará a identificar o bem e o mal, o certo e o errado, ensinando-vos e ajudando-vos a lembrar das lições aprendidas antes da vida nesta terra. Ele vos dará forças, consolo e paz. Nunca vos esqueçais de algo importante. Para terdes a companhia do Espírito Santo, precisais ser puras e, para isso deveis obedecer aos mandamentos de Deus.
PRESIDENTE ARDETH G. KAPP - Presidente Geral das Moças – A Liahona, Janeiro de 1991, p.106.

Tenho uma edição antiga do Novo Testamento em latim, hebraico, alemão e grego. (...) Agradeço a Deus por ter esse livro antigo; mas agradeço ainda mais pelo dom do Espírito Santo. Tenho o livro mais velho do mundo; mas tenho o livro mais antigo de todos no coração, sim, o dom do Espírito Santo. (...) O Espírito Santo (...) está dentro de mim e compreende mais coisas do que todo o mundo; e eu terei a companhia Dele.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 10, pp.138.

Ninguém pode receber o Espírito Santo sem receber revelações. O Espírito Santo é um revelador.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 10, pp.139.

Ao sermos instruídos, precisamos obedecer àquela voz, cumprir as leis do Reino de Deus, para que as bênçãos do céu sejam derramadas sobre nós. Todos precisamos agir de comum acordo, ou nada poderá ser feito e devemos prosseguir de acordo com o antigo Sacerdócio; portanto os Santos devem ser um povo escolhido, separado de todos os males do mundo — especial, virtuoso e santo. O Senhor [vai] fazer da Igreja de Jesus Cristo um reino sacerdotal, um povo santo, uma geração eleita [ver Êxodo 19:6; I Pedro 2:9], como nos dias de Enoque, tendo todos os dons, conforme explicado à Igreja nas epístolas e ensinamentos de Paulo para as igrejas de sua época.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.170.

O maior testemunho que podemos receber é o da voz da revelação — a inspiração do Espírito Santo. Ninguém é capaz de recebê-lo sem viver digno dele.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.66.

O processo de santificação pelo Espírito Santo não costuma acontecer de imediato, Pode ser necessário perseverar a vida inteira no caminho da fé e do arrependimento (veja 2 Néfi 31:19-20 para tornar-se “perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4:13).
GUIA DE ESTUDO PESSOAL DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE 4, p.14.

Todos os que viveram na terra de acordo com a melhor luz que possuíam, e que teriam aceito a plenitude do evangelho se ela lhes fosse pregada, são dignos de receber uma ressurreição gloriosa, e alcançarão essas bênçãos ao serem administradas na carne por aqueles que possuem autoridade. Todos eles ressuscitarão, e receberão um grau de glória, exceto os que houverem pecado contra o Espírito Santo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.398.

O Élder Boyd K. Packer, do Quórum dos Setenta, ensinou: “Não vemos essas comunicações espirituais delicadas e refinadas com os nossos olhos nem as ouvimos com os ouvidos e, apesar de ser descrita como uma voz, é uma voz que mais sentimos do que ouvimos”. (That All May Be Edified, 1982, p. 335.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 06, p.30.

O Presidente Boyd K. Packer explicou: “Esse ardor no peito não é apenas uma sensação física. É como uma luz cálida brilhando dentro de nós”. (A Liahona, janeiro de 1995, p. 65.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 06, p.31.

O Élder Dallin H. Oaks disse: “Encontrei algumas pessoas que disseram nunca terem recebido um testemunho do Espírito Santo porque nunca sentiram o peito ‘arder’ dentro delas. O que significa esse ‘arder dentro do peito”? Será que significa uma sensação de calor físico, como na chama produzida pela combustão? Se for esse o significado, nunca senti meu peito arder. Sem dúvida, a palavra ‘arder’ nessa escritura significa um sentimento de consolo e serenidade”. (A Liahona, maio de 1999, p. 22.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 06, p.31.

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze, ensinou: “(…) as manifestações do Espírito são concedidas para conduzir pesquisadores sinceros às verdades do evangelho, verdades essas que irão levá-los ao arrependimento e ao batismo. O dom do Espírito Santo é mais abrangente (…). O dom do Espírito Santo é um direito a sua constante companhia para podermos “ter sempre [conosco] o Seu Espírito” (D&C 20:77) (A Liahona, janeiro de 1997, p. 64.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 07, p.38.

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze, comparou as manifestações do Espírito Santo que podemos receber antes do batismo com o clarão dos relâmpagos que “[brilham] nas noites escuras de tempestade”. Ele comparou o dom do Espírito Santo ao “brilho contínuo do sol ao meio-dia, que lança seus raios no caminho da vida e em tudo o que o cerca”. (A New Witness for the Articles of Faith, 1985, p. 262.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 07, p.38.

O Presidente Joseph Fielding Smith disse: “O Espírito Santo não ficará com uma pessoa que não esteja disposta a obedecer e guardar os mandamentos de Deus ou que viole os mandamentos intencionalmente. (Church News, 4 de novembro de 1961, p. 14.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 07, p.38.

Depois do batismo na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, há uma segunda  ordenança: a “imposição de mãos para o dom do Espírito Santo” (Regras de Fé 1:4).
A doce e serena voz da inspiração vem mais como um sentimento do que como um som. A pura inteligência pode entrar em nossa mente. O Espírito Santo Se comunica com o nosso espírito mais pela mente do que pelos sentidos físicos. Essa orientação vem por meio de pensamentos, sentimentos, sussurros e impressões. É mais provável que sintamos as palavras da comunicação espiritual do que as ouçamos e que vejamos com os olhos espirituais do que com os olhos mortais.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Nov 2009, pp. 44.

Eu sempre declarei que Deus é um personagem distinto, que Jesus Cristo é um personagem separado e distinto de Deus, o Pai, e que o Espírito Santo é outro personagem distinto e é um Espírito; são três  personagens distintos e três Deuses.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pp. 361-362.

O Presidente Joseph F. Smith distinguiu entre a pessoa e a influência do Espírito Santo:
“O Espírito Santo, como personagem de Espírito, não pode ser mais onipresente do que o Pai ou o Filho, mas por meio de sua inteligência, conhecimento, poder e influência, sobre e através das leis da natureza, é e pode estar onipresente em todas as obras de Deus.”
PRESIDENTE JOSEPH F. SMITH - Sacerdócio Aarônico – Manual 3 – p.64.

Esclareça que a diferença entre o Espírito Santo e o poder e influência do Espírito Santo pode ser ilustrado por uma analogia com o sol e a luz que dele se irradia. Sabemos que o próprio sol pode estar em apenas um lugar de cada vez. Mas o calor, a luz e a energia que irradiam dele podem iluminar e encher todo o sistema solar ao mesmo tempo. Da mesma forma, o Espírito Santo como personagem só pode estar em um lugar de cada vez, mas Sua influência e poder podem encher e de fato enchem a imensidão do espaço.
SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 – p.64.

O Élder Parley P. Pratt também descreveu os efeitos do Espírito Santo:
“(Sua influência) aguça todas as faculdades intelectuais; aumenta, amplia, expande e purifica todas as paixões e afeições naturais, adaptando-as para uma utilização justa pelo dom de sabedoria. Ele inspira, desenvolve, cultiva e amadurece todos os sentimentos, alegrias, gostos e afeições mais nobres de nossa natureza. Inspira a virtude, benevolência, bondade, ternura, gentileza e caridade. Desenvolve a beleza interior das pessoas, bem como a exterior. Cultiva a saúde, vigor, vivacidade e sociabilidade. Revigora todas as faculdades do homem físico e intelectual. Fortalece e tonifica os nervos. Em suma, é como se fosse medula para os ossos, alegria para o coração, luz para os olhos, música para os ouvidos e vida para todo o ser.” (Noite
Familiar 1980–81, cap. 38, p. 131.)
ÉLDER PARLEY P. PRATT – Sacerdócio Aarônico – Manual 3 – p.64.

(43-2) 3 Néfi 18:7, 11. Como Podemos Ter Sempre o Espírito Conosco?
A cada semana os membros da Igreja têm o privilégio de renovar os convênios que fizeram no batismo.
"Ao partilhar do sacramento, os santos dignos renovam os convênios que anteriormente fizeram nas águas do batismo (Mosias 18:7-1O); e as crianças não batizadas, não tendo pecado, têm esse direito e se espera que partilhem do sacramento, representando o convênio que tomarão sobre si, ao alcançarem a idade da responsabilidade. Os que participam dignamente do sacramento colocam-se em perfeita harmonia com o Senhor. (3 Néfi 18.) Conforme indicou o Senhor, eles ganham "a remissão de seus pecados". (Mateus 26:24 TJS.)
Os que participam dignamente do sacramento, por esse ato fazem um convênio com o Senhor de que: 1. Sempre se lembrarão de seu corpo dilacerado e do sangue vertido por aquele que foi crucificado pelos pecados do mundo, 2. Tomarão sobre si o nome de Cristo e sempre se lembrarão dele e 3. Guardarão os mandamentos de Deus, para "viver de toda a palavra que sai da boca de Deus". (D&C 84:44.)
Como sua parte do contrato, o Senhor promete:
1. Que tais santos dignos terão consigo o seu Espírito; e 2. Que, no devido tempo, herdarão a vida eterna. (D&C 20:75-79; Morôni 4; 5.) "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:54.) Considerando estes convênios, promessas e bênçãos, não é de admirar que o Senhor tenha ordenado: "Ê conveniente que a igreja se reúna amiúde para partilhar do pão e vinho em memória do Senhor Jesus." (D&C 20:75; Doutrinas de Salvação, vol. Il, pp. 333-345.)" (Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, pp. 660-661.)
Em outras palavras, o sacramento proporciona aos santos a extraordinária oportunidade de aumentar seu poder espiritual. No processo de fazer e observar convênios, somos abençoados com a presença do Espírito Santo. Mas observe particularmente a ênfase que o Senhor dá a um desses convênios. Como o Élder McConkie ressaltou, são três os convênios que fazemos. Ao partilhar do pão, testificamos que estamos dispostos a (1) tomar sobre nós o nome de Cristo, (2) sempre nos lembrarmos dele, e (3) guardar os seus mandamentos. (D&C 20:77; Morôni 4.) Ao partilhar da água (que substituiu o vinho nesta dispensação - ver D&C 27:1-3), testificamos que sempre nos lembramos dele. (D&C 20:79; Morôni 5.) Aos nefitas o Senhor reitera com igual vigor a injunção de sempre se recordarem dele. (3 Néfi 18:7, ll.) Como nos lembramos dele? Eis apenas algumas das possíveis maneiras:
1. Lembrando-nos da vida de Jesus e do modelo que ele estabeleceu para nós com sua própria existência.
2. Recordando-nos do sacrifício expiatório que ele fez em nosso benefício, no qual ele suportou vergonha e dor incompreensível, a fim de pagar pelos nossos pecados e nos proporcionar a ressurreição.
3. Tendo em mente os convênios que com ele fizemos, e avaliando quão bem os estamos observando.
4. Lembrando-nos dele em nossa vida cotidiana, perguntando a nós mesmos "O que Jesus faria nesta situação?" ou "Como ele reagiria diante deste desafio?" ou "Que diria ele, se estivesse aqui, agora?" Usamo-la como o constante padrão pelo qual podemos medir nossos pensamentos, palavras e obras.
Quando alguém se esforça sinceramente para se lembrar de Jesus, uma poderosa presença se faz sentir diariamente em sua vida, que revoluciona a sua maneira de viver. O sacramento é uma das mais potentes forças motivadoras que faz com que estejamos mais perto do Espírito. Como o Senhor declarou claramente aos nefitas, "E se lembrardes sempre de mim, tereis meu Espírito convosco" (vers. 7, 11). A cada semana, ao partilharmos do sacramento, temos a oportunidade de reforçar esse compromisso que assumimos e renovar a nossa determinação de alcançar essa meta durante toda a semana que começa. Quando assim procedemos, estamos edificados sobre a rocha e a tudo podemos resistir (vers. 12, 13).
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.418-419.

A voz do Espírito fala suavemente, sussurrando-vos o que fazer ou o que dizer, ou mesmo alertando-vos ou advertindo-vos.

Se ignorais ou desobedeceis esses sussurros o Espírito vos abandonará. A escolha é vossa, é vosso o livre-arbítrio.

ÉLDER BOYD K. PACKER - Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos - A Liahona, Nov.1994 – Sessão Matutina de Domingo.

Não deveis supor que sereis poupados de sofrimentos, desapontamentos, fracassos e medo. Todos passam por isso. É algo essencial ao nosso teste.

Quando vos sobrevierem duras provações sabereis por que o Espírito Santo é chamado de Consolador.

Deveis enfrentar a vida tal como Néfi: “… [conduzidos] pelo Espírito, não sabendo de antemão o que [devereis] fazer”. 

Talvez ainda não tenhais um firme testemunho de que Jesus é o Cristo. Exercitai vossa fé e confiança naqueles que possuem tal testemunho.

Tenho esse firme testemunho. Obtive-o na juventude. Naquela época de dúvidas, amparei-me no testemunho de um professor do seminário. Apesar de não saber por mim mesmo, de alguma forma eu sabia que ele sabia.

ÉLDER BOYD K. PACKER - Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos - A Liahona, Nov.1994.

Os Dons Do Espírito
São Geralmente Recebidos De Modo Sereno E Reservado, Sem Manifestações Exteriores.
“As opiniões dos homens em relação ao dom do Espírito Santo são variadas e conflitantes. Algumas pessoas tinham o hábito de considerar toda manifestação sobrenatural como um efeito do Espírito de Deus, ao passo que outras achavam que simplesmente não havia nenhuma manifestação relacionada a isso; e que tudo não passava de um simples impulso da mente, ou um sentimento, impressão, evidência ou testemunho íntimo e secreto que os homens possuíam, e que não havia manifestação externa dessas coisas.
Não admira que esses homens ignorassem, em grande parte, os princípios da salvação e mais especificamente a natureza, ofício, poder, influência, dons e bênçãos do dom do Espírito Santo, quando pensamos que a humanidade esteve envolta em densas trevas e ignorância por muitos séculos que se passaram, sem revelação ou qualquer critério justo [pelo qual] chegar a um conhecimento das coisas de Deus, que somente pode ser conhecido pelo Espírito de Deus. Portanto, não é incomum acontecer que, quando os Élderes desta Igreja pregam aos habitantes do mundo, dizendo que se eles obedecerem ao Evangelho receberão o dom do Espírito Santo, as pessoas esperem ver alguma manifestação maravilhosa, alguma exibição grandiosa de poder ou algum milagre extraordinário ser realizado.
A humanidade tem a tendência de correr para os extremos, especialmente nos assuntos religiosos, por isso as pessoas em geral querem uma exibição milagrosa, ou não acreditarão de modo algum no dom do Espírito Santo. Se um Élder impuser as mãos sobre uma pessoa, muitos acham que a pessoa precisa se erguer imediatamente e falar em línguas e profetizar; essa ideia decorre da ocasião em que Paulo impôs as mãos sobre certas pessoas que já tinham sido batizadas anteriormente (conforme declaravam) no batismo de João; e quando ele fez isso, elas ‘falaram em línguas e profetizaram’ [ver Atos 19:1–6]. (...) Cremos que o Espírito Santo é concedido pela imposição de mãos por alguém que tenha autoridade, e que o dom das línguas e também o dom da profecia são dons do Espírito e são obtidos por esse meio; mas dizer que os homens sempre profetizaram e falaram em línguas quando receberam a imposição de mãos seria declarar algo inverídico, contrário à prática dos apóstolos e não condizente com as sagradas escrituras. (...)
(...) Nem todos os dons do Espírito são visíveis aos olhos naturais ou à compreensão do homem; na verdade bem poucos o são. (...) Poucos deles podem ser reconhecidos pelas pessoas. Pedro e João eram Apóstolos, mas o tribunal judeu os condenou como impostores. Paulo foi Apóstolo e Profeta, mas eles o apedrejaram e o puseram na prisão. As pessoas não sabiam, mas ele possuía o dom do Espírito Santo. Nosso Salvador foi ‘[ungido] com óleo de alegria mais do que a teus companheiros’ [Hebreus 1:9], mas em vez de as pessoas O reconhecerem, disseram que Ele era Belzebu e O crucificaram como impostor. Quem poderia reconhecer um pastor, um mestre ou um evangelista por sua aparência, a despeito de possuírem o dom do Espírito Santo?
Mas falando dos outros membros da Igreja e analisando os dons mencionados por Paulo, veremos que o mundo em geral não pode saber nada a respeito deles e que há apenas um ou dois que poderiam ser imediatamente reconhecidos, se todos fossem imediatamente concedidos pela imposição de mãos. Em [I Coríntios 12:4–11], Paulo disse: ‘Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer’.
Há vários dons mencionados aqui, mas qual de todos eles poderia ser reconhecido por um observador na imposição de mãos? A palavra de sabedoria e a palavra de conhecimento, são dons como qualquer outro, mas se a pessoa possuir esses dois dons, ou recebê-los pela imposição de mãos, quem o saberia? Outro pode receber o dom da fé, e as pessoas não saberiam disso. Ou suponham que um homem tenha o dom de curar ou o poder para realizar milagres, isso não seria conhecido então; mas seria necessário o momento e a circunstância para evocar esses dons. Suponham que um homem tenha o dom do discernimento de espíritos, quem seria capaz de reconhecê-lo? Ou se ele tiver a interpretação das línguas, a menos que alguém tenha falado em uma língua desconhecida, evidentemente ele teria que permanecer calado; há somente dois dons que seriam visíveis: O dom de línguas e o dom da profecia. Essas são as coisas das quais mais se fala, mas se uma pessoa falasse em uma língua desconhecida, de acordo com o testemunho de Paulo, ela seria um bárbaro para os presentes [ver I Coríntios 14:11]. Diriam que ela falou incoerentemente; e, se alguém profetizasse, considerariam suas palavras absurdas. O dom das línguas é talvez o menor dom de todos, mas ainda assim é um dos mais procurados.
Portanto, de acordo com o testemunho das Escrituras e as manifestações do Espírito no passado, muito pouco seria conhecido a esse respeito pelas multidões ao redor, a não ser em alguma ocasião extraordinária, como no dia de Pentecostes. Os dons maiores, melhores e mais úteis não seriam reconhecidos por um observador. (...)
As manifestações do dom do Espírito Santo, o ministério de anjos ou o desenvolvimento do poder, majestade ou glória de Deus raramente foram manifestados publicamente, e isso geralmente aconteceu para o povo de Deus, como os israelitas, mas o mais comum era quando os anjos apareciam, ou o próprio Deus Se revelava para indivíduos em particular, em seus aposentos; no deserto ou nos campos, e geralmente sem barulho ou tumulto. Um anjo libertou Pedro da prisão na calada da noite; apareceu para Paulo sem que fosse visto pelo restante da tripulação; apareceu para Maria e Isabel sem que outros ficassem sabendo; falou para João Batista, sem que as pessoas ao redor soubessem disso.
Quando Eliseu viu as carruagens de Israel e seus cavaleiros, isso passou despercebido para outros. Quando o Senhor apareceu para Abraão, foi na porta de sua tenda; quando os anjos visitaram Ló, ninguém os conheceu a não ser ele, o mesmo provavelmente ocorrendo com Abraão e sua esposa; quando o Senhor apareceu para Moisés, foi numa sarça ardente, no tabernáculo ou no alto de uma montanha; quando Elias foi levado em uma carruagem de fogo, isso não foi visto pelo mundo; e quando ele estava na fenda de uma rocha, houve um ruidoso trovão, mas o Senhor não estava no trovão; houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto;
e então houve uma voz mansa e delicada, que era a voz do Senhor, dizendo: ‘Que fazes aqui, Elias?’ [Ver I Reis 19:11–13.]
O Senhor nem sempre se dará a conhecer por uma voz retumbante, por uma exibição de Sua glória ou manifestação de Seu poder; e aqueles que estão ansiosos por ver essas coisas são os que menos estão preparados para vê-las e, se o Senhor manifestasse Seu poder, como o fez para os filhos de Israel, essas pessoas seriam as primeiras a dizer: ‘Não fale mais o Senhor, para que seu povo não morra’ [ver Êxodo 20:19].”
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 09, p.125-128.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar