Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Reino Telestial

Fomos colocados nesta terra para provar se somos dignos de ir para o mundo celestial, ao terrestrial ou ao telestial, para o inferno ou a qualquer outro reino ou lugar, e temos vida suficiente para fazermos isto.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.87.

Aqui na mortalidade, cada um de nós tem a oportunidade de escolher o tipo de lei que seguirá. Estamos vivendo e seguindo leis celestiais que nos tornarão candidatos à glória celestial ou obedecendo a leis terrestres que nos tornarão candidatos à (...) glória terrestre ou teleste. O lugar que ocuparemos nos mundos eternos será determinado por nossa obediência às leis desses vários reinos durante o tempo em que estivermos na mortalidade aqui na Terra.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 230.

É verdade que as escrituras predizem os dias finais da existência material da terra como uma esfera telestial. A terra será então renovada e receberá sua glória paradisíaca ou terrestre. (Vide Décima Regra de Fé.) Finalmente, a terra será celestializada. (Vide Apocalipse 21:1; D&C 77:1; 88:25-26.)
ÉLDER RUSSELL M. NELSON – A Liahona, Julho de 1990, p.17.

Este é o plano de salvação. As obras de Jesus jamais terão fim, até que tenha sido concedida a todos a felicidade de habitar num reino nas mansões de seu Pai, onde há muitos reinos e muitas moradas, de acordo com as obras e fidelidade de todos os homens que já viveram sobre a face da terra. Alguns obedecerão à lei celestial e receberão sua glória, alguns habitarão o terrestrial, outros o telestial, e outros ainda nenhuma glória receberão.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.56.

O Profeta Joseph Smith teve a seguinte visão, que mais tarde foi registrada em Doutrina e Convênios 76:81–85, 100–106, 110–112: “E também vimos a glória do teleste, cuja glória é a do menor, assim como a glória das estrelas difere da glória da lua no firmamento.
Estes são os que não receberam o evangelho de Cristo nem o testemunho de Jesus. Estes são os que não negam o Santo Espírito. Estes são os que são lançados no inferno. Estes são os que não serão redimidos do diabo até a última ressurreição, até que o Senhor, sim, Cristo, o Cordeiro, tenha consumado sua obra. (...)
Estes são os que dizem que são alguns de um e alguns de outro — alguns de Cristo e alguns de João e alguns de Moisés e alguns de Elias e alguns de Esaías e alguns de Isaías e alguns de Enoque; mas não receberam o evangelho nem o testemunho de Jesus nem os profetas nem o convênio eterno.
Por fim, todos estes são os que não serão reunidos com os santos para serem arrebatados para a igreja do Primogênito e recebidos na nuvem.
Estes são os que são mentirosos e feiticeiros e adúlteros e libertinos; e todo aquele que ama e inventa mentiras. Estes são os que sofrem a ira de Deus na Terra. Estes são os que sofrem a vingança do fogo eterno. Estes são os que são lançados no inferno e sofrem a ira de Deus Todo-Poderoso, até a plenitude dos tempos, quando Cristo tiver subjugado todos os inimigos sob seus pés e tiver aperfeiçoado sua obra. (...)
E ouvimos a voz do Senhor, dizendo: Todos estes dobrarão os joelhos e toda língua confessará àquele que se assenta no trono para todo o sempre; pois eles serão julgados de acordo com suas obras; e cada homem receberá, de acordo com suas próprias obras, seu próprio domínio nas mansões que estão preparadas;
e serão servos do Altíssimo; mas onde Deus e Cristo habitam não poderão vir para todo o sempre.”
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 18, p.233-234.

Nós temos nosso arbítrio; e muitos, muitos membros da Igreja, muitíssimos mesmo, quando chegar o julgamento e forem julgados segundo suas obras, hão de ser consignados ao reino telestial; outros para o reino terrestrial; porque esta é a lei a que quiseram obedecer; e seremos recompensados de acordo com a lei a que obedecemos.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp. 27-28.

OS REINOS SUPERIORES MINISTRAM AOS INFERIORES. Todavia, através de sua abundante misericórdia, o Senhor fará o máximo que puder ser feito e, portanto, dará a todos um lugar em alguma parte – se não dentro das portas da Cidade Santa, então fora dela – (Apocalipse 21:27; 22:14-15.) onde os que não tem direito à plenitude das bênçãos poderão ser ministrados pelos que possuem glória maior. Pois nesta visão que fala das glórias, lemos também que aqueles que habitam no reino celestial, ministrarão àqueles do reino terrestre; os do reino terrestre hão de ministrar àqueles do reino teleste.
O Filho poderá ir ao terrestre, mas os que entrarem nesse reino não receberão a plenitude do Pai; não verão a grandeza de sua glória. Ele lhos recusará. Jamais voltam à plenitude de sua presença. Os que entram no reino teleste não receberão a plenitude do Pai ou do Filho. Estes não irão lá, mas enviarão mensageiros para visitar e instruir os habitantes dessa glória.
Os do reino terrestre hão de visitar os do reino teleste; e os do celeste visitarão os do reino terrestre. Estes não poderão ir aonde o Pai está, pois disse o Senhor: “Onde Deus e Cristo habitam, não poderão vir, mundos sem fim”, (D&C 76:112.) Entretanto, na mesma seção está escrito que, a despeito desse fato, os que entram ali terão bênçãos tão grandes, que ultrapassam todo o entendimento. (D&C 76:86-89.) Tamanha é a misericórdia do Senhor. Ele se empenhará em salvar todos os seus filhos, e exaltar o máximo possível deles.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp. 5-6.

Exaltação é o ato de ser elevado ou engrandecido, quanto à posição ou grau; é ser magnificado ou glorificado. Assim, no reino celestial, os que passam pelos deuses que ali estão para guardar o caminho para a plenitude, recebem exaltação. O reino telestial não é um reino de exaltação; o reino terrestrial não é um reino de exaltação, embora seja superior ao telestial. E haverá muitos que entrarão no reino celestial, em sua condição de salvos sem exaltação, pois mesmo no celestial existem diversos graus.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.12-13.

Salvação é o dom de Deus, de acordo com as Escrituras, para todos os homens que não pecam contra a luz, tornando-se filhos da perdição. A salvação é de vários estágios ou graus. Todo homem será julgado segundo suas obras, e por esta razão foram estabelecidos diversos graus ou reinos.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.13.

Todo homem tem um lugar preparado onde será recompensado segundo as suas obras. Por isso, Paulo ensinou haver uma glória do sol, uma glória da lua e uma glória das estrelas, e que, como estas diferem em magnitude, assim é na ressurreição dos mortos.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.20.

É propósito do Todo-Poderoso salvar a humanidade inteira, e todos entrarão em seus reinos em algum grau de glória, exceto os filhos da perdição, cujo pecado ultrapassa o poder de arrependimento e redenção, e portanto não podem ter seus pecados perdoados. Todos os restantes serão salvos, mas nem todos com o mesmo grau de glória ou exaltação. (D&C 76:30-49; Hebreus 6:4-8.) Cada homem será julgado segundo suas obras, suas oportunidades de receber a verdade e o intento de seu coração.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.21.

Todos os que entrarem no reino telestial, onde suas glórias diferem como a magnitude das estrelas do firmamento e que são inumeráveis como as areias da praia, são os ímpios, os sórdidos que sofrem a ira de Deus na terra, que são lançados ao inferno onde terão de pagar até o último ceitil antes de obterem a redenção. São os que não recebem o Evangelho de Cristo e conseqüentemente não podem negar o Santo Espírito, enquanto vivem na Terra.
Eles não tem parte na primeira ressurreição e não são redimidos do demônio e seus anjos até a última ressurreição, por causa de sua vida iníqua e atos malignos. Não obstante, até mesmos esses são herdeiros da salvação; porém, antes de serem redimidos e entrarem em seu reino, precisam arrepender-se de seus pecados, receber o Evangelho, dobrar o joelho e reconhecer que Jesus é o Cristo, o Redentor do mundo. (D&C 76:81-90, 98-113.)
Tanto na glória do terrestre como do teleste, os habitantes serão limitados em seus poderes, oportunidades e progresso, porque, à semelhança dos filhos da perdição, “não se mostraram inclinados a gozar daquilo que poderiam ter recebido”. ( D&C 88:32.)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.22.

Os que estiverem em outros reinos que não o celestial, serão instruídos no Evangelho?
Sim, toda verdade é verdade do Evangelho; e toda alma eventualmente terá de tomar conhecimento do plano de salvação, pelo menos na medida que lhe for possível fazer. Lemos que todo joelho terá de curvar-se e toda língua confessar Jesus Cristo como o Filho de Deus. Sendo isto verídico, então toda alma terá que saber alguma coisa a respeito dele.
(...) Em todo reino, os habitantes devem saber que foram redimidos da morte, e que receberam as bênçãos a eles concedidas pela misericórdia de Jesus Cristo.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.23.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar