Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Pobreza

Não é aquele que meramente consegue fazer fortuna — e que para tanto vai contra os sentimentos naturais de seu coração e expulsa dele o amor a seus semelhantes — que deve ser considerado verdadeiramente bem-sucedido, mas aquele que vive de modo que aqueles que o conhecem melhor o amem mais; e que Deus, que conhece não apenas suas obras, mas também os sentimentos mais sinceros de seu coração, o ame. Ainda que morram na pobreza, somente homens dessa estirpe merecem ser coroados com os louros do sucesso.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.122.

Nós também precisamos ser testados e provados pela pobreza, enfermidade, morte de entes queridos, tentação, às vezes traição de supostos amigos, prosperidade e riquezas, conforto e o luxo, falsas teorias educacionais e louvores do mundo.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p. 207.

Todos os habitantes da Terra, todos nós — sejamos ricos ou pobres,bons ou maus, jovens ou velhos — todos seremos testados e provados pelas tormentas da adversidade, e precisamos proteger-nos desses ventos. E os únicos que não fracassarão serão aqueles que tiverem edificado sua casa sobre a rocha. E o que é a rocha? É a rocha da obediência aos princípios e ensinamentos do evangelho de Jesus Cristo, conforme mostrados pelo Mestre.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p. 211.

O Presidente J. Reuben Clark Jr., que por muito tempo foi membro da Primeira Presidência, resumiu o papel do bispo ao cuidar dos necessitados. Ele disse:
“O bispo deve ‘(...) administrar para os pobres (...) e necessitados’; ele deve buscar ‘os pobres a fim de atender a suas necessidades’. [D&C 42:34; 84:112; ver também D&C 107:68.]
Portanto, o bispo recebeu todos os poderes e responsabilidades que o Senhor especificou em Doutrina e Convênios para cuidar dos pobres. (...) Ninguém mais tem esse dever e responsabilidade, ninguém mais foi investido com o poder e as funções necessárias para esse trabalho.
Portanto, pela palavra do Senhor, somente o bispo recebeu o mandamento de cuidar dos pobres da Igreja e o discernimento para fazê-lo.(...) É dever exclusivamente do bispo determinar quem, quando, como e quanto será dado a qualquer membro de sua ala, usando os fundos da Igreja e o auxílio da ala.
Essa é sua grande e solene obrigação que lhe foi imposta pelo próprio Senhor. O bispo não pode eximir-se desse dever; não pode esquivar-se dele; não pode passá-lo para outra pessoa a fim de livrar-se desse fardo. Independentemente da ajuda que solicitar, ele continuará sendo o responsável.”
Evidentemente, isso é feito de acordo com os procedimentos aprovados.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.4.

No decorrer da história, o Senhor tem medido as sociedades e os indivíduos pela maneira como cuidam dos pobres. Ele disse:
“Pois a Terra está repleta e há bastante e de sobra; sim, preparei todas as coisas e permiti que os filhos dos homens fossem seus próprios árbitros.
Portanto, se algum homem tomar da abundância que fiz e não repartir sua porção com os pobres e os necessitados, de acordo com a lei de meu evangelho, ele, com os iníquos, erguerá seus olhos no inferno, estando em tormento” (D&C 104:17–18; ver também D&C 56:16–17).
Além disso, Ele declara: “Nas coisas materiais sereis iguais e disto não reclamareis; caso contrário, será retida a profusão das manifestações do Espírito” (D&C 70:14; ver também D&C 49:20; 78:5–7).
Nós controlamos o uso de nossos meios e recursos, mas prestamos contas a Deus dessa mordomia sobre as coisas terrenas. É gratificante ver a generosidade de vocês nas contribuições com as ofertas de jejum e projetos humanitários. Com o passar dos anos, o sofrimento de milhares, talvez milhões, vem sendo aliviado, e um número incontável de outras pessoas conseguiram progredir graças à generosidade dos santos. Contudo, ao buscarmos a causa de Sião, cada um de nós deve considerar, em espírito de oração, se está fazendo o que deve e se está fazendo tudo o que deve fazer aos olhos do Senhor com respeito aos pobres e necessitados.
ÉLDER D. TODD CHRISTOFFERSON – Do Quórum dos Doze Apóstolos – A Liahona, novembro de 2008, pp.39.

Este é um dever que todo santo deve oferecer a seus irmãos liberalmente: Amá-los e socorrê-los sempre. Para que sejamos justificados perante Deus precisamos amar uns aos outros; precisamos vencer o mal; precisamos visitar os órfãos e a viúva em suas aflições e precisamos manter-nos limpos das manchas do mundo; porque essas virtudes fluem da grande fonte da pura religião [ver Tiago 1:27].
[O membro da Igreja deve] alimentar os famintos, vestir o nu, prover o sustento das viúvas, enxugar as lágrimas dos órfãos e consolar os aflitos seja nesta ou outra igreja, ou fora dela, onde quer que estejam.
O rico não pode ser salvo sem caridade, doando para alimentar os pobres quando e como Deus exigir.
Observem a condição dos aflitos e procurem aliviar-lhes o sofrimento; permitam que seu pão alimente o faminto e suas roupas cubram o desnudo; que a sua generosidade enxugue as lágrimas do órfão e alegre a viúva desconsolada; que suas orações, sua presença e sua bondade aliviem as dores dos angustiados e sua generosidade atenda a suas necessidades; façam o bem a todos os homens, especialmente aos da família da fé, para que sejam inocentes e sem culpa, os irrepreensíveis filhos de Deus. Guardem os mandamentos de Deus — tudo o que Ele nos deu, dá ou dará, e um halo de glória brilhará em seu caminho; os pobres se erguerão e os chamarão abençoados; vocês serão honrados e respeitados por todos os homens de bem; e seu caminho será o caminho do justo, que brilha mais e mais até o dia perfeito [ver Provérbios 4:18].
ENSINAMENTOS DOS PRESIDENTES DA IGREJA – Joseph Smith – Lição 37, p. 448-449.




Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar