Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Verdade

O "EVANGELHO" ou "DOUTRINA DE CRISTO" É O PLANO DE SALVAÇÃO
Um ponto doutrinário muito importante de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a nossa afirmação de que aceitamos toda verdade, quer seja ela científica, filosófica ou procedente de outras religiões. Este fato é de especial significação, quando refletimos no aspecto de que nossos pontos de vista religiosos são baseados quase inteiramente em um grande volume de novas revelações dadas ao Profeta Joseph Smith entre 1820 e 1844. As revelações por ele recebidas enchem centenas de páginas e ­ tratam de muitos assuntos além de teologia. Na época em que vivemos, cerca de um século e meio depois, muitas dessas revelações hoje fazem mais sentido que no tempo de Joseph Smith. Ensinamento algum por ele apresentado formalmente como revelação demonstrou ser falso. Durante todas essas décadas que se passaram, os líderes da Igreja nos têm assegurado de que as doutrinas que aceitamos continuam a ser compatíveis com cada nova verdade descoberta. Um exemplo típico disso é este pronunciamento:
"O chamado mormonismo abrange todos os princípios concernentes à vida e salvação, para o tempo e eternidade. Não importa quem possua a verdade. Se os pagãos têm alguma verdade, ela pertence ao mormonismo. A verdade e sã doutrina que o mundo sectário possui - e eles a têm em grande medida - pertence toda a esta Igreja: No que concerne à moralidade, muitas pessoas são tão boas quanto nós. Tudo o que é virtuoso, amável e louvável pertence a esta Igreja e reino. O mormonismo abrange toda a verdade. Não existe verdade que não pertença ao evangelho. Ele é vida, e vida eterna, é uma felicidade abençoada. É a plenitude de todas as coisas que pertencem aos deuses e às eternidades dos deuses." (Discursos de Brigham Young, p. 3.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp. 444-445

A medida do caráter de um homem é revelada quando ele ouve e reconhece a verdade.
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.234.

Não há pergunta –  de ordem pessoal, social, política ou profissional – que precise ficar sem resposta. Nas escrituras está contida a plenitude do evangelho eterno. Nelas encontramos os princípios de verdade que resolverão qualquer confusão, problema ou dilema que a família humana ou qualquer indivíduo possam enfrentar.
ÉLDER BOYD K PACKER – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque ano 1990 p.5.

Devemos procurar conhecer a verdade; manifestamos esse desejo perguntando, buscando e batendo; a promessa explícita é a de que o Senhor responderá, abrirá e ajudar-nos-á a encontrar a verdade.
ÉLDER LYNN A. MICKELSEN – Do Quórum dos Setenta  – A Liahona, Janeiro de 1991, p.305.

Como membro da deidade e sendo um com o Pai e o filho, o Espírito Santo é Onisciente, assim como Pai e o Filho. Ele compreende toda a verdade, pois tem “conhecimento... (de todas as) coisas”. (D&C 93:24).
MARION G. ROMNEY – A Liahona ago / 1974 p.44.

A educação, particularmente a educação espiritual, é constantemente ressaltada pelo Senhor. Não podemos ser salvos em ignorância, mas o Senhor somente pode revelar luz e verdade a nós quando estivermos preparados para recebê-las.  Temos portanto, a obrigação de fazer tudo o que pudermos para ampliar nosso conhecimento e entendimento, estudando as escrituras e as palavras dos profetas vivos. Quando lemos e estudamos as revelações, o espírito pode confirmar em nosso coração a veracidade do que estamos aprendendo. Desse modo, a voz do Senhor fala a cada um de nós. Ao ponderar os ensinamentos do evangelho e aplicá-los em nossa vida diária, tornarmo-nos mais preparados para receber mais luz e verdade.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona jul / 1998 p.35.

Se desejarmos aprender como levar uma vida ideal junto a nossos semelhantes, podemos encontrar o exemplo perfeito na vida de Jesus. Sejam quais forem nossos desejos nobres, nossas aspirações mais elevadas, nossos ideais em qualquer fase da vida, podemos mirar-nos em Cristo e encontrar a perfeição. Assim ao buscarmos um padrão de conduta moral, basta buscarmos o Homem de Nazaré e Nele veremos todas as virtudes incorporadas, as qualidades necessárias para tornar um homem perfeito.
As virtudes que se combinaram para formar esse caráter perfeito são a verdade, a justiça, a sabedoria, a benevolência e o autodomínio. Todos os pensamentos, palavras e atos Dele estavam em harmonia com a lei divina e, portanto, verdadeira. O canal de comunicação entre Ele e o Pai estava constantemente aberto e assim a verdade, que depende da revelação, era sempre conhecia por Ele.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja lição 1 p.4.

Sabemos que o mundo não apenas nos odeia, mas falta a verdade, dizendo todo mal contra nós, sem nenhuma razão que a de estarmos procurando ensinar a plenitude do evangelho de Jesus Cristo.
PROFETA JOSEPH SMITH

Se quisermos... Algum dia nos tornar dignos de herdar o reino de Deus, teremos que fazê-lo através do princípio da verdade eterna. É a verdade que nos torna livres; livres do erro, de preconceitos, do egoísmo, da ignorância, de contendas, do poder do adversário de nossas almas, livres do poder da morte e do inferno; livres para herdar a plenitude do evangelho eterno.
PROFETA JOSEPH SMITH – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque, p.40.

Nossa doutrina e prática é aquela que segui toda a minha vida – aceitar a verdade, não importa de onde venha.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.11.

Quando possuímos a verdade, temos suficiente conhecimento de Deus. Deleito-me nesse princípio, porque a verdade é tal que sustenta a si própria. Baseia-se em fatos eternos e permanecerá, enquanto tudo o mais, cedo ou tarde, irá perecer.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.11.

Em todas as circunstâncias da vida, seja entre os humildes ou orgulhosos, a verdade é sempre o guia mais seguro, e o meio mais fácil pelo qual podemos moldar nossa vida.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.11.

Estejamos sempre dispostos a receber a verdade, venha de onde vier; não importa quão diferente, nem que seja uma só partícula dela.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.11.

Toda a verdade tem o propósito de salvar os filhos dos homens – e é dada para o seu benefício e compreensão.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.11.

Se existe alguma coisa grande ou boa no mundo, ela veio de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Discursos do Profeta Joseph Smith, p.201.

A lei do Senhor é a verdade (Salmo 119:142), todos os seus mandamentos são a verdade (Salmo 119:151), todas as suas obras são verdades (Daniel 4:37) suas escrituras são verdades (Daniel 10:21), e a sua palavra é a verdade (João 17:17)... A verdade... Se ajusta à realidade, está centralizada em Deus e é permanente como a própria Deidade.
ÉLDER BRUCE R. McCONKIE – Programa Missionário de Estudo do Evangelho, p.12.

Os princípios da verdade e divindade, das vidas eternas e do poder de Deus, são de eternidade em eternidade. O princípio da mentira e da iniqüidade, o poder do diabo e da morte, também são de eternidade em eternidade. Esses dois poderes sempre existiram e sempre existirão em todas as eternidades futuras.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.1.

O Senhor nos dá um pouco de cada vez, e sempre está disposto a nos conceder ainda mais, até mesmo a plenitude, quando nossos corações se mostram preparados para receber todas as verdades dos céus.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.20.

Quando é necessário manter uma falsa teoria, é mister que se faça com extremo cuidado, pois é preciso muito estudo, sabedoria e os mais engenhosos sofismas para dourar uma falsidade e fazê-la parecer verdade, torna-la plausível e agradável aos sentimentos das pessoas; porém o indivíduo mais simples e iletrado pode dizer-vos a verdade. Uma criança pode proferi-la em sua linguagem infantil, enquanto a falsidade tem que ser dita por um advogado ou ministro, para que seja completamente plausível; é necessário ter erudição para fazer a mentira passar por verdade.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.330.

Seguir a verdade é ser leal ao que é certo, como já vimos; é levar nossa vida em harmonia com nossos ideais; a verdade é sempre um poder.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.119.

O Dr. Glenn J. Doman, conhecido escritor e autoridade médica, escreveu: “A criança recém-nascida é quase uma duplicata exata de um computador vazio, embora seja superior a um computador em quase todos os aspectos. (...) O que é colocado na [mente] da criança durante os oito primeiros anos de vida provavelmente ficará ali para sempre. Se você colocar informações falsas em sua [mente] durante esse período, será extremamente difícil apagá-las”. O Dr. Doman acrescentou que “a idade mais receptiva na vida humana é a de dois ou três anos”.3
DR. GLENN J. DOMAN – Escritor e Autoridade Médica. CITADO POR THOMAS S. MONSON – A Liahona maio de 2005, p.19.

Gosto deste pensamento: “Sua mente é uma despensa, e você enche as prateleiras”. Cuidemos para que nossa despensa e a de nossos familiares estejam cheias de coisas que proporcionarão segurança para nossa alma e nos permitirão voltar à presença de nosso Pai Celestial. Essas prateleiras devem estar cheias de conhecimento do evangelho, fé, oração, amor, serviço, obediência, exemplo e bondade.
THOMAS S. MONSON – A Liahona maio de 2005, p.19.

O Senhor lhes concedeu o privilégio de escolherem, por sua livre vontade, entre o bem e o mal; porém o resultado de sua escolha ainda continua em suas mãos. Todos os seus filhos têm o direito de estabelecer para si próprios um caminho, e de seguir para a esquerda ou para a direita, de dizer a verdade ou falar mentiras. Esse direito Deus concedeu a todas as pessoas que habitam a terra, e elas podem legislar e agir segundo sua vontade; porém Deus os sustém em suas mãos, e Ele fará com que os resultados revertam para sua glória e para o benefício daqueles que o amam e servem, e fará com que a ira dos homens se transformem em louvor a Ele. Todos nós nos encontramos nas mãos desse Deus.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.62.

Na verdade, a comunicação da verdade divina pode ser resumida em três palavras: revelação, mandamentos e bênçãos.
ÉLDER CHARLES DIDIER – A Liahona Novembro de 2005, p.48.

Para terminar, lembrem-se de que seguir o padrão do Senhor de ouvir e atender à verdade divina os ajudará a edificar um alicerce espiritual pessoal e a determinar o que vocês se tornarão nesta vida e na vida futura.
ÉLDER CHARLES DIDIER – A Liahona Novembro de 2005, p.50.

Não posso salvá-los; vocês não podem salvar-me; não podemos salvar uns aos outros. O máximo que podemos fazer é persuadir-nos mutuamente a receber a verdade, ensinando-a. Quando um homem recebe a verdade, será salvo por ela; não apenas porque alguém a ensinou a ele, mas porque a aceitou e praticou.
PRESIDENTE JOSEPH F. SMITH – Ensino, Não Há Maior Chamado, p.49.

Ensinem as escrituras. (…) Se seus alunos estiverem familiarizados com as revelações, não há pergunta --- pessoal, social, política ou profissional --- que fique sem resposta. Nelas reside a plenitude do evangelho eterno. Nelas encontramos os princípios da verdade que solucionarão todos os problemas e dificuldades que se apresentem à família humana ou a cada um de seus integrantes.
ÉLDER BOYD K. PACKER - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.51.

Quando o Espírito de Deus fala ao espírito do homem, tem o poder de comunicar a verdade com muito mais
eficácia e clareza do que até mesmo o contato pessoal com seres celestiais. Por meio do Espírito Santo, a verdade enraíza-se nas próprias fibras e nervos do corpo, de maneira a não ser esquecida.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.41.

Nenhum de nós é perfeito nesta vida; mas o homem que, com confiança humilde em Deus, nunca fraquejar na luta pelo bem, nunca vacilar em seu compromisso para com a verdade e nunca violar seus convênios é o homem que todos devemos parar para admirar e que devemos procurar, com o auxílio divino, imitar.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 10, p.108.

Em nosso zelo para pregar o evangelho às pessoas de todas as nações, não devemos esquecer nossas responsabilidades no tocante à educação adequada de nossos próprios filhos. Devemos instilar neles, ainda jovens, o amor à verdade e à virtude e a reverência pelas coisas sagradas e conceder-lhes o conhecimento dos princípios do evangelho.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.168.

Não há nada neste mundo de tanta importância para nós como obediência ao evangelho de Jesus Cristo. Examinemos estas escrituras. Saibamos o que o Salvador tem revelado. Coloquemos nossa vida em harmonia com a sua verdade. Então não seremos ludibriados, mas teremos força para resistir ao mal e à tentação. Nossa mente será vivificada e seremos capazes de compreender a verdade e separá-la do erro. O homem que não consegue separar a verdade do erro é alguém que não se conservou em harmonia com o Espírito de Deus.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH - Doutrinas de Salvação, vol. 1, pp. 323–324.

Estou convencido de que o Mestre não estava falando meramente de perfeição relativa quando disse: ‘Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus’. [Mateus 5:48] (…) Supõem que o Salvador estivesse sugerindo uma meta impossível de ser alcançada e assim zombando de nossos esforços para atingir essa perfeição? É impossível para nós aqui na mortalidade chegar a esse estado de perfeição mencionado pelo Mestre, mas nesta vida estabelecemos o alicerce sobre o qual edificaremos na eternidade. Portanto, precisamos certificar-nos de que nossas bases estejam assentadas firmemente na verdade, na retidão e na fé. A fim de atingirmos esta meta, precisamos guardar os mandamentos de Deus e ser fiéis até o fim de nossa vida mortal. E depois, do outro lado do véu, devemos persistir em retidão e sabedoria até nos tornarmos como nosso Pai Celestial. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 195.

Estamos aqui na terra para ganhar a experiência que não podemos obter de outra maneira. Temos a oportunidade de crescer, desenvolver-nos e conseguir maturidade espiritual. Para isso temos de aprender a aplicar a verdade. A maneira como enfrentamos os desafios e resolvemos problemas difíceis é decisivamente importante para nossa felicidade.
ÉLDER RICHARD G. SCOTT – A Liahona, Janeiro de 1990, p. 34.

Leí censurou Lamã e Lemuel por queixarem-se de Néfi, dizendo que lhes falara “coisas duras”. (1 Néfi 16:3.) Observa Leí: “O que chamais ira era a verdade.” (2 Néfi 1:26.) Quantas vezes vós e eu, irmãos, podemos cometer o mesmo erro! A verdade crua machuca, mas ao lancetá-la conseguimos drenar o orgulho.
ÉLDER NEAL A. MAXWEL – A Liahona, Janeiro de 1990, p.91.

Expresso gratidão pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – perfeita em organização, incomparável em poder espiritual, e inatacável em doutrina e prática. Graças porque no Evangelho Restaurado as verdades do Universo estão incorporadas de forma tal que os que as abraçam nunca são forçados a abandonar nenhuma verdade conhecida, nenhuma esperança consoladora, nenhum princípio enobrecedor possuído anteriormente. Ao contrário, essas verdades do Evangelho Restaurado somente fazem a luz já possuída resplandecer com maior brilho – qualquer felicidade e alegria já desfrutada ser ampliada, e inspirada sabedoria ser acrescentada ao conhecimento já adquirido. Assim. Por meio do Evangelho Restaurado de Jesus Cristo, o indivíduo pode ser elevado aos mais altos patamares que a mente e o coração humanos podem alcançar.
ÉLDER HÉLIO DA ROCHA CAMARGO – A Liahona, Janeiro de 1991, p.91.

Se os homens quiserem alcançar a salvação, precisam ser submissos, antes de partir deste mundo, a certas regras e princípios que foram estabelecidos por um decreto inalterável antes de o mundo existir. (...) A organização dos mundos espirituais e celestes e dos seres espirituais e celestes foi feita de acordo com a mais perfeita ordem e  harmonia: seus limites e termos foram irrevogavelmente determinados e voluntariamente aceitos por eles próprios, no estado celeste, e também por nossos primeiros pais na Terra. Por isso é importante que todos os homens aqui na Terra que esperam alcançar a vida eterna aceitem os princípios da verdade eterna e se submetam a eles.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.222.

A primeira coisa que a mãe deve ensinar a seu filho é a verdade; jamais devemos ensinar uma coisa a nossos filhos, e praticar outra.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.198.

O mormonismo é a verdade; e todo homem que o aceita se sente livre para aceitar toda verdade: Conseqüentemente, são imediatamente libertados das correntes da superstição, fanatismo, ignorância e artimanhas sacerdotais; e seus olhos são abertos para a verdade, que prevalece imensamente sobre as artimanhas sacerdotais. (...)
(...) O mormonismo é a verdade, em outras palavras, a doutrina dos santos dos últimos dias é a verdade. (...) O primeiro e mais fundamental princípio de nossa religião é o de que cremos ter o direito de aceitar toda e qualquer porção da verdade, sem restrições, e sem sermos limitados ou proibidos pelas crenças ou idéias supersticiosas dos homens, ou pelo domínio de uns pelos outros, quando essa verdade é claramente demonstrada para nossa mente, e temos as maiores evidências disso.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.276.

Em janeiro de 1843, Joseph Smith conversou com algumas pessoas que não eram membros da Igreja: “Declarei que a maior diferença entre os sentimentos dos santos dos últimos dias e os dos sectários era que estes estavam todos restritos por algum credo peculiar, que privava seus membros do privilégio de acreditar em qualquer coisa que não estivesse nele contida, ao passo que os santos dos últimos dias (...) estavam prontos a crer em todos os princípios verdadeiros que existissem, à medida que fossem manifestados de tempos em tempos”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.276.

Não consigo acreditar em nenhum dos credos das diferentes denominações, porque todos contêm algumas coisas com as quais não concordo, embora todos tenham alguma verdade neles. Quero entrar na presença de Deus e aprender todas as coisas; mas os credos estabelecem [limites] e dizem: ‘Até aqui virás, e não mais adiante’ [Jó 38:11]; e não posso concordar com isso.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.276-277.

Quando os homens abrem a boca contra [a verdade], eles não me prejudicam, mas, sim, a si mesmos. (...) Quando coisas extremamente importantes são desprezadas pelos homens de mente fraca sem ao menos ser levadas em consideração, quero ver a verdade em todas as suas correlações e aceitá-la do fundo do coração. Creio em tudo o que Deus já revelou e nunca ouvi falar que um homem tivesse sido condenado por acreditar demais; mas eles são condenados pela descrença.
Quando Deus oferece uma bênção ou conhecimento a um homem, e ele se recusa a aceitá-lo, ele será condenado. Os israelitas oraram para que Deus falasse a Moisés e não para eles; conseqüentemente, Ele os amaldiçoou com uma lei carnal.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.276-277.

O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou: “Não há palavras mais verdadeiras do que “aquilo que não edifica não é de Deus” e o que não é de Deus é trevas, não importa se vem sob forma de religião, ética, filosofia ou revelação. Não há revelação de Deus que não seja edificante”. (Church History and Modern Revelation, 1953, vol 1, pp.201–202.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA  – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 24, p.139.

A verdade prepara seu próprio caminho.
PRESIDENTE HENRY B. EYRING – Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência – a Liahona, abril de 2009, p.4.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar