Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Meditação

(42-8) 3 Néfi 17:1-3. "Ide para Vossas Casas, Meditai nestas Coisas por Mim Faladas."
Alguns estudiosos do evangelho parecem julgar que basta apenas ler as escrituras, ou ouvir as palavras dos profetas e nada mais necessitam. Nesta passagem, o Salvador ordena aos nefitas que vão para as suas casas e "meditem nestas coisas" por ele faladas (vers. 3). Isso, disse ele, ajudaria a preparar a mente do povo "para amanhã"; quando ele voltaria (vers. 3). Tal coisa está de acordo com outras passagens em que nos é ordenado ponderar de igual maneira. Morôni alista essa medida como sendo um meio essencial de adquirirmos um testemunho do Livro de Mórmon. (Morôni 10:3.) Néfi diz a seus leitores, "Minha alma se deleita nas coisas do Senhor; e meu coração medita continuamente nas coisas que vi e ouvi. 11 (2 Néfi 4:16.) O Presidente Marion G. Romney declarou:
"Ao ler as escrituras, fui desafiado pelas palavras ponderar, meditar e refletir, tão frequentemente usadas no Livro de Mórmon. O dicionário diz que estas palavras (são sinônimas) significam: "apreciar maturamente, examinar com atenção; considerar”...
Ponderar, meditar ou refletir é, a meu ver, uma forma de oração. Tem, pelo menos, sido um recurso para o Espírito do Senhor em muitas ocasiões. Néfi nos fala de uma delas:
"E aconteceu que", escreveu ele, "depois de ter eu desejado saber as coisas que meu pai tinha visto, enquanto refletia, e acreditando que o Senhor seria capaz de me ensinar, fui levado pelo Espírito do Senhor a uma montanha muito alta..." (1 Néfi 11: 1. Grifo nosso.)
Segue-se então o relato de Néfi da grande visão que recebeu do Espírito do Senhor, por acreditar nas palavras de seu pai-profeta, e sentindo grande desejo de saber mais, é que ponderou e orou a respeito delas." (Marion G. Romney, "Magnificar o Chamado no Sacerdócio”, Discursos da Conferencia Geral, abril de 1973, p.58.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.411-412.

O Presidente [David O.] McKay disse: “Não dedicamos tempo suficiente à meditação. Levanto-me cedo (…), às cinco horas da manhã, quando minha mente e espírito estão desanuviados e descansados. Então, medito. Quando aprendemos a meditar, aproximamo-nos mais do Senhor do que nos é possível imaginar. Deixem seu espírito ser ensinado pelo Espírito Santo.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY citado pelo PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 182.

Os Doze não esquecerão tão cedo a exortação feita pelo Presidente David O. McKay em nossa reunião de conselho quando ele salientou a importância vital de reservarmos algum tempo para a meditação, a fim de mantermos a sintonia espiritual. (…) “É maravilhoso ouvir os sussurros do Espírito, e sabemos que esses sussurros são uma dádiva, e é um privilégio recebê-los. E eles só chegam a nós quando estamos relaxados, e não sob a pressão de agendas e compromissos.”
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY citado pelo PRES HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 182.

Então, o Presidente [David O.] McKay disse que o ponto que gostaria de ressaltar é que, quando estamos sossegados, num lugar reservado, somos mais suscetíveis a essas coisas. No caso dele, os pensamentos mais inspirados lhe vinham logo depois de levantar-se pela manhã, quando ele estava relaxado e pensando nas tarefas a serem realizadas durante o dia. Nesses momentos, as impressões vinham com a clareza de uma voz audível, e os sussurros eram incontestáveis. Se estivermos preocupados com algo ou aborrecidos, não receberemos inspiração. Mas caso vivamos de modo a deixar nossa mente livre de preocupações, conservar nossa consciência limpa e nutrir sentimentos corretos uns para com os outros, a ação do Espírito do Senhor sobre nós será tão real quanto se estivéssemos falando com alguém ao telefone. Mas quando os sussurros vierem, não esqueçamos de que devemos ter coragem suficiente para agir conforme o que eles indicarem. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 183.

Reservem algum tempo para meditar. Muitas vezes vocês se debaterão com problemas cuja solução pode ser discernida espiritualmente.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 183.

Não fiquem ocupados demais a ponto de não terem tempo para meditar. Arranjem tempo. O testemunho mais importante não é recebido por meio da visão, mas de um testemunho interior. Cristo pode estar mais perto do que imaginamos. “Meus olhos estão sobre vós. Estou no meio de vós e não me podeis ver. Mas logo vem o dia em que me vereis e sabereis que eu sou.” [Ver D&C 38:7–8.]
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 183.

Quando subimos uma escada, somos obrigados a começar de baixo e subir degrau por degrau, até chegar ao alto; o mesmo acontece com os princípios do Evangelho – devemos começar com o primeiro, e continuar subindo até que tenhamos aprendido todos os princípios de exaltação. Mas só muito tempo depois de termos passado pelo véu é que os aprenderemos. Não compreenderemos tudo neste mundo; teremos muito trabalho para aprender nossa salvação e exaltação, mesmo depois da morte.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.280.

Ponderar – do Guia de Estudo das Escrituras
Meditar e refletir profundamente, geralmente sobre as escrituras e outras coisas divinas. Quando combinado com a oração, a ponderação a respeito das coisas de Deus pode produzir revelação e entendimento.
Maria guardava todas estas coisas em seu coração: Lucas. 2:19.
Enquanto refletia, fui arrebatado pelo Espírito do Senhor: 1 Né. 11:1.
Meu coração medita sobre as escrituras: 2 Néfi. 4:15.
Néfi dirigiu-se a sua casa, meditando sobre as coisas que o Senhor lhe revelara: Helamã. 10:2–3.
Ide para vossas casas, meditai sobre estas coisas por mim faladas: 3 Néfi. 17:3.
Exorto-vos a vos lembrardes da grande misericórdia que tem tido o Senhor, e a meditardes em vossos corações: Morôni. 10:3.
Reflita sobre as coisas que recebeste: D&C 30:3.
Enquanto meditávamos sobre essas coisas, o Senhor tocou os olhos do nosso entendimento: D&C 76:19.
Sentei-me em meus aposentos meditando sobre as escrituras: D&C 138:1–11.
Refleti repetidas vezes sobre ela: JS—H 1:12.
Guia de Estudo das Escrituras – pp. 171-172.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar