Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Misericórdia

Existe um elemento de misericórdia que se evidencia no método de ensino parabólico adotado por nosso Senhor, sob as condições predominantes da época. Tivesse ele sempre ensinado por declarações explícitas, que não requeressem qualquer interpretação, muitos de seus ouvintes estariam condenados, uma vez que a fé que possuíam era fraca, e que seus corações não estavam preparados para quebrar os laços do tradicionalismo e o preconceito advindo do pecado, aceitando a palavra de salvação e obedecendo a ela. A sua incapacidade de compreender os requisitos do Evangelho lhes daria algum direito à misericórdia, enquanto que, se rejeitassem a verdade com pleno entendimento, a justiça inflexível certamente exigiria sua condenação. (Ver, do autor, “Regras de Fé”, capítulo 3, Livro de Mórmon, 2 Néfi 9:25-27; Romanos 2:12; doutrina e Convênios 45:54; 76:72.)
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Capítulo XIX, p.287.

O Senhor julgará com a mesma medida que usarmos. Se formos severos não devemos esperar qualquer coisa exceto severidade. Se formos misericordiosos com os que nos ofendem Ele será misericordioso conosco. Se nos recusarmos a perdoar, Ele nos deixará presos a nossos próprios pecados.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.257.

A purificação dos pecados seria impossível sem o pleno arrependimento do transgressor e a misericórdia do Senhor Jesus Cristo através de seu sacrifício expiatório. É apenas por intermédio desses meios que o homem pode recuperar-se, ser curado, lavado e purificado, e ainda ter condições de aspirar as glórias da eternidade.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.321.

As misericórdias e as bênçãos vêm sob diferentes formas — algumas vezes como provações.
BONNIE D. PARKIN – Presidente Geral da Sociedade de Socorro, Recém-Desobrigada – A Liahona Maio 2007, p.35.

Embora uma parte da raça humana julgue e condene a outra sem misericórdia, o Grande Pai do universo contempla toda a família humana com cuidado, carinho e atenção paternos; Ele a vê como sua descendência e sem nenhum dos sentimentos mesquinhos que influenciam os filhos dos homens faz com que ‘o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos’ [Mateus 5:45].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 02, p.42.

(…) O Senhor espera que façamos tudo a nosso alcance para que salvemos a nós mesmos. (…) E depois de fazermos tudo o que pudermos para salvar a nós mesmos, poderemos apoiar-nos nas misericórdias da graça de nosso Pai Celestial. Ele deu Seu Filho para que, por meio da obediência às leis e ordenanças do evangelho, pudéssemos alcançar nossa salvação, mas só depois que fizéssemos por nós mesmos tudo o que pudéssemos.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 34.

As escrituras falam sobre membros da Igreja “expulsos” “lançados fora”, ou com seus nomes “riscados”. Isso significa excomunhão.
Há muitas pessoas que parecem confiar unicamente na misericórdia do Senhor ao invés de basear-se em seu próprio arrependimento. Certa mulher disse com toda petulância: _ O Senhor conhece minhas intenções e sabe que eu gostaria de abandonar os vícios que tenho. Ele me compreenderá e me perdoará. Mas as escrituras não confirmaram tal ideia. O Senhor talvez modere a justiça com a misericórdia, mas ele nunca a suplantará. A misericórdia nunca poderá substituir a justiça. Deus é misericordioso, mas também é justo. O Salvador nos oferece misericórdia através do seu sacrifício expiatório...
Muitos não têm compreendido o verdadeiro lugar da misericórdia no programa do perdão. O seu papel não é proporcionar grandes bênçãos sem que haja esforço sem troca. Se não fosse pela expiação de Cristo, pelo derramamento do seu sangue, por ele ter, por procuração, pago o preço de todos os pecados do mundo, o homem nunca poderia ser perdoado e purificado. A justiça e a misericórdia trabalham lado a lado. Tendo-nos oferecido sua misericórdia na redenção global, o Senhor agora tem que deixar a justiça governar, pois não pode salvar-nos se estamos em pecado, conforme Amuleque explicou. (Alma 11:37.)
Talvez a maior exposição que as escrituras apresentam sobre os respectivos papéis da misericórdia e da justiça, e sobre a posição de Deus nisso tudo, seja a de Alma a seu filho Coriânton. É importante que todos nós compreendamos esse conceito. (Alma 42:22-25.)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre Do Perdão p.312, 338-339.

Sempre exerçam o princípio da misericórdia e estejam prontos a perdoar a nosso irmão aos primeiros sinais de arrependimento e pedidos de perdão; e se perdoarmos a nosso irmão, ou até a nosso inimigo, antes que ele se arrependa ou peça perdão, nosso Pai Celestial será igualmente misericordioso conosco.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 34, p. 414.

Suponham que Jesus Cristo e os santos anjos depusessem contra nós por coisas fúteis, o que seria de nós? Precisamos ser misericordiosos uns com os outros e deixar de lado as pequenas coisas.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 34, p. 414.

“Se quiserem ter a misericórdia de Deus, tenham misericórdia umas com as outras. (...) Estamos cheios de egoísmo; o diabo lisonjeia-nos dizendo que somos muito justos e, enquanto isso nos deleitamos em achar faltas nos outros. Só podemos viver adorando nosso Deus; todos precisam fazer isso por si mesmos; ninguém pode fazer isso por outra pessoa. Quão brando foi o Salvador com Pedro, ao dizer: ‘Quando te converteres, confirma teus irmãos’ [Lucas 22:32]. Em outra ocasião, Ele lhe disse: ‘Amas-me?’, e ouvindo a resposta de Pedro, Ele disse: ‘Apascenta as minhas ovelhas’ [João 21:15–17]. Se as irmãs [amam] o Senhor, então que apascentem as ovelhas e não as destruam. (...)
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 39, pp. 477-478.

O Presidente Hugh B. Brown disse: “Se eu cometer erros [ao julgar os outros], prefiro que seja por ter sido misericordioso demais”. [Eugene E. Campbell e Richard D. Poll, Hugh B. Brown: His Life and Thought (Hugh B. Brown: sua Vida e seu Pensamento), 1975, p. 225.]
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 20,  p.95



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar