Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Paixão

(31-11 Alma 38:12. Que Significa "que Tuas Paixões sejam Dominadas"?

Referindo-se ás necessidade de dominarmos nossas paixões, Alma se vale de uma interessante figura de retórica. O freio é a maneira de controlar certas coisas. Às vezes, entretanto, em nosso sincero desejo de prevenir a juventude acerca das paixões e apetites desenfreados, involuntariamente é transmitida a ideia de que tais emoções, necessidades e desejos são inerentemente maus. Como Truman Madsen afirmou:
"Centralize a sua atenção na palavra "dominar". Para que serve o freio? Para eliminar, diminuir, ou até mesmo limitar o espírito e poder do corcel? Nunca... Recebemos nossos corpos e emoções não para destruí-los, mas sim para controlá-los. Eles expandem os nossos sentimentos e aumentam nossa felicidade. O corpo é um degrau na escada do progresso. De fato, tudo o que existe na terra foi concedido para a "benção e benefício do homem”.” (Four Essays  on Love, p. 36.)
Quando soubemos que viríamos a terra e ganharíamos um corpo físico, bradamos de júbilo por semelhante privilégio. (Ver Jó 38:7.) O corpo nada tem de mau, algo de que devamos envergonhar-nos; no entanto, muitos pecados são nutridos pelas paixões e desejos dos templos físicos em que habitamos. Não devemos considerar que tais sentimentos nocivos se restringem às paixões e apetites sexuais. Embora os pecados originários de tais desejos sejam graves e devastadores, há outras paixões e necessidades que nos podem causar problemas. Por exemplo, o Apóstolo Tiago usou do mesmo simbolismo que Alma, mas se referiu à língua. (Ver Tiago 3:1-5.) Às vezes ficamos irritados quando o corpo está cansado, ou falamos asperamente, movidos pela frustração. Acaso o egoísmo e a avareza às vezes não se originam de nossa necessidade de vestuário, alimento e abrigo? Nada existe de mal nas carências em si, somente quando elas são como disse Alma, desenfreadas e sem controle.
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.310-311.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar