Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Exaltação

Exaltação significa responsabilidade.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.74.

Vossa investidura (endowment) é receber todas as ordenanças na Casa do Senhor, necessárias para que possais, depois de haver deixado esta vida, caminhar de volta á presença do Pai, ... e ganhar a exaltação.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.8.

O objetivo supremo da criação deste mundo é exaltar as inteligências que foram colocadas sobre ele, para que possam viver, perdurar e aumentar por todo o sempre. Não estamos aqui, para discutir nem contender a respeito das coisas deste mundo, e sim para sujeitá-lo e embelezá-lo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.57.

Os pais e os filhos devem estar dispostos a colocar as responsabilidades familiares em primeiro lugar, a fim de conseguir a exaltação da família.
A PRIMEIRA PRESIDÊNCIA – Manual de Noite Familiar l974 p.4.

As portas da felicidade estão abertas àqueles que vivem o evangelho de Jesus Cristo em toda sua pureza e simplicidade... A certeza da suprema felicidade, a certeza de uma vida cheia de sucessos nesta existência e de exaltação e vida eterna na outra, advém a todos os que vivem em completa harmonia com o evangelho de Jesus Cristo – e consistentemente seguem o roteiro estabelecido.
SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.249.

A norma da justiça e o caminho que Deus traçou para guiar o povo. Nos asseguram a paz. Conforto e felicidade no presente, e vida eterna e exaltação no porvir; mas nada menos que a estrita obediência às leis de Deus será capaz de fazer com que alcancemos esse objetivo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.8.

Para obter a exaltação e ter uma vida feliz, devemos seguir um padrão de retidão. Podemos avaliar melhor nossa auto-estima e sucesso, pela maneira como seguimos os padrões que o engodo, a soberba, o orgulho e o pessimismo.
ÉLDER MARVIN J. ASHTON – A Liahona janeiro 1991 p.23.

Constava do plano divino, desde o princípio, que o homem fosse colocado aqui na terra e estivesse sujeito às condições mortais, e passasse por um estado probatório, conforme explica o Livro de Mórmon, onde ele e sua posteridade estariam sujeitos a todas as condições da mortalidade. Faziam parte do plano divino que o homem passasse por esse período de mortalidade, onde estaria afastado da presença de Deus e sujeito a todas as vicissitudes da existência mortal, às tentações e provações da carne, adquirindo, assim, experiência e sendo colocado em posição de ser testado (provado), tentado, e purificado, vencendo as provações e tribulações da carne, ou mortalidade, como Paulo descreveu. Esta vida é um segmento muito breve de nossa existência, porém de fundamental importância, pois é aqui que somos provados e, figurativamente, colocados no fogo e testados, para ver de que espécie de material somos feitos, se somos dignos de receber a exaltação no Reino de Deus ou designados a viver em algum outro reino.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Manual do Aluno Livro de Mórmon p.73.

Já expliquei o que devem fazer para obter a exaltação. O Senhor deve ser o primeiro e mais importante de nossos interesses; é necessário que a edificação de Sua obra e reino seja a nossa principal preocupação.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.160.

O propósito de sermos enviados à Terra é para que operemos nossa exaltação, para que nos preparemos para voltar a habitar com nosso Pai Celestial. E nosso Pai, conhecendo as faltas e falhas dos homens, deu-nos certos mandamentos para obedecermos, e se examinarmos essas exigências e as coisas pedidas a nós, veremos que todas elas são para nosso benefício e progresso individuais.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.30.

Devemos, como povo, estar cientes do fato de que nosso Pai Celestial fez tudo a Seu alcance para a salvação da família humana. Deu a conhecer as leis necessárias para a exaltação e glória do homem e tudo o que poderia ter sido feito pela lei. (...) Jesus morreu para redimir todos os homens, mas para que eles se beneficiassem de Sua morte e para que Seu sangue os purificasse de todos os pecados cometidos na carne, teriam que seguir a lei do evangelho. Fomos redimidos pelo sangue de Cristo dos pecados cometidos por Adão e, a fim de alcançarmos a salvação, devemos ser obedientes e fiéis aos preceitos do evangelho.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.71.

Se eu vier a alcançar a plenitude da salvação, será por meio de minha obediência às leis de Deus.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.71.

O espírito dos justos receberá a exaltação na presença de Deus e do Cordeiro, no mesmo tabernáculo [corpo físico] no qual eles viveram, trabalharam e sofreram na Terra. Sem essa união, seria impossível para a alma dos homens receber a plenitude da glória. Há uma glória ligada a isso que será fonte de alegria eterna para todos os habitantes do reino celestial.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.72.

Que grande farsa seria chamar o povo ao arrependimento se não houvesse perdão, e que desperdício não teria sido a vida de Cristo se não tivesse conseguido proporcionar a oportunidade para a salvação e exaltação!
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.326.

Quantos cristãos têm uma profunda ligação com sua Igreja, mas intimamente se afastaram de Jesus Cristo?... Podemos ter um compromisso firme com a Igreja e manifestá-los em nossas atitudes cotidianas. Podemos assistir fielmente às reuniões, cumprir fielmente os deveres que temos em nossos chamados, ir seguidamente ao templo, enviar nossos filhos em missão e trabalhar em projetos de bem-estar e, apesar de tudo, não termos o nosso coração inteiramente voltado ao Salvador.
Comentários do Manual do Instituto – Livro de Mórmon p.53.

É verdade que muitos santos dos últimos dias, tendo sido batizados e confirmados membros da Igreja, e alguns inclusive tendo recebido seus endowments, tendo sido casados e selados nos templos do Senhor, acham que consequentemente tem, garantidas, as bênçãos da exaltação e vida eterna. Porém, isso não acontece. Há dois requisitos básicos que todo ser humano deve cumprir, ou não poderá obter as grandes bênçãos que lhe são oferecidas. Ele deve receber as ordenanças e deve ser fiel, superando suas fraquezas. Portanto nem todos os que afirmam ser santos dos últimos dias serão exaltados.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão, p.20-21.

Foi-nos dito que “(...) muitos são chamados, mas poucos são escolhidos (...)”. Uma pessoa escolhida é objeto do favor divino. Irmãos, como podemos ser escolhidos? Podemos se escolhidos apenas quando Deus nos escolhe. “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quando em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15:16). Isso acontece somente quando o coração e a alma estão totalmente transformados, quando tivermos nos esforçado com todo o nosso coração, poder, mente e força para guardar os mandamentos de Deus. Acontece quando guardamos “o juramento e convênio que pertence ao sacerdócio”. (D&C 84:39). Assim, “podemos (tornar-nos) os filhos de Moisés e de Aarão e a semente de Abraão, e a igreja e o reino, e os eleitos de Deus”.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona Julho de 1997, pp. 49.

“O caminho da [exaltação] é íngreme e acidentado. Muitos tropeçam e caem e, por causa do desânimo, nunca voltam a erguer-se para começar de novo. As forças do mal anuviam a estrada com muitos obstáculos nebulosos que muitas vezes tentam desviar-nos para veredas traiçoeiras. Contudo, ao longo de toda essa jornada, assegurou o Presidente Lee, “existe a serena certeza de que se escolhermos o que é certo alcançaremos êxito, e nesse processo teremos moldado, formado e criado em nós o tipo de pessoa digna de ser admitida na presença de Deus. Que maior sucesso poderia haver do que possuir tudo o que Deus possui?”
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p. 206.

Para alcançar a salvação, precisamos não apenas fazer algumas coisas, mas tudo o que o Senhor ordenar.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.168-169.

Algumas pessoas podem supor que seria uma grande benção, se pudessem ser levadas diretamente para os céus e lá estabelecidas, mas na realidade isso não lhes seria uma benção, pois não poderiam receber a plenitude de sua recompensa, nem desfrutar da glória do Reino, ou compreender e habitar em sua luz. Ela lhes seria um inferno intolerável, e creio que isso as consumiria  mais rápido que o fogo do inferno. Não vos seria uma benção serdes levados para o Reino Celestial e obrigados a ficar lá, a menos que estivésseis preparados para habitá-lo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.95.

Um homem cuja mente se abriu às influências do sacerdócio do Filho de Deus – que compreende tudo a respeito do governo dos céus, deve entender que os seres finitos não são capazes de receber e suportar a plenitude da lei celestial. Quando podereis suportar uma lei celestial? Quando vos tornardes seres celestiais, não antes disso.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.95.

Nosso Pai Celestial deixou bem claro aos filhos dos homens que é somente pelas mãos daqueles que possuem autoridade divina que poderemos conseguir o poder de tornar-nos membros do reino celestial. (George Albert Smith, Conference Report, abril de 1934, p. 28).
GEORGE ALBERT SMITH – Manual Básico da Mulher SUD – Parte A – A Importância do Sacerdócio, lição 11, p.80.

Não podeis dar a exaltação a quaisquer pessoas, a menos que elas saibam o que são o mal, o pecado, o pesar e a miséria, pois ninguém poderia compreender, apreciar e desfrutar a exaltação sob nenhum outro princípio.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.55-56.

(...) Se um homem pudesse ser perfeito em sua dupla capacidade de corpo e de espírito, sem passar pelas provações da mortalidade, não teria sido necessário virmos para este estado de provação e sofrimento. Se o Senhor pudesse glorificar a seus filhos em espírito, sem que precisassem possuir um corpo como o nosso, ele, sem dúvida, o faria.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.58.

Bem, existe uma diferença entre imortalidade e vida eterna. Imortalidade é o dom de viver para sempre. É dado a toda criatura. Vida eterna é ter uma vida igual à de Deus. Todos os que se tornam servos terão imortalidade, mas aqueles que se tornam filhos de Deus terão o dom adicional de vida eterna, que é o maior dom de Deus. (D&C 14:7.)
Vida eterna é viver na presença do Pai e do Filho. Aqueles que a recebem tornam-se membros da “Igreja do Primogênito” e são herdeiros como filhos de Deus. Eles recebem a plenitude de bênçãos. Tornam-se semelhantes ao Pai e ao Filho, e são co-herdeiros de Jesus Cristo. (Romanos 8:14-14; I João 3:1-3; Gálatas 4:5-7; D&C 76:67, 94; 93:22.)
O que é vida eterna? É ter “uma continuação das sementes para todo o sempre” (D&C 132:19.) Ninguém recebe vida eterna, exceto aqueles que recebem a exaltação. Vida eterna é o maior dom de Deus; imortalidade não. Diz o Senhor: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida.” (Moisés 1:39; João 5:24.)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.8-9.

Exaltação é o ato de ser elevado ou engrandecido, quanto à posição ou grau; é ser magnificado ou glorificado. Assim, no reino celestial, os que passam pelos deuses que ali estão para guardar o caminho para a plenitude, recebem exaltação. O reino telestial não é um reino de exaltação; o reino terrestrial não é um reino de exaltação, embora seja superior ao telestial. E haverá muitos que entrarão no reino celestial, em sua condição de salvos sem exaltação, pois mesmo no celestial existem diversos graus.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.12-13.

Exaltação é habitar na presença de Deus e ser como ele é.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.13.

NEM A METADE DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS SERÃO SALVOS – Os que recebem a plenitude terão o privilégio de ver a face de nosso Pai. E não será assombroso o número de santos dos últimos dias que lá chegará. O Presidente Francis M. Lyman (1840-1916 Ordenado Apóstolo a 27/10/1880, chegou a ser presidente do Conselho dos Doze) tem declarado muitas vezes, e creio com razão que, se salvarmos metade dos santos dos últimos dias, isto é, com uma exaltação no reino celestial de Deus, nos teremos saído muito bem. Não que o Senhor seja parcial, não que ele vá traçar uma linha como alguns dirão, para deixar pessoas de fora. Ele gostaria de que todos nós entrássemos, se possível; mas há leis e ordenanças a que devemos obedecer; se não obedecermos à lei, não poderemos entrar.
O Salvador comparou o reino, em outras palavras a Igreja, a dez virgens, cinco das quais eram prudentes e cinco loucas; (Mateus 25:1-13.) e por isso não devemos pensar que por sermos membros da Igreja, tudo está bem conosco e nossa salvação está assegurada, isto é, que nossa exaltação esteja assegurada. Não é assim.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.15.

Comparativamente, poucos filhos dos homens encontrarão a salvação existente no reino celestial ou, em outras palavras, a exaltação que fará deles herdeiros de Deus e co-herdeiros de Jesus Cristo – mesmo filhos de Deus. Aqueles que obtêm essa exaltação, recebem a plenitude do poder, força e domínio daquele reino. Sobrepujam todas as coisas. São coroados sacerdotes e reis, e tornam-se iguais a Jesus Cristo. Embora esta doutrina seja ensinada na Bíblia, a maioria da humanidade a esqueceu, e ela passou a ser um dos ensinamentos peculiares da A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.-
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.24.

Quando subimos uma escada, somos obrigados a começar de baixo e subir degrau por degrau, até chegar ao alto; o mesmo acontece com os princípios do Evangelho – devemos começar com o primeiro, e continuar subindo até que tenhamos aprendido todos os princípios de exaltação. Mas só muito tempo depois de termos passado pelo véu é que os aprenderemos. Não compreenderemos tudo neste mundo; teremos muito trabalho para aprender nossa salvação e exaltação, mesmo depois da morte.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.280.

A paciência é celeste, a obediência é nobre, o perdão é misericordioso e a exaltação é divina; e aquele que persevera fielmente até o fim de modo algum perderá seu galardão. Um bom homem suporta
todas as coisas para honrar Cristo e até despreza o mundo inteiro e tudo que há nele para salvar sua alma.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 30, p. 374.

A pergunta que freqüentemente tem sido feita é: ‘Não podemos ser salvos sem passar por todas essas ordenanças, etc.?’ Eu respondo que não; não a plenitude da salvação. Jesus disse que há muitas moradas na casa de Seu Pai e que ia preparar-nos um lugar [ver João 14:2]. A mansão mencionada aqui devia ter sido traduzida como reino; e toda pessoa que for exaltada na mais elevada mansão terá que cumprir a lei celestial e toda a lei também.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 36, pp. 440-441.

A EXALTAÇAO DE CRIANÇAS. Crianças pequenas que morrem antes de atingir a idade da responsabilidade, herdarão automaticamente o reino celestial, mas não a exaltação nesse reino, até que hajam cumprido todos os requisitos da exaltação. Por exemplo:
A glória suprema é o casamento, e esta ordenança teria que ser feita em favor delas, antes de poderem herdar a plenitude desse reino. O Senhor é justo com todos os seus filhos, e as crianças pequenas que morrem não serão punidas, como o faz a Igreja Católica, simplesmente por terem morrido. O Senhor concederá a essas crianças os privilégios de todas as bênçãos seladoras pertencentes à exaltação.
Todos nós éramos espíritos adultos antes de nascer, e o corpo das criancinhas crescerá após a ressurreição até a plena estatura do espírito, e terão todas as bênçãos, através de sua obediência, como se tivessem vivido até a maturidade e as recebido na terra.
...O mesmo se aplica aos rapazes que foram privados dessas bênçãos, perdendo a vida na guerra. O Senhor julga cada alma pelo intento do coração.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.54.

Se um homem e sua mulher são salvos em reinos diferentes, por exemplo, o celestial e o terrestrial, o selamento está automaticamente desfeito; está desfeito por causa dos pecados de uma das partes. Ninguém que permanece fiel pode ser privado da exaltação. Em outras palavras, um marido indigno não pode impedir a exaltação da mulher fiel, e vice-versa. Neste caso, o servo fiel será dado a alguém que seja fiel.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.65.

EXALTAÇÃO PARA AS MULHERES SOLTEIRAS FIÉIS. Vós, boas irmãs, que sois solteiras e sós, não temais, não penseis que essas bênçãos vos serão negadas. Não tendes nenhuma obrigação ou necessidade de aceitar alguma proposta que vos repugna por medo de serdes condenadas. Se sentirdes em vosso coração a veracidade do Evangelho e em condições propícias teríeis recebido essas ordenanças e bênçãos seladoras no templo do Senhor, e isto é vossa fé, vossa esperança e vosso desejo, e não se realiza agora, o Senhor vos há de recompensar, e sereis abençoadas – pois nenhuma bênção será negada.
O Senhor vos há de julgar conforme os desejos de vosso coração, quando nesta vida são negadas as bênçãos, e ele não vos condenará por aquilo que não podeis remediar.
...Nenhuma mulher será condenada pelo Senhor por não aceitar uma proposta que sente não convém aceitar. A meu ver, é muito melhor para nossas boas moças recusarem uma oferta de casamento, se acharem que a companhia do homem seria desagradável, ou se for alguém que não amam e acreditam não poder aprender a amar.
Se a moça em seu coração aceita plenamente a palavra do Senhor, e em condições propícias obedeceria a lei, mas recusa uma proposta quando acredita sinceramente que as condições não justifiquem fazer um contrato de casamento que iria liga-la eternamente a uma pessoa que não ama, ela não perderá sua recompensa. O Senhor a julgará pelos desejos de seu coração, e virá o dia em que lhe serão dadas as bênçãos retidas, ainda que fique adiado até a vida por vir.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.76-77.

A SANTIFICAÇÃO
É UM PROCESSO QUE LEVA A PERFEIÇÃO

LUCIANE: Papai, hoje, na classe do instituto, falamos a respeito do mandamento de Jesus, de que devemos ser perfeitos. Essa me parece uma meta muito louvável, porém inatingível.
PAI: Admito que, às vezes, já me senti como você. Contudo, tenho a convicção de que, se Deus nos dá um mandamento, é possível o observarmos. Creio que estou afirmando algo semelhante ao que Néfi disse, quando seu pai lhe pediu que voltasse a Jerusalém para trazer as placas de latão: "Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, pois sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens poderão ser cumpridas." (1 Néfi 3:7.) Acredito que o Senhor já preparou um caminho para mim e para você, Luciane, a fim de que sejamos perfeitos.

(41-12) Para Obter a Exaltação, Devemos Eventualmente Viver Cada Lei do Reino Celestial.
O Senhor deixou claro que, para obter a exaltação no reino celestial, toda alma deve estar em harmonia com cada lei, ordenança e ensinamento desse reino.
"A pessoa que deseja ser exaltada à morada mais alta, precisa obedecer a uma lei celestial, e a toda a lei também...
...para conseguir a salvação, não nos basta fazer apenas algumas coisas, mas tudo o que Deus ordenou... (Proponho-me a) obedecer e ensinar outros a obedecer a Deus, precisamente nas coisas que ele nos ordena." (Joseph Smith, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pp. 323-324.)

(41-13) Deus Jamais Exigirá de Nós o que Não Podemos Fazer
"Esse progresso em direção à vida eterna baseia-se em atingir a perfeição. Viver todos os mandamentos assegura perdão total dos pecados, assegurando também a exaltação através do aperfeiçoamento que advém de se obedecer às instruções do Senhor. No Sermão da Montanha, ele ordenou a todos os homens: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste." [Mateus 5:48.) Ser perfeito significa triunfar sobre o pecado. Essa é uma ordem do Senhor. Ele é justo, sábio e bondoso, e jamais exigiria de seus filhos algo inatingível ou que não fosse para o benefício do próprio homem. Consequentemente, podemos deduzir que a perfeição é um objetivo realizável." (Spencer W. Kimball, O Milagre do Perdão, p. 200.)

LUCIANE: Mas, papai, o Senhor espera que eu viva totalmente a lei e todo o evangelho de imediato?
PAI: Não, Luciane, o Senhor não espera que sejamos perfeitos num piscar de olhos. A perfeição é uma meta em que devemos empenhar-nos todos os dias de nossa vida. Ao nos esforçarmos e lutarmos para seguir o caminho da perfeição, o Senhor nos abençoa e ajuda nesse sentido.

(41-14) O Renascimento Espiritual, e Perfeição e Santificação São Alcançados por Etapas, e Somos Abençoados Segundo a Medida de Nosso Esforço e Intento.
"Para ser salvos no reino celestial, devemos tornar-nos perfeitos. Porém, ninguém se torna perfeito nesta vida. Somente o Senhor Jesus alcançou esse estado, e ele tinha uma vantagem que nenhum de nós possui. Ele era o Filho de Deus, e veio a terra com uma capacidade espiritual, e talento, e uma herança, que ultrapassam todo o entendimento com que todo o resto de nós nasceu. Nossas revelações afirmam que ele era como Deus na vida pré-mortal e que, sob a direção do Pai, criou mundos sem número. Esse Ser Sagrado foi o Santíssimo de Israel na antiguidade e o Ser Imaculado na vida mortal. Viveu uma existência perfeita e estabeleceu o exemplo ideal. Isto demonstra que podemos esforçar-nos e prosseguir rumo a essa meta; mas nenhum outro ser mortal - nem o maior dos profetas ou o mais poderoso dos apóstolos, tampouco qualquer santo justo em qualquer época - jamais foi perfeito, mas devemos tornar-nos perfeitos para ganhar uma herança celestial. Como acontece ao renascimento e à santificação de nossas almas, tornarmo-nos perfeitos em Cristo é um processo.
Começamos hoje a guardar os mandamentos, observamo-los um pouco mais amanhã, e progredimos de graça em graça, degrau por degrau, aperfeiçoando dessa maneira nossas almas. Podemos ser perfeitos em algumas coisas pequenas. Podemos ser perfeitos no pagamento do dízimo. Se pagarmos uma décima parte de nossos rendimentos anuais aos fundos de dízimos da Igreja, e se o fizermos a cada ano de nossa vida e assim procedermos com todo o nosso coração, sem o menor intento de nos furtar a esse dever, a despeito das dificuldades que surjam em nossa vida, então nesse ponto somos perfeitos. Nesse aspecto, e até aí, estamos vivendo a lei tanto quanto Morôni ou os anjos do céu poderiam vivê-la. E assim, de grau em grau e de passo em passo, começamos a trilhar o caminho da perfeição com o objetivo de nos tornarmos perfeitos como Deus nosso Pai Celestial, para que eventualmente sejamos herdeiros da vida eterna em seu reino.
Como membros da Igreja, se demarcarmos um caminho conduzindo à vida eterna; se iniciarmos os processos de renascimento espiritual e seguirmos na direção certa; se traçarmos um caminho de santificação para nossas almas, e gradualmente caminharmos nesse sentido; se estabelecermos um curso para que nos aperfeiçoemos, e passo a passo, etapa por etapa, aperfeiçoarmos nossas almas vencendo o mundo então teremos a garantia absoluta - não existe dúvida alguma - de que alcançaremos a vida eterna. Mesmo que o renascimento espiritual se ache à frente, e a perfeição e o pleno grau de santificação também se achem à frente, se demarcarmos um caminho e o seguirmos da melhor maneira possível nesta vida, quando dela partirmos continuaremos exatamente no mesmo curso. Não mais estaremos sujeitos às paixões e apetites da carne. Teremos atravessado de maneira bem sucedida os testes desta provação mortal e, no devido tempo, receberemos a plenitude do reino de nosso Pai - o que significa a vida eterna em sua infinita presença.
O Profeta nos ensinou que há muitas coisas que precisamos fazer, mesmo após a morte, para alcançarmos nossa salvação. Não seremos perfeitos no momento em que morrermos. Contudo, se já tivermos marcado um curso a seguir, e nossos intentos forem corretos, se nossos apetites estiverem vencidos e dominados, e se crermos no Senhor e estivermos fazendo, o melhor possível, o que de nós se requer, entraremos na eterna salvação, que é a plenitude da recompensa eterna no reino de nosso Pai.
Creio que devemos ter esperança; creio que podemos regozijar-nos que seja assim. Podemos falar a respeito dos princípios de salvação e dizer em quantos consistem e como as pessoas podem enquadrar-se nestes padrões. Essa meta, às vezes, pode parecer árdua, difícil e além da capacidade humana de alcançar. Mas temos que tomar estas medidas para atingi-la. Temos de nos conscientizar de que possuímos os mesmos apetites e paixões que todos os santos e pessoas justas das dispensações que nos precederam. Eles não eram diferentes de nós. Eles conseguiram vencer a carne." (Bruce R. McConkie, "Jesus Christ and Him Crucified", Speeches of the Year, 1976, pp. 399-401.)

LUCIANE: Bem, papai, é um grande consolo pensar que posso ser aceita por Deus, quando tento fazer o que é certo. Mas isso não diminui o fato de que tenho de ser pura e sem mancha - livre do pecado. Como posso fazer isso?
PAI: Luciane, o Senhor promete uma bênção especial aos que procurarem amá-lo e servi-lo de todo o seu coração. Esta bênção é chamada santificação.

(41-15) A Santificação É um Estado de Santidade.
"Ser santificado é tomar-se limpo, puro e sem mancha; é ser livre do sangue e pecados do mundo; é ser uma nova criatura do Espírito Santo, alguém cujo corpo foi renovado por ter renascido do Espírito. Santificação é um estado de santidade, uma condição alcançada apenas através da obediência às leis e ordenanças do evangelho. O plano de salvação é o sistema e meio dado aos homens, pelo qual eles podem santificar suas almas e assim se tomarem dignos de uma herança celestial." (McConkie, Mormon Doctrine, p.675.)

(41-16) A Santificação É Operada pelo Espírito Santo.
"O processo de purificação que ocorre em nossa vida acontece porque recebemos o poder purificador do Espírito Santo. O Espírito Santo é um revelador, e é também um santificador. O Espírito Santo revela a verdade a cada alma humana que obedece à lei. A obediência nos qualifica a conhecer a verdade. Então o Espírito Santo nos santifica, para que nos tornemos limpos e sem mancha, e eventualmente qualificados a viver onde Deus e Cristo habitam." (McConkie, "Jesus Christ and Him Crucified", P. 403.)

LUCIANE: Agora entendo! Procurando vencer nossos pecados pessoais, podemos realmente ser limpos e purificados pelo poder do Espírito Santo.
PAI: Sim, santificar significa tomar-se puro. Há uma escritura na Pérola de Grande Valor que descreve parcialmente este processo. Falando a respeito de Adão, Moisés diz: "E assim nasceu do Espírito, e foi vivificado o homem interior" (Moisés 6:65), indicando que o espírito de Adão tinha sido purificado e limpo. A santificação se refere tanto ao corpo físico como ao espírito. Você deve estar lembrada, Luciane, de que Leí disse a seu filho Jacó, que ele não devia escolher "a morte eterna, de acordo com a vontade da carne e o mal que nela está". (2 Néfi 2:29.) O mal que há na carne, de que fala Leí, é uma consequência da Queda e da corrupção que pode entrar em nossos corpos por causa do pecado. Doutrina e Convênios afirma que os fiéis portadores do sacerdócio podem ser "santificados pelo Espírito para a renovação de seus corpos". (D&C 84:33.) Não somente o espírito pode tomar-se puro, mas também os elementos do corpo físico serem renovados e santificados. A santificação é real limpeza do corpo e do espírito - a alma do homem.

(41-17) De Grau em Grau, Passo a Passo, Santificamos Nossas Almas.
"Dizemos que um homem tem de nascer de novo, significando que ele deve morrer para as coisas pertencentes às iniquidades existentes no mundo. Paulo afirmou, "que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito" (Romanos 6:6). Nascemos de novo, quando morremos para a iniquidade e vivemos para o que diz respeito ao Espírito. Mas isso não acontece subitamente. É também um processo. Nascer de novo é uma transformação gradual, exceto em uns poucos casos isolados, que ocorreram de maneira tão milagrosa, que se acham registrados nas escrituras. No que concerne aos membros da Igreja em geral, nascemos de novo por etapas, e renascemos para maior luz e conhecimento, e maior ansiedade de justiça, à medida que guardamos os mandamentos.
O mesmo acontece quanto a ser santificado. Os que irão para o reino celestial dos céus, têm de ser santificados, querendo dizer com isto que devem tornar-se limpos, puros e sem mancha. Necessário se faz que sejam queimados de suas almas todo pecado e iniquidade como que por fogo e que, numa expressão figurativa, haja um "batismo de fogo". Este novamente, é também um processo. Ninguém é santificado num instante, ou de súbito. Porém, se guardarmos os mandamentos, e após o batismo prosseguirmos para a frente com firmeza, então de grau em grau, passo a passo, santificaremos nossas almas até o glorioso dia em que estaremos qualificados a morar onde Deus e os anjos habitam.
Assim é no plano de salvação." (McConkie, "Jesus Christ and Him Crucified", p. 399.)

PAI: A santificação é uma recompensa pessoal que acompanha a retidão pessoal. Ela se torna possível por causa do sacrifício expiatório do Salvador. Em virtude de sua graça e amor, podemos ser santificados, ao guardarmos os mandamentos.
LUCIANE: Por onde posso começar, papai? Tenho tantas fraquezas e tentações que precisam ser vencidas!
PAI: Outro dia li uma declaração do Presidente Spencer W. Kimball, no livro O Milagre do Perdão, que talvez responda ao que perguntou. Aqui está, deixe-me ler para você.

"A perfeição realmente advém através de superarmos todos os obstáculos. O Senhor revelou, por intermédio de João: "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono." (Apocalipse 3:21.)
Parece que o mal está sempre a nos cercar. Um dos primeiros membros do Conselho dos Doze disse que há centenas de espíritos malignos trabalhando contra cada um de nós. Portanto, devemos estar sempre alerta. Cataloguemos nossas fraquezas e lutemos contra elas, para que possamos vencê-las. Cristo aperfeiçoou-se, superando todos os obstáculos. É somente superando as fraquezas e os problemas que poderemos aperfeiçoar-nos e chegar cada vez mais perto da deidade. Como já discutimos anteriormente, o tempo para isso é agora, na mortalidade.
Alguém disse: “Aquele que está planejando corrigir-se está um passo atrasado. Precisa parar de planejar e começar a agir. Hoje é o dia." Sem dúvida, o autodomínio é um programa contínuo - uma jornada, não apenas o início. Os homens não se tomam íntegros de uma hora para outra, assim como a pequenina semente não se transforma num carvalho num abrir e fechar de olhos. Entretanto, o progresso rumo à perfeição pode ser rápido, desde que a pessoa caminhe resolutamente e a passos largos em direção ao objetivo." (p. 201.)

LUCIANE: O que o Presidente Kimball quis dizer, quando afirmou que devemos "catalogar" nossas fraquezas?
PAI: Catalogar significa relacionar, dispor em categorias, ou classificarmos nossas fraquezas. O padrão que usamos é o Salvador. Pelos seus ensinamentos, aprendemos as virtudes cristãs que devemos possuir; então classificamos as nossas fraquezas com relação a esse modelo de excelência. Ao termos feito isso, poderemos, então, como sugeriu o Presidente Kimball, "lutar" para vencê-las.

OS ENSINAMENTOS DO SALVADOR CONTIDOS EM 3 NÉFI PODEM AJUDÁ-LO A SANTIFICAR-SE
Ao refletir sobre o que significa a santificação em sua vida, como podem os ensinamentos do Salvador, contidos em 3 Néfi, ajudá-lo em sua busca da perfeição? De que maneira eles se relacionam à diretriz do Presidente Kimball, de catalogarmos as nossas fraquezas? Poderiam os preceitos, encontrados em 3 Néfi 11-14 ser o perfil de um caráter cristão?
Examine cuidadosamente o seguinte esboço dos atributos cristãos mencionados em 3 Néfi 11-14.

Perfil de um Caráter Cristão
Procura entender os outros - não tem o espírito de contenda (3 Néfi 11:28-30).
Crê em Cristo (vers. 3.3).
Procura arrepender-se (vers. 38).
Sê batizado (vers. 38).
Recebe o dom do Espírito Santo (vers. 35).
Dá atenção às palavras dos líderes escolhidos por Deus (3 Néfi 12:1).
Chora pelos pecados pessoais (vers. 4).
Tem fome e sede de justiça (vers. 6).
Sê misericordioso para com os outros (vers. 7).
Sê puro de coração (vers. 8).
Sê pacificador (vers. 9).
Suporta pacientemente as perseguições (vers.1O-12).
Controla o temperamento (vers. 21, 22).
Mantém puros os pensamentos - não cobices (vers. 27-29).
Sê honesto - absolutamente íntegro (vers.33-37).
Procura abençoar e amar os inimigos (vers. 39-45).
Faze contribuições financeiras sem esperar o louvor dos homens (3 Néfi 13:1-4). '
Ora e jejua em segredo (vers. 5-18).
Não julgues asperamente os semelhantes (3 Néfi 14:1-5).

(41-18) Quando Fazemos a Nossa Parte e Nos Voltamos ao Senhor, Nossa Vida Se Modifica, Transforma e Se Santifica
''Tiago deu a fórmula para esse domínio: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7.) Para abandonar o pecado, transformar vidas, mudar personalidades, moldar o caráter ou remodelá-lo, precisamos da ajuda do Senhor, e podemos contar com ela, desde que façamos nossa parte. O homem que se apoia firmemente no Senhor, torna-se dono de si mesmo e consegue realizar o que quer que se disponha a fazer, seja obter as placas de latão, construir um navio, dominar um hábito ou superar uma transgressão profundamente arraigada.
Aquele que é mais poderoso do que Lúcifer, que é nossa fortaleza e origem de nossas forças, pode ajudar-nos em tempos de grandes tentações. Conquanto o Senhor nunca force ninguém a se afastar do pecado ou dos braços dos tentadores, ele usa seu Espírito para induzir o pecador a fazê-lo com a ajuda divina. E ao homem que cede a doce influência e súplicas do Espírito, e faz tudo o que lhe é possível para conservar-se numa atitude de arrependimento, é assegurado proteção, poder, liberdade e alegria." (Kimball, O Milagre do Perdão, p. 169.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.404-407.








Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar