Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Habacuque – O Profeta - VT

O ministério de Habacuque deu-se, muito provavelmente, após o surgimento dos caldeus na história do mundo. Muitos eruditos na matéria acreditam que seus escritos datam de depois da batalha de Carquêmis, em 605 A.C., na qual Nabucodonosor derrotou os egípcios, e antes da primeira deportação dos judeus, em 597 A.C. Pela sua obra depreende-se também que vivia em Jerusalém. Se isto for verdade, então foi contemporâneo de Leí e Jeremias, e profetizou para o mesmo povo.
Não se sabe nada a respeito de sua pessoa, além do que se pode inferir de seus escritos. A tradição existente a seu respeito é obviamente lendária, não podendo servir de base confiável. Sabe-se apenas que foi um grande profeta que nos legou “uma das mais nobres e pungentes obras do mundo da religião”. (J.R. Dummelow, A Commentary on the Holy Bible, p. 587.)
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – I Reis a Malaquias, pp. 227.

“O livro difere acentuadamente dos outros livros proféticos. Enquanto quase todos os demais contêm as palavras do Senhor endereçadas ao povo, em seu livro, Habacuque, na qualidade de representante do povo, dirige-se e desafia o Senhor. Ele começa reclamando da aparente indiferença do Senhor em face da violência, discórdia e corrupção generalizada que reina em Judá. O profeta está intrigado com essa indiferença, por conhecer o caráter justo e santo de Deus. O Senhor, respondendo às suas queixas, diz que está para levantar os caldeus como executores de sua justiça. O profeta fica ainda mais perplexo diante dessa resposta, não conseguindo entender por que o Senhor quer usar os cruéis e ferozes caldeus para punir um povo menos ímpio do que eles. O Senhor, todavia, explica que os caldeus serão vitoriosos só temporariamente; acabarão sendo destruídos, enquanto os justos viverão pela fé. As nações oprimidas podem começar a regozijar-se já com a queda dos caldeus; esse o motivo do ‘dito agudo’ contra eles, que assume a forma de cinco maldições sobre os traços corruptos no caráter do inimigo e suas numerosas crueldades. O livro termina com um belo hino de louvor, intitulado no cabeçalho do capítulo: ‘A oração de Habacuque’.” (Sidney B. Sperry, The Voice of Israel’s Prophets, pp. 365-66.)
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – I Reis a Malaquias, pp. 227.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar