Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Combinações Secretas

Em outras palavras, a Igreja do demônio é o mundo; é toda a carnalidade e todo o mal de que o homem decaído é herdeiro; é toda atitude impura e perversa; é toda religião falsa, todo suposto sistema de salvação que realmente não salva nem exalta o homem ao grau mais elevado do mundo celestial. É toda a Igreja , exceto a verdadeira que se arvore sob bandeira cristã ou pagã. Como Morôni diria numa época posterior da história nefita, e como deduzimos ao analisar apocalipse l8:1-24, são “as combinações secretas”, sociedades juramentadas e a grande força anticristã do comunismo. (Éter 8:14-26).
ÉLDER BRUCE R McCONKIE – O Milagre Do Perdão p.34.

Helamã 6:1-41. As Combinações Secretas do Livro de Mórmon e Seu Significado para Nós Hoje em Dia
Este capítulo do Livro de Mórmon, juntamente com Éter 8, nos transmite alguns dos mais importantes esclarecimentos relativos às combinações secretas, inclusive sobre como funcionavam, o que as originou e de que modo chegaram ao poder. Morôni profeticamente preveniu seus leitores dos últimos dias de que as combinações secretas haviam sido o motivo, da destruição das sociedades jaredita e nefita. (Éter 8:21.) Em seguida, ele nos advertiu, em tempos de muita seriedade, acerca dos perigos que tais combinações secretas trariam em nossa própria época. (Éter 8:22-26.) Neste capítulo e em outras passagens do Livro de Mórmon, aprendemos estas importantes características das combinações secretas:

1. O diabo é o inspirador e a fonte de todas essas organizações. [Helamã 6:26-30.) Mórmon aponta claramente quem é o grande conspirador, o real instituidor de tais organizações.

2. Elas são consideradas pelo Senhor como uma grande abominação, as "piores de toda a terra". (3 Néfi 9:9; ver também Éter 8:18.) Embora as pessoas cometam furtos, roubos, pilhagem e assassinatos, realmente os maiores crimes cometidos pela humanidade envolvem o saque e matança em nível nacional ou internacional, envolvendo milhares de vidas.

3. Essas combinações florescem e ganham força, quando "a maioria" [Helamã 6:21) do povo é perversa e procura tirar proveito dos despojos da iniquidade acima mencionada [vers. 38).

4. O segredo é a maneira básica do funcionamento de tais organizações (vers. 22, 25, 26).
"Somos uma democracia, e existe somente um meio de mantê-la firme no que diz respeito à sua conduta individual, social, municipal, estadual e nacional, que é mantendo o público informado acerca do que está acontecendo. Não há crime, não há subterfúgio, tampouco, artimanha, fraude ou vício que não viva em segredo. Exponha os fatos à luz do dia, descreva-os, ataque-os, ridicularize-os na imprensa, e cedo ou tarde a opinião pública os repudiará.
A publicidade pode não ser uma das coisas mais necessárias, mas, sem ela, todas as outras organizações fracassarão." (Joseph Puhtzer, citado por Morton Mintz e Jerry S. Cohen, em Power, Inc., p. 62.)

5. A ideia de manter alguma coisa em oculto é acompanhada da realização de um convênio (vers. 22, 25, 26). Nesse caso é feito um juramento de lealdade à organização, o qual envolve manter a conspiração em segredo.
Após assassinar o juiz supremo, Quishcumen "reuniu-se aos que o haviam encarregado de tal missão os quais lhe prometeram, jurando pelo eterno Criador não dizer a ninguém". (Helamã 1:11.) Helamã 6:21 fala de "seus convênios e juramentos". Morôni descreve essa mesma espécie de convênios que era feita entre os jareditas. (Éter 8:13, 14.) Observe que, ironicamente, os juramentos às vezes eram feitos em nome de Deus. [Helamã 1:11; Éter 8:14.)

6. O objetivo dessas combinações secretas é ganhar poder, lucro ou ambos. (Helamã 6:38; Éter 8:22• Moisés 5:31-33.) Considerando que o governo é uma fonte de grande poder, não é de se admirar que, frequentemente, tais organizações procurem assumir as rédeas dele. [Helamã 1:1-4; 2:4, 5; 3 Néfi 3:6,6:30, 7:12, Éter 9:1-6, 13:18.)

7. Essas combinações usam a imoralidade, o dinheiro e a violência para concretizar seus desígnios. (Ver, por exemplo, Helamã 6:15, 17; Éter 8:10.) O assassinato de líderes do governo para substituí-los por seus próprios elementos é um relato comum no Livro de Mórmon.

8. A única maneira de banir essas organizações, depois que elas se estabelecem e começam a florescer, é convertendo o povo à retidão. [Helamã 6:37; 3 Néfi 5:4-6.)

(36-20) Helamã 6:23, 24. A Força e a Compulsão Jamais Estabelecerão uma Sociedade Ideal
O propósito de uma sociedade de Gadianton, ou de qualquer semelhante a ela, é obter lucro e poder por meios ilícitos. Elas são grupos secretos, ligados por juramentos, que empregam sinais e senhas especiais para serem reconhecidos quando necessário (vers. 22). Para eles, qualquer coisa é justificada, desde que resulte em lucro e poder; as leis do país e os preceitos de Deus de nada valem. Elas empregam seu próprio sistema judicial, punindo "não de acordo com as leis do país, mas segundo as leis de suas perversidades" (vers. 24). O Presidente David O. McKay nos deu esta advertência:
"A força e a compulsão jamais conseguirão estabelecer a sociedade ideal. Ela só pode ser instituída por uma transformação da alma do indivíduo - uma existência redimida do pecado e colocada em harmonia com a vontade divina. Em vez de serem egoístas, os homens devem estar dispostos a dedicar a sua habilidade, seus bens, suas vidas e, se for necessário, sua fortuna e sua sagrada honra para minorar os males da humanidade. O ódio deve ser substituído pela compreensão e paciência. Só podemos obter paz e verdadeira prosperidade colocando nossa vida em harmonia com a lei do amor, a lei dos princípios do Evangelho de Jesus Cristo. Não basta a mera apreciação das éticas sociais de Jesus - nosso coração deve ser transformado!
Nestes dias de incerteza e inquietação, a maior responsabilidade e soberano dever das pessoas amantes da liberdade é preservar é proclamar a liberdade do ser humano, o seu parentesco com a Deidade, e a necessidade de obedecermos aos princípios do Evangelho de Jesus Cristo. Somente assim a humanidade encontrará paz e felicidade." (CR, outubro de 1962, pp. 7-8.)
Manual do Aluno – Curso de Religião 21-122 – O Livro de Mórmon – pp. 359-361.

(51-6) Éter 8:1-12. Combinações Secretas entre os Jareditas.
Morôni interrompe seu rápido resumo da história jaredita para contar, com riqueza de detalhes, a instituição de combinações secretas entre este povo. Ele assim fez, porque tais organizações causaram a total decadência dos jareditas e nefitas (vers. 21); e, a menos que nos arrependamos, elas provocarão o declínio da sociedade de nossa própria época (vers., 23-25).
Morôni descreve com algumas minúcias como surgiram as combinações secretas entre os jareditas. Neste caso, a maléfica inspiração proveio de uma mulher. Observe que ela mencionou o registro que seus "pais" haviam trazido com eles do Velho Mundo. Em Moisés 5:29-33,47-55 encontramos um relato de algumas combinações secretas mais antigas. É possível que seja a esses anais que ela se referia, pois sabemos que os jareditas possuíam os registros dos feitos dos patriarcas antediluvianos. (Éter 1:3.)
O plano pelo qual a filha de Jared se propôs conseguir o reino para seu pai, mostra-nos como as pessoas perversas podem tirar proveito das fraquezas humanas. A filha de Jared estava ciente de sua beleza pessoal e também de que Akish a desejava. Em sua sede de ajudar o pai a obter poder e riqueza, ela estava disposta a entregar-se para levar avante seu perverso plano.

(51-7) Éter 8:13-17. De que Astúcia Se Valeu Akish para Obter a Lealdade de Sua Parentela?
Note que Akish, para obrigar os que o apoiaram a serem leais a ele em tudo o que exigisse, fez com que jurassem "pelo Deus do céu, e também pelos céus" (vers. 14). Deste modo, Akish revestiu sua perversa obra de uma espécie de santidade moral. Foi exatamente esse tipo de juramento que Satanás exigiu que Caim fizesse, ao instituir as combinações secretas originais: "Jura-me", disse Satanás, "pela tua garganta, e se tu revelares morrerás; e jurem teus irmãos por suas cabeças e pelo Deus vivente". (Moisés 5:29.)
Quando o jaredita Akish, procurando apossar-se do trono, exigiu de seus adeptos que fizesse um juramento com sérias promessas, eles não o fizeram em nome do diabo, mas "pelo Deus do céu". (Éter 8:13-17.) Mas Deus não o aprovou, pois ele não age por meio de combinação secreta, da mesma forma (que os ímpios) antigamente, combinação essa mais abominável e perversa que tudo, à vista de Deus. Porque o Senhor não obra por meio de combinações secretas, nem quer que os homens derramem sangue, o que, pelo contrário, proibiu desde a origem do homem." (Éter 8:18-19.) Toda pessoa pode fazer um convênio com Deus, e mantê-lo ou violá-lo, tendo Deus apenas para julgá-los e puni-los. Mas os homens jamais podem fazer um convênio entre si, pois a escritura nos diz: "Nunca jureis, nem pelo céu ...nem pela terra ... “(3 Néfi 12:33-37.)" (Hugh Nibley, Since Cumorah, pp. 405-406.)

(51-8) Éter 8:18-22. Que Importantes Leis de Deus Aprendemos Nestes Versículos, Concernentes às Combinações Secretas?
Esta passagem nos ensina quatro coisas importantes:
1. As combinações secretas são iníquas e proibidas pelo Senhor (vers. 18-19).
2. Elas "existem entre todos os povos" (vers. 20).
3. Foram elas que "causaram a destruição" das nações dos jareditas e nefitas (vers. 21).
4. Toda nação que favorecer combinações secretas "será destruída" (vers. 22).
É muito importante nos lembrarmos deste último aspecto. Para que floresçam, as combinações secretas precisam contar com o apoio do povo.

(51-9) Éter 8:23-26. Que Advertências Especiais Emanam destes Versículos!
Veja bem a observação de Morôni, de que "recebeu ordem para escrever" as coisas que registrou nestes e nos versículos precedentes. Ao fazê-lo, surgem três admoestações especiais aos gentios:
1. Não permitirem "que vos dominem essas criminosas combinações" (vers. 23).
2. Se deixarem que isso aconteça, "a espada da justiça do Deus Eterno cairá sobre vós, para vossa ruína e destruição" (vers. 23).
3. Quando surgirem essas coisas, "estejais conscientes de vossa terrível situação" (vers. 24).
"Joseph Smith disse que o Livro de Mórmon era a "pedra angular de nossa religião" e o "mais correto" livro sobre a terra. (Ensinamentos, p. 189.) Este livro mais correto sobre a terra declara que a queda e destruição de duas grandes civilizações americanas veio como resultado de conspirações secretas, cujo desejo era destruir a liberdade do povo. "E causaram a destruição deste povo sobre o qual estou falando", diz Morôni, "assim como a dos nefitas". (Éter 8:21.)
Sem dúvida, Morôni poderia haver indicado muitos fatores que levaram à destruição do povo, mas observem como ele citou apenas as combinações secretas, assim como a Igreja hoje poderia citar muitas ameaças à paz, prosperidade e propagação da obra de Deus, mas fixa como a grande ameaça a conspiração dos sem Deus. Não há teoria conspiratória citada no Livro de Mórmon - há um fato: a conspiração.
Então Morôni fala a nós, que vivemos hoje, e diz: "Portanto, o Senhor nos ordena que, quando virdes tais coisas surgirem entre vós, estejais conscientes de vossa terrível situação, que se deve à combinação secreta que existirá entre vós...” (Éter 8:24.)
O Livro de Mórmon ainda adverte que “... toda nação que favorece tais combinações secretas para obter lucro e poder, fazendo com que se estendam pela nação toda, eis que será destruída...” (Éter 8:22.)
Esta escritura deve-nos alertar do que jaz à nossa frente, a menos que nos arrependamos, porque não há dúvida de que, como habitantes e povo do mundo livre, estamos, cada dia mais, apoiando muitos dos males do adversário. Por mandados judiciais, muitos conspiradores sem Deus podem candidatar-se a postos governamentais, ensinar em nossas escolas, preencher cargos nos sindicatos dos trabalhadores, trabalhar em nossos projetos de defesa, servir em nossa marinha mercante etc. Como nação estamos auxiliando a financiar muitos maus revolucionários em nosso país.
Estamos certos de que a Igreja permanecerá sobre a' terra até que o Senhor retome - mas a que preço? Os santos dos primeiros dias estavam certos de que Sião seria edificada no Condado de Jackson, mas vejam o que a sua infidelidade lhes custou em derramamento de sangue e demora.
O Presidente Clark nos advertiu que "corremos perigo de perder nossa liberdade e ela, uma vez perdida, somente sangue a restituirá, e uma vez perdida, nós, membros da Igreja, a fim de mantê-la progredindo, teremos de fazer mais sacrifícios e suportar maiores perseguições que jamais tivemos ... " (CR, abril de 1944, p. 116.) E ele declarou que, se a conspiração “aqui chegar, provavelmente virá em plena força, e haverá muitos lugares vagos entre aqueles que guiam e dirigem, não apenas no governo mas também na Igreja". (CR, abril de 1952.)" (Ezra Taft Benson em CR, abril de 1972, p. 51; também em ' Discursos da Conferência Geral, pp. 246-247.)

PONTOS A PONDERAR
"O SENHOR NÃO OBRA POR MEIO DE COMBINAÇÕES SECRETAS"
Às vezes as pessoas alegam haver recebido revelações secretas ou mandamentos instruindo os santos fiéis a segui-las. Não é assim que o Senhor opera entre os homens. Os que saem a pregar o evangelho e edificar a igreja devem ser ordenados por quem tem autoridade "e que a igreja saiba que tem autoridade e que' foi apropriadamente ordenado pelos líderes da igreja". (D&C 42:11.) Ademais, "nenhuma pessoa deverá ser ordenada a nenhum cargo nesta igreja ... sem o voto da igreja". (D&C 20:65.) Este procedimento é consistente com a norma da Igreja, de obter um "voto de apoio" dos membros nas medidas por ela tomadas. O Senhor declarou: "E todas as coisas serão feitas de comum acordo na igreja." (D&C 26:2.) Como disse Morôni, "0 Senhor não obra por meio de combinações secretas". (Éter 8:19.)
As combinações secretas são parasitas que vivem dos espiritualmente mortos de uma sociedade. Elas podem não ser a causa imediata do declínio de uma nação, mas são sintomas de sua deplorável condição. As sociedades secretas são instituídas para concretizar as ambições dos que visam obter poder e lucro. A história tem demonstrado que estes grupos proliferam numa atmosfera de conflito e imoralidade social. O empenho em controlá-los ou extingui-los por meio de legislação tem feito apenas com que o mal se passe ao submundo, onde continua a sobreviver. Esta enfermidade provou ser fatal pelo menos a duas civilizações, e o Livro de Mórmon deixa perfeitamente claro que o aparecimento deste terrível parasita é uma ameaça a qualquer sociedade.
Mas, qual é a cura? Se as sociedades secretas não podem ser adequadamente controladas, de que modo podemos destruí-las? Morôni nos diz que "faz parte da sabedoria de Deus levar estas coisas ao vosso conhecimento, a fim de que, por meio delas, possais arrepender-vos de vossos pecados". (Éter 8:23. J Eis a solução ­ modificar os corações e intentos dos homens. Os lamanitas realmente curaram um caso muito grave desta infecção. Eles "perseguiram o bando de ladrões de Gadianton ... de modo que esse bando foi inteiramente proscrito do seio dos lamanitas". (Helamã 6:37. J Como teriam eles "caçado" este bando de malfeitores? Com facas? Paus? Lanças? Não, os anais dizem que eles "pregaram a palavra de Deus entre seus componentes mais perversos, de modo que esse bando foi inteiramente proscrito". (Helamã 6:37.) Esse é o mais eficaz remédio para a mortal enfermidade conhecida como combinações secretas. Alma, após ter lido nas vinte e quatro placas acerca das obras secretas de escuridão que existiam entre os jareditas, dirigiu uma admoestação a seus sucessores, dizendo: "Sim, e maldita seja a terra para sempre, para esses praticantes de obscuridades e secretas combinações, até a destruição, a menos que se arrependam antes que se tenham amadurecido totalmente." (Alma 37:31.) Novamente a palavra arrependimento é usada como a solução. Alma nos instrui, então, sobre o que devemos fazer para nos defender das combinações secretas existentes em nossa sociedade:
"Prega-lhes o arrependimento e a fé no Senhor Jesus Cristo; ensina-os a se humilharem, a serem de bom coração; ensina os a resistirem a todas as tentações do demônio, com sua fé no Senhor Jesus Cristo.
Ensina-os a nunca se cansarem de boas obras e, sim, a serem brandos e humildes de coração. Pois que esses acharão descanso para suas almas.
Oh, lembra-te, meu filho, e aprende sabedoria em tua mocidade; sim, aprende em tua juventude a guardar os mandamentos de Deus!
Sim, e roga a Deus todo o seu apoio; sim, que todos os teus feitos sejam no Senhor, e aonde quer que fores o seja no Senhor; sim, que os teus pensamentos sejam dirigidos ao Senhor, sim, que o afeto de teu coração seja posto no Senhor para sempre.
Aconselha-te com o Senhor em tudo quanto tiveres de fazer e ele te dirigirá para o bem; sim, quando te deitares, à noite, repousa no Senhor, que ele velará por ti em teu sono; e quando te levantares, pela manhã, tem o teu coração cheio de agradecimento a Deus; e se assim procederes, serás elevado no último dia." (Alma 37:33-37.)
Ao ler este capítulo, você provavelmente ficou se questionando sobre o medicamento prescrito pelo Senhor para a cura da doença que fomenta sociedades secretas. Alguns defendem  que a solução é instituir grupos de vigilância e medidas severas ou extremas. Mas o Senhor declarou que a pregação da palavra de Deus é a maior arma ofensiva na batalha contra o pecado.
É de admirar, portanto, que os profetas em nossa época tenham proclamado que uma das nossas mais importantes obrigações é partilhar a mensagem da Restauração com todos os povos? O seu esforço em ser o modelo de um verdadeiro santo dos últimos dias é o meio mais eficaz de combater as combinações secretas. O Presidente Ezra Taft Benson expôs oito ensinamentos específicos da Igreja que podem guiá-lo ao ponderar este sério desafio.
"Exortamos os membros da Igreja a estabilizarem a unidade familiar.
Ensinamos e tomamos a ensinar aos santos os princípios fundamentais do trabalho, economia, dignidade e autossuficiência, para que todos possam erradicar de suas vidas a indolência, o débito desnecessário e o desperdício.
Insistimos em que nossos membros não contraiam dívidas, economizem o que puderem de seus rendimentos, que tenham um armazenamento suficiente para um ano de alimento, vestuário e outras necessidades, que paguem um dizimo honesto, e auxiliem os pobres e necessitados.
Encorajamos todos os nossos jovens a adquirirem todo treinamento e educação que seja proveitosa à vocação que escolheram, para que sejam bem treinados com o fim de dar uma valiosa contribuição à sociedade.
Exortamos nosso povo a apoiar a constituição de seu país e as livres instituições por ele estabelecidas.
Incentivamos os membros de nossa Igreja a votar, a escolher para os cargos públicos homens bons, sábios e honestos, e a desempenhar um papel importante em sua comunidade no sentido de melhorá-la.
 A Igreja recomenda enfaticamente a seus membros que utilizem eficazmente os recursos naturais, que evitem o desperdício e poluição, e que limpem o ambiente em que vivem ou aquele que podem controlar...
Acima de tudo, instamos os membros da Igreja a obedecerem estritamente aos mandamentos de Deus, principalmente os Dez Mandamentos, para a sua felicidade, paz e prosperidade. ' [Ezra Taft Benson, A P1ea for América, pp. 22-30.)
Manual do Aluno – Curso de Religião 21-122 – O Livro de Mórmon – pp. 489-493





Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar