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Didática

Sugestão didática: Incentive os alunos a cumprirem a designação de leitura a cada semana e irem para a aula preparados para discutir o que leram. Essa preparação irá ajudá-los a fazer com que a promessa do Senhor de que “aquele que prega e aquele que recebe se compreendem um ao outro e ambos são edificados e juntos se regozijam” (D&C 50:22) se cumpra.
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 1, p.1.

Sugestão didática: Quando uma pessoa ensina pelo poder do Espírito Santo, “o poder do Espírito Santo leva as suas palavras ao coração dos filhos dos homens”. (2 Néfi 33:1) Sentir a influência do Espírito fortalece o testemunho dos alunos, seu amor pelo Senhor e pelo próximo e seu compromisso de viver dignamente. Pense fervorosamente nas coisas que poderá fazer para que o Espírito esteja presente em cada aula. (Ver páginas v–vi deste manual e Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 13, 76–77.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 2, p.5.

Sugestão didática: Utilize as devidas gravuras e fitas de vídeo para fazer com que o Espírito esteja presente na aula, use de criatividade ao ensinar e ajude os alunos a lembrarem-se das histórias que foram discutidas. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, unidade G.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 3, p.9.

Sugestão didática: Use o tempo com sabedoria. Planeje o que irá discutir e quanto tempo despenderá em cada parte da lição, mas deixe o Espírito guiá-lo. Não encerre uma discussão importante apenas para poder cobrir todo o material da lição. É mais importante que os alunos aprendam e sintam o
Espírito do que discutir todos os pontos da lição.
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 4, p.13.

Sugestão didática: “A meta básica do ensino na Igreja é ajudar a trazer modificações dignas na vida do povo. O objetivo é inspirar o indivíduo a pensar, sentir, e então fazer algo a respeito dos princípios e verdades do evangelho”. (Rex A. Skidmore, citado em Ensino — Não Há Maior Chamado, p.
83; ver também p. 84.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 5, p.18.

Sugestão didática: Aprenda e use o nome de cada aluno. Ao fazê-lo, os alunos perceberão que você se importa com eles como indivíduos. Saber o nome dos alunos também pode ajudá-lo a incentivar a participação deles, fazendo perguntas a pessoas específicas. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp.
105–106.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 6, p.22.

Sugestão didática: Os alunos precisam saber por que os ensinamentos das escrituras são importantes em nossos dias. Ao preparar cada lição, pense fervorosamente no que pode fazer para incentivar os alunos a aplicarem os princípios do evangelho em sua própria vida. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 109–112, 116–118.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 7, p.26.

Sugestão didática: Jesus Cristo é o Grande Mestre. Ao estudar o Sermão da Montanha, observe Seus métodos de ensino e procure maneiras de imitá-Lo como professor. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, p. 14, para outras sugestões sobre como seguir o exemplo do Salvador ao ensinar.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 8, p.30.

Sugestão didática: As histórias podem ilustrar princípios do evangelho e manter a atenção dos alunos melhor do que a maior parte dos métodos de ensino. Jesus freqüentemente usou histórias para ensinar lições importantes ou esclarecer conceitos abstratos. Ao preparar as lições, pense em como poderia usar histórias para ajudar os alunos a compreenderem os princípios do evangelho. Quando contar uma história, cuide para que os alunos compreendam se o relato é verdadeiro ou fictício. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 98–100, 127.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 9, p.35.

Sugestão didática: Ao preparar cada lição, pondere fervorosamente sobre como incentivar a participação de cada um dos alunos. Demonstrações, pequenos grupos de discussão, representação e dramatização e outras atividades adequadas podem ajudar os alunos a envolverem-se de modo mais ativo. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 133, 135, 141–142, 143–144.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 10, p.40.

Sugestões didáticas: O Élder Boyd K. Packer disse: “Nenhum auxílio didático supera e poucos se igualam ao quadro-negro. (…) Você pode usá-lo para concentrar a atenção visual dos alunos enquanto a lição principal está sendo contada. Ao falar, você pode colocar o suficiente no quadro-negro para prender-lhes a atenção e dar-lhes uma ideia do assunto, mas não tanta informação a ponto de que o próprio auxílio didático venha a distraí-los, tornando-se mais interessante do que a lição”. [Teach Ye Diligently (Ensinai Diligentemente) (1975), pp. 224–225; ver também Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 151-153.]
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 11, p.44.

Sugestões didáticas: O Salvador freqüentemente utilizava objetos do dia-a-dia, como pão ou sementes, para ensinar princípios do evangelho. Ao preparar cada lição, pense como poderia usar objetos para prender a atenção da classe ou ilustrar um ponto importante. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 94–95.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 12, p.48.

Sugestão didática: O Guia para Estudo das Escrituras, incluindo trechos da Tradução de Joseph Smith da Bíblia, pode ser uma fonte de referência para a preparação e a apresentação da lição. Ajude os alunos a aprenderem a usá-lo em seu estudo pessoal das escrituras.
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 13, p.53.

Sugestão didática: Convite de vez em quando os alunos (ou outros membros da ala) a ajudarem com a lição apresentando um relatório, contando uma história, prestando testemunho ou ajudando de outra forma. Quando fizer as designações, seja claro a respeito do que espera que a pessoa faça e quanto tempo gostaria que ela ocupasse. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 136, 139.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 14, p.57.

Sugestão didática: Sempre estude a lição com pelo menos uma semana de antecedência. Se você ler as escrituras escolhidas com antecedência, terá idéias e sentimentos durante a semana que o ajudarão a dar a aula. Ao ponderar a lição durante a semana, ore para que o Espírito o guie e tenha fé nas bênçãos do Senhor. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 45–46.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 15, p.61.

Sugestão didática: “A humildade diante do Senhor é a chave para o sucesso. Um professor humilde diante do Senhor está sempre em contato com a fonte de todo o conhecimento e poder, e dela se serve incessantemente. Um professor que se julga auto-suficiente seca o seu próprio e mirrado poço. Sem
Deus o homem nada pode fazer. Com Ele e Nele todas as coisas são possíveis.” (Ensino — Não Há Maior Chamado, p. 5)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 16, p.65.

Sugestão didática: Néfi disse: “Apliquei todas as escrituras a nós, para nosso proveito e instrução”. (1 Néfi 19:23) Estude Ensino — Não Há Maior Chamado, páginas 85–86 e 116–117, para saber como ajudar os alunos a aplicarem as escrituras a sua vida.
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 17, p.69.

Sugestão didática: Jesus freqüentemente fez perguntas para incentivar seus ouvintes a colocarem em prática os princípios que ensinava. (Ver Mateus 16:13–16; Lucas 7:41–42.) Em espírito de oração, prepare perguntas que incentivem os alunos a participar das discussões e que irão ajudá-los a compreender e colocar em prática os princípios ensinados. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 105–106, 130–131.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 18, p.73.

Sugestão didática: O Presidente David O. McKay disse: “Você somente conseguirá ensinar eficazmente aquilo que sentir pessoalmente”. (Gospel Ideals, 1953, p. 190) Procure, por meio do estudo, oração e obediência, fortalecer seu testemunho dos princípios que estiver ensinando. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 11–12.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 19, p.77.

Sugestão didática: Ao preparar-se para ensinar, você deve fazer mais do que simplesmente ler as escrituras designadas. Estude cada bloco de escrituras pelo menos três vezes. Na primeira vez, procure compreender o conteúdo da passagem. Depois estude-a mais cuidadosamente, procurando princípios,
doutrinas e acontecimentos importantes. Depois, leia-a novamente, procurando decidir quais passagens melhor atenderão às necessidades dos alunos e planejando maneiras de discutir essas passagens.
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 20, p.81.

Sugestão didática: O chamado de professor não requer que você saiba tudo a respeito do evangelho, portanto não deve se sentir embaraçado se um aluno perguntar-lhe algo que não saiba responder. Em vez de inventar uma resposta, admita que não sabe e diga que irá tentar encontrar a resposta.
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 21, p.86.

Sugestão didática: Ocasionalmente, utilize declarações dos profetas modernos, que se encontram neste manual e nas revistas da Igreja, para ajudar a dirigir e esclarecer as discussões em classe e salientar que o Senhor continua a revelar nos Sua vontade atualmente. Utilize essas citações para apoiar, e não substituir, a leitura das escrituras e a discussão em classe.
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 22, p.90.

Sugestão didática: Cantar ou tocar um hino do hinário ou da Primária relacionado ao tema da lição é uma boa maneira de fazer com que o Espírito esteja presente na aula. O Senhor disse: “Porque a minha alma se deleita com o canto do coração; sim, o canto dos justos é uma prece a mim e será respondido com uma bênção sobre sua cabeça”. (D&C 25:12; ver também Colossenses 3:16.) Os hinos do hinário e da Primária também podem ajudar os alunos a aprenderem as doutrinas do evangelho. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 137–138.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 23, p.94.

Sugestão didática: Além de orar para que possa ensinar com o Espírito, ore para que os alunos possam aprender pelo Espírito e receber Sua confirmação da veracidade do que for ensinado. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, p. 13.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 24, p.98.

Sugestão didática: O Senhor disse: “Não procures pregar minha palavra, mas primeiro procura obter minha palavra”. (D&C 11:21) Para ensinar eficazmente usando as escrituras, você deve estudá-las e ponderá-las diariamente. Nutra constantemente seu testemunho do poder e veracidade das escrituras. (Ver
Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 10, 85.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 25, p.103.

Sugestão didática: Quando os professores e os alunos são reverentes, convidam a presença do Espírito. Os alunos devem ter “a liberdade de discutir, a liberdade de falar, a liberdade de participar nas atividades da classe, mas nenhum aluno tem o direito de distrair outro aluno por meio de empurrões ou
comentários frívolos ou levianos”. (David O. McKay, Gospel Ideals, 1954, p. 224.) Dê um bom exemplo de reverência a Deus e respeito por todos os alunos.
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 26, p.107.

Sugestão didática: O mandamento dado pelo Senhor a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:16–17) aplica-se a todos os professores. Em espírito de oração procure maneiras de tornar o alimento espiritual das escrituras mais atraente para os alunos, para que queiram banquetear-se com ele. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, p. 3.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 27, p.112.

Sugestão didática: Os professores precisam testificar que o que ensinam é verdadeiro. Preste testemunho de Jesus Cristo e de Seu evangelho sempre que for inspirado pelo Espírito, não apenas no fim da lição. Prestar testemunho é algo que dá força a seu ensino. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 11–12, 111–112.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 28, p.116.

Sugestão didática: Lembre-se de que está ensinando uma classe de pessoas. Elas podem diferir muito em suas experiências de vida, tempo de conversão à Igreja, compreensão da doutrina e dos princípios do evangelho, talentos e capacidade e oportunidades educacionais. Procure compreender as diferenças dos alunos e ajude cada pessoa a compreender as verdades ensinadas. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 25–31; ver também pp. 39–42.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 29, p.121.

Sugestão didática: O Élder Gordon B. Hinckley disse: “Seus alunos merecem mais do que apenas o conhecimento que você possui. Eles merecem sua inspiração e anseiam por ela. Querem um cálido relacionamento pessoal. Essa sempre foi a marca do grande professor”. (Conference Report, outubro de 1965, p. 52; ou Improvement Era, dezembro de 1965, p. 1124.) Pondere em espírito de oração como poderá desenvolver e demonstrar amor a cada um dos seus alunos. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 6–7, 29, 167.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 30, p.125.

Sugestão didática: Os alunos têm a responsabilidade de ir para a aula preparados para fazer perguntas, contribuir com pensamentos, contar experiências e prestar testemunho. Incentive os alunos a prepararem-se para a aula estudando as escrituras e orando diariamente. Expresse interesse e gratidão pelas contribuições feitas pelos alunos.
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 31, p.129.

Sugestão didática: Algumas das melhores histórias e exemplos são aqueles tirados de sua própria vida. Confie no Espírito para ajudá-lo a saber quais de suas experiências seriam adequadas e úteis para contar aos alunos. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado pp. 87, 127.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 32, p.133.

Sugestão didática: O Élder Boyd K. Packer aconselhou: “É essencial que o professor compreenda que as pessoas são basicamente boas. É essencial que saibamos que elas têm a tendência de fazer o que é certo. Esse pensamento inspirador aumenta a fé. Isso faz toda a diferença quando estamos ensinando nossos próprios filhos ou uma classe de jovens”. (Teach Ye Diligently, 1975, p. 73.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 33, p.137.

Sugestão didática: Para ensinar o evangelho com eficácia, os professores necessitam ter o dom de possuir um coração compreensivo. Para compreender melhor as necessidades dos alunos, os professores precisam ter caridade e ser guiados pelo Espírito Santo. Os professores precisam ponderar em espírito de oração as necessidades de cada aluno e a maneira de atender a essas necessidades. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 25–26.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 34, p.141.

Sugestão didática: Reserve algum tempo no final da aula para resumir o que ensinou. Um resumo cuidadosamente planejado pode ajudar os alunos a organizarem e esclarecerem o que aprenderam e pensarem em maneiras de colocá-los em prática na vida. (Ver alguns métodos de ser fazer um resumo em Ensino — Não Há Maior Chamado, p. 81.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 35, p.146.

Sugestão didática: Em sua epístola aos romanos, Paulo lembrou aos mestres a importância de viverem os princípios que ensinavam. (Romanos 2:21–22) Seu exemplo pode ensinar mais aos alunos do que suas palavras. Mostre aos alunos que seu testemunho do evangelho resulta da aplicação prática desses princípios todos os dias. (João 7:17) (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 9, 88–89.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 36, p.150.

Sugestão didática: tome cuidado para não se tornar um discursante. Às vezes será necessário que apresente uma aula expositiva, mas esse método perderá sua eficácia se for o único a ser utilizado. Depois de fornecer informações ou explicar um princípio, sempre dê oportunidade aos alunos para que respondam e comentem. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, p. 126.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 37, p.154.

Sugestão didática: “É essencial que aqueles que você ensina sejam nutridos, que algo lhes seja ensinado. A cada vez que vão para a aula, devem aprender pelo menos um pensamento, uma ideia, uma inspiração que será deles por terem assistido à aula. Pode ser um pequeno pensamento, mesmo que seja bem comum. Na verdade, quanto mais básico ele for, mais você terá tido sucesso.” (Boyd K. Packer,  Teach Ye Diligently, 1975, p. 154.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 38, p.158.

Sugestão didática: Marcar as escrituras ajuda os professores e alunos a ressaltar palavras, idéias, pessoas e acontecimentos importantes. Incentive os alunos a marcarem suas escrituras, ressaltando princípios importantes, fornecendo-lhes referências remissivas ou mostrando-lhes o que escreveu na margem de suas próprias escrituras.
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 39, p.162.

Sugestão didática: Um esquema de aula ou bloco de escrituras pode conter mais material do que seu tempo de aula lhe permitirá ensinar. Ao preparar cada lição, decida em espírito de oração quais as doutrinas e princípios que serão mais úteis para a sua classe. Planeje ensinar esses princípios e doutrinas
em primeiro lugar, incluindo outras partes da lição, se o tempo permitir. Ao ensinar, contudo, esteja sensível ao Espírito e seja suficientemente flexível para mudar o que tinha planejado, caso se sinta inspirado a fazê-lo. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, p. 113.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 40, p.166.

Sugestão didática: Varie o material e os métodos utilizados no ensino. Por exemplo: Você pode usar gravuras ou material audiovisual, uma técnica de discussão diferente ou uma disposição das cadeiras diferente. A variedade pode ajudar a manter o interesse dos alunos na aula. Ver material e métodos que podem ser adequados à sua aula em Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 56–57, 96–97.
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 41, p.170.

Sugestão didática: “Ensine a realidade da comunicação pessoal entre nós e o Senhor e entre Ele e nós. Ajude cada pessoa a compreender como orar dignamente e como receber e reconhecer as respostas de Deus”. (Richard G. Scott, “Four Fundamentals for Those Who Teach and Inspire Youth”, CES Old
Testament Symposium Speeches, 1987, 1987, p. 3.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 42, p.174.

Sugestão didática: Estude cada lição bem o suficiente para ensiná-la sem ter que olhar com muita freqüência para o manual. O conhecimento do material a ser apresentado permite que você faça contato visual com os alunos ao ensinar. Manter contato visual melhora a participação e o comportamento dos alunos, e ajuda-o a transmitir seu amor e preocupação por eles. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 107–108.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 43, p.178.

Sugestão didática: “Amor, interesse, devoção ao dever, altruísmo, estudo das escrituras e oração conferem ao nosso ensino um alicerce espiritual. A combinação desses elementos no preparo das lições ajudará a criá-las espiritualmente no pensamento e no coração antes de ministrá-la aos membros da classe.” (Ensino — Não Há Maior Chamado, iii.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 44, p.182.

Sugestão didática: Bons professores são bons ouvintes. Ouvir implica não apenas em escutar mas também tentar compreender o que está sendo dito. Os professores que ouvem atentamente mostram que compreendem e valorizam cada um dos alunos. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 168–170.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 45, p.186.

Sugestão didática: “Acima de tudo, a mais importante preparação é a pessoal. Prepare-se para que tenha a influência do Espírito Santo.” (Boyd K. Packer, Teach Ye Diligently, 1975, p. 219.) Cada um de nós precisa esforçar-se para viver como o Salvador viveu e ensinar como Ele ensinou. Em espírito de oração, pondere o que pode fazer para ensinar sob a influência do Espírito Santo. (Ver Ensino — Não Há Maior Chamado, pp. 9, 13.)
O NOVO TESTAMENTO - Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 46, p.192.

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