Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Bíblia - O Jovem Rico - NT

(Mateus 19:16-25; Marcos 10:17-25.)
16 – E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17 – E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
18 – Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19 – Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20 – Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
21 – Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
22 – E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
23 – Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
24 – E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
25 – Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
26 – E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

Mateus 19:16-26
(…) A um mancebo que o procurou para saber o que fazer para herdar a vida eterna, Jesus disse: “guarda os mandamentos”. O rapaz replicou que já guardava os mandamentos mencionados desde menino. O Salvador olhou para ele e viu que ainda lhe faltava algo. O rapaz guardava a lei moral dada por Moisés e Jesus o amava por isso, mas via que ainda lhe faltava uma coisa. Ele era rico, era uma pessoa influente no mundo devido a sua grande riqueza. Jesus sabia que para poder elevar o rapaz, ou qualquer outro, ao mundo celestial, era preciso que ele fosse submisso em todas as coisas e que desse a mais alta importância à obediência à lei celestial. Jesus sabia o que é necessário a todo homem para a obtenção de uma coroa celestial: que nada lhe pode ser mais precioso do que a obediência ao que lhe pedem dos céus. O Salvador viu que esse rapaz apegava-se a algo que não estava de acordo com a lei do reino celestial. Talvez, por ventura, tenha visto no rapaz a tendência a apegar-se ao que lhe era prejudicial e que transformaria a obediência a todas as condições do evangelho em algo desagradável ou impossível e, portanto, lhe disse que fosse, vendesse tudo o que tinha e distribuísse aos pobres, e O seguisse.
Esse mandamento deixou o rapaz muito triste. Ele considerava as riquezas como o grande objetivo da vida, como aquilo que lhe dava influência no mundo e como sendo tudo o que é desejável; como sendo aquilo que lhe garantia as bênçãos e os prazeres da vida e como sendo o meio de proporcionar-lhe uma posição elevada na sociedade. Ele não podia conceber a ideia de uma pessoa assegurar as bênçãos, alegrias e os privilégios da vida e as coisas que sua natureza almejava de forma independente de sua riqueza. Mas o evangelho é de tal natureza que proporciona ao homem tudo o que é necessário à sua felicidade. A riqueza não é assim; e o Senhor queria que ele abandonasse essas ideias, que as tirasse de sua mente e do coração para poder continuar seguramente a ser Seu servo em todas as coisas. Ele desejava que esse homem se dedicasse inteiramente a Seu serviço, que entrasse nesse serviço de todo o coração e seguisse os ditames do Espírito Santo e se preparasse para a glória celestial. Mas o rapaz não estava disposto a isso, o sacrifício era muito grande.
Disse o Salvador nessa ocasião: “É difícil entrar um rico no reino dos céus. É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”.
Os discípulos “admiraram-se muito” disso e disseram uns aos outros: “Quem poderá pois salvar-se?” Eles acharam que ninguém que tivesse riquezas poderia ser salvo no reino de Deus. Isso foi o que entenderam do que o Salvador dissera. Mas Jesus respondeu: “Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis” [ver Mateus 19: 16–26; ver também Marcos 10: 27 ]. 8  [Ver sugestão 2 da página 183.]
PRES LORENZO SNOW – ENSINAMENTOS DOS PRESIDENTES DA IGREJA, pp. 179-181.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar