Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Espiritualidade

Existem muitas pessoas, na Igreja de hoje, que pensam que estão vivas, mas na verdade estão mortas para as coisas espirituais. Creio mesmo que existem algumas que fingem que estão ativas, mas também estão espiritualmente mortas. O serviço que prestam é mais da carne que do espírito.
Manual do Aluno – Novo Testamento – Curso de Religião do Instituto, p.503.

A espiritualidade nos proporciona a companhia do Espírito e quando a temos, não nos deixamos enganar. Ele prometeu: “E serei... vossa luz no deserto... enquanto seguirdes meus mandamentos” (1 Néfi 17:13). Agora, escutai: Quando fostes batizadas e confirmadas membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, recebestes o dom do Espírito Santo. Ele vos ajudará a identificar o bem e o mal, o certo e o errado, ensinando-vos e ajudando-vos a lembrar das lições aprendidas antes da vida nesta terra. Ele vos dará forças, consolo e paz. Nunca vos esqueçais de algo importante. Para terdes a companhia do Espírito Santo, precisais ser puras e, para isso deveis obedecer aos mandamentos de Deus.
PRESIDENTE ARDETH G. KAPP - Presidente Geral das Moças – A Liahona, Janeiro de 1991, p.106.

A espiritualidade é a consciência da vitória sobre si mesmo.  É o conhecimento certo e seguro de
que estamos vencendo a batalha pela nossa alma.  A sensualidade é o domínio da vitória contra si mesmo.
Elder Douglas L. Callister - A Liahona jan-2001 p.39.

Quanto mais próximos estivermos de Deus, mais facilmente nosso espírito será tocado por coisas refinadas e belas.
ÉLDER DOUGLAS L. CALLISTER – Dos Setenta, A Liahona, Junho de 2009, p. 27.

O Presidente Harold B. Lee sempre ensinava a importância de nutrirmo-nos espiritualmente. Dizia que podemos comparar nosso corpo a uma fortaleza que  precisa de constante proteção para resistir aos ataques dos inimigos.
“Os inimigos de sua ‘fortaleza’ humana são tanto físicos como espirituais”, explicou ele. Podem incluir “uma decepção inesperada, uma tragédia familiar, um abalo nas finanças, a [deslealdade] de um pretenso amigo ou um pecado secreto contra as leis de Deus”. Quando essas coisas acontecem em nossa vida, precisamos de “mais fontes de auxílio espiritual. (…) Se vocês tiverem perdido o contato com a Igreja devido à negligência, e se sua fé em Deus tiver diminuído, se não tiverem compreendido pelo estudo e o aprendizado como alcançar o perdão de sua transgressão ou se não tiverem adquirido por meio da oração e reflexão a certeza de uma recompensa futura pelos sacrifícios e dores, então vocês se terão distanciado da orientação espiritual, e a força de que sua alma necessita se exaurirá. (…) Sua fortaleza estará fadada a sucumbir diante das forças de Satanás. Vocês serão como o homem insensato que construiu sua casa sobre a areia, e quando as tempestades vierem, grande será sua queda. [Ver Mateus 7:24–27.]
Assim, rogo-lhes que (…) vivam cada dia de modo a receberem da fonte da luz [o] alimento espiritual e a força para fazerem frente às necessidades diárias. Dediquem, todos os dias de sua vida, tempo para santificarem-se.”
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 175.

Nosso corpo espiritual precisa de alimento em intervalos freqüentes a fim de conservar sua saúde e vigor. Os alimentos materiais não suprem essa necessidade. A comida que satisfaz nossas carências espirituais precisa provir de fontes espirituais. Os princípios da verdade eterna, que estão contidos no evangelho, e a prática adequada de exercícios espirituais são essenciais para saciar nosso espírito. Assim, as funções vitais do espírito só podem ser mantidas por meio de conexões inteligentes com as fontes espirituais da verdade. As enfermidades espirituais e a morte, que significa a separação da fonte da luz espiritual, são as conseqüências inevitáveis de nossa ruptura com a central nervosa espiritual, a Igreja de Jesus Cristo.2
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 176.

Desenvolvemos nossa espiritualidade por meio da prática. (…) Se desejarmos desenvolver-nos plenamente, precisamos treinar nosso espírito com o mesmo cuidado com que exercitamos nosso corpo físico. Precisamos de exercícios diários para o espírito, fazendo boas obras, sendo bondosos com as pessoas, estudando as escrituras diariamente, realizando [a noite familiar], frequentando as reuniões, tomando o sacramento. Precisamos abster-nos dos venenos nocivos que são injetados em nosso organismo quando quebramos um dos mandamentos de Deus. Isso age como peçonha em nosso corpo espiritual. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 176.

Tudo o que for contrário à vontade de Deus é como um veneno em nossa vida espiritual e deve ser evitado, assim como, no plano físico, passaríamos ao largo de venenos e outras substâncias prejudiciais.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 178.

O Presidente Lee ensinou: “Quando não lemos as escrituras diariamente, o nosso testemunho torna-se mais fraco e a nossa espiritualidade diminui”. (The Teachings of Harold B. Lee, p. 152.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 24, p.138.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar