Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Conhecimento

(46-16) Não Basta Possuirmos os Registros Escritos do Evangelho
Seja qual for a época em que o homem viva, toda a verdade que ele possui está relacionada a ou faz parte do evangelho. Todo o conhecimento por ele adquirido - até mesmo o científico - torna-­se vital à existência daquele que vive como um verdadeiro santo. Aos filhos de Israel na época de Moisés foi dado um evangelho parcial ou preparatório e uma série de observâncias e mandamentos rigorosos. Hoje desfrutamos de maior conhecimento, acompanhado da plenitude do evangelho, e uma forma mais voluntária de obediência ou responsabilidade com relação a esse conhecimento mais elevado. Temos, também, todo o poder necessário para viver a plenitude do evangelho que nos foi concedida. Não podemos obedecer ao evangelho e suas bênçãos sem termos o poder. O Élder Bruce R. McConkie afirmou o seguinte, acerca de precisarmos de muito mais que a mensagem escrita:
"Num sentido generalizado, toda verdade faz parte do evangelho, pois toda ela é conhecida por Deus, ordenada por ele e dele provém. Toda a verdade auxilia no progresso e avanço. Mas, no elevado sentido espiritual em que o termo é usado nas revelações, o evangelho se preocupa em particular com as verdades religiosas em conformidade com as quais o homem pode santificar-se e purificar sua alma, ganhando, assim, salvação para si mesmo no mundo eterno.
Os princípios do evangelho foram primeiramente revelados ao homem na preexistência, e o progresso lá alcançado foi resultante da obediência a eles. Em seguida, a começar com Adão - o primeiro homem - as dispensações do evangelho foram dadas de tempos em tempos pelo Todo-Poderoso. As revelações falam de dois evangelhos verdadeiros, conforme a ocasião permitir: um deles é a plenitude do evangelho eterno (Apocalipse 14:6; D&C 14:10), e o outro é o evangelho preparatório. (D&C 84:26-27)
A plenitude do evangelho consiste das leis, doutrinas, ordenanças, poderes e autoridades necessárias para capacitar o homem a ganhar a plenitude da salvação. Aqueles que recebem a plenitude do evangelho não precisam, necessariamente, gozar da plenitude do conhecimento do evangelho ou de uma compreensão de todas as doutrinas do plano de salvação. Mas, possuem a plenitude do sacerdócio e do poder de selamento, através do qual os homens podem ser selados para a vida eterna. A plenitude do evangelho provém da plenitude do poder de selamento, e não da plenitude do conhecimento do evangelho ... (Mormon Doctrine, pp. 332-334; também em Livro de Mórmon, Manual do Instituto, vol. Il, p. 618.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.445-446.

6. Conhecimento não assegura salvação – O apóstolo Tiago repreendeu seus irmãos por certas profissões vãs. (Tiago 2:19) Disse ele: “Declarai com orgulho e satisfação vossa crença em Deus; vangloriai-vos de distinguir-vos dos idólatras e gentios por aceitardes um só Deus; fazeis bem em professar e crer dessa maneira; mas, lembrai-vos, há outros que fazem o mesmo; até os demônios acreditam; e, podemos acrescentar, tão firmemente, que estremecem ao pensar no destino que essa crença assegura.” As confissões dos demônios, que Cristo era o Filho de Deus, baseavam-se me conhecimento; não obstante, o conhecimento da grande verdade não alterou suas naturezas iníquas. Que grande diferença havia entre o seu reconhecimento do Salvador, e o de Pedro que, respondendo à pergunta do Mestre: “E vós quem dizeis que eu sou?” respondeu quase nos mesmos termos que os espíritos imundos já mencionados: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” A fé que Pedro possuía já manifestara seu poder vivificante; fizera-o abandonar muito do que lhe era caro; seguir seu Senhor em meio a perseguições e sofrimento; renunciar às coisas do mundo com suas atrações, pela piedade sacrificante que sua fé tornara tão desejável. O conhecimento que tinha de Deus como Pai, e do Filho como Redentor, talvez não fosse maior que o dos espíritos imundos; porém, enquanto para estes aquele conhecimento nada mais era que causa adicional para condená-los, para Pedro era um meio de salvação. – Condensado de Regras de Fé, capítulo 5).
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Capítulo XIII, NOTAS DO CAPÍTULO, pp.181-182.

No meu raciocínio parece evidente que nem um dos discípulos, na época da crucificação, possuía luz, conhecimento ou sabedoria suficiente para ser exaltado ou condenado; pois foi depois desse fato que suas mentes foram abertas para compreender as escrituras, e que foram dotados com o poder do alto; sem o que eram apenas crianças em conhecimento, em comparação com o que se tornaram depois, sob a influência do espírito.
PRESIDENTE JOSEPH F. SMITH – em O MILAGRE DO PERDÃO p.124.

Não existe, nunca existiu e jamais existirá um método, esquema ou plano organizado por qualquer ser mortal neste mundo, que faça com que a inteligência perdure eternamente e alcancemos a exaltação, sem conhecermos o bem e o mal – sem provarmos o amargo e o doce. Será que as pessoas podem entender que é realmente necessário que lhes sejam apresentados princípios contrastantes ou este estado da existência não seria uma provação, e não teríamos a oportunidade de exercer o arbítrio que nos foi dado? Não podem elas entender que não podemos alcançar a vida eterna, a menos que realmente conheçamos e compreendamos através de nossa própria experiência o princípio do bem e do mal, da luz e das trevas, a verdade, virtude e santidade – e também o vício, a iniquidade e a corrupção?
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.66.

A aquisição de conhecimento também nos ajudará a servir a nosso próximo. Através de nosso conhecimento, podemos ajudar as pessoas a vencer doenças e sofrimentos, encontrar maneiras de tornar a vida mais produtiva, e prover o alimento, as roupas e o abrigo necessários para nossa família. Acima de tudo, podemos aprender e compartilhar com os outros os princípios e leis que devemos conhecer para nos tornarmos como nosso Pai nos céus.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.91.

Podemos estudar e acrescentar conhecimento ao conhecimento, desde a época em que recebemos a capacidade de conhecer alguma coisa até o momento em que descermos à sepultura. Se desfrutarmos de corpos sadios, para não sobrecarregarmos e esgotarmos as funções da mente, não há limite para que o homem possa aprender. Isto se compara a nossa situação no que tange às coisas celestiais.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.93.

O conhecimento que agora possuímos é suficiente para nos guiar e dirigir passo a passo, dia após dia, até que sejamos aperfeiçoados diante do Senhor, nosso Pai.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.94.

Precisamos alimentar o espírito tão bem como a mente e ao corpo, rogo à nossa juventude, adquiri conhecimento, e com todo vosso saber, adquiri entendimento. Adquiri conhecimento espiritual. Adquiri conhecimento intelectual. Adquiri conhecimento d’alma e tornai-vos pessoas versadas, cultas em todos os sentidos, pois eu vos testifico, neste dia, que a segurança, a verdadeira segurança provém do conhecimento da divindade de Jesus Cristo. Este é o início de todo saber e de toda sabedoria. È o conhecimento maior, o maior aprendizado, o maior conforto que o homem pode ter. Tendo este conhecimento em seu coração, o homem é capaz de resistir a todas as vicissitudes da vida.
THEODORE M. BURTON – Manual do Velho Testamento p.14.

O conhecimento mais importante do mundo é o conhecimento do evangelho.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – A Liahona fev/2004 p.22.

O aumento de conhecimento e compreensão que buscamos será conseguido à medida que, com humildade e espírito de oração, consultarmos nossa fonte de verdade espiritual: O Pai Celestial.
TERI SENKS – A Liahona jun/1989 p.25.

Nosso objetivo é fazer com que todo homem ou mulher saiba tanto quanto nós; Esse é o plano do evangelho, e isso é o que eu gostaria de realizar. Gostaria de que todos os santos dos últimos dias chegassem a esse nível e soubessem tanto quanto eu, e que depois aprendessem tudo o que lhes é possível e, se puderem ultrapassar-me em conhecimento, melhor ainda.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.07.

Se a interminável torrente de conhecimento que emana da fonte eterna pudesse ser sorvida de uma só vez pelas inteligências organizadas, tenho certeza de que a imortalidade chegaria ao fim, e toda a eternidade seria jogada no caminho do retrocesso.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.93.

Podemos ter certeza positiva a respeito da realidade de um Deus pessoal, da vida ativa e contínua de Cristo, separado de seu Pai, mas à sua semelhança; da divindade da restauração através de Joseph Smith, e de outras profetas; da organização e doutrinas da Igreja de Jesus na terra. E do poder e autoridade do sacerdócio divino conferido aos homens através das revelações de Deus. Isso pode ser conhecido por toda pessoa responsável, com tanta certeza quanto temos conhecimento de que o sol brilha. Falhar em alcançar esse conhecimento é admitir que não se pagou o preço. Da mesma forma que os graus acadêmicos, isto é conseguido através de intensa luta. A alma que é limpa por intermédio do arrependimento e das ordenanças, recebe esse conhecimento, se o deseja e procura, investiga conscientemente, estuda e ora com sinceridade. O conhecimento seguro das coisas espirituais é uma porta aberta para grandes recompensas e alegrias inenarráveis. Ignorar o testemunho é tatear em cavernas de trevas impenetráveis, e rastejar no meio do nevoeiro em caminhos perigosos. Devemos ter pena de uma pessoa que continua a caminhar na escuridão, em plena luz do dia, que está tropeçando em obstáculos que podem ser removidos e que desnecessariamente habita a luz vacilante e sombria da insegurança e ceticismo.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 1991 pp.17-18.

Já sabemos o suficiente para nos condenar; e quando já sabemos o suficiente para tal, conhecemos também o que basta para nos salvar, se colocarmos em prática esse conhecimento.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.4.

Existem muitos homens de talento, reflexão e conhecimentos, dotados de um brilhante intelecto, que são peritos neste ou naquele sentido, embora não saibam de onde provem sua inteligência. O Espírito do Senhor ainda não deixou plenamente de contender com os homens, e oferece-lhes conhecimento e inteligência. Assim ele lhes revela, instrui, ensina e orienta até mesmo na maneira de como devem viajar. Os homens sabem como construir ferrovias e toda sorte de maquinaria e são dotados de profundo conhecimento e habilidade artesanal, porém tudo isso lhes foi revelado pelo Espírito do senhor, embora não o saibam.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.33.

Não peçais a Deus que vos dê conhecimento, quando tendes plena certeza de que o não conservareis, nem o desenvolvereis de modo justo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.43.

Mesmo que eu possuísse milhões de dólares em propriedades e dinheiro, isso não me escusaria de desempenhar o trabalho relativo ao meu chamado, desde que tivesse energia e habilidade, da mesma forma que o homem mais pobre que existir nesta comunidade. Quanto mais formos abençoados com abastança, mais responsabilidade receberemos em idêntica proporção; quanto mais recebermos sabedoria e habilidade, mais teremos necessidade de usá-las para propagar a retidão, vencer o pecado e a miséria e aprimorar a condição da humanidade. O homem que só possui um talento, e o que tem cinco, tem responsabilidades equivalentes ao que receberam. Se temos uma quantidade fabulosa de recursos, temos a mesma proporção de responsabilidade.  Se temos uma eternidade de conhecimento, teremos uma eternidade de negócios a tratar, nos quais poderemos usar cada partícula de conhecimento que nos houver sido dispensada.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.315.

Adoramos um Senhor que nos ensina preceito sobre preceito, irmãos, portanto mesmo quando estivermos ensinando o evangelho a nossos filhos, não devemos despejar todo o nosso conhecimento de uma vez sobre eles.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – A Liahona maio de 2004, p.45.

Buscando primeiramente as verdades espirituais, podemo-nos a pegar à barra de ferro.
“Se gastarmos nosso tempo da mortalidade adquirindo conhecimento secular, em detrimento do de natureza espiritual, nos encontraremos num beco sem saída, pois esta vida é a época em que nos devemos preparar para o nosso encontro com Deus; é a ocasião de edificarmos a fé, de efetuarmos batismos, de receber o Espírito Santo e de realizarmos as sagradas ordenanças. Paralelamente a este programa, podemos obter conhecimento secular, pois, mesmo no mundo espiritual, nosso espírito pode continuar a aprender mais a respeito das coisas seculares, que nos ajudarão a criar mundos e ser deles senhores...
Estaríeis dispostos a encher vossa mente com uma espécie de conhecimento de valor apenas temporário, um conhecimento que pode proporcionar apenas a vívida noção de coisas cuja utilidade tem seu limite de duração até a morte?  Ou, não seria melhor absorverdes conhecimento e treinamento espirituais que podeis levar à vida futura?... Jovens, amados jovens, entendeis agora por que devemos dar prioridade ao treinamento espiritual? Por que é mister que oremos com fé e tornemos nossa vida perfeita como é a do Salvador? Podeis ver que, nesta vida e nas eternidades, o conhecimento espiritual deve ser complementado com o secular, mas que este último, sem a base do primeiro, não passa de simples espuma, uma sombra fugidia?
Não vos deixeis enganar! Não precisamos escolher entre um e outro, mas apenas a seqüência em que devemos buscá-los, pois existe oportunidade de obtê-los simultaneamente; mas compreendeis que os cursos do seminário devem receber maior atenção que as matérias escolares; os do instituto que as disciplinas da faculdade? Compreendeis que o estudo das escrituras deve ter precedência sobre a leitura de livros escritos pelos homens; a freqüência às reuniões da Igreja maior importância que a de clubes ou associações de homens ou mulheres; o pagamento do dízimo maior prioridade que o pagamento de taxas e anuidades?
Conseguis entender que as ordenanças do templo são mais importantes que diplomas universitários ou qualquer grau acadêmico?
Vós estais, como muitos de vossos companheiros, obcecados pela aquisição de conhecimento secular em prejuízo do conhecimento e vivência das coisas espirituais?
Prestamos homenagem às numerosas pessoas altamente capacitadas que seguiram fielmente a admoestação do Senhor: “...buscai primeiro o reino de Deus”. Estas fizeram grande progresso em sua vida espiritual e secular, sem comprometer um pouco só que seja o alicerce de sua fé. Colocaram em primeiro lugar o evangelho e a Igreja, e o complementaram com suas realizações científicas e notável conhecimento e desempenho nas coisas seculares.
E assim, amados jovens, quando os reinos temporais dos homens se desfizerem, o reino de Deus permanecerá firme e inabalável; quando a morte silenciar a influência terrena de todos os sábios do mundo, a glória e progresso dos que foram fiéis e valentes, que viveram todos os requisitos de Deus, continuará viva em majestade e poder.
Viver uma existência continuamente digna, e receber todas as sagradas ordenanças que culminam com o casamento eterno nos garante a vida eterna. NÃO HÁ OUTRO MEIO. Disto tenho certeza.”
Presidente Spencer W. Kimball – Manual do Aluno Livro de Mórmon Curso de Religião 121-122, p.29.

O conhecimento de Deus e Jesus, Seu Filho, é essencial para a vida eterna, mas a obediência aos mandamentos de Deus deve preceder a aquisição desse conhecimento ou inteligência.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 27.

Quando chegar o momento em que seu coração lhe disser coisas que sua mente desconhece, trata-se do Espírito do Senhor sussurrando-as para você.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 05, p. 38.

Ao vivermos o evangelho de Jesus Cristo, aumentamos nosso conhecimento da verdade e nossa capacidade de servir ao Senhor.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.63.

Quando um homem recebe um testemunho do Espírito Santo, quando recebe o conhecimento de que este evangelho é verdadeiro e sabe disso e o proclama, mesmo que o mundo inteiro não acredite, isso não muda o conhecimento que ele possui.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.64.

Irmãos e irmãs, se estudarmos as escrituras, o plano da vida e salvação, guardando os mandamentos do Senhor, todas as promessas que foram feitas serão cumpridas sobre nossa cabeça. E cresceremos e aumentaremos nossa luz, conhecimento e inteligência.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.66.

Se um homem pudesse chegar a um ponto em que houvesse um término à propagação da vida – um ponto em que ele não mais pudesse desenvolver-se, não progredir mais, diríamos naturalmente que começou a retroceder nesse mesmo ponto. E ainda, quando ele tiver alcançado o auge do conhecimento, sabedoria  e poder, é o ponto em que começa a perder terreno; suas habilidades naturais começarão a diminuir, e tudo o que havia conhecido cai no caos do esquecimento. Da maneira natural que compreendemos, é a essa conclusão que devemos chegar se for verdade que existe um fim ao desenvolvimento da vida e à aquisição de conhecimento.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.94.

O princípio do conhecimento é o princípio de salvação. Esse princípio pode ser compreendido pelos fiéis e diligentes; mas todo aquele que não obtiver conhecimento suficiente para ser salvo será condenado. O princípio da salvação é-nos dado pelo conhecimento de Jesus Cristo.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.221.

A salvação nada mais é do que o triunfo sobre todos os nossos inimigos e a submissão deles sob nossos pés. E quando tivermos poder para colocar todos os inimigos sob nossos pés neste mundo e o conhecimento para triunfar sobre todos os espíritos malignos no mundo vindouro, então seremos salvos, como no caso de Jesus, que devia reinar até que tivesse colocado todos os inimigos sob Seus pés, e o último inimigo era a morte [ver I Coríntios 15:25–26].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.221-222.

(...) As escrituras nos ensinam que ‘a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste’. [João 17:3.] Se um homem não conhece Deus e pergunta que tipo de ser Ele é—ao sondar diligentemente o próprio coração—se a declaração de Jesus e Seus apóstolos for verdadeira, esse homem se dará conta de que não tem a vida eterna; pois não pode haver vida eterna fundamentada em nenhum outro princípio.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 02, p.43.

Um teólogo afirmou ser impossível ao homem encontrar a Deus ou conhecê-Lo. É como dizer: “Nunca escalei o Monte Ararate, então ninguém pode fazê-lo”. Ou: “Nunca nadei nas águas límpidas e mornas do Adriático, então o Mar Adriático não existe”. Ou ainda: “Nunca vi os animais selvagens no Parque Kruger na África do Sul, então o Parque Kruger não existe”. Ou: “Sempre tive saúde, então as dores que as pessoas afirmam sentir devem ser apenas sua imaginação”. Ou ainda: “Nunca fui ao espaço sideral como astronauta, então ninguém é capaz de fazê-lo”.
Não seria o mesmo que dizer: “Nunca ouvi nem vi Deus, então ninguém viu nem ouviu Deus nem andou com Ele”. É extremamente presunçoso e arrogante da parte de qualquer homem dizer que é impossível abordar, conhecer, ver e ouvir a Deus simplesmente por que ele mesmo não se preparou para tal experiência.
SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 22, p.264-265.

Não esqueçamos que não se pode achar a Deus somente pela pesquisa nem que Seu evangelho não pode ser compreendido e apreciado apenas pelo estudo, pois ninguém pode conhecer o Pai e o Filho a não ser “aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lucas 10:22). Os céticos, nesta vida ou na eternidade, aprenderão com pesar que seu orgulho os privou de muita alegria e crescimento.
SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 22, p.265.

Devemos procurar conhecer a verdade; manifestamos esse desejo perguntando, buscando e batendo; a promessa explícita é a de que o Senhor responderá, abrirá e ajudar-nos-á a encontrar a verdade.
ÉLDER LYNN A. MICKELSEN – Do Quórum dos Setenta  – A Liahona, Janeiro de 1991, p.305.

Como Igreja e povo precisamos ser sábios e procurar conhecer a vontade de Deus, e depois estar dispostos a cumpri-la; pois ‘bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam’, dizem as Escrituras.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.170.

O Profeta Joseph Smith “adorava aprender”, escreveu George Q. Cannon. “Ele adorava o conhecimento por causa de seu poder de retidão. Em meio às tribulações que o cercaram desde o primeiro dia em que deu a conhecer a um mundo descrente a sua comunhão com os céus, ele sempre esteve progredindo no ganho de inteligência. O Senhor ordenou-lhe que estudasse, e ele obedecia. (...) Sua mente, vivificada pelo Santo Espírito, captava avidamente todos os princípios verdadeiros, e ele tornava-se mestre em cada um desses ramos do conhecimento.”
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.273.

O conhecimento é necessário para a vida e a divindade. Ai de vocês, sacerdotes e clérigos que pregam que esse conhecimento não é necessário para a vida e a salvação. Tirem os Apóstolos, etc., tirem o conhecimento, e vocês estarão na condição de merecedores da condenação do inferno. Conhecimento é revelação. Ouçam, todos vocês, irmãos, este grande conceito-chave: O conhecimento é o poder de Deus para a salvação.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.277.

O conhecimento afasta as trevas, o suspense e a dúvida, porque essas coisas não podem existir onde houver conhecimento. (...) Há poder no conhecimento. Deus tem mais poder do que todos os seres, porque Ele tem conhecimento maior; e portanto Ele sabe sujeitar todos os seres a Ele: Ele tem poder sobre todos.
À medida que nos afastamos de Deus, descemos para o diabo e perdemos conhecimento, e sem conhecimento não podemos ser salvos, e enquanto nosso coração está cheio de mal e estamos estudando o mal, não há lugar em nosso coração para o bem, ou para estudar o bem. Deus não é bom? Então sejam bons; se Ele é fiel, então sejam fiéis. Acrescentem à sua fé virtude, à virtude, conhecimento, e busquem todas as coisas boas [ver II Pedro 1:5].
(...) O homem é salvo na mesma proporção em que adquire conhecimento, porque se não adquirir conhecimento, será levado cativo por algum poder maligno no outro mundo, porque os espíritos malignos terão mais conhecimento e conseqüentemente mais poder do que muitos homens que estão na Terra. Por isso precisamos de revelação para ajudar-nos e dar-nos conhecimento das coisas de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.278.

Joseph Smith ensinou o seguinte em abril de 1843, que mais tarde foi registrado em Doutrina e Convênios 130:18–19: “Qualquer princípio de inteligência que alcançarmos nesta vida surgirá conosco na ressurreição. E se nesta vida uma pessoa, por sua diligência e obediência, adquirir mais conhecimento e inteligência do que outra, ela terá tanto mais vantagem no mundo futuro”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.278.

Joseph Smith ensinou o seguinte em maio de 1843, que mais tarde foi registrado em Doutrina e Convênios 131:6: “É impossível ao homem ser salvo em ignorância”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.278.
As coisas de Deus são profundamente importantes; e somente com o tempo, experiência e cuidadosa e solene reflexão podemos descobri-las. Ó homem, se quiseres conduzir uma alma para a salvação, tua mente precisa estender-se até o mais alto céu e contemplar o profundo abismo e vasculhar a ampla expansão da eternidade: é preciso ter comunhão com Deus. Quão mais dignos e nobres do que a vã imaginação do coração humano são os pensamentos de Deus! (...)
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.279.

As coisas de Deus são profundamente importantes; e somente com o tempo, experiência e cuidadosa e solene reflexão podemos descobri-las. Ó homem, se quiseres conduzir uma alma para a salvação, tua mente precisa estender-se até o mais alto céu e contemplar o profundo abismo e vasculhar a ampla expansão da eternidade: é preciso ter comunhão com Deus. Quão mais dignos e nobres do que a vã imaginação do coração humano são os pensamentos de Deus! (...)
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.279.

Deus nada revelou a Joseph que não dará a conhecer aos Doze, e até o menor dos santos pode conhecer todas as coisas na proporção em que puder suportá-las, porque dia virá em que ninguém dirá a seu próximo, Conheça o Senhor; porque todos O conhecerão (...) desde o menor até o maior [ver Jeremias 31:34].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.281.

O Presidente John Taylor, que foi o terceiro Presidente da Igreja, disse: “Deveríamos expandir a nossa educação e conhecimento em todas as áreas; cultivar o gosto literário; quem tem talento para literatura e ciência deveria desenvolvê-lo e todos deveriam desenvolver os dons que Deus lhes deu. (…) Se houver qualquer coisa boa e louvável na religião, moral, ciência ou qualquer coisa arquitetada para elevar e enobrecer o homem, nós a procuraremos. Queremos empenhar-nos ao máximo em conseguir conhecimento; o conhecimento que emana de Deus”. (The Gospel Kingdom, G. Homer Durham (org.), 1943, p. 277.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.128-129.

Enquanto fazia parte do Quórum dos Doze Apóstolos, o Élder Gordon B. Hinckley fez um discurso em que citou a ordem do Salvador “aprendei de mim”. (Mateus 11:29) Depois, disse: “Sugiro que vocês sigam essa ordem do Filho de Deus. Aprendam Dele com toda a sua capacidade de aprendizado. Com toda a sua capacidade de estudo, empenhem-se em aprender com o Mestre. Esse conhecimento será um excelente complemento do treinamento secular que receberem e fará com que sua vida e caráter sejam completos, como
nada mais faria”. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1964, p. 118; ou Improvement Era, dezembro de 1964, p. 1092.]
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.129.

O Presidente Ezra Taft Benson, quando era do Quórum dos Doze, ensinou: “Atualmente, com os muitos livros que há ao nosso alcance, o que distingue as pessoas verdadeiramente educadas é saber o que deixar de ler. (…) Leiam somente os melhores livros. A mãe de John Wesley aconselhou-o: ‘Abstenha-se de tudo o que mine seu raciocínio, prejudique a delicadeza de sua consciência, obscureça sua ideia de Deus, roube-lhe o entusiasmo pelas coisas espirituais, (…) [e] faça com que aumente o controle do corpo sobre a mente’”. (“In His Steps”, 1979 Devotional Speeches of the Year, 1980, p. 61.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.130-131.

O Presidente Wilford Woodruff deu o seguinte conselho: “Não fiquem desanimados por não conseguirem aprender tudo de uma vez. Aprendam uma coisa de cada vez, aprendam bem e entesourem o conhecimento, depois, aprendam outra verdade e entesourem-na e, em alguns anos, terão uma vasta reserva de conhecimento útil que será uma grande bênção para vocês e para seus filhos, bem como para os seus  semelhantes”. [The Discourses of Wilford Woodruff, G. Homer Durham (org.), 1946, p. 269.]
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.133.

O Presidente Brigham Young declarou:
“Os que não afirmam conhecer qualquer coisa relativa ao Senhor, estão em melhor condição que nós, a menos que vivamos a nossa religião, pois nós, se conhecermos a vontade de nosso Mestre e não a cumprimos, seremos castigados com muitos açoites; ao passo que os que não a conhecem, receberão apenas alguns poucos. Isso é perfeitamente razoável. Não podemos punir uma criança por fazer o que é contrário à nossa vontade, se ela não a conhece; mas, se nossos filhos forem melhor instruídos, e souberem o que deles se requer, e ainda assim se rebelarem, é claro que devem esperar ser castigados, e é perfeitamente correto que assim aconteça.”
O LIVRO DE MÓRMON – Manual do Aluno – Curso de Religião – p.228.








Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar