Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Confessar

... A confissão deve ser honesta, total. Quando as maças de um barril se estragam, não é suficiente jogar fora metade das que apodrecem e substituir a parte de cima com maças frescas. O resultado seria o apodrecimento de todas as maças. A solução seria esvaziar o barril, limpá-lo por completo – talvez desinfetá-lo – e lavar todo o interior. Em seguida o recipiente  poderia outra vez ser enchido com maças sem se correr o risco de contaminá-las. Do mesmo modo, ao pôr em ordem os problemas de nossas vidas, precisamos fazer uma limpeza completa – confessar todas as transgressões – para que o arrependimento não comece com meias verdades, com pretextos, com resíduos impuros.
SPENCER W. KIMBALL – O  Milagre do Perdão p.174.

Creio que se deve confessar, com franqueza e honestidade, o que deve ser tornado público, e guardar para si mesmo o que deve ser guardado. Se vocês tiverem fraquezas, escondam-nas, tanto quanto puderem, de seus irmãos. Vocês nunca me ouvem pedir aos membros que contem as tolices que cometem... Não falem sobre suas condutas absurdas das quais pessoa alguma a não ser vocês mesmos, tem conhecimento.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – O Milagre do Perdão p.179.

Talvez a confissão seja o mais difícil de todos os obstáculos que o pecador arrependido tenha que transpor. A vergonha em geral o impede de revelar sua culpa e reconhecer seus erros. Às vezes sua suposta falta de confiança nos mortais a quem deveria confessar os pecados que cometeu, justifica, em sua mente, o fato de conservar o segredo guardado no próprio coração.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – O Milagre do Perdão p.172.

Deduz-se que a confissão ideal é a voluntária e não a forçada. Deve ser algo produzido no íntimo da alma do transgressor, e não algo que vem à tona porque o pecado foi descoberto... A confissão voluntária é muitíssima mais bem aceita pelo Senhor do que a admissão forçada, sem humildade, extraída da pessoa quando a culpa já é evidente. Tal admissão forçada não se constitui em evidência de coração humilde que implora a misericórdia do Senhor...
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – O Milagre do Perdão p.174-175.

...A confissão, assegura o devido controle e proteção para a Igreja e seus membros, e traz o transgressor para o caminho do verdadeiro arrependimento. Muitos transgressores, em sua vergonha e orgulho, satisfazem suas consciências, pelo menos temporariamente, com algumas preces silenciosas ao Senhor, e racionalizam que já confessaram seus pecados. “mas já confessei meus pecados ao Pai Celestial” insistem eles. “e isso é suficiente”. Isso não é verdade quando se trata de um pecado grave. Então, para que o transgressor tenha paz, ele precisa ser perdoado duas vezes – uma pelas competentes autoridades da Igreja do Senhor, e a outra pelo próprio Senhor.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – O Milagre do Perdão p.173.

Em geral é imprudente e desnecessário confessar o mesmo pecado repetidas vezes. Se uma transgressão grave foi plenamente confessada e perdoada pela autoridade competente, a pessoa pode justificar-se numa futura entrevista explicando que já a confessou e dando o nome daquela autoridade. Desde que o pecado não se repita, nem se verifique qualquer outra transgressão séria, o assunto pode ser considerado encerrado.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – O Milagre do Perdão p.180.

Nem toda pessoa, nem todo portador do sacerdócio está autorizado a receber as sagradas confissões de culpa. O Senhor organizou um programa ordeiro e coerente. Todo membro da Igreja deve prestar contas a uma determinada autoridade eclesiástica. Na ala é o bispo; no ramo, o presidente; na estaca ou missão, o presidente; e nos escalões maiores da autoridade da Igreja, as autoridades gerais com A Primeira Presidência e os Doze Apóstolos a testa de tudo. A função de cada um é mais ou menos a mesma do bispo, portanto, nós o mencionaremos como padrão. A ordem dos céus estipula que os membros da ala se aconselhem com o bispo. O bispo é, pela própria natureza de seu chamado e ordenação, um juiz em Israel. (D&C 107:72,84 – 46:27).
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – O Milagre do Perdão p.310.

O Senhor perdoará aquele cujo arrependimento é sincero. Porém, antes que ele possa perdoar, o pecador precisa abrir-lhe o coração mostrando-se contrito e humilde, confessando-lhe os pecados, pois o Senhor enxerga dentro de nossas almas.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.309.

Gostaria de salientar que, para mim, há uma grande diferença entre confissão e admissão, após ter sido provada a transgressão. Duvido muito da eficácia de uma admissão como confissão do pecado.
PRESIDENTE J. REUBEN CLARK, Jr. – O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.201.
.

.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar