Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Palavra De Sabedoria

Durante uma visita à rainha da Holanda em 1952, o Presidente e a irmã McKay tiveram uma experiência interessante. A rainha previra em sua agenda 30 minutos para conversar com eles. O Presidente McKay prestou grande atenção ao tempo e, ao fim da meia hora, agradeceu gentilmente à rainha e começou a sair. “Senhor McKay”, disse ela, “sente-se! Apreciei esses trinta minutos de conversa como há muito não apreciava quaisquer outros trinta minutos. Gostaria de prolongar um pouco nossa conversa.” Ele sentou-se novamente. Em seguida, uma mesa de café foi trazida à sala, e a rainha preparou três xícaras de chá e deu uma ao Presidente McKay, outra a irmã McKay e outra a si mesma. Quando a rainha percebeu que nenhum dos dois tomou o chá, perguntou: “Não vão tomar o chá com a rainha?” O Presidente McKay explicou: “Devo dizer-lhe que nosso povo não crê no consumo de estimulantes e, a nosso ver, o chá é um estimulante”. Ela disse: “Eu sou a rainha da Holanda. Estão dizendo que não vão tomar chá, nem com a rainha da Holanda”? O Presidente McKay respondeu: “A rainha da Holanda pediria que o líder de um milhão e trezentas mil pessoas fizesse algo que ele ensina seu povo a não fazer”? “O senhor é um grande homem, Presidente McKay”, disse ela. “Eu não lhe pediria isso.”
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.111.

O Profeta Joseph Smith “adorava aprender”, escreveu George Q. Cannon. “Ele adorava o conhecimento por causa de seu poder de retidão. Em meio às tribulações que o cercaram desde o primeiro dia em que deu a conhecer a um mundo descrente a sua comunhão com os céus, ele sempre esteve progredindo no ganho de inteligência. O Senhor ordenou-lhe que estudasse, e ele obedecia. (...) Sua mente, vivificada pelo Santo Espírito, captava avidamente todos os princípios verdadeiros, e ele tornava-se mestre em cada um desses ramos do conhecimento.”
Em 1833, o Profeta e um grupo de santos de Kirtland tiveram uma oportunidade especial de estudar o evangelho. Em janeiro daquele ano, de acordo com um mandamento do Senhor (ver D&C 88:127–141), o Profeta organizou a Escola dos Profetas para instruir os portadores do sacerdócio para seu trabalho no ministério e prepará-los para pregar o evangelho. A escola se reunia na sala do segundo andar da loja de Newel K. Whitney, onde o Profeta morava. Cerca de 25 irmãos frequentaram a escola, alguns viajando centenas de quilômetros para ter o privilégio de estudar o evangelho numa sala com pouco mais de três metros por quatro. Muitos desses homens mais tarde se tornaram Apóstolos, Setentas e outros líderes da  Igreja. Embora o Profeta e os outros irmãos estudassem línguas ocasionalmente, eles concentraram-se principalmente no aprendizado das doutrinas do evangelho, estudando diligentemente desde bem cedo pela manhã até à tarde. Essa escola durou quatro meses, e outras escolas semelhantes foram criadas em Kirtland e também no Missouri, sendo frequentadas por centenas de pessoas.
Na reunião da escola realizada em 27 de fevereiro de 1833, o Profeta recebeu uma importante revelação. Nos primeiros dias da Igreja, o uso do álcool, fumo, café e chá era comum na sociedade e entre os membros da Igreja. Quando o Profeta viu os irmãos fumando na escola, ele ficou preocupado. Brigham Young relembrou: “Quando nos reunimos naquela sala depois do desjejum, a primeira coisa que fizeram foi acender seus cachimbos, e, enquanto fumavam, conversaram sobre as coisas grandiosas do reino. (...) Freqüentemente, quando o Profeta entrava na sala para dar instruções, ele se via envolvido por uma nuvem de fumaça de tabaco. Isso e as reclamações da esposa por ter que limpar um chão tão sujo [porque os homens mascavam tabaco] fez o Profeta pensar no assunto. Ele perguntou ao Senhor a respeito da conduta dos élderes no uso do tabaco, e a revelação conhecida como Palavra de Sabedoria foi o resultado de sua pergunta”.
Milhões de pessoas seguiram o conselho dessa revelação e receberam bênçãos físicas e espirituais, inclusive a “sabedoria e grandes tesouros de conhecimento” prometidos para os que forem obedientes aos mandamentos de Deus (D&C 89:19).
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.273-274.

Muitos sentem que a palavra de sabedoria tem o fim principal de melhorar-nos a saúde e prolongar nossa vida mortal, porém, um estudo mais cuidadoso da revelação encontrada em Doutrina & Convênios 89 indica-nos a existência de um objetivo mais profundo. Sem dúvida, a plena vivência fortalecer-nos-á o corpo, aumentado-lhe o período mortal e concedendo mais tempo para o aperfeiçoamento físico e principalmente espiritual... Mas as promessas espirituais excedem em grande parte as físicas. Para os que observam essas instruções específicas e são obedientes a todos os mandamentos do Senhor, as bênçãos são realmente aumentadas e magnificadas. ... A “obediência à fé” é fator básico... Para a obediência à palavra de sabedoria a recompensa é a vida, não apenas uma vida mortal mais longa, mas a vida eterna... Se ignorarmos “essas coisas” e não “obedecermos aos mandamentos” a morte seguramente nos advirá, mas se obedecermos implicitamente, a vida eterna através da perfeição ser-nos-á assegurada...
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do perdão p.202-203.

Todo mandamento de Deus é de natureza espiritual... A Palavra de Sabedoria é espiritual. É verdade que condena o uso de substâncias nocivas e preconiza medidas de saúde para o corpo. Contudo, o maior benefício derivado de sua observância é o aumento da fé e o desenvolvimento de maior poder espiritual e sabedoria.
STEPHEN L RICHARDS – PROGRAMA MISSIONÁRIO DE ESTUDO DO EVANGELHO p.18.

A meu ver, o fumo é um vício do qual devemos fugir como fugiríamos de uma picada de cascavel. O Senhor disse que o fumo não é bom para o homem. Isso deve ser o suficiente para os santos dos últimos dias.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.114.

Os estimulantes são para o corpo o que o chicote é para o cavalo cansado — provoca uma arrancada, mas não constitui uma força permanente ou uma nutrição natural. Uma repetição freqüente das chicotadas torna apenas o cavalo mais preguiçoso; e o uso habitual de bebidas fortes, fumo, chá e café só tende a tornar o corpo mais fraco e mais dependente dos estimulantes ao qual ele está viciado.
O Senhor disse de maneira incontestável que essas coisas não são boas para o homem. A ciência declara o mesmo. A palavra de Deus deveria bastar para todos os verdadeiros santos dos últimos dias.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.114-115.

A reação de um homem a seus apetites e impulsos quando eles se manifestam dá a medida do caráter desse homem. Nessas reações, revela-se a capacidade do homem de governar ou sua servidão a seus ímpetos. Esse aspecto da Palavra de Sabedoria relacionado aos tóxicos, drogas e estimulantes diz respeito a mais do que os efeitos negativos sobre o corpo, mas concerne às próprias raízes da constituição do caráter. (...)
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.115.

Ao longo dos últimos cem anos, o progresso maravilhoso da ciência tornou possível ao homem determinar por meio de experiências os efeitos maléficos das bebidas alcoólicas e drogas sobre os nervos e tecidos do corpo humano. As observações e experiências demonstraram o impacto deles sobre o caráter. Todas essas experiências e observações provaram a veracidade da (...) declaração: “As bebidas fortes e o fumo não são bons para o homem”.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.115.

Todo homem e toda mulher devem assumir uma parte da responsabilidade desta Igreja. (...) Onde quer que estejamos, (...) onde quer que as circunstâncias ou as atividades profissionais nos levarem, seja num passeio ao ar livre ou em qualquer lugar, se formos tentados, numa manhã fria, a quebrar a Palavra de Sabedoria e tomar duas ou três xícaras de chá ou café, sintamos a responsabilidade de fazer o que é certo.
Que cada um de nós diga a si mesmo: “A responsabilidade de pertencer à Igreja repousa sobre mim. Não cederei. Mesmo que ninguém esteja me vendo, sei que Deus testemunhará o momento em que eu sucumbir, e a cada vez que eu ceder a uma fraqueza, me tornarei mais fraco e não respeitarei a mim mesmo”. Se vocês estiverem no trabalho e seus colegas disserem: “Venha, vamos beber um pouco”, que sua resposta seja: Não, não! Mesmo que seus apetites os impulsionem a fazê-lo, sejam homens, sejam santos dos últimos dias e digam: “Não; a responsabilidade de pertencer à Igreja repousa sobre mim”.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.117-118.

A Igreja exorta os homens a terem autodomínio para controlar seus apetites, temperamento e palavras. Um homem não está em suas melhores condições quando é escravo de algum hábito. Um homem não atingiu seu pleno potencial se vive meramente para satisfazer suas paixões. Esse é um dos motivos pelos quais o Senhor deu à Igreja a revelação da Palavra de Sabedoria — para que, desde a infância, aprendamos a controlar a nós mesmos. Nem sempre é fácil. Os jovens de hoje têm inúmeros inimigos, de falsas ideologias a práticas imorais. (...) Uma preparação sólida faz-se necessária para enfrentar e vencer esses inimigos.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.118.

Um dos ensinamentos mais práticos da Igreja no tocante [ao autocontrole] é a Palavra de Sabedoria. Ela é verdadeira. É uma lei que diz respeito sobretudo aos apetites. Qualquer homem que tiver total controle sobre seus apetites e que for capaz de resistir a todas as tentações na forma de estimulantes, bebidas alcoólicas, fumo, maconha e outras drogas que causem dependência terá desenvolvido o poder de controlar suas paixões e demais desejos.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.119.

Nunca é demais falar sobre a Palavra de Sabedoria para a Igreja e o mundo como um todo. É uma doutrina concedida ao homem para a sua felicidade e benefício. Faz parte da filosofia de vida. (...) Quem deixar de segui-la, se privará da força física e da força de caráter às quais tem direito. Seguir a verdade é ser leal ao que é certo, como já vimos; é levar nossa vida em harmonia com nossos ideais; a verdade é sempre um poder.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 11, p.119.

O Apóstolo Paulo declarou: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?... O templo de Deus, que sóis vós, é santo” (I Coríntios 3:16-17). Procurai ter hábitos alimentares saudáveis; evitai dietas da moda e ignorai a publicidade persuasiva que só valoriza a esbeltez. Remédios fortes ou usados sem prescrição médica, álcool, café, chá, tabaco e derivados destroem vosso bem-estar físico, mental e espiritual. Qualquer tipo de álcool, inclusive a cerveja, é prejudicial ao espírito e ao corpo. O tabaco pode escravizar, enfraquecer os pulmões e encurtar a vida.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona, Janeiro de 1991, p.110.

Todos os princípios e ordenanças do evangelho são, de certa forma, apenas convites para aprendermos o evangelho por meio da observância de seus ensinamentos. Ninguém conhece o princípio do dízimo até pagar o dízimo. Ninguém conhece o princípio da Palavra de Sabedoria até guardar a Palavra de Sabedoria. As crianças — e também os adultos — não se convertem ao dízimo, à Palavra de Sabedoria, à observância do Dia do Senhor ou à oração apenas por ouvirem alguém falar sobre tais princípios. Aprendemos o evangelho praticando-o. (…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 21, p. 199.

Este é um código divino de saúde, recebido por revelação em 1833, há 157 anos. Condena o álcool e o tabaco, o chá e o café, e enfatiza o uso de frutas e grãos. Esta Palavra de Sabedoria nos veio do Pai de nós todos, o Deus dos céus, para nossa bênção e para a bênção de todos os que a observam.
É pena que nós, como povo, não a observemos mais fielmente. São, porém, admiráveis as bênçãos que já recebemos, graças a um certo grau de observância. Os jornais do país recentemente apresentaram relatórios sobre um significativo estudo feito na Califórnia, conduzido pelo Dr. James Enstrom, da UCLA School of Public Medicine. Incluía um número substancial de membros ativos da Igreja – 5.231 sumos sacerdotes e 4.613 mulheres, suas esposas. Cito parte:
“Em comparação com outros grupos, o estudo relativo aos mórmons tinha uma média de 53 por cento a menos de casos fatais de câncer... 48 por cento a menos de mortes de doenças do coração e 53 por cento a menos de enfermidades fatais de todos os tipos. (Salt Lake Tribune, 12 de setembro de 1990.)
O Dr. Enstrom, falando desse seu estudo, que levou oito anos para ser feito, disse que pode “predizer que o mórmon de 25 anos de idade, do sexo masculino, ativo e cônscio da necessidade de cuidar de sua saúde, viverá 11 anos a mais do que o homem americano em geral, da mesma idade.” (Ibid., grifo nosso.)
(...) Naturalmente, parte de nosso povo sofre das mesmas doenças que afligem os outros. Alguns deles morrem cedo, mas existem dados científicos, que estão à disposição do mundo, de um estudo independente que levou oito anos para ser concluído, feito por um membro do corpo docente de uma das grandes universidades da nação, um reconhecido perito em saúde pública, que sabe o que fala.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona, Janeiro de 1991, pp.63-64.

Em minha opinião, as maiores promessas contidas na Palavra de Sabedoria (D&C 89) são espirituais. Nela existe a promessa de sabedoria e grandes tesouros de conhecimento, e de ser poupado pelo anjo destruidor como os filhos de Israel. (Veja D&C 89:19, 21.) (“A Florescente Herança de Joseph Smith”, A Liahona, fevereiro de 1982, p. 135).
ÉLDER JAMES E. FAUST – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 15, p.46.

A condição do corpo físico pode afetar o espírito. É por isso que o Senhor nos deu a Palavra de Sabedoria.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 15, p.46.

Esperamos que nosso povo elimine de sua vida todos os tipos de drogas, até onde for possível. Há muitos que dependem de drogas como tranquilizantes e soníferos, que nem sempre são necessários.
Certamente, inúmeros jovens têm sido prejudicados ou destruídos pelo uso da maconha e outras drogas mortais. Lamentamos isso.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 15, p.47.

Muita gente pensa que guarda a Palavra de Sabedoria, mas conhece apenas o que não deve fazer, e isto é apenas parte de seu grande significado.
JOSEPH FIELDING SMITH – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 15, p.47.

O Presidente Gordon B. Hinckley relatou:
“Lembro-me do que um bispo me contou acerca de uma mulher que pretendia [receber] uma recomendação para o templo. Ao perguntar-lhe se observava a Palavra de Sabedoria, [ela] respondeu que vez por outra tomava uma xícara de café, e disse: ‘Ora, bispo, não vai deixar que isso me impeça de ir ao templo, não é?’, ao que o bispo replicou: ‘Irmã, certamente a senhora não vai permitir que uma xícara de café se interponha entre a irmã e a Casa do Senhor.’” (A Liahona, julho de 1990, p. 60.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 22, p.121.

A Primeira Presidência declarou: “Embebedando-se com bebidas fortes os homens perdem a razão. Perdem o raciocínio, a capacidade de julgar e a visão. (…) A bebida já causou mais sofrimento, miséria e mágoas, já fez com que mais lares se desfizessem, já cometeu mais crimes e causou mais mortes do que todas as guerras que já houve no mundo”. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1942, p. 8.]
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 22, p.123.

Todos os anos o fumo causa aproximadamente 2,5 milhões de mortes prematuras em todo o mundo. Ele também faz milhares de vítimas inocentes. Anualmente, mais de três milhões de bebês nascem com deficiências porque a mãe fumava. A taxa de doenças respiratórias entre os não fumantes que respiram a fumaça do cigarro de outras pessoas é muito mais alta do que a das pessoas que não respiram essa fumaça e a probabilidade de morrerem de câncer de pulmão é três vezes maior. O fumo de mascar e o rapé vicia tanto quanto os cigarros, e a taxa de incidência de câncer entre as pessoas que o utilizam é cinqüenta vezes maior do que entre as que não utilizam fumo. (James O. Mason, “I Have a Question”, Ensign, setembro de 1986, pp. 59–61.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 22, p.123.

O Presidente Brigham Young disse: “Em vez de fazer o trabalho de dois dias em apenas um, a sabedoria prescreve [aos santos] que, se desejarem ter vida longa e boa saúde, devem, após fazer algum esforço, permitir que o corpo descanse antes de atingir a exaustão completa. Quando se encontram nesse estado, algumas pessoas dizem que precisam de algum estimulante (…) Em vez de apelar para esse tipo de estimulantes, devem procurar restabelecer-se por meio do descanso”. (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, pp. 212.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 22, p.124.

O Élder Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze, disse: “Aprendi que (…) o objetivo fundamental da Palavra de Sabedoria está relacionado à revelação. (…) Considerando-se que quem esteja sob a influência de substâncias nocivas mal consegue escutar a fala normal, como poderiam atender à inspiração que toca os sentimentos mais delicados? A Palavra de Sabedoria é muito importante para a saúde, mas pode ser-lhes muito mais útil no plano espiritual do que no físico”.
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 22, p.125.

Uma revelação moderna, dada à Igreja em 1833 (D&C 89), prescreve regras para um viver reto, particularmente no que se refere ao uso de estimulantes, narcóticos e alimentos inadequados para o corpo. Com relação às causas físicas, que deram em resultado a queda, e a estreita relação entre essas causas e as atuais violações da Palavra de Sabedoria incluída na revelação acima citada, cabe bem a seguinte referência: “Esta (a Palavra de Sabedoria), como outras revelações recebidas na presente dispensação, não é completamente nova. É tão antiga quanto a raça humana. O princípio da Palavra de Sabedoria foi revelado a Adão. Todos os fundamentos da Palavra de Sabedoria lhe foram dados a conhecer em seu estado imortal, antes que houvesse ingerido aquelas coisas que transformaram o seu corpo em coisa terrena. Ele foi advertido contra isso. Não lhe foi dito que tratasse seu corpo como algo a ser torturado. Não lhe foi dito que o conservasse da maneira que o faquir da Índia considera o seu corpo ou afirma considerá-lo, algo a ser menosprezado; mas foi-lhe dito que não ingerisse certas coisas que lhe estavam à mão. Foi-lhe avisado que, se o fizesse, seu corpo perderia o poder, que então possuía, de viver para sempre, tornando-se sujeito à morte. Foi-lhe indicado, assim como também a vós, que há muitos frutos bons para serem colhidos, ingeridos e saboreados. Cremos em degustar a boa comida. Achamos que as coisas boas nos foram dadas por Deus.
Queremos tirar o maior prazer possível de nossos alimentos; e, portanto, devemos evitar glutonarias e excessos em nossos hábitos alimentares; e, como foi dito a Adão, assim também a nós: Não tocareis nestas coisas; pois no dia em que o fizerdes vossa vida será abreviada e morrereis.
“Deixai-me dizer-vos, agora, que nisto constituiu a queda – o ingerir de alimentos inadequados, alimentos esses que transformaram o corpo em coisa terrena; e aproveito esta ocasião para erguer minha voz contra a falsa interpretação da Escritura, adotada por certas pessoas, sendo corrente em seu pensamento, e mencionada de maneira secreta e dissimulada, que a queda do homem consistiu em alguma ofensa contra as leis da castidade e virtude. Tal doutrina é uma abominação. Que direito temos de modificar o sentido e significado real das Escrituras? Que direito temos de declarar que Deus não quis dizer o que disse? A queda foi um processo natural, resultante da incorporação, nos corpos de nossos primeiros pais, de coisas contidas em alimentos inadequados, pela violação da lei de Deus concernente ao que deveriam eles comer. Não andeis por aí cochichando que a queda ocorreu por ter a mãe da humanidade perdido sua pureza e virtude. Não é verdade; a raça humana não nasceu da fornicação. Estes corpos, que nos são dados, o são da maneira planejada por Deus. Não seja dito que o patriarca da raça, que esteve ao lado dos deuses antes de vir a este mundo e sua consorte igualmente real, foram culpados de tão abominável ofensa. A adoção dessa crença tem servido de justificação a muitos desvios do caminho da castidade e da virtude, com a desculpa de ser este o pecado da raça, tão velho quanto Adão. Não foi introduzido por Adão. Não foi cometido por Eva. Foi uma introdução do demônio, para que pudesse plantar a semente da morte prematura nos corpos dos homens e das mulheres, para que a raça degenerasse, como degenera cada vez que são transgredidas as leis da virtude e castidade.
“Nossos primeiros pais foram puros e nobres, e quando passarmos para o outro lado do véu, talvez aprendamos algo sobre seu estado superior, mais do que conhecemos agora. Mas saiba-se que eles foram puros; foram nobres. É verdade que desobedeceram à lei de Deus, ingerindo alimentos que lhes haviam sido proibidos; mas quem dentre vós pode atirar a primeira pedra?”
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, pp. 29-30.

Sinto-me inclinado a abordar um problema profundamente preocupante: a epidemia mundial de consumo de drogas.(...) Ergo minha voz com a de outros pelo mundo afora, que advertem contra o abuso de drogas além dos limites prescritos, e o uso recreativo ou social de substâncias químicas, frequentemente começado de maneira ingênua por pessoas mal informadas.
De uma experiência inicial considerada sem importância, pode-se criar um círculo vicioso. Da experiência vem o hábito. Do hábito vem a dependência. Da dependência vem o vício. (...) Na verdade, as drogas são o moderno ‘prato de lentilhas’ pelo qual se vende a alma. Nenhuma família está isenta do risco.
O problema, porém, vai muito além das drogas pesadas. O uso destas começa muitas vezes pelo cigarro. O fumo e as bebidas alcoólicas contêm drogas que viciam, e encabeçam a lista de incidências e custos para a sociedade. (A Liahona, janeiro de 1989, p. 5.)
ÉLDER RUSSEL M. NELSON – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 27, p. 110.

A dependência de narcóticos serve aos desígnios do príncipe das trevas, pois destrói o canal de comunicação com o Santo Espírito da Verdade. No momento, o adversário leva uma vantagem injusta. A dependência tem a capacidade de desligar a vontade humana e anular o arbítrio moral. Pode roubar-nos a capacidade de decidir. O livre-arbítrio é uma doutrina fundamental demais para ficar sujeita a tal perigo. (...)
Rogo a todos vós que oreis fervorosamente para que de alguma forma, em algum lugar, se descubra um meio de erradicar a dependência do corpo humano.
Não é somente o sofrimento humano ou mesmo a vida humana que está em risco; são todas as liberdades pessoais, sociais, políticas e espirituais pelas quais a humanidade tem lutado há séculos. Está em risco tudo o que conquistamos pelo sangue dos mártires. O próprio arbítrio moral está em perigo! Se todos nós orarmos fervorosamente, o Senhor há de ajudar-nos. E com todas essas orações, ensinai vossos filhos a seguirem a Palavra de Sabedoria. Ela é a armadura deles e os protegerá contra hábitos que obstruam os canais da revelação pessoal. (A Liahona, janeiro de 1990, pp. 15–16.)
ÉLDER BOYD K. PACKER – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 27, p. 110.

Os primeiros membros da Igreja obedeciam ao conselho do Senhor sem o benefício do conhecimento atual da medicina, que validou as vantagens de sua obediência. Sabemos agora, pela evidência científica, o que os santos sabem por revelação há 158 anos.
Imaginai os resultados, se todas as pessoas seguissem esta lei de saúde e nunca abusassem de seu corpo com bebidas alcoólicas, fumo e outras substâncias prejudiciais. Que declínio grandioso veríamos no número de acidentes automobilísticos, doenças e mortes prematuras, defeitos congênitos, crimes, desperdício de dinheiro, lares desfeitos e vidas desperdiçadas como resultado do álcool e de outras drogas que viciam! Como diminuiriam o câncer do pulmão, as doenças cardíacas e outras moléstias causadas pelo fumo! Os frutos deste mandamento trazem inúmeras bênçãos.
É óbvio que os membros da Igreja têm sido abençoados com saúde e espiritualidade pela obediência a este mandamento. (A Liahona, janeiro de 1992, p. 18.)
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 27, p. 111.

Nosso corpo físico é o instrumento de nosso espírito. Na maravilhosa revelação conhecida como Palavra de Sabedoria, somos informados de como podemos conservar nosso corpo livre de impurezas capazes de embotar e até destruir os delicados sentidos físicos ligados à comunicação espiritual.
A Palavra de Sabedoria é a chave para a revelação pessoal. Ela foi dada como um ‘preceito, como promessa, adaptado à capacidade dos fracos e à do mais fraco de todos os santos.’(D&C 89:3)
A promessa é que aqueles que obedecerem a ela receberão ‘grandes tesouros de conhecimento, até mesmo tesouros ocultos.’(D&C 89:19) Se abusarmos de nosso corpo ingerindo substâncias que viciam, ou fizermos mau uso de medicamentos que nos forem receitados, estaremos cerrando cortinas que interceptam a luz da comunicação espiritual.’ (A Liahona, janeiro de 1990, p. 15.)
ÉLDER BOYD K. PACKER – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 27, p. 112.

O bem maior que deriva da obediência ao código de saúde prescrito pelo Senhor é o aumento da fé, o desenvolvimento de maior poder espiritual e sabedoria.
ÉLDER L. TOM PERRY – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 27, p. 112.

Ajude os rapazes a entenderem que a coisa mais importante a respeito da Palavra de Sabedoria não são os alertas contra substâncias perigosas ou mesmo as gloriosas promessas para aqueles que obedecerem. A coisa mais importante é que o Pai Celestial nos ordenou que obedecêssemos a essa lei. A obediência edifica nossa força espiritual e atrai o Espírito Santo. A desobediência pode ser muito mais mortal para a alma do que o câncer físico para o corpo.
SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 27, p. 112.

O corpo é o instrumento da mente. Nas emoções, o espírito e o corpo tornam-se mais próximos um do outro. O que aprendeis espiritualmente depende, em parte, de como cuidais de vosso corpo. É por isso que a Palavra de Sabedoria é tão importante.

As substâncias que causam dependência e que foram proibidas por revelação—chá, café, bebidas alcoólicas, fumo—interferem nos delicados sentimentos da comunicação espiritual, assim como outras drogas que viciam.

Não ignoreis a Palavra de Sabedoria pois isto poderá custar-vos “grandes tesouros de conhecimento, até mesmo tesouros ocultos” prometidos a todos os que a cumprem, além da bênção adicional da boa saúde.

ÉLDER BOYD K. PACKER - Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos - A Liahona, Nov.1994 – Sessão Matutina de Domingo.

O Presidente Gordon B. Hinckley afirmou:
“Existem Golias por todo o lado, gigantes maldosos decididos a destruí-los. Não são monstros de três metros de altura, mas homens e instituições que controlam coisas atraentes, mas prejudiciais, capazes de desafiar, enfraquecer e destruí-los. Entre estes, estão a cerveja e outras bebidas, e o fumo. Os vendedores desses produtos gostariam de escravizá-los. Existem drogas dos mais diversos tipos que, pelo que me consta, são relativamente fáceis de encontrar em muitas escolas secundárias. Para seus vendedores, representam um negócio multimilionário, uma gigantesca teia maligna. Existe a pornografia, sedutora, interessante, convidativa, que se tornou uma indústria gigantesca produtora de revistas, filmes e outras coisas destinadas a tomar-lhes dinheiro e induzi-los a costumes capazes de destruí-los.
Os gigantes por trás desses empreendimentos são formidáveis e habilidosos, com vasta experiência ganha na guerra que estão travando. E eles gostariam muito de conquistá-los.
É praticamente impossível evitar todo contato com seus produtos. Vocês vêem tais coisas por todos os lados. Mas levando a funda da verdade na mão, não precisam temê-las. Vocês têm sido aconselhados, ensinados e avisados. Possuem os seixos da virtude, honra e integridade para lançarem contra os inimigos que gostariam de derrotá-los. Podem, perfeitamente, feri-los ‘na testa’, usando uma expressão figurada. Podem triunfar sobre eles, acostumando-se a evitá-los. Podem dizer a todos eles como Davi disse a Golias: ‘Vens a mim com espada e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado’. (I Samuel 17:45)
A vitória será sua. (...) Vocês são apoiados pelo (...) poder [de Deus]. Vocês têm direito aos anjos ministradores para protegê-los. Não se deixem amedrontar pelo Golias. Defendam sua posição e serão vitoriosos”. (A Liahona, julho de 1983, pp. 85, 86)
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 22,  p.105.

1. Racionalizar o pecado
Esta declaração do Élder Spencer W. Kimball pode ser proveitosa na discussão sobre a desobediência de Saul com relação aos amalequitas:
“Saul racionalizou. Para ele, foi fácil ser obediente quanto ao que deveria ser feito com os reis, pois, que utilidade os reis conquistados poderiam ter? Mas por que não ficar com as ovelhas e o gado cevado? Não seria a sabedoria do rei maior que a do humilde Samuel? (...)
Atualmente, há muitos como Saul em Israel. Uns vivem de acordo com parte da revelação que o Senhor deu à respeito da saúde, mas tomam uma xícara de café de vez em quando. Outros não fazem uso de fumo nem tomam bebidas alcoólicas, até porque não têm nenhuma inclinação para isso, mas não deixam de tomar uma reconfortante xícara de chá preto.
Uns aceitam cargos na Igreja, pois isso significa envolver-se em uma atividade que os agrada e ser alvo de distinções pelas quais anseiam, (...) mas é fácil racionalizarem quando têm de fazer algo tão difícil quanto pagar o dízimo. Eles não têm dinheiro suficiente para isso (...) nem têm certeza de que o dízimo seja empregado sempre da melhor maneira; de mais a mais, ninguém vai ficar sabendo que eles não pagam o dízimo.
Outros assistem parte das reuniões da Igreja, mas, como Saul, racionalizam quanto ao que farão no restante do dia. Por que não assistir a um jogo de futebol, a um show, cuidar do jardim ou realizar negócios normalmente?
Outros cumprem religiosamente seus deveres para com a Igreja, mas rejeitam a idéia de fazer algo para resolver os problemas de família ou de fazer as orações familiares, pois é difícil demais reunir toda a família.
Saul era assim. Ele fazia prontamente o que lhe convinha, mas arrumava uma desculpa para não fazer o que fosse de encontro a seus próprios desejos.” [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1954, p. 51.].
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 22,  p.106.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar