Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Vida Eterna

A norma da justiça e o caminho que Deus traçou para guiar o povo. Nos asseguram a paz. Conforto e felicidade no presente, e vida eterna e exaltação no porvir; mas nada menos que a estrita obediência às leis de Deus será capaz de fazer com que alcancemos esse objetivo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.8.

Este é o maior dom que pode ser conferido aos seres inteligentes; viver para sempre e jamais ser destruídos.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.96.

O diabo está pronto para cegar-nos com as coisas deste mundo e, se tiver a oportunidade, terá o prazer de privar-nos da vida eterna, o maior de todos os dons. Mas ele não tem essa capacidade e jamais lhe será dado o poder de derrubar um santo dos últimos dias que estiver guardando os mandamentos de Deus.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.27.

Digo-lhes, santos dos últimos dias, que a pérola de grande valor é a vida eterna. Deus disse-nos que o maior de todos os dons que Ele pode conceder-nos é a vida eterna. [Ver D&C 14:7.] Estamos trabalhando para alcançar esse dom grandioso, e ele será nosso caso guardemos os mandamentos de Deus. Mas de nada nos adiantará meramente declarar nossa fé e proclamar aos confins da Terra que este é o evangelho. O que contará é fazermos a vontade de Deus.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.31.

Já nos foi dito (…) que não estamos fazendo tudo o que podemos. Não acredito que nenhum homem consiga viver à altura de seus ideais, mas se estivermos nos esforçando, se estivermos tentando, se estivermos empenhando-nos ao máximo para melhorar a cada dia, então estaremos na direção correta e em dia com nossos deveres. Se estivermos tentando justificar nossos próprios defeitos, se estivermos vivendo de modo a podermos pedir a Deus luz, conhecimento, inteligência e, acima de tudo, Seu Espírito a fim de sobrepujarmos nossas fraquezas, então posso afirmar-lhes que estamos no caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna; então não temos motivo para temer.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p.31.

Percebo que é preciso um esforço constante por parte de cada um de nós para tornarmos nossa vida bem-sucedida. Não é preciso empenho algum para deslizarmos ladeira abaixo, mas é necessário um grande esforço para ascendermos ao topo. Não é preciso esforço para andarmos no caminho largo que leva à destruição, mas é necessário um grande empenho para permanecermos no caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p.37.

(...) O evangelho de Cristo é uma das maiores bênçãos que podem ser brindadas ao homem. A vida eterna, diz o Senhor, é o maior dom de Deus. [Ver D&C 14:7.] Podemos alcançá-la somente por meio da obediência a este evangelho. Isso, irmãos e irmãs, é nossa bênção.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.74.

Não existe ser que tenha o poder de salvar a alma dos homens e conceder-lhes a vida eterna com exceção do Senhor Jesus Cristo, sob a direção de Seu Pai.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.75.

Devemos valorizar nossa família e os momentos que passamos juntos, recordando que, se formos fiéis, herdaremos glória, imortalidade e vida eterna, e este é o maior de todos os dons que Deus pode conceder ao homem. [Ver D&C 14:7.]
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.167.

A imortalidade é viver para sempre num reino designado. A vida eterna é ganhar a exaltação no mais elevado céu e viver em unidade familiar.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p.8.

A vida eterna é o que buscamos ou devemos buscar e, sejam quais forem nossas circunstâncias e condições na vida, esse deve ser nosso primeiro objetivo.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.239.

O Salvador veio “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39). Seu nascimento, morte e ressurreição tornaram possível a primeira bênção. Mas precisamos unir nossos esforços aos Dele para alcançar a segunda: receber a vida eterna
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 03, p. 32.

É verdade que muitos santos dos últimos dias, tendo sido batizados e confirmados membros da Igreja, e alguns inclusive tendo recebido seus endowments, tendo sido casados e selados nos templos do Senhor, acham que consequentemente tem, garantidas, as bênçãos da exaltação e vida eterna. Porém, isso não acontece. Há dois requisitos básicos que todo ser humano deve cumprir, ou não poderá obter as grandes bênçãos que lhe são oferecidas. Ele deve receber as ordenanças e deve ser fiel, superando suas fraquezas. Portanto nem todos os que afirmam ser santos dos últimos dias serão exaltados.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão, p.20-21.

Vida eterna significa viver permanentemente na esfera celestial onde habitam Deus e Cristo, fazendo todas as coisas que nos são ordenadas. (Ver Abraão 3:25.)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 01, p. 4.

A fé aplicada à religião é seu princípio fundamental e, de fato, é a fonte de toda a retidão que guia os esforços do homem para alcançar a vida eterna no mundo vindouro.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 28.

O Presidente Lee ensinou: “Tudo o que fizermos deve ser feito ‘com os olhos fitos na glória de Deus’. [D&C 82:19] E o que é a glória de Deus? Como o Senhor explicou a Moisés, é levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem. (…) Em todo o nosso trabalho no (…) programa de correlação, sempre temos em mente esses princípios. De maneira bem simples, nossos dois únicos objetivos na correlação são, primeiramente, manter o sacerdócio funcionando conforme o Senhor tão bem definiu, com as organizações auxiliares devidamente vinculadas a ele; em segundo lugar, ajudar os pais e as famílias a magnificarem seus chamados conforme as instruções do Senhor. Assim, vemos que tudo deve ser feito com a seguinte pergunta em mente: esta atividade coaduna-se com os interesses do reino e estamos com os olhos fitos no propósito primordial da organização do Senhor — salvar almas e levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem”?
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p. 146-147.

O homem ou mulher que tem os olhos fitos na meta da vida eterna é de fato rico, pois toda a sua alma está acesa pela chama que advém àqueles que levam uma vida reta.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p. 186.

Aqueles que vislumbram um galardão eterno devido a seus esforços na mortalidade recebem apoio constante em meio a suas tribulações mais cruciantes. Quando se decepcionam no amor, não se suicidam. Quando morre um ente querido, eles não se desesperam; quando perdem uma competição  importante, não se enfurecem; quando a guerra e a destruição ameaçam seu futuro, não caem em depressão. Vivem padrões mais elevados do que os do mundo a sua volta e nunca perdem de vista a meta da salvação.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p. 206.

Nosso esforço maior nesta vida é portar-nos e viver de modo a, um dia, podermos regressar ao lar onde habita aquele Deus que nos deu a vida — de volta à presença de nosso eterno Pai Celestial.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 224.

E a vida eterna significa ter vivido de maneira a ser considerado digno de desfrutar a salvação eterna na presença de Deus o Pai e o Filho.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 225.

De acordo com as escrituras, os ensinamentos dos líderes inspirados da Igreja e as conclusões de estudiosos, a vida eterna pode ser definida como viver na presença desses Seres eternos, Deus o Pai e Seu Filho Jesus Cristo. Numa definição mais concisa, podemos dizer que vida eterna é a vida de Deus. (...)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 226.

Vir a atingir essa excelência celestial deve ser a busca infatigável de todos os seres mortais.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 24, p. 226.

Nosso Pai Celestial deixou bem claro aos filhos dos homens que é somente pelas mãos daqueles que possuem autoridade divina que poderemos conseguir o poder de tornar-nos membros do reino celestial. (George Albert Smith, Conference Report, abril de 1934, p. 28).
GEORGE ALBERT SMITH – Manual Básico da Mulher SUD – Parte A – A Importância do Sacerdócio, lição 11, p.80.

Se os homens quiserem alcançar a salvação, precisam ser submissos, antes de partir deste mundo, a certas regras e princípios que foram estabelecidos por um decreto inalterável antes de o mundo existir. (...) A organização dos mundos espirituais e celestes e dos seres espirituais e celestes foi feita de acordo com a mais perfeita ordem e  harmonia: seus limites e termos foram irrevogavelmente determinados e voluntariamente aceitos por eles próprios, no estado celeste, e também por nossos primeiros pais na Terra. Por isso é importante que todos os homens aqui na Terra que esperam alcançar a vida eterna aceitem os princípios da verdade eterna e se submetam a eles.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.222.

O princípio de vidas eternas é o de uma existência eterna, duração eterna, e de exaltação eterna. Infinitos são seus reinos; infinitos são seus tronos e domínios; e infinita a sua posteridade. Jamais cessarão de se multiplicar doravante para todo o sempre.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.50.

Estes são os que são a igreja do Primogênito. Estes são aqueles em cujas mãos o Pai colocou todas as coisas — estes são os que são os sacerdotes e reis, que receberam de sua plenitude e de sua glória; e são sacerdotes do Altíssimo, segundo a ordem de Melquisedeque, que era segundo a ordem de Enoque, que era segundo a ordem do Filho Unigênito.
Portanto, como está escrito, eles são deuses, sim, os filhos de Deus — portanto todas as coisas são suas, seja a vida ou a morte, as coisas presentes ou as coisas futuras, todas são deles e eles são de Cristo e Cristo é de Deus. (...)
Estes habitarão na presença de Deus e seu Cristo para todo o sempre. (...) Estes são aqueles cujos nomes estão escritos no céu, onde Deus e Cristo são o juiz de todos. Estes são os homens justos, aperfeiçoados por meio de Jesus, o mediador do novo convênio, que efetuou esta expiação perfeita pelo derramamento de seu próprio sangue. Estes são aqueles cujo corpo é celestial, cuja glória é a do sol, sim, a glória de Deus, a mais elevada de todas, sendo que o sol do firmamento é citado como o símbolo dessa glória.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 18, p.231.

Esta é, portanto, a vida eterna: Conhecer o único Deus sábio e verdadeiro; e vocês terão que aprender como se tornar deuses, vocês mesmos, e serem reis e sacerdotes (...) passando de um pequeno degrau para outro, de uma capacidade menor para outra maior; de graça em graça, de exaltação em exaltação, até que alcancem a ressurreição dos mortos e sejam capazes de habitar em fulgores eternos e de assentar-se em glória, como aqueles que estão entronizados em poder eterno. (...)
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 18, p.231.

Nenhum homem que não receber o privilégio de entrar no reino celeste e encontrar-se face a face com o Pai será capaz de saber o que é a vida eterna, pois não pode conhecer o Pai, a menos que o veja e habite com ele, e participe da mesma vida do Pai, pois esta é a vida eterna.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp. 7.

Bem, existe uma diferença entre imortalidade e vida eterna. Imortalidade é o dom de viver para sempre. É dado a toda criatura. Vida eterna é ter uma vida igual à de Deus. Todos os que se tornam servos terão imortalidade, mas aqueles que se tornam filhos de Deus terão o dom adicional de vida eterna, que é o maior dom de Deus. (D&C 14:7.)
Vida eterna é viver na presença do Pai e do Filho. Aqueles que a recebem tornam-se membros da “Igreja do Primogênito” e são herdeiros como filhos de Deus. Eles recebem a plenitude de bênçãos. Tornam-se semelhantes ao Pai e ao Filho, e são co-herdeiros de Jesus Cristo. (Romanos 8:14-14; I João 3:1-3; Gálatas 4:5-7; D&C 76:67, 94; 93:22.)
O que é vida eterna? É ter “uma continuação das sementes para todo o sempre” (D&C 132:19.) Ninguém recebe vida eterna, exceto aqueles que recebem a exaltação. Vida eterna é o maior dom de Deus; imortalidade não. Diz o Senhor: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida.” (Moisés 1:39; João 5:24.)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.8-9.

O reino celestial é o reino que as Escrituras chamam de reino de Deus, o qual os homens devem buscar acima de tudo o mais. (Mateus 6:33; D&C 6:7.) É o lugar onde os que entram recebem vida eterna, além de imortalidade. Imortalidade é o dom de viver para sempre, concedido a todos os homens. Vida eterna é viver na presença do Pai e do Filho; é a espécie de via que eles têm. É ao reino celestial que o Senhor se referia, quando disse: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz a perdição , e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontram.” (Mateus 7:13-14; 3 Néfi 14:13-14.)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.23-24.

“‘O conhecimento concreto de que o curso de vida que se segue está de acordo com a vontade de Deus, é essencialmente necessário para que qualquer pessoa tenha aquela confiança em Deus, sem a qual ninguém pode conseguir a vida eterna. Foi isto que permitiu aos santos antigos suportarem todas as agruras e perseguições, aceitando de bom grado a espoliação de seus bens, sabendo (não apenas crendo) que possuíam algo mais duradouro’ (Hebreus 10:34)...
“‘Observemos aqui que a religião que não requer o sacrifício de tudo, não tem poder suficiente para produzir a fé necessária para a vida e salvação; pois, desde os primórdios da existência do homem, a fé necessária para o gozo de vida e salvação jamais pode ser obtida sem o sacrifício de todas as coisas terrenas. Foi através desse sacrifício, e só dele que Deus ordenou que os homens gozassem de vida eterna; e é por meio do sacrifico de todas as coisas terrenas, que os homens realmente sabem que estão fazendo o que é agradável à vista de Deus. Quando um homem sacrificou tudo que tinha por amor à verdade, não conservando nem mesmo a própria vida, e crendo, perante Deus, que foi chamado a esse sacrifício por procurar fazer a vontade dele, ele sabe, com toda certeza, que Deus aceitará seu sacrifício e oferta, e que não o buscou nem buscará em vão. Nessas condições, então, poderá obter a fé necessária para fazer jus à vida eterna.
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno, I Reis a Malaquias, p.27-28.

COMPARAÇÃO ENTRE IMORTALIDADE E VIDA ETERNA – Imortalidade e vida eterna são duas coisas separadas, distintas uma da outra. Todo homem há de receber imortalidade, seja bom, mau ou indiferente, pois a ressurreição da morte virá a todos.
Vida eterna é algo mais. Ninguém receberá a vida eterna, salvo os que guardam os mandamentos do Senhor e assim adquirem o direito de entrar em sua presença. Quando o Senhor diz: “Estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mateus 7:14.), ele dá a entender que bem poucos dos filhos dos homens se provarão dignos nesta vida, de voltar e habitar em sua presença. Isto é vida eterna – habitar na presença do Pai e dele receber exaltação. Ele não quis dizer que os que passaram pela porta estreita e pelo caminho apertado são aqueles que seriam ressuscitados da morte.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p. 4.

OBEDIÊNCIA TOTAL TRAZ VIDA ETERNA – Porém, para ser exaltado, é preciso cumprir toda a lei. Este é o grande amor que demonstra por seus filhos: não obstante pecarem e fecharem os olhos contra a verdade, ainda assim ele continua estendendo-lhes o seu braço, a buscá-los e trazê-los de volta, se guardarem os seus mandamentos; do contrário, fará por eles o melhor que puder. Abençoá-los-á com tudo o que lhe é possível dar, e todos serão salvos; todos receberão um lugar em alguma parte e este lhes será glorioso, mas, para receber a exaltação dos justos, em outras palavras, a vida eterna, os mandamentos do Senhor têm de ser cumpridos em todas as coisas.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p. 6.

O Élder James E. Faust afirmou: “Existe uma diferença entre imortalidade, ou existência eterna, e vida eterna, que significa habitar na presença de Deus. Por meio da graça de Jesus Cristo, a imortalidade é dada a todos (...), justos ou injustos, retos ou iníquos. A vida eterna; entretanto, ‘(...) é o maior de todos os dons de Deus’. (D&C 14:7) O Senhor disse que alcançaremos esse grandioso dom ‘(...) se [guardarmos Seus] mandamentos e [perseverarmos] até o fim, (...)’. Se assim perseverarmos, foi-nos prometido: ‘(...)[tereis] vida eterna (...)’”. (D&C 14:7) [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1988, p. 14; ou Ensign, novembro de 1988, p. 12]
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 1,  pp.3-4.

O Presidente Gordon B. Hinckley disse: “Estamos aqui para ajudar nosso Pai em Sua obra e Sua glória — ‘levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem’. (Moisés 1:39) A obrigação de cada um é tão séria em sua esfera de responsabilidade quanto o é a minha em minha esfera. Não há chamado nesta Igreja que seja pequeno ou de pouca consequência. Todos nós, ao cumprirmos nossas responsabilidades, tocamos a vida de outrem. A cada um de nós, em nossas respectivas responsabilidades, o Senhor disse: ‘Assim agindo, farás o maior dos bens a teus semelhantes e promoverás a glória daquele que é teu Senhor”. (D&C 81:4) (A Liahona, julho de 1995, p. 76; ver também D&C 81:5–6.)

VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 1,  p.4.

O Élder Carlos E. Asay declarou: “Nós, à semelhança da antiga Israel, devemos firmar nossos olhos e mente sobre (...) Cristo, se esperamos obter a vida eterna. (...) Nosso olhar não pode perder-se pelo caminho, ou fixar-se nas coisas perecíveis do mundo. O olho (...) deve ser treinado para olhar para o alto. Devemos olhar (confiar) em Deus e viver!” (A Liahona, abril de 1979, p. 92)
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 15, pp.70-71.


Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar