Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Benção Patriarcal

O Presidente Monson descreve a bênção patriarcal como “sua própria Liahona que vai mostrar-lhe o caminho a seguir e guiar seus passos”. Mas o que é essa bênção e como ela pode guiar sua vida?
O que é uma bênção patriarcal?
Sua bênção tem dois propósitos principais. Primeiro, ela vai declarar sua linhagem ou seja, a que tribo da casa de Israel você pertence. Segundo, ela contém informações que vão ajudar a guiá-lo. Sua bênção provavelmente vai conter promessas, advertências e conselhos.
Com que idade devo receber minha bênção?
Não há uma idade determinada, mas você precisa ter idade suficiente para compreender e valorizar a natureza sagrada da bênção. Muitos membros começam a pensar em receber sua bênção no início da adolescência.
Como faço para receber a bênção?
Primeiro, converse com seu bispo ou presidente de ramo. Se estiver pronto e digno, você receberá uma recomendação. Depois disso, poderá marcar uma data com o patriarca de sua área.
O que faço com minha bênção?
Guarde-a em lugar seguro e a leia com frequência. Lembre-se de que sua bênção é sagrada e pessoal. Você pode mostrá-la a seus familiares mais próximos, mas não deve compartilhá-la publicamente. Além disso, todas as bênçãos mencionadas em sua bênção patriarcal se baseiam em sua fidelidade e acontecerão no devido tempo do Senhor.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON - A Liahona fevereiro de 2010, p.6.

“Sua bênção patriarcal é sua e de ninguém mais. Pode ser breve ou longa, simples ou profunda. O tamanho e a linguagem usada não fazem de um texto uma bênção patriarcal. É o Espírito que transmite o verdadeiro significado. Sua bênção não é para ser dobrada cuidadosamente e guardada. Não é para ser emoldurada nem publicada. É para ser lida, amada e seguida. Sua bênção patriarcal vai ajudá-lo a atravessar a noite mais escura. Vai guiá-lo em meio aos perigos da vida. (…) Sua bênção patriarcal é a sua própria Liahona que vai mostrar-lhe o caminho a seguir e guiar seus passos. (…)
É preciso ter paciência enquanto observamos, esperamos e trabalhamos para que uma bênção prometida seja cumprida.”
PRESIDENTE THOMAS S MONSON – A Liahona fevereiro de 2010, p.5.

A bênção patriarcal é, em essência, uma bênção e declaração profética.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.68.

A bênção patriarcal recebida de um patriarca ordenado pode ser uma estrela-guia em nossa vida, e é uma revelação pessoal de Deus a cada indivíduo. Se seguirmos essa estrela, haverá menos probabilidade de tropeçarmos e de sermos desencaminhados. Nossa bênção patriarcal será uma âncora para a alma e, se formos dignos, nem a morte nem o diabo poderão privar-nos das bênçãos pronunciadas. São bênçãos que podemos usufruir agora e para sempre.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.68.

Como com muitas outras, as bênçãos patriarcais devem ser solicitadas por quem as deseja. A responsabilidade pelo recebimento da bênção patriarcal repousa principalmente sobre o indivíduo, quando ele tem compreensão suficiente do significado de uma bênção patriarcal. Encorajo todos os membros da Igreja que possuem essa maturidade a tornarem-se dignos e obterem sua bênção.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.68-69.

Por sua própria natureza, todas as bênçãos são condicionadas à dignidade, independentemente de a bênção mencionar especificamente ou não, as condições.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.69.

A bênção patriarcal é basicamente um guia para o futuro, não um resumo do passado. Assim, é importante que a pessoa que a recebe seja suficientemente jovem para que muitos dos acontecimentos significativos de sua vida ainda pertençam ao futuro.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.69.

Todas as bênçãos vêm de Deus. Nosso Pai Celestial conhece Seus filhos. Conhece suas forças e fraquezas. Conhece suas aptidões e potencial. Nossas bênçãos patriarcais indicam o que Ele espera de nós e qual pode ser nosso potencial.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.69.

As bênçãos patriarcais devem ser lidas humilde, devota e freqüentemente. Uma bênção patriarcal é muito sagrada e pessoal, mas pode ser compartilhada com membros próximos da família.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.69.

É uma diretriz sagrada que contém conselhos, promessas e informações do Senhor; no entanto, a pessoa não deve esperar que a bênção detalhe tudo que lhe acontecerá ou que responda a todas as perguntas. O fato de que a bênção patriarcal pode não mencionar acontecimentos importantes da vida, como uma missão ou casamento, não significa que isso não irá acontecer.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.69.

Para que nossa bênção patriarcal, se cumpra, precisamos entesourar no coração as palavras preciosas que ela contém, ponderar a respeito delas e viver de maneira a receber as bênçãos na mortalidade e uma coroa de justiça no porvir.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.69.

O Élder John A. Widtsoe disse: “Devemos sempre manter em mente que a realização das promessas pode acontecer nesta ou na vida futura. As vezes os homens tropeçam porque as bênçãos prometidas não ocorreram nesta vida. Deixaram de lembrar-se que, no evangelho, a vida com todas as suas atividades continua para sempre, e que os labores da Terra podem continuar no céu. Além disso, o Doador das bênçãos, o Senhor, reserva-se o direito de escolher o momento de fazê-las acontecer, de acordo com Seus propósitos divinos. Nós e nossas bênçãos estamos nas mãos do Senhor. Mas há um testemunho geral de que sempre que a lei do evangelho foi obedecida, realizam-se as bênçãos prometidas”.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.69.

Como declarou certa vez o Presidente Joseph Fielding Smith: “A grande maioria dos que se tornam membros da Igreja são descendentes literais de Abraão através de Efraim, filho de José”.
No entanto, Manassés, o outro filho de José, possui muitos descendentes na Igreja, assim como os outros filhos de Jacó. Pode ser que haja alguns que se filiam à Igreja hoje que não são da linhagem do sangue de Jacó. Que ninguém presuma que lhe será negada qualquer bênção por não pertencer à linhagem do sangue de Israel. O Senhor disse a Abraão: “E Eu os abençoarei através de teu nome; pois quantos receberem este evangelho, serão chamados segundo teu nome, e serão contados entre tua semente, e se levantarão e te abençoarão, como seu pai”.
Néfi diz-nos que “todos os gentios que se arrependerem serão o povo do convênio do Senhor”. Portanto não faz diferença se as bênçãos da casa de Israel são dadas por meio de linhagem ou de adoção.
Alguns podem estar confusos por terem observado que membros da mesma família recebem bênçãos que os declaram de linhagem diferente. Algumas famílias são de linhagem mista. Acreditamos que a casa de Israel hoje constitua uma grande parte da família humana. Como as tribos se misturaram umas com as outras, um filho pode ser declarado como sendo da tribo de Efraim, e outro, da mesma família, da tribo de Manassés, ou de qualquer das outras tribos. A bênção de uma tribo, portanto, pode ser dominante em um filho e a bênção de outra tribo, dominante em outro filho. Assim, filhos dos mesmos pais podem receber bênçãos de tribos diferentes.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.69-70.

Essas bênçãos sagradas também fortalecem as pessoas dignas que as recebem. Dessa forma, as bênçãos do pai, as bênçãos patriarcais e as outras bênçãos são um notável privilégio que encontra-se à disposição dos membros fiéis que têm maturidade suficiente para entender a natureza e importância dessas bênçãos.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.70.

Nossas bênçãos podem incentivar-nos quando estamos desanimados, fortalecer-nos quando temos medo, confortar-nos quando nos entristecemos, dar-nos coragem quando estamos cheios de ansiedade, e erguer-nos quando estamos fracos de espírito. Nosso testemunho pode ser fortalecido cada vez que lemos nossa bênção patriarcal.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona janeiro de 1996, p.70.

Um evangelista é um Patriarca. (...) Sempre que a Igreja de Cristo esteve estabelecida na Terra houve um Patriarca para benefício da posteridade dos santos, como aconteceu com Jacó ao dar sua bênção patriarcal a seus filhos.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 11, pp.147.

E também, gostaria de vos incentivar, jovens irmãs, nesta época em que vos aproximais dos anos de vossa adolescência, a receberdes uma bênção patriarcal. Estudai-a atentamente e considerai-a como uma escritura pessoal, especialmente para vós – pois isso é o que ela realmente é. A bênção patriarcal “é uma declaração inspirada... a respeito de vossa missão nesta vida... juntamente com as bênçãos, conselhos e admoestações que o patriarca se sinta inspirado a conferir” (Heber J. Grant, J. Reuben Clarke, Jr., David O. McKay, em Messages of the First Presidency of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, compilado por James R. Clark, 6:194).
Moças, recebei vossa patriarcal sob a influência de jejum e da oração, e depois lede-a regularmente para que possais saber a vontade de Deus em relação a vós.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro de 1987, pp. 83.

 “Às vezes alguém fica preocupado porque uma promessa feita em uma bênção patriarcal ainda não se cumpriu. (…) Isso não significa que a bênção não será cumprida. É bom saber que as coisas acontecem no devido tempo do Senhor, nem sempre no nosso. As coisas de natureza eterna não têm fronteiras. Desde a existência pré-mortal até nossa existência além do véu da morte, nossa existência é uma vida eterna.”
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos, “O Patriarca da Estaca”, A Liahona, novembro de 2002, p. 45.

O Significado De Uma Benção Patriarcal
Estas bênçãos constituem possibilidades baseadas na dedicação fiel à causa da verdade. Devem ser merecidas, do contrário não passarão de vãs palavras. Certamente, alcançam seu principal valor quando se empregam como ideais, como possibilidades particulares que procuramos realizar durante nossa vida. O sacerdócio é ofendido quando se considera o patriarca um adivinho; ele somente indica os dons que o Senhor quer nos dar, se trabalharmos por eles. Ajuda-nos, indicando a meta divina que podemos alcançar, se pagarmos o preço.
Esta benção, dada com o espírito de amor paternal e selada sobre nós com a autoridade do Sacerdócio, chega a ser uma força em nossa vida e um consolo em nossos dias. É uma mensagem que, se lida e honrada devidamente, chegará a ser uma âncora nos dias tempestuosos, nosso ânimo em dias nublados. Expressa nosso destino exato aqui e na outra vida, se vivermos de acordo com a lei; e durante o curso de nossa vida fortalece nossa fé e nos conduz à verdade.
Aqueles que buscam a bênção patriarcal devem solicitá-la com fé na realidade do poder do Sacerdócio. Deve buscá-la com o desejo sincero de chegar a ser, por meio das bênçãos, mais completamente felizes em suas vidas e mais perfeitamente úteis na obra do Senhor. E presume-se que devem qualificar-se para receber suas bênçãos confirmando em suas vidas a realidade do Evangelho. A pessoa impura ou desobediente deve purificar-se e aprender a ser obediente antes de se dirigir ao patriarca. Somente nestas condições a pessoa pode esperar conhecer a vontade do Senhor.
A bênção patriarcal deve ser lida e relida. Deve dar-se-lhe utilidade na vida e deve ser feita com fé nas bênçãos espirituais.
A bênção patriarcal é um dom do Senhor. Deve ter-se presente o propósito com o qual foi solicitada. Deve ler-se em consideração inteligente, levando-se em conta o seu significado. Deve fixar-se a atenção no significado primordial da bênção, de maneira mais exata em determinadas sentenças. Não deve haver dúvida alguma a respeito do tempo ou lugar em que se há de cumprir a promessa, nem acerca do homem que a expressou. Assim como se deu a bênção por intermédio da inspiração do Senhor, de igual maneira, o mesmo poder revelará o seu significado; e seu cumprimento se verificará de acordo com a vontade do Senhor. Sobretudo sempre se deve recordar que toda bênção depende de nossa fidelidade. Examinemos nossas vidas de vez em quando para nos inteirar-nos se estamos vivendo de tal maneira que mereçamos as bênçãos prometidas. Não há dúvida de que nossas bênçãos patriarcais, se lhes damos o devido respeito, podem ser uma fonte de ajuda divina na viagem da vida.
Diremos ainda que as sagradas bênçãos patriarcais são de natureza pessoal. Não se deve comentá-la ou mostrá-la indiscretamente; deve ser lida freqüentemente e devemos meditar a seu respeito em nosso próprio benefício. É por essa razão que cada pessoa recebe uma cópia de sua bênção.
Visto que os patriarcas são apenas homens, estão sujeitos às debilidades humanas. Sua maneira de falar e pensar se refletem na bênção que pronunciam. Dois homens diferentes expressam a mesma idéia com palavras diferentes. O Senhor não lhes dita estas bênçãos, palavra por palavra. De igual maneira, o patriarca poderá ressaltar partes da bênção de acordo com sua natureza ou desejo. No entanto, se o patriarca vive dignamente, terá o sustentáculo de seu poder e a autoridade de seu cargo e pronunciará as bênçãos designadas para nós. E se vivermos dignamente, compreenderemos nossa bênção e descobriremos nela um significado profundo.
POR JOHN A. WIDISOE

A Primeira Presidência declarou: “A bênção patriarcal é uma declaração inspirada da linhagem da pessoa que a recebe e, quando o Espírito assim o dita, é uma declaração inspirada e profética da missão que essa pessoa tem na vida, e também das bênçãos, advertências e admoestações que o patriarca seja inspirado a dar. (...) O cumprimento de todas as bênçãos prometidas está condicionada à fidelidade ao evangelho de nosso Senhor”.
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 7,  p.27.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar