Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

As Palavras Do Senhor a Davi

AS PALAVRAS DO Senhor A Davi
REI DA ANTIGA ISRAEL, NO VELHO TESTAMENTO.

Davi era filho de Jessé, da tribo de Judá. Foi um jovem corajoso que matou um leão, um urso e o gigante filisteu, Golias (I Sam. 17). Davi foi escolhido e ungido para ser rei de Israel. Como Saul, em sua vida adulta foi culpado de graves delitos, mas, ao contrário daquele, foi capaz de sentir verdadeira contrição e assim conseguiu obter o perdão de seus pecados, exceto no caso do assassinato de Urias (D&C 132:39). Sua vida pode ser dividida em quatro partes: (1) em Belém, onde era pastor (I Sam. 16–17); (2) na corte do rei Saul (I Sam. 18–19:18); (3) como fugitivo (I Sam. 19:18–II Sam. 1:27); (4) como rei de Judá, em Hebrom (II Sam. 2–4) e mais tarde como rei de toda Israel (II Sam. 5 a I Re. 2:11).
O pecado de adultério de Davi com Batseba foi seguido de uma série de infortúnios que marcaram seus últimos vinte anos de vida. A nação, de um modo geral, prosperou durante o seu reinado, mas Davi sofreu as consequências de seus pecados. Houve rixas constantes na família, que, no caso dos filhos Absalão e Adonias, terminaram em franca rebeldia. Tais incidentes foram o cumprimento da declaração de Natã, o profeta, a Davi, por causa de seu pecado (II Sam. 12:7–13).
Apesar dessas calamidades, o reinado de Davi foi o mais brilhante da história israelita, pois (1) uniu as tribos em uma só nação, (2) assegurou a posse incontestável do país, (3) baseou o governo na religião verdadeira, de modo que a vontade de Deus era a lei de Israel. Por essas razões, o reinado de Davi mais tarde foi considerado como a época de ouro da nação e um protótipo da era mais gloriosa que o povo esperava, quando o Messias viesse (Isa. 16:5; Jer. 23:5; Eze. 37:24–28).
A vida de Davi ilustra a necessidade de todos perseverarem em retidão até o fim. Quando jovem, Davi foi considerado um homem “segundo o coração” do Senhor (I Sam. 13:14); quando adulto, falou pelo Espírito e recebeu muitas revelações. Não obstante, pagou um elevado preço por sua desobediência aos mandamentos de Deus (D&C 132:39).

Davi, o salmista, aprendeu ainda jovem a fonte do poder espiritual. O Espírito sussurrou:
“Aquietai-vos,
e sabei que eu sou Deus.”

(…) O Deus de Jacó é o nosso refúgio”.
            (Salmos 46:10–11)      

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar