Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Elias - O Profeta - VT

Elias é usado de várias formas nas escrituras. Em Mateus 17:3–4, é o correspondente grego do nome hebraico Elijah. Em outros lugares (Mateus 17:10–13, por exemplo), trata-se de um título que descreve alguém como precursor ou preparador.
O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 13, p.55.

Gostaria de falar em primeiro lugar do espírito de Elias; e, para entrar nesse assunto, citarei alguns testemunhos das Escrituras e darei o meu próprio.
Em primeiro lugar, basta dizer que fui ao bosque para perguntar ao Senhor, por meio de oração, qual era a Sua vontade a meu respeito e vi um anjo [João Batista] e ele impôs as mãos sobre a minha cabeça e ordenou-me como Sacerdote segundo a ordem de Aarão para possuir as chaves desse Sacerdócio, cujo ofício era pregar o arrependimento e o batismo para a remissão de pecados e também batizar. Mas fui informado de que esse ofício não incluía a imposição de mãos para conceder o Espírito Santo; que esse ofício era um trabalho maior e seria concedido posteriormente; mas que minha ordenação era uma obra preparatória, ou precursora, que era o espírito de Elias; porque o espírito de Elias era um precursor para preparar o caminho para algo maior, como aconteceu com João Batista. Ele veio clamando no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’. [Mateus 3:3.] E foi dito que, se pudessem recebê-lo, esse era o Espírito de Elias [ver Mateus 11:14]; e João foi bem claro ao dizer às pessoas que ele não era a Luz, mas que havia sido enviado para prestar testemunho daquela Luz [ver João 1:8].
Ele disse às pessoas que sua missão era pregar o arrependimento e batizar com água; mas Aquele que viria depois dele é que iria batizar com fogo e com o Espírito Santo [ver Mateus 3:11].
Se ele fosse um impostor, ele poderia ter agido além de suas limitações e realizado ordenanças que não pertenciam àquele ofício e chamado, sob o espírito de Elias.
O espírito de Elias é preparar o caminho para uma revelação maior de Deus, e [o espírito de Elias] é o Sacerdócio de Elias, ou o Sacerdócio a que Aarão foi ordenado. E quando Deus envia um homem ao mundo para preparar o caminho para uma obra maior, possuindo as chaves do poder de Elias, isso se chama a doutrina de Elias, desde os primórdios do mundo.
A missão de João se limitava a pregar e batizar; mas o que ele fez foi legítimo; e quando Jesus Cristo foi ter com os discípulos de João, Ele os batizou com fogo e com o Espírito Santo. (...) João não ultrapassou seus limites, mas desempenhou fielmente a parte que pertencia a seu ofício; e toda parte do grande edifício devia ser preparada corretamente e estabelecida em seu devido lugar; e é necessário saber quem possui as chaves do poder e quem não as possui, ou será bem provável que sejamos enganados.
A pessoa que possui as chaves de Elias tem um trabalho preparatório para realizar. (...) O espírito de Elias foi-me revelado e sei que é verdadeiro; portanto falo com destemor, porque sei de fato que minha doutrina é verdadeira.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 06, pp.90-91.

Então, em outra gloriosa visão, Joseph e Oliver viram Elias, o profeta (ver D&C 110:13–16). A vinda de Elias era tão importante que o antigo profeta Malaquias profetizou a respeito disso séculos antes e o Salvador repetiu a profecia para os nefitas (ver Malaquias 4:5–6; 3 Néfi 25:5–6; 26:1–2). Elias, o profeta, apareceu para conferir a Joseph e Oliver as chaves do selamento: O poder para ligar e tornar válidas nos céus todas as ordenanças realizadas na Terra. A restauração do poder de selamento era necessária para preparar
o mundo para a Segunda Vinda do Salvador, pois sem isso, “toda a terra seria totalmente destruída na sua vinda” (Joseph Smith — História 1:39).
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 25, p.323.

‘Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor’, etc., etc [ver Malaquias 4:5]. Por que enviar Elias? Porque ele possui as chaves da autoridade para ministrar em todas as ordenanças do Sacerdócio; e [a menos] que a autoridade seja concedida, nenhuma ordenança poderia ser ministrada em retidão.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 25, p.325.

...A doutrina ou o poder de selamento de Elias é o seguinte: Se temos o poder para selar na Terra e no céu, então devemos ser sábios. A primeira coisa a fazer é selar na Terra seus filhos e filhas a vocês, e vocês a seus pais na glória eterna.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 25, p.327.

Como Deus virá resgatar esta geração? Ele enviará Elias, o profeta. (...) Elias, o profeta, revelará os convênios para selar o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 25, p.328.











Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar