Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Santificar

Processo pelo qual a pessoa se livra do pecado e torna-se pura, limpa e santa, por meio da expiação de Jesus Cristo (Moisés 6:59-60).
GUIA PARA ESTUDO DAS ESCRITURAS – Santificação, p.193.

As leis de Deus concedidas à humanidade estão contidas no plano do evangelho, e a Igreja de Jesus Cristo é responsável por ensinar essas leis ao mundo. Elas são dadas por nosso Pai Celestial com um só propósito: para que nós que somos governados pela lei também sejamos preservados por ela e aperfeiçoados e santificados, ou seja, para que nos tornemos santos. (Ver D&C 88:34.) O maior de todos os dons de Deus para nós é o da salvação em Seu reino.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 27.

A felicidade é o objetivo e o propósito de nossa existência; e também será o fim, caso sigamos o caminho que nos leva até ela; e esse rumo é a virtude, retidão, fidelidade, santidade e obediência a todos os mandamentos de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos do Profeta Joseph Smith p.249.

Caso vocês tenham incorrido em erros, comecem hoje mesmo a mudar sua vida. Distanciem-se do que estão fazendo de errado. O mais importante de todos os mandamentos de Deus é aquele que tenhamos a maior dificuldade para cumprir hoje. Seja um problema com a honestidade, com a lei da castidade, com a falsidade ou com a mentira, hoje é o dia de trabalharem para vencer tal pecado, até conseguirem. Resolvam o problema e, em seguida, passem para o próximo que lhes seja mais difícil sobrepujar. Eis a forma de santificarem-se por meio da obediência aos mandamentos de Deus.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 30.

Vocês poderiam perguntar: Como podemos santificar-nos a fim de prepararmo-nos para ingressar na presença do Senhor? (…) O Senhor disse: “E também, em verdade vos digo que o que é governado pela lei também é preservado pela lei e é por ela aperfeiçoado e santificado”. (D&C 88:34) Que lei? As leis do Senhor estão contidas no evangelho de Jesus Cristo, e a observância dessas leis e ordenanças é a forma pela qual podemos ser purificados e santificados. A obediência a cada lei concedida pelo Senhor constitui um passo a mais para que venhamos a ter o direito de entrar na presença Dele um dia.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 34.

O Presidente Harold B. Lee sempre ensinava a importância de nutrirmo-nos espiritualmente. Dizia que podemos comparar nosso corpo a uma fortaleza que  precisa de constante proteção para resistir aos ataques dos inimigos.
“Os inimigos de sua ‘fortaleza’ humana são tanto físicos como espirituais”, explicou ele. Podem incluir “uma decepção inesperada, uma tragédia familiar, um abalo nas finanças, a [deslealdade] de um pretenso amigo ou um pecado secreto contra as leis de Deus”. Quando essas coisas acontecem em nossa vida, precisamos de “mais fontes de auxílio espiritual. (…) Se vocês tiverem perdido o contato com a Igreja devido à negligência, e se sua fé em Deus tiver diminuído, se não tiverem compreendido pelo estudo e o aprendizado como alcançar o perdão de sua transgressão ou se não tiverem adquirido por meio da oração e reflexão a certeza de uma recompensa futura pelos sacrifícios e dores, então vocês se terão distanciado da orientação espiritual, e a força de que sua alma necessita se exaurirá. (…) Sua fortaleza estará fadada a sucumbir diante das forças de Satanás. Vocês serão como o homem insensato que construiu sua casa sobre a areia, e quando as tempestades vierem, grande será sua queda. [Ver Mateus 7:24–27.]
Assim, rogo-lhes que (…) vivam cada dia de modo a receberem da fonte da luz [o] alimento espiritual e a força para fazerem frente às necessidades diárias. Dediquem, todos os dias de sua vida, tempo para santificarem-se.”
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 175.

Nosso corpo espiritual precisa de alimento em intervalos freqüentes a fim de conservar sua saúde e vigor. Os alimentos materiais não suprem essa necessidade. A comida que satisfaz nossas carências espirituais precisa provir de fontes espirituais. Os princípios da verdade eterna, que estão contidos no evangelho, e a prática adequada de exercícios espirituais são essenciais para saciar nosso espírito. Assim, as funções vitais do espírito só podem ser mantidas por meio de conexões inteligentes com as fontes espirituais da verdade. As enfermidades espirituais e a morte, que significa a separação da fonte da luz espiritual, são as conseqüências inevitáveis de nossa ruptura com a central nervosa espiritual, a Igreja de Jesus Cristo.2
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p. 176.

Todos os filhos devem aprender que só se pode desenvolver a fé necessária à perfeição por meio do sacrifício. A menos que aprendam a sacrificar seus apetites e desejos carnais para obedecer às leis do evangelho, não poderão ser santificados diante do Senhor.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 124.

É-nos ensinada a auto-suficiência, não apenas para sermos independentes e capazes de cuidar de nós mesmas, como também para sermos capazes de ajudar outras pessoas. O Élder Marion G. Romney explicou esse princípio: “Tudo o que temos procurado fazer é tornar nosso povo auto-suficiente, pois, quanto mais independente é uma pessoa, mais capaz de servir ela se torna, e quanto mais ela serve, maior a sua santificação” (Marion G. Romney, citado por Glenn L. Pace, Conference Report, abril de 1986, p.28; ou A Liahona, julho de 1986, p.22).
VINDE A MIM – GUIA DE ESTUDO PESSOAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO – 4 – Administração do Lar – Princípios de Auto-Suficiência – Lição 1 – pp.178.

O processo de santificação pelo Espírito Santo não costuma acontecer de imediato, Pode ser necessário perseverar a vida inteira no caminho da fé e do arrependimento (veja 2 Néfi 31:19-20 para tornar-se “perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4:13).
GUIA DE ESTUDO PESSOAL DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE 4, p.14.

A virtude é parente da santidade, um atributo divino. O portador do sacerdócio deve buscar ansiosamente aquilo que é virtuoso e amável, e não o que é degradante e sórdido. A virtude adornará seu pensamento incessantemente. (D&C 121:45). Como pode qualquer homem ceder aos males da pornografia, da linguagem indecorosa ou da vulgaridade, e ainda considerar-se totalmente virtuoso? (A Liahona, janeiro de 1987)
GUIA DE ESTUDO PESSOAL DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE 4, Lição 7, p.27.

A SANTIFICAÇÃO
É UM PROCESSO QUE LEVA A PERFEIÇÃO

LUCIANE: Papai, hoje, na classe do instituto, falamos a respeito do mandamento de Jesus, de que devemos ser perfeitos. Essa me parece uma meta muito louvável, porém inatingível.
PAI: Admito que, às vezes, já me senti como você. Contudo, tenho a convicção de que, se Deus nos dá um mandamento, é possível o observarmos. Creio que estou afirmando algo semelhante ao que Néfi disse, quando seu pai lhe pediu que voltasse a Jerusalém para trazer as placas de latão: "Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor, pois sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens poderão ser cumpridas." (1 Néfi 3:7.) Acredito que o Senhor já preparou um caminho para mim e para você, Luciane, a fim de que sejamos perfeitos.

(41-12) Para Obter a Exaltação, Devemos Eventualmente Viver Cada Lei do Reino Celestial.
O Senhor deixou claro que, para obter a exaltação no reino celestial, toda alma deve estar em harmonia com cada lei, ordenança e ensinamento desse reino.
"A pessoa que deseja ser exaltada à morada mais alta, precisa obedecer a uma lei celestial, e a toda a lei também...
...para conseguir a salvação, não nos basta fazer apenas algumas coisas, mas tudo o que Deus ordenou... (Proponho-me a) obedecer e ensinar outros a obedecer a Deus, precisamente nas coisas que ele nos ordena." (Joseph Smith, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, pp. 323-324.)

(41-13) Deus Jamais Exigirá de Nós o que Não Podemos Fazer
"Esse progresso em direção à vida eterna baseia-se em atingir a perfeição. Viver todos os mandamentos assegura perdão total dos pecados, assegurando também a exaltação através do aperfeiçoamento que advém de se obedecer às instruções do Senhor. No Sermão da Montanha, ele ordenou a todos os homens: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste." [Mateus 5:48.) Ser perfeito significa triunfar sobre o pecado. Essa é uma ordem do Senhor. Ele é justo, sábio e bondoso, e jamais exigiria de seus filhos algo inatingível ou que não fosse para o benefício do próprio homem. Consequentemente, podemos deduzir que a perfeição é um objetivo realizável." (Spencer W. Kimball, O Milagre do Perdão, p. 200.)

LUCIANE: Mas, papai, o Senhor espera que eu viva totalmente a lei e todo o evangelho de imediato?
PAI: Não, Luciane, o Senhor não espera que sejamos perfeitos num piscar de olhos. A perfeição é uma meta em que devemos empenhar-nos todos os dias de nossa vida. Ao nos esforçarmos e lutarmos para seguir o caminho da perfeição, o Senhor nos abençoa e ajuda nesse sentido.

(41-14) O Renascimento Espiritual, e Perfeição e Santificação São Alcançados por Etapas, e Somos Abençoados Segundo a Medida de Nosso Esforço e Intento.
"Para ser salvos no reino celestial, devemos tornar-nos perfeitos. Porém, ninguém se torna perfeito nesta vida. Somente o Senhor Jesus alcançou esse estado, e ele tinha uma vantagem que nenhum de nós possui. Ele era o Filho de Deus, e veio a terra com uma capacidade espiritual, e talento, e uma herança, que ultrapassam todo o entendimento com que todo o resto de nós nasceu. Nossas revelações afirmam que ele era como Deus na vida pré-mortal e que, sob a direção do Pai, criou mundos sem número. Esse Ser Sagrado foi o Santíssimo de Israel na antiguidade e o Ser Imaculado na vida mortal. Viveu uma existência perfeita e estabeleceu o exemplo ideal. Isto demonstra que podemos esforçar-nos e prosseguir rumo a essa meta; mas nenhum outro ser mortal - nem o maior dos profetas ou o mais poderoso dos apóstolos, tampouco qualquer santo justo em qualquer época - jamais foi perfeito, mas devemos tornar-nos perfeitos para ganhar uma herança celestial. Como acontece ao renascimento e à santificação de nossas almas, tornarmo-nos perfeitos em Cristo é um processo.
Começamos hoje a guardar os mandamentos, observamo-los um pouco mais amanhã, e progredimos de graça em graça, degrau por degrau, aperfeiçoando dessa maneira nossas almas. Podemos ser perfeitos em algumas coisas pequenas. Podemos ser perfeitos no pagamento do dízimo. Se pagarmos uma décima parte de nossos rendimentos anuais aos fundos de dízimos da Igreja, e se o fizermos a cada ano de nossa vida e assim procedermos com todo o nosso coração, sem o menor intento de nos furtar a esse dever, a despeito das dificuldades que surjam em nossa vida, então nesse ponto somos perfeitos. Nesse aspecto, e até aí, estamos vivendo a lei tanto quanto Morôni ou os anjos do céu poderiam vivê-la. E assim, de grau em grau e de passo em passo, começamos a trilhar o caminho da perfeição com o objetivo de nos tornarmos perfeitos como Deus nosso Pai Celestial, para que eventualmente sejamos herdeiros da vida eterna em seu reino.
Como membros da Igreja, se demarcarmos um caminho conduzindo à vida eterna; se iniciarmos os processos de renascimento espiritual e seguirmos na direção certa; se traçarmos um caminho de santificação para nossas almas, e gradualmente caminharmos nesse sentido; se estabelecermos um curso para que nos aperfeiçoemos, e passo a passo, etapa por etapa, aperfeiçoarmos nossas almas vencendo o mundo então teremos a garantia absoluta - não existe dúvida alguma - de que alcançaremos a vida eterna. Mesmo que o renascimento espiritual se ache à frente, e a perfeição e o pleno grau de santificação também se achem à frente, se demarcarmos um caminho e o seguirmos da melhor maneira possível nesta vida, quando dela partirmos continuaremos exatamente no mesmo curso. Não mais estaremos sujeitos às paixões e apetites da carne. Teremos atravessado de maneira bem sucedida os testes desta provação mortal e, no devido tempo, receberemos a plenitude do reino de nosso Pai - o que significa a vida eterna em sua infinita presença.
O Profeta nos ensinou que há muitas coisas que precisamos fazer, mesmo após a morte, para alcançarmos nossa salvação. Não seremos perfeitos no momento em que morrermos. Contudo, se já tivermos marcado um curso a seguir, e nossos intentos forem corretos, se nossos apetites estiverem vencidos e dominados, e se crermos no Senhor e estivermos fazendo, o melhor possível, o que de nós se requer, entraremos na eterna salvação, que é a plenitude da recompensa eterna no reino de nosso Pai.
Creio que devemos ter esperança; creio que podemos regozijar-nos que seja assim. Podemos falar a respeito dos princípios de salvação e dizer em quantos consistem e como as pessoas podem enquadrar-se nestes padrões. Essa meta, às vezes, pode parecer árdua, difícil e além da capacidade humana de alcançar. Mas temos que tomar estas medidas para atingi-la. Temos de nos conscientizar de que possuímos os mesmos apetites e paixões que todos os santos e pessoas justas das dispensações que nos precederam. Eles não eram diferentes de nós. Eles conseguiram vencer a carne." (Bruce R. McConkie, "Jesus Christ and Him Crucified", Speeches of the Year, 1976, pp. 399-401.)

LUCIANE: Bem, papai, é um grande consolo pensar que posso ser aceita por Deus, quando tento fazer o que é certo. Mas isso não diminui o fato de que tenho de ser pura e sem mancha - livre do pecado. Como posso fazer isso?
PAI: Luciane, o Senhor promete uma bênção especial aos que procurarem amá-lo e servi-lo de todo o seu coração. Esta bênção é chamada santificação.

(41-15) A Santificação É um Estado de Santidade.
"Ser santificado é tomar-se limpo, puro e sem mancha; é ser livre do sangue e pecados do mundo; é ser uma nova criatura do Espírito Santo, alguém cujo corpo foi renovado por ter renascido do Espírito. Santificação é um estado de santidade, uma condição alcançada apenas através da obediência às leis e ordenanças do evangelho. O plano de salvação é o sistema e meio dado aos homens, pelo qual eles podem santificar suas almas e assim se tomarem dignos de uma herança celestial." (McConkie, Mormon Doctrine, p.675.)

(41-16) A Santificação É Operada pelo Espírito Santo.
"O processo de purificação que ocorre em nossa vida acontece porque recebemos o poder purificador do Espírito Santo. O Espírito Santo é um revelador, e é também um santificador. O Espírito Santo revela a verdade a cada alma humana que obedece à lei. A obediência nos qualifica a conhecer a verdade. Então o Espírito Santo nos santifica, para que nos tornemos limpos e sem mancha, e eventualmente qualificados a viver onde Deus e Cristo habitam." (McConkie, "Jesus Christ and Him Crucified", P. 403.)

LUCIANE: Agora entendo! Procurando vencer nossos pecados pessoais, podemos realmente ser limpos e purificados pelo poder do Espírito Santo.
PAI: Sim, santificar significa tomar-se puro. Há uma escritura na Pérola de Grande Valor que descreve parcialmente este processo. Falando a respeito de Adão, Moisés diz: "E assim nasceu do Espírito, e foi vivificado o homem interior" (Moisés 6:65), indicando que o espírito de Adão tinha sido purificado e limpo. A santificação se refere tanto ao corpo físico como ao espírito. Você deve estar lembrada, Luciane, de que Leí disse a seu filho Jacó, que ele não devia escolher "a morte eterna, de acordo com a vontade da carne e o mal que nela está". (2 Néfi 2:29.) O mal que há na carne, de que fala Leí, é uma consequência da Queda e da corrupção que pode entrar em nossos corpos por causa do pecado. Doutrina e Convênios afirma que os fiéis portadores do sacerdócio podem ser "santificados pelo Espírito para a renovação de seus corpos". (D&C 84:33.) Não somente o espírito pode tomar-se puro, mas também os elementos do corpo físico serem renovados e santificados. A santificação é real limpeza do corpo e do espírito - a alma do homem.

(41-17) De Grau em Grau, Passo a Passo, Santificamos Nossas Almas.
"Dizemos que um homem tem de nascer de novo, significando que ele deve morrer para as coisas pertencentes às iniquidades existentes no mundo. Paulo afirmou, "que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito" (Romanos 6:6). Nascemos de novo, quando morremos para a iniquidade e vivemos para o que diz respeito ao Espírito. Mas isso não acontece subitamente. É também um processo. Nascer de novo é uma transformação gradual, exceto em uns poucos casos isolados, que ocorreram de maneira tão milagrosa, que se acham registrados nas escrituras. No que concerne aos membros da Igreja em geral, nascemos de novo por etapas, e renascemos para maior luz e conhecimento, e maior ansiedade de justiça, à medida que guardamos os mandamentos.
O mesmo acontece quanto a ser santificado. Os que irão para o reino celestial dos céus, têm de ser santificados, querendo dizer com isto que devem tornar-se limpos, puros e sem mancha. Necessário se faz que sejam queimados de suas almas todo pecado e iniquidade como que por fogo e que, numa expressão figurativa, haja um "batismo de fogo". Este novamente, é também um processo. Ninguém é santificado num instante, ou de súbito. Porém, se guardarmos os mandamentos, e após o batismo prosseguirmos para a frente com firmeza, então de grau em grau, passo a passo, santificaremos nossas almas até o glorioso dia em que estaremos qualificados a morar onde Deus e os anjos habitam.
Assim é no plano de salvação." (McConkie, "Jesus Christ and Him Crucified", p. 399.)

PAI: A santificação é uma recompensa pessoal que acompanha a retidão pessoal. Ela se torna possível por causa do sacrifício expiatório do Salvador. Em virtude de sua graça e amor, podemos ser santificados, ao guardarmos os mandamentos.
LUCIANE: Por onde posso começar, papai? Tenho tantas fraquezas e tentações que precisam ser vencidas!
PAI: Outro dia li uma declaração do Presidente Spencer W. Kimball, no livro O Milagre do Perdão, que talvez responda ao que perguntou. Aqui está, deixe-me ler para você.

"A perfeição realmente advém através de superarmos todos os obstáculos. O Senhor revelou, por intermédio de João: "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono." (Apocalipse 3:21.)
Parece que o mal está sempre a nos cercar. Um dos primeiros membros do Conselho dos Doze disse que há centenas de espíritos malignos trabalhando contra cada um de nós. Portanto, devemos estar sempre alerta. Cataloguemos nossas fraquezas e lutemos contra elas, para que possamos vencê-las. Cristo aperfeiçoou-se, superando todos os obstáculos. É somente superando as fraquezas e os problemas que poderemos aperfeiçoar-nos e chegar cada vez mais perto da deidade. Como já discutimos anteriormente, o tempo para isso é agora, na mortalidade.
Alguém disse: “Aquele que está planejando corrigir-se está um passo atrasado. Precisa parar de planejar e começar a agir. Hoje é o dia." Sem dúvida, o autodomínio é um programa contínuo - uma jornada, não apenas o início. Os homens não se tomam íntegros de uma hora para outra, assim como a pequenina semente não se transforma num carvalho num abrir e fechar de olhos. Entretanto, o progresso rumo à perfeição pode ser rápido, desde que a pessoa caminhe resolutamente e a passos largos em direção ao objetivo." (p. 201.)

LUCIANE: O que o Presidente Kimball quis dizer, quando afirmou que devemos "catalogar" nossas fraquezas?
PAI: Catalogar significa relacionar, dispor em categorias, ou classificarmos nossas fraquezas. O padrão que usamos é o Salvador. Pelos seus ensinamentos, aprendemos as virtudes cristãs que devemos possuir; então classificamos as nossas fraquezas com relação a esse modelo de excelência. Ao termos feito isso, poderemos, então, como sugeriu o Presidente Kimball, "lutar" para vencê-las.

OS ENSINAMENTOS DO SALVADOR CONTIDOS EM 3 NÉFI PODEM AJUDÁ-LO A SANTIFICAR-SE
Ao refletir sobre o que significa a santificação em sua vida, como podem os ensinamentos do Salvador, contidos em 3 Néfi, ajudá-lo em sua busca da perfeição? De que maneira eles se relacionam à diretriz do Presidente Kimball, de catalogarmos as nossas fraquezas? Poderiam os preceitos, encontrados em 3 Néfi 11-14 ser o perfil de um caráter cristão?
Examine cuidadosamente o seguinte esboço dos atributos cristãos mencionados em 3 Néfi 11-14.

Perfil de um Caráter Cristão
Procura entender os outros - não tem o espírito de contenda (3 Néfi 11:28-30).
Crê em Cristo (vers. 3.3).
Procura arrepender-se (vers. 38).
Sê batizado (vers. 38).
Recebe o dom do Espírito Santo (vers. 35).
Dá atenção às palavras dos líderes escolhidos por Deus (3 Néfi 12:1).
Chora pelos pecados pessoais (vers. 4).
Tem fome e sede de justiça (vers. 6).
Sê misericordioso para com os outros (vers. 7).
Sê puro de coração (vers. 8).
Sê pacificador (vers. 9).
Suporta pacientemente as perseguições (vers.1O-12).
Controla o temperamento (vers. 21, 22).
Mantém puros os pensamentos - não cobices (vers. 27-29).
Sê honesto - absolutamente íntegro (vers.33-37).
Procura abençoar e amar os inimigos (vers. 39-45).
Faze contribuições financeiras sem esperar o louvor dos homens (3 Néfi 13:1-4). '
Ora e jejua em segredo (vers. 5-18).
Não julgues asperamente os semelhantes (3 Néfi 14:1-5).

(41-18) Quando Fazemos a Nossa Parte e Nos Voltamos ao Senhor, Nossa Vida Se Modifica, Transforma e Se Santifica
''Tiago deu a fórmula para esse domínio: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7.) Para abandonar o pecado, transformar vidas, mudar personalidades, moldar o caráter ou remodelá-lo, precisamos da ajuda do Senhor, e podemos contar com ela, desde que façamos nossa parte. O homem que se apoia firmemente no Senhor, torna-se dono de si mesmo e consegue realizar o que quer que se disponha a fazer, seja obter as placas de latão, construir um navio, dominar um hábito ou superar uma transgressão profundamente arraigada.
Aquele que é mais poderoso do que Lúcifer, que é nossa fortaleza e origem de nossas forças, pode ajudar-nos em tempos de grandes tentações. Conquanto o Senhor nunca force ninguém a se afastar do pecado ou dos braços dos tentadores, ele usa seu Espírito para induzir o pecador a fazê-lo com a ajuda divina. E ao homem que cede a doce influência e súplicas do Espírito, e faz tudo o que lhe é possível para conservar-se numa atitude de arrependimento, é assegurado proteção, poder, liberdade e alegria." (Kimball, O Milagre do Perdão, p. 169.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.404-407.


Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar