Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Bíblia – Como O Barro Nas Mãos Do Oleiro

(Isaías 64:8)
Isaías disse: “Mas agora, ó Senhor, tu és nosso pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos”. (Isaías 64:8)
Eu já lera esse versículo diversas vezes, mas só entendi seu significado pleno quando visitei o México alguns anos atrás. Estive em Telacapaca, onde as pessoas trabalham com argila e fabricam vários tipos de objetos de cerâmica. Lá, vi-as misturar barro usando métodos toscos e primitivos; os artesãos pisavam na argila para que a mistura chegasse à consistência desejada. Então, a massa era colocada numa roda de oleiro e os artífices davam forma a complexos objetos, que posteriormente seriam postos à venda. Ao acompanharmos o processo, vimos que, devido a alguma falha na mistura, às vezes era preciso retirar um punhado de barro da roda e devolvê-lo ao monte inicial, para que fosse revolvido novamente. Às vezes, esse processo tinha de ser repetido várias vezes até que o barro chegasse ao ponto ideal.
Com isso em mente, comecei a perceber o significado dessa passagem. Nós também precisamos ser testados e provados pela pobreza, enfermidade, morte de entes queridos, tentação, às vezes traição de supostos amigos, prosperidade e riquezas, conforto e o luxo, falsas teorias educacionais e louvores do mundo. Certo pai, ao explicar esse princípio ao filho, disse:
“E para conseguir seus eternos propósitos com relação ao homem, depois de haver criado nossos primeiros pais e os animais do campo e as aves do ar, enfim, todas as coisas criadas, era necessária uma oposição; até mesmo o fruto proibido em oposição à árvore da vida, sendo um doce e outro amargo.” [2 Néfi 2:15]
O Profeta Joseph Smith, fazendo referência a esse processo purificador, disse que ele era como uma enorme pedra bruta rolando morro abaixo, polida à medida que suas arestas eram aparadas pelo atrito com alguma coisa. E concluiu: “Desse modo, chegarei a ser uma (…) flecha afiada na aljava do Todo-Poderoso”. [History of the Church, 5:401]
Assim, precisamos ser refinados, precisamos ser testados de modo a provarmos a força e o poder que há dentro de nós.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p. 207-208.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar