Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Maus-Tratos

Jacó repreendeu os homens nefitas pelo tratamento que dispensavam à sua esposa e aos filhos. (Ver Jacó 2:9, 31–32, 35.) Os líderes da Igreja da atualidade também têm feito advertências veementes contra os maus-tratos de qualquer natureza. A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze têm advertido que “as pessoas que violam os convênios da castidade, que maltratam o cônjuge ou os filhos, ou que deixam de cumprir suas responsabilidades familiares, deverão um dia responder perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações”. (“A Família: Proclamação ao Mundo”, A Liahona, outubro de 1998, p. 24)
Podemos definir maus-tratos como tratar uma pessoa de forma aviltante ou ofensiva ou falar-lhe de modo a magoá-la seriamente. Se for adequado, discuta com os alunos as seguintes definições e instruções específicas:
Os maus-tratos às crianças ocorrem quando alguém em posição de confiança ou autoridade ameaça uma criança ou a agride emocional ou fisicamente. Inclui os maus-tratos físicos, a negligência, os maus-tratos emocionais e o abuso sexual.
Os maus-tratos ao cônjuge também podem ser físicos, emocionais ou sexuais. O abuso emocional pode consistir em insultos, palavras degradantes, domínio ou controle injusto, ameaças, isolamento, intimidação ou manipulação. Os maus-tratos físicos podem incluir a privação de necessidades e o uso de violência física como empurrões, enforcamento, arranhões, beliscões, cárcere privado e espancamento. O abuso sexual pode ser tanto emocional como físico e inclui assediar sexualmente, causar dor e usar de força e ameaças.
Os líderes do sacerdócio, os familiares e outras pessoas não devem medir esforços para evitar os maus-tratos e ajudar no processo de cura de suas vítimas. Os líderes e os familiares devem também tentar ajudar o opressor a arrepender-se; pode ser necessário um conselho disciplinar para que isso ocorra.
Se os alunos precisarem de mais informações sobre maus-tratos, podem pedir ao bispo exemplares de dois livretos produzidos pela Igreja, Como Prevenir e Agir em Casos de Abuso ou Maus-tratos de Crianças (35665 059) e Como Prevenir e Agir em Casos de Abuso ou Maus-tratos do Cônjuge (35869 059).
MANUAL DA ESCOLA DOMINICAL – Livro De Mórmon – lição 12 p.55.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar