Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Mosias I, Rei de Zarahemla - LM

(19-1) Mosias 7, 8. Um Panorama da História dos Nefitas do Reinado de Mosias I ao Reinado de Benjamim.
Vinte anos após haverem chegado na terra da promissão, os nefitas e lamanitas se dividiram em dois grupos. Os nefitas fugiram para o deserto, a fim de escapar das sanguinárias intenções dos irmãos de Néfi. Ali chegando, estabeleceram-se numa nova terra, à qual deram o nome de Néfi, onde prosperaram e se multiplicaram grandemente. (Ver 2 Néfi 5:1-13.) Mas a iniquidade deles também aumentou, e eventualmente se tornaram tão perversos, que o Senhor não mais o protegeu de seus inimigos, os lamanitas. Perto do ano 279 A.C., “a parte mais iníqua dos nefitas havia sido destruída”. (Ômni 1:5.) Entretanto, o Senhor protegeu os nefitas justos, de modo que foram poupados (Ver Ômni 1:5-7.)
Não transcorreram muitos anos e a maior parte dos nefitas se tornou iníqua de novo. Desta vez, o Senhor preveniu um dos nefitas que havia permanecido digno, que fugisse da terra de Néfi, levando consigo outras pessoas que pudesse encontrar, as que acreditassem nesta advertência de Deus. Este homem se chamava Mosias. (Ver Ômni 1:12.)
Mosias e seus seguidores foram para o deserto. O Senhor por ali os conduziu, até que descobriam a terra de Zarahemla e um grupo de pessoas chamado o povo de Zarahemla, (Ver Ômni 1:13, 14), o qual também chamamos de mulequitas.
Mosias, e os que com ele foram, ensinaram aos mulequitas o idioma e princípios religiosos nefitas. Os dois grupos se uniram e escolheram a Mosias para ser seu rei. (Ver Ômni 1:18, 19.) aparentemente, neste novo reino havia maior número de mulequitas que de nefitas,  mas, ao se unirem, eles tomaram sobre si o nome de nefitas.
É importante nos recordarmos de que este novo reino dos nefitas (que consistia dos nefitas que haviam acompanhado Mosias e dos mulequitas) eram completamente diferente do grupo original de nefitas iníquos que havia permanecido na terra de Néfi. Não sabemos, especificamente, o que aconteceu aos nefitas ímpios que ficaram na terra de Néfi, todavia, eles aparentemente ou foram destruídos pelos lamanitas ou juntaram suas forças a eles. Seja como for, tanto quanto se sabe, eles deixaram de existir como um povo individual.
Mosias reinou por muitos anos como o rei deste novo reino dos nefitas. Ao falecer, foi sucedido por seu filho, Benjamim. O rei Benjamim foi um homem santo, que reinou sobre seu povo com justiça. Entretanto, durante seu governo, houve muita discórdia entre o povo. (Ver Palavras de Mórmon 1:12.)
Na época do Rei Benjamim, este novo reino de Zarahemla foi descoberto pelos lamanitas. Em consequência disso, ocorreram sérios combates muito derramamento de sangue; não obstante, com o auxilio do Senhor, os nefitas conseguiram se defender e expulsar os lamanitas de sua terra. (Ver Ômni 1:24; Palavras de Mórmon 1:13, 14.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.173-174.

Quem eram os mulequitas, povo encontrado por Mosias I na terra de Zarahemla?
(16-14) Ômni 1:12-30.
Em Amalequi, encontramos outro mantenedor de registros que começa a escrever com maiores detalhes. A ele devemos a informação relativa à segunda colônia de judeus que fugiu de Jerusalém, rumo à terra promissão. Porque vieram com Muleque, filho do Rei Zedequias de Jerusalém (ver Ômni 15; Mosias 25:2; Helamã 6:10), este grupo e seus descendentes frequentemente são chamados de mulequitas, embora este nome não seja usado no Livro de Mórmon. Assim, à semente de Manassés nascida através de Leí (ver alma 10:3) e aos descendentes de Efraim por meio de Ismael (ver a Leitura 2-24 neste mesmo manual página 19), foi acrescentada a semente de Judá através dos mulequitas. .
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – pp.148.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar