Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Lei De Moisés

A lei de Moisés havia sido dada “aos filhos de Israel porque eram um povo obstinado, rápido para cometer iniqüidade e vagaroso para lembrar-se do Senhor seu Deus”. Era “uma lei de ritos e de ordenanças (…) que [os israelitas] deveriam observar rigorosamente, dia a dia, para conservarem viva a lembrança de Deus e de seu dever para com ele”. (Mosias 13:29–30) Aqueles que compreendiam a lei “[esperavam] firmemente em Cristo, até que a lei [fosse] cumprida. Pois com esta finalidade a lei foi dada”. (2 Néfi 25:24–25). O Salvador cumpriu a lei de Moisés quando expiou por nossos pecados. (Alma 34:13–16) Depois da Expiação, deixou de ser exigido que as pessoas sacrificassem animais, como acontecia na lei de Moisés em simbolismo do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Em vez disso, receberam o mandamento de “[oferecer] como sacrifício um coração quebrantado e um espírito contrito”. (3 Néfi 9:20; ver também o versículo 19.)
O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 8, p.32.

Para que eles não cometessem engano quanto à relação entre a antiga lei e o evangelho do reino que ele estava elucidando, Jesus assegurou-lhes que não viera para destruir a lei ou anular os ensinamentos e predições dos profetas, mas para cumpri-los, e para estabelecer aquilo para o que os acontecimentos dos séculos passados tinham sido apenas uma preparação. Pode-se dizer que o Evangelho destruiu a lei mosaica, tanto quanto a semente é destruída no crescimento da nova planta, tanto quanto o botão é destruído pelo desabrochar da flor em sua plenitude, tanto quanto a infância e a juventude ficam para trás com o despontar da maturidade. Nem um jota ou um til da lei seria invalidado. Analogia de maior efeito do que esta não poderia ser concebida; o jota e o til eram pequenos sinais literários da escrita hebraica. Para o nosso objetivo atual, podemos considerá-los como o equivalente ao pingo do “i” ou ao traço que corta o “t”;  a palavra “jota”, do grego “iota”, também significa gota, pingo, bocado. Assim, nem mesmo o menor dos mandamentos poderia ser violado sem punição; entretanto, os discípulos foram alertados, para que cuidassem de não cumprir os mandamentos à maneira dos escribas e fariseus, cuja observância da lei compreendia a exterioridade cerimonial, carecendo dos elementos fundamentais da genuína devoção; pois foi-lhes assegurado que, mediante tal procedimento insincero, não poderiam, “de modo nenhum, entrar no reino dos céus”.
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Capítulo XVII, pp.226-227.

PONTOS A PONDERAR
A LEI DE MOISÉS SUBSTITUIU A LEI MENOR
Moisés queria que os filhos de Israel recebessem a plenitude das bênçãos, mas eles se recusaram a aceitar muitas coisas que lhes seriam conferidas. Eles teriam, até mesmo, visto a face de Deus. (Ver D&C 84:23,24.) Contudo, os israelitas ainda tinham a mente e o espírito escravizados, e fugiram atemorizados de suas oportunidades. Por isso, o Senhor lhes deu uma lei menor. Ela ainda se achava fundamentada no sacerdócio, pois havia ordenanças salvadoras a serem realizadas, e continha uma promessa de eventual salvação através da futura obra vicária, mas era uma lei rigorosa e obrigatória. Alguns ensinamentos do restante deste capítulo explicarão o motivo com maiores detalhes.
Costumamos ser como os filhos de Israel? Fugimos das oportunidades a nós oferecidas? Contentamo-nos em possuir uma parte menor da lei - por exemplo, o batismo, mas não o casamento no templo; ou a ordenação ao Sacerdócio Aarônico, mas não ao Sacerdócio de Melquisedeque? Se assim é, não fazemos o mesmo que Israel no deserto, que se recusou a subir ao monte e chegar à presença do Senhor? O que levaria um santo a furtar-se às maiores bênçãos? "-
Você poderia chamar a isso de "princípio da lei de Moisés". Dele é que Alma estava falando em Alma 29: 1-8. O Senhor permitirá que tenhamos tudo o que almejamos receber, mas, se rejeitarmos a luz que nos é oferecida, nos é "dada a menor parte da palavra, até que nada (saibamos) a respeito de seus mistérios." (Alma 12:11.) É a ideia de que um dom de nada vale, se o que o recebe não o deseja nem o aprecia. (Ver D&C 88:33.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.412.

(42-12) Por Que o Senhor Deu a Israel uma Lei Menor?
"A Moisés o Senhor deu primeiramente o sacerdócio maior e revelou a plenitude do evangelho. Contudo, Israel rebelou-se e manifestou tão grande impiedade, que Deus retirou deles o poder pelo qual poderiam ter-se tornado um reino de sacerdotes e de reis, e deu-lhes uma lei menor, uma lei de mandamentos carnais, um evangelho preparatório, um aio para trazê-los a Cristo e à plenitude do seu evangelho. Em seu lugar, ele lhes deu a lei de Moisés. (D&C 84:17-28; Gálatas 3; Hebreus 4:2.)" [Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, p. 434.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.413.

(42-13) Que Influência Teve a Lei Menor de Moisés no Nível de Sacerdócio que os Israelitas Poderiam Ter Possuído?
"Quando o Senhor arrebatou Moisés de Israel, levou igualmente o sacerdócio maior, deixando Israel com o sacerdócio menor, que retém as chaves da salvação temporal da humanidade - o evangelho temporal - que trata particularmente do arrependimento e batismo, mas nada tem a ver com as ordenanças maiores reveladas na dispensação na qual vivemos.
Por conseguinte, em Israel, o povo comum, o povo em geral, não exercia em sua plenitude as funções sacerdotais, estando restritos, em grande escala, em seus trabalhos e ministrações, ao Sacerdócio Aarônico. O sacerdócio maior foi retirado do povo como um todo; o Senhor ainda deixou entre eles homens portadores do Sacerdócio de Melquisedeque, com poder para oficiar em todas as ordenanças, à medida que determinasse fossem elas concedidas ao povo. Assim Samuel, Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Elias e outros profetas portavam o Sacerdócio de Melquisedeque, e suas profecias e instruções ao povo eram dirigidas pelo Espírito do Senhor e vigoradas pela virtude desse sacerdócio não manifestado, de modo geral, entre o povo de Israel durante todos aqueles anos." (Smith, Doutrinas de Salvação, vol. III, p. 86.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.413.

PONTOS A PONDERAR
O PROPÓSITO DA LEI DE MOISÉS ERA TRAZER O POVO A CRISTO
A quem poderíamos recorrer, a fim de ganhar maior conhecimento a respeito da lei de Moisés? Se a informação que quiser obter se resumir aos aspectos exteriores - detalhes das observâncias e da sua história - os eruditos tanto do cristianismo como do judaísmo poderiam ajudá-lo. Mas, se desejar conhecer o real significado e sentido da lei mosaica, a melhor fonte seria o Livro de Mórmon. Além dele, também o Novo Testamento, especialmente Paulo, contribui para explicá-la. Em outras palavras, para entender melhor a lei de Moisés, terá de se valer do auxílio de alguém que possua um bom entendimento do evangelho.
Paulo mesmo era um judeu, no sentido nacional da palavra. (Isto é, pertencia à nação dos judeus, e na verdade, pertencia à tribo de Benjamim.) Era um homem de excelente cultura, possivelmente membro da entidade erudita governante, o sinédrio, e um fariseu devoto. O farisaísmo era, de todas as seitas judaicas, a mais ortodoxa, a mais fundamental, a maior seguidora literal das escrituras e a mais esclarecida. Em outras palavras, embora Paulo conhecesse bem o Velho Testamento, nunca teve um entendimento substancial do verdadeiro propósito e significado da lei de Moisés, até se tomar um cristão. Então ele se conscientizou de que os Judeus, o único remanescente conhecido de Israel, haviam perdido o verdadeiro conceito do significado da lei mosaica. Ele disse que um véu havia caído sobre suas mentes (TI Coríntios 3:13-16) e que sofriam de uma cegueira parcial (Romanos 11:25; Atos 28:17-27). Jacó, irmão de Néfi afirmou que essa cegueira dos israelitas sob a lei de Moisés, provinha de "olhar para além do marco". (Jacó 4: 14.) Jesus, obviamente, é esse marco. Eles não viram nele o Messias prometido, e rejeitaram o novo convênio que ele instituiu. Essa foi a causa de sua tragédia, pois o inteiro propósito da lei mosaica era o de trazer Israel a Cristo, para que pudesse conhecê-lo e ser por ele salvo.
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp. 413-414.

(42-14) A Lei de Moisés Ajudou a Centralizar a Atenção na Missão Vindoura de Jesus Cristo
"Abinadi afirmou que a lei de Moisés foi revelada para centralizar a atenção do povo em Cristo, e que todas as coisas eram "símbolos de coisas futuras": Ele disse que foi dada a Israel "uma lei muito severa, porque era gente de dura cerviz, prontos sempre para praticar o mal e vagarosos em se lembrar do Senhor seu Deus. Portanto, uma lei lhes foi dada, sim, urna lei de cerimônias e ordenanças, uma lei que deveriam observar rigorosamente, de dia para dia, para neles conservar viva a lembrança de Deus e de seu dever para com ele." (Mosias 13:27-32.) Paulo declarou que "a lei nos serviu. de aio para nos conduzir a Cristo". (Gálatas 3:24.) Era a "lei dos mandamentos carnais" (D&C 84:27; Hebreus 7: 16), porque foi dada para ensinar a raça escolhida a refrear suas paixões, vencer os prazeres da carne e avançar até um estágio em que o Espírito do Senhor pudesse fluir em seus corações.
A salvação está em Cristo e não na lei de Moisés. "A salvação não vem somente pela lei", explicou Abinadi, "e se não fosse pela expiação, que o próprio Deus fará pelos pecados e iniquidades de seu povo ... ele inevitavelmente pereceria, apesar da lei de Moisés". (Mosias 13:27-28.) Pelo Contrário, como disse Néfi, a lei foi dada para provar ao povo "a verdade sobre a vinda de Cristo; pois para este fim foi dada a lei de Moisés, e todas as coisas que foram dadas por Deus aos homens, desde o começo do mundo, não são mais que a representação dele". (2 Néfi l1:4.j" (McConkie, Mormon Doctrine, p. 435. Também em "A Lei de Moisés", Livro de Mórmon, Manual do Instituto, vol. TI, p. 566.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.414.

(42-15) Os Nefitas, Embora Estivessem sob a Lei de Moisés, Também Tinham a Lei de Cristo
"Em nenhuma ocasião, na antiga Israel, quando o Sacerdócio de Melquisedeque estava operando e enquanto o povo gozava de suas bênçãos ­ mesmo que continuassem a guardar as formalidades da lei de Moisés - ela própria se tomou morta para eles. Os nefitas, por exemplo, antes do mii1istério de nosso Senhor em seu meio, tinham só o Sacerdócio de Melquisedeque e, durante todo o período de seiscentos anos guardaram a lei de Moisés. (2 Néfi 5: 10; Jarom 5; Mosias 2:3.) Eles, naturalmente, tinham a plenitude do evangelho e, assim, Néfi registrou:
“... é pela graça que somos salvos depois de tudo o que pudermos fazer. E, não obstante, acreditarmos em Cristo, guardamos a lei de Moisés e esperamos firmemente em Cristo, até que a lei seja cumprida. Pois que para este fim a lei foi dada; e a lei tomou-se morta para nós, e nós somos vivificados em Cristo por causa de nossa fé; contudo, guardamos a lei por causa dos mandamentos." (2 Néfi 25:23-25.)" (McConkie, Mormon Doctrine, p. 435.) (Ibidem, p. 2.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – p.414.

O EVANGELHO DE CRISTO É UMA LEI MAIOR
Você não descobrirá o segredo da superioridade do evangelho sobre a lei de Moisés, se pensar que a lei mosaica era mais severa que o evangelho. A verdade é justamente o contrário. A seguinte declaração ajuda a ilustrar a veracidade deste conceito:
"Uma das ironias que são adotadas dentro da Igreja, às vezes inocentemente, é o sentimento que temos de que o espírito da lei é superior à letra da lei, porque, por algum motivo, parece mais permissível ou menos capaz de ofender ao outros. O reverso é verdadeiro. O espírito da lei é superior, porque exige mais de nós do que a letra. O espírito da lei insiste em que façamos mais do que meramente cumprir o superficial. Significa, também, que precisamos dar atenção às coisas que mais importam, e, “ao mesmo tempo, não deixar de fazer as outras." (Neal A. Maxwell, "For the Power Is in Them…” (Salt Lake City: Deseret Book Co., 1970), pp. 46-47.) Também em Livro de Mórmon, Manual do Instituto, volume II, p. 564.)
Provavelmente a diferença mais significativa, responsável pela superioridade do evangelho sobre a lei de Moisés, seja o processo pelo qual o evangelho coloca a lei em nosso interior e a escreve em nossos corações. (Ver Jeremias 31:31-34; Alma 5:13,14.) Esse processo se chama "Santificação pelo Espírito". (Para alguns comentários sobre como ele funciona, ver as leituras 41-12 a 41-18.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.414-415.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar