Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Poupança

Se quiserdes enriquecer, poupai tudo o que obtiverdes. Qualquer tolo pode ganhar dinheiro; porém é necessário ser sábio para poupá-lo e tirar o maior proveito dele.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.292.

O Presidente Ezra Taft Benson disse: “Não deixem vocês mesmos e sua família desprotegidos das tempestades financeiras. Tenham economias”.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – POR ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN - A Liahona maio de 2004, p.41.

Este é um conselho simples, mas uma chave para a felicidade financeira. Com grande freqüência, os gastos de uma família são governados mais por seus desejos do que por seus ganhos. De alguma forma, eles creem que sua vida será melhor se eles estiverem cercados de uma profusão de bens. Com demasiada freqüência, tudo o que eles conseguem é uma ansiedade e aflição perfeitamente evitáveis. Aqueles que vivem estritamente de acordo com seus meios sabem quanto dinheiro entra a cada mês e, mesmo com dificuldades, disciplinam-se para gastar menos do que essa quantia.
É muito fácil obter crédito. De fato, às vezes quase nos forçam a aceitá-lo. Na verdade, somos quase forçados a ter crédito. As pessoas que usam cartões de crédito para compras excessivas devem cogitar desfazer-se deles. É muito melhor um cartão de crédito de plástico perecer do que uma família degenerar e definhar devido a dívidas.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN - A Liahona maio de 2004, p.41-42.

Recordem a lição de José do Egito. Durante a época de fartura, economizem para os dias de necessidade.
Com muita freqüência, as pessoas acham que talvez nunca venham a ter acidentes, adoecer, ficar desempregadas ou perder investimentos. Para piorar a situação, muitas vezes as pessoas fazem compras hoje com base em previsões otimistas do que esperam que acontecerá no futuro.
As pessoas sensatas compreendem a importância de poupar hoje para os dias difíceis do futuro. Elas têm seguro adequado que as ajudará em caso de doenças ou morte. Quando possível, fazem o armazenamento de um ano de alimentos, água e outras necessidades básicas da vida. Economizam dinheiro em cadernetas de poupança e fundos de investimento. Empenham-se com diligência para reduzir as dívidas contraídas e fazem o máximo para saldar todos os empréstimos.
Irmãos e irmãs, os preparativos que vocês fizerem hoje poderão um dia ser-lhes de grande valia, assim como os alimentos armazenados foram providenciais para os egípcios e para a família do pai de José.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN - A Liahona maio de 2004, p.42.

Muitíssimos de nossos jovens acabam em dificuldades financeiras por nunca terem aprendido em casa bons princípios financeiros. Ensinem seus filhos enquanto eles ainda forem pequenos. Ensinem que eles não podem possuir algo meramente por assim o desejarem. Ensinem-lhes os princípios do trabalho árduo, frugalidade e economia.
Se vocês não se considerarem capazes de ensiná-los, eis mais um motivo para começarem a aprender. Há uma infinidade de recursos à disposição: cursos, livros e outros.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN - A Liahona maio de 2004, p.42-43.

Se vivermos de acordo com nossas posses e fugirmos das dívidas, poderemos acumular reservas. Existem pessoas de renda moderada que, ao longo da vida, conseguem fazê-lo; mas há outras que recebem grandes salários e que não o conseguem. Onde está a diferença? Simplesmente no fato de gastarem menos do que ganham, economizando ao longo da vida e tirando proveito dos juros acumulados.
Dois consultores financeiros disseram: "A maioria das pessoas tem uma idéia completamente errada da riqueza. (...) Riqueza não é o mesmo que renda. Se você tem uma boa renda anual, mas gasta tudo, não está ficando mais rico. Tem apenas um padrão de vida elevado. A riqueza é o que você acumula, não o que gasta".
ÉLDER JOE J. CHRISTENSEN - A Liahona julho de 1999, p.12.

Usem apenas o suficiente de seu salário para que vocês e seus familiares desfrutem de felicidade e conforto. Poupem o que restar. (DBY, p. 292)
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 31, p.229.

Santos dos últimos dias, aprendam a sustentar-se. Se não puderem adquirir agora tudo o que desejarem, aprendam a passar sem o que não puderem comprar e pagar. Sujeitem a mente a fim de viverem de acordo com os próprios recursos. (DBY, p. 293)
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 31, p.230-231.

Não deixeis a vós próprios e às vossas famílias desprotegidos das dificuldades financeiras. Eliminai o supérfluo, pelo menos por enquanto, a fim de formar uma poupança. Quanta sabedoria há em se providenciar a futura educação dos filhos e um modo de nos mantermos na velhice!
PRESIDENTE EZRA TAF BENSON – A Liahona Outubro de 1987, pp. 4.

Depois de pagarmos o nosso dízimo e outras contribuições para a Igreja, devemos separar uma quantia para guardar como economias. Os líderes da Igreja sugerem que tentemos economizar mensalmente a mesma quantia de dinheiro que damos como dízimo – em outras palavras, 10 por cento. (Ver Cursos de Estudo da Sociedade de Socorro 1978-1979, lição 2 de Economia Doméstica.) Se estivermos com problemas financeiros, poderemos reduzir nossas economias, mas precisamos economizar um pouco todos os meses. Nossas economias devem ser usadas para emergências inesperadas, desempregos, doença ou acidente. Precisamos também economizar para missões, para educação, viagens ao templo ou outras metas em longo prazo.
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD - Parte A lição 21 p.154.

O Élder L. Tom Perry ensinou:
“Assim como é importante nos prepararmos espiritualmente, precisamos também nos preparar para as necessidades materiais. (...) Durante anos temos sido instruídos a preencher pelo menos quatro requisitos, ao nos prepararmos para o que está para vir.
Primeiro, adquira uma instrução adequada. Aprenda um ofício ou profissão que o capacite a conseguir emprego estável, com remuneração suficiente para cuidar de si e de sua família. (...)
Segundo, viva estritamente dentro de sua renda e economize um pouco para os imprevistos. Incorpore em sua vida a disciplina de fazer um orçamento para aquilo com que o Senhor o abençoou. Com a mesma regularidade que paga o dízimo, separe também uma quantia para futuras necessidades da família. (...)
Terceiro, evite dívidas excessivas. Contrair dívidas necessárias, só mesmo depois de cuidadosa e séria oração, e após receber a melhor orientação possível. Precisamos ter disciplina para permanecer dentro de nossas possibilidades. (...)
Quarto, compre e armazene alimentos e suprimentos que sustenham a vida. Consiga roupas e abra uma caderneta de poupança que possa ser aumentada de forma sensata e bem planejada, a fim de ser de utilidade em casos de emergência. Temos sido ensinados, desde que tenho lembrança, a preparar-nos para o futuro e a manter o suprimento necessário para um ano. Acho que os anos de fartura nos fizeram quase universalmente esquecer esse conselho. Creio que terminou o tempo de negligenciar essas instruções. Com o que vem acontecendo no mundo de hoje, elas precisam ser consideradas com muita seriedade”. (A Liahona, janeiro de 1996, pp. 39–40)
VELHO TESTAMENTO – Manual Do Professor – Classe Doutrina Do Evangelho – Lição 12,  p.54.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar