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(NÃO MEXER)

Professor

Homenagem à Professora

Há quanto tempo professora
Venho juntando uns trocadinhos,
Para comprar-lhe um presente,
Seja um par de tamanquinhos.

Lembrei também professora,
De comprar uma linda flor.
Mas o que ganho é tão pouco
Menos que o ordenado de um professor.

Eu ganho tão pouquinho
O custo de vida aumentou.
O que faço professora?
Se o meu ordenado atrasou?

Ofereço-lhe uma flor do jardim,
Meus sinceros parabéns,
Perdoe-me professora
Presente eu não tenho.

Hoje 15 de outubro,
É para mim um dia especial;
Ofereço a todos os professores,
Meu abraço cordial.
ÁUREA CELESTE MARTINS – A Vida e o Tempo – 1984 – p.79 Poetisa Brasileira.

É infinito o valor dos professores e treinadores de jovens que moldam e influenciam o ambiente em que vivem. Flores embelezam e exalam fragrâncias agradáveis por um curto espaço de tempo, então, em seguida, murcham e morrem para sempre. Todavia, as crianças que, por meio dos ensinamentos de professores nobres, se imbuem dos princípios eternos da verdade vão irradiar uma influência para o bem que, assim como sua própria alma, viverá para sempre.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 23, pp.240.

Como professor do evangelho, você encontra-se no ápice da educação, pois qual ensino tem tamanho valor e efeitos de alcance tão longo quanto o que explica o que o homem foi na eternidade de ontem, é na mortalidade de hoje e será na eternidade do amanhã? Não só o tempo, mas a própria eternidade, constituem seu campo de atuação.
PRESIDENTE J. REUBEN CLARCK JR. – Ensino, Não Há Maior Chamado, p.2.

Devemos fortalecer a nós mesmos e a nosso povo para conseguirmos que nossos professores ensinem com o coração e não pelos livros, que externem seu amor pelo Senhor e por esta obra preciosa. Assim, de alguma forma, ela contagiará e incendiará o coração dos alunos.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Ensino, Não Há Maior Chamado, p.189.

“Somos extremamente gratos por todos os que  ensinam. Nós amamos vocês e nem temos palavras para expressar nossa gratidão. Temos  muita confiança em vocês.(...) O ensino eficaz, acompanhado do sentimento de que se está tendo sucesso, realmente exige trabalho árduo, mas vale a pena. “Não há maior chamado” que possamos receber. (…) Para cada um de nós, “[vir] a Cristo”, guardar Seus mandamentos e seguir Seu exemplo para voltar ao Pai, são com certeza os mais altos e sagrados propósitos da existência humana. A tarefa de ajudar as outras pessoas a fazerem o mesmo — ensinando-as, persuadindo-as e, em espírito de oração, levando-as a seguir o caminho da redenção — certamente deve ser a segunda coisa mais importante de nossa vida. Talvez seja por isso que o Presidente David O. McKay tenha dito certa vez: ‘Nenhum homem [ou mulher] pode ter maior responsabilidade do que ser professor dos filhos de Deus’ “. (A Liahona, julho de 1998, p. 27)
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Ensino Não Há Maior Chamado, p.3.

A responsabilidade de ensinar o evangelho não se restringe aos que tenham o chamado formal de professor. Na condição de membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, você tem a responsabilidade de ensinar o evangelho. Como pai, filho, filha, marido, esposa, irmão, irmã, líder da Igreja, professor de uma classe, mestre familiar, professora visitante, colega de trabalho, vizinho ou amigo, você depara-se com a oportunidade de ensinar. Às vezes, poderá ensinar de forma aberta e direta por meio do que disser e do testemunho que prestar. E sempre ensinará pelo exemplo.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.3-4.

Em nosso ensino, representamos o Senhor e fomos designados para ensinar Seu evangelho. Somos os agentes Dele e, nesta condição, somos autorizados a dizer somente o que Ele deseja que se diga.
Os agentes representam aquele que os enviou; não têm poder em si mesmos. Agem em nome de outrem. Fazem o que lhes foi mandado. Dizem o que foram autorizados a dizer — nada mais, nada  menos.
ÉLDER BRUCE R. McCONKIE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.8.

Nosso negócio como professores é ensinar Sua doutrina e nenhuma outra. Não há outro curso que podemos seguir se quisermos salvar almas. Não temos poder para salvar em nós mesmos. Não podemos criar uma lei ou doutrina que redima, ressuscite ou salve quem quer que seja. Somente o Senhor pode fazer isso; fomos designados para ensinar o que Ele revela sobre esses e todos os demais princípios do evangelho.
ÉLDER BRUCE R. McCONKIE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.8.

Vosso comissionamento, vossa autorização, o que vos foi mandado fazer é ensinar meu evangelho, não pontos de vista pessoais, nem as filosofias do mundo, mas meu evangelho eterno, e fazê-lo pelo poder de meu Espírito, em harmonia com o mandamento que dei anteriormente: ‘Se não receberdes o Espírito, não ensinareis. (D&C 50:14; 42:14).
ÉLDER BRUCE R. McCONKIE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.9.

O professor inspirado, o que prega pelo poder do Espírito, deve prestar testemunho de que a doutrina que ensina é verdadeira.
ÉLDER BRUCE R. McCONKIE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.10.

Quem pode refutar um testemunho? Os descrentes podem contender a respeito de nossa doutrina. Podem distorcer as escrituras para sua própria destruição. Podem rebater um ponto ou outro em bases meramente intelectuais, mas não podem negar um testemunho.
ÉLDER BRUCE R. McCONKIE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.10.

O Presidente Thomas S. Monson ensinou: “A sala de aula na Igreja agrega uma dimensão vital à educação de todas as crianças e jovens. Nesse ambiente, todos os professores podem despertar nos ouvintes o desejo pelas coisas do alto e ajudá-los a sentir a influência do testemunho deles. Nas reuniões da Primária, Escola Dominical, Moças e Sacerdócio Aarônico, os professores bem-preparados, chamados sob a inspiração do Senhor, podem tocar cada criança e jovem e induzi-los a ‘[buscar] (…) nos melhores livros (…) palavras de sabedoria; [procurar] conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé’. (D&C 88:118) Uma palavra de incentivo aqui e um pensamento espiritual ali podem influenciar uma vida preciosa e deixar uma marca indelével em uma alma imortal. (…)”
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.191.

O Presidente Thomas S. Monson ensinou: “O professor humilde e inspirado de uma classe da Igreja consegue instilar nos (…) alunos o amor pelas escrituras. Assim, é capaz de trazer os apóstolos do passado e o Salvador do mundo não só para a sala de aula, mas também para o coração, mente e alma dos alunos.” (Conference Report, outubro de 1991, p. 92; ou Ensign, novembro de 1991, p. 68)”
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.191.

O Presidente Lorenzo Snow disse: “Ainda que uma pessoa pregue com a eloquência de um anjo, o que ensina com muito mais veemência e eficácia são suas boas obras, bom exemplo e atitudes que continuamente demonstrem interesse sincero pelas pessoas”. (The Teachings of Lorenzo Snow, comp. Clyde J. Williams [1984], pp. 78–79)
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.192.

Já se disse que a responsabilidade dos membros da Igreja se divide em três partes principais: proporcionar a salvação dos membros vivos da Igreja, realizar as ordenanças redentoras por nossos parentes falecidos e pregar o evangelho a todo o mundo. Todos esses deveres pressupõem aprendizado e tudo o que se aprende deve, de alguma forma, ser ensinado. Estamos entre aqueles que necessitam ensinar. (Teach Ye Diligently, rev. ed. [1991], p. 7)
ÉLDER BOYD K. PACKER - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.193.

O amor induz-nos a preparar-nos e a ensinar de modo diferente. Quando amamos nossos alunos, oramos por
todos eles. Fazemos tudo a nosso alcance para conhecer seus interesses, conquistas, necessidades e preocupações. Adaptamos nossa forma de ensinar para atender às necessidades deles, mesmo que para isso precisemos despender mais tempo e esforços. Percebemos quando estão ausentes e damo-nos conta de sua presença. Oferecemos ajuda quando ela se faz necessária. Dedicamo-nos ao bem-estar eterno dos alunos, fazendo tudo o que pudermos para promovê-lo e nada para prejudicá-lo.
Muitas das qualidades mais importantes dos professores do evangelho fiéis e bem-sucedidos estão relacionadas ao amor.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.31.

Ao mostrarmos amor por nossos alunos, eles se tornarão mais receptivos ao Espírito. Demonstrarão mais entusiasmo pelo aprendizado e ficarão mais abertos a nós e aos demais membros do grupo. Muitas vezes, são levados a uma nova percepção de seu valor eterno e passam a sentir um maior anseio de retidão.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.31.

O ensino adequado engrandece a alma.
Comparemos uma criança a um copo vazio, e nosso conhecimento e nossa experiência acumulados ao longo dos anos a um balde cheio de água. (…) Não podemos despejar um balde de água diretamente num copo pequeno. Contudo, se usarmos princípios corretos de transmissão de conhecimento, poderemos aumentar o copo.
Esses princípios são a persuasão, a longanimidade, a brandura, a mansidão, o amor não fingido, a bondade e o conhecimento puros. Eles aumentam o copo, que é a alma da criança, permitindo-lhe receber muito mais do que o próprio balde.
ÉLDER DALLAS N. ARCHIBALD - Ensino Não Há Maior Chamado, p.31.

Se quisermos influenciar os alunos para o bem, devemos não apenas amar o ensino, mas a cada pessoa a quem ensinamos. Devemos medir nosso sucesso pelo progresso de nossos alunos, não pela excelência de nosso desempenho.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.31.

Ao dar aula, há muitas formas pelas quais um professor indisciplinado pode desviar-se do caminho que conduz a seu objetivo. Uma das tentações mais comuns é especular sobre assuntos a respeito dos quais o Senhor tenha revelado pouco. O professor disciplinado tem a coragem de dizer: ‘Não sei’ e parar por aí. Como disse o Presidente Joseph F. Smith: ‘Nossa inteligência e integridade não sofrerão descrédito se dissermos com franqueza diante de uma enxurrada de perguntas especulativas: ‘Não sei’.
JOSEPH F. McCONKIE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.52-53.

O professor disciplinado confirmará as fontes que utilizar e envidará todos os esforços para determinar se uma declaração representa adequadamente a doutrina da Igreja ou é meramente a opinião do autor.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.53.

Talvez a maior tentação de um professor que estiver tendo dificuldades para manter a atenção da turma seja utilizar histórias sensacionalistas. Há muitas delas, de origem bastante questionável, circulando continuamente pela Igreja. (…) Elas não são instrumentos didáticos: a convicção e o testemunho não se baseiam nesse tipo de relato. As orientações que recebemos do Profeta são-nos transmitidas por meio dos devidos canais do sacerdócio. Devemos estudar as mensagens das Autoridades Gerais em conferências gerais e de estaca com toda a atenção e ler as publicações da Igreja com regularidade. O professor que consolidar a reputação de seriedade no ensino das doutrinas receberá toda a atenção dos alunos.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.53.

Nenhum professor mortal, por mais hábil ou experiente que seja, pode levar as bênçãos do testemunho e da conversão a outra pessoa. Esse papel é do Espírito Santo. É por meio Dele que as pessoas podem adquirir um testemunho da veracidade do evangelho. (Ver Morôni 10:5; D&C 50:13-14.)
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.41.

Ao ensinarmos o evangelho, devemos ter a humildade de reconhecer que o Espírito Santo é o verdadeiro professor. Nosso privilégio é simplesmente servir de instrumentos por meio dos quais o Espírito Santo possa ensinar, testificar, consolar e inspirar. Devemos, portanto, ser dignos de receber o Espírito.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.41.

Quem ensina? O Consolador. Lembre-se sempre de que você não é o ‘verdadeiro professor’. Isso é um sério engano. (...) Tenha cuidado para não interferir. O principal papel do professor é criar condições para que as pessoas tenham uma experiência espiritual com o Senhor. Você é um mero instrumento, não o professor. Só o Senhor conhece as necessidades dos alunos. Só Ele pode inspirar o coração das pessoas e fazer com que elas mudem.
ÉLDER GENE R. COOK - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.41.

Às vezes, somos tentados a pensar que as pessoas vão aproximar-se do Pai Celestial somente por causa de nossos esforços. Chegamos até a supor que é nosso poder de persuasão que as convence da verdade.
Imaginamos também que nossa eloquência e nosso conhecimento de determinado princípio do evangelho os inspirarão e edificarão. Se começarmos a crer em tais coisas, seremos um “empecilho” para o poder de convencimento do Espírito Santo. Devemos sempre nos lembrar do mandamento que o Senhor nos deu de “[proclamar] boas novas (…) com toda humildade, confiando [Nele]”. (D&C19:29–30)
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.41.

Vocês têm o dever de ensinar que Jesus Cristo é o Redentor do mundo, que Joseph Smith foi um Profeta de Deus e que Deus o Pai e Seu Filho Jesus apareceram pessoalmente a ele nesta última dispensação. Vocês acreditam nisso? Sentem isso? Esse testemunho irradia de seu ser? (…) Se assim for, esse brilho iluminará as pessoas a quem você ensinar. Do contrário, haverá escuridão, aridez, ausência do ambiente espiritual que propicia o crescimento dos santos. (…) Vocês só podem ensinar com eficácia o que realmente sentirem!
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.44.

Em geral, você ensinará pelo Espírito quando apresentar o que preparou em espírito de oração e com zelo. Além do mais, o Espírito pode, de tempos em tempos, inspirá-lo durante a fase de ensino. Conforme a promessa do Senhor, você receberá “[naquela] mesma hora, sim, naquele mesmo momento, (…) o que dizer”. (D&C 100:6) Às vezes, você pode ser inspirado a omitir pontos de uma lição ou acrescentar algo que não tenha preparado. Pode ser inspirado a prestar seu testemunho ou convidar outras pessoas a fazerem-no. Quando os alunos lançarem perguntas, você pode ser inspirado a deixar de lado o que preparou para discuti-las. Certifique-se de que esses sussurros provenham do Espírito e não apenas das indagações dos alunos. Siga esses sentimentos com humildade. Permita que o Espírito aja por seu intermédio para tocar o coração dos alunos.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p.47-48.

Se, em seu relacionamento com os alunos, vocês não conseguirem nada mais do que ajudá-los a reconhecer e seguir os sussurros do Espírito, abençoarão a vida deles de forma inestimável e eterna.
ÉLDER RICHARD G. SCOTT - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.48.

A Igreja deve estar cheia de homens e mulheres que conheçam profundamente as escrituras, que consultem as referências, que marquem as passagens significativas, que preparem aulas e discursos usando os auxílios de estudo, que dominem os mapas e outros recursos contidos nas maravilhosas obras-padrão. Obviamente, há mais do que poderíamos conhecer a fundo em um curto espaço de tempo. Não há dúvidas de que o campo escriturístico ‘já está branco para a ceifa’.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.56.

Não me agrada assistir a uma reunião e ver o orador pôr-se diante das pessoas e apresentar, ainda que de forma amena, trivialidades, doutrinas dos homens — idéias dos que hoje moldam os pensamentos do mundo, mas que não têm no coração fé em Jesus Cristo nem amor por Ele — ou discorrer sobre assuntos que não estejam em harmonia com os princípios fundamentais do evangelho.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.204.

Nenhuma pessoa tem o direito de fazer suas próprias interpretações pessoais ao ensinar nas organizações da Igreja; ela é uma convidada (…) e seus alunos têm motivos para supor que ela, por ter sido chamada e apoiada da forma correta, representa a Igreja e as coisas que ensina são aprovadas pela Igreja.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL  - Ensino, Não Há Maior Chamado, p.205.

Cada um de nós é responsável por aprender o evangelho por meio de nosso esforço e  diligência. Também temos o privilégio, em várias ocasiões, de servir como professores, de inspirar e auxiliar as pessoas em sua responsabilidade de aprender o evangelho. (...) Devemos fazer essas coisas com amor e pelo poder do Espírito. Isso significa que devemos dar menos atenção a nosso desempenho e mais a nosso sucesso em ajudar as pessoas a aprender o evangelho com diligência e a vivê-lo em retidão.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p. 60.

Sabendo que as pessoas são individualmente responsáveis por aprender o evangelho, poderíamos perguntar: Qual é o papel dos professores? Ajudar as pessoas a sentirem-se responsáveis por aprender o evangelho, despertar nelas o desejo de estudar, compreender e de viver o evangelho e mostrar-lhes como fazê-lo.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p. 61.

A meta do professor envolve muito mais do que simplesmente pregar a verdade. Consiste em convidar o Espírito e utilizar técnicas que aumentem a possibilidade de o aluno descobrir a verdade por si mesmo [e] motivar-se para aplicá-la. (…)
(…) Imaginem centenas de milhares de salas de aula todos os domingos, cada qual com um professor que compreende que ‘o aprendizado é responsabilidade do aluno. Assim, é ele que deve ser posto em atividade. Quando o professor passa a ser o centro de todas as atenções, torna-se a estrela do espetáculo, monopoliza todas as  discussões ou assume o comando de todas as atividades, podemos dizer com quase toda a certeza que ele está prejudicando o aprendizado dos alunos’.
VIRGINIA H. PEARCE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p. 61.

O bom professor não pensa: ‘O que farei na aula hoje?’, mas pergunta: ‘O que meus alunos farão na aula hoje?’ Não: ‘O que vou ensinar hoje?’, e sim: ‘Como vou ajudar meus alunos a descobrirem o que precisam saber?  (…) O professor consciente e habilidoso não quer que seus alunos saiam da aula admirando-o e elogiando-o. Deseja que saiam admirados e maravilhados com o evangelho!
VIRGINIA H. PEARCE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p. 61-62.

Os grandes professores não se consideram os responsáveis pelo aprendizado e crescimento de seus alunos. Assim como os agricultores que plantam e colhem, eles esforçam-se para criar as melhores condições possíveis para o aprendizado. Depois, agradecem a Deus quando vêem o progresso dos alunos. Paulo escreveu: “Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. (I Coríntios 3:7).
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p. 62.

Como professor, você proporciona muitas coisas boas ao ouvir. Quando ouve, você volta a atenção para as necessidades e interesses das pessoas. Você demonstra respeito por suas idéias, opiniões e experiências. Mostra que se importa com elas individualmente.
ENSINO, NÃO HÁ MAIOR CHAMADO, p. 66.

Os olhos do professor alerta movem-se constantemente por toda a sala, rastreando cada movimento, registrando cada expressão, reagindo rapidamente a demonstrações de desinteresse ou confusão. Reconhecem de imediato qualquer sinal de perplexidade e percebem prontamente quando os alunos estão aprendendo.
ÉLDER BOYD K. PACKER - Ensino, Não Há Maior Chamado, p. 73.

Devemos oferecer [ao professor] nossa atenção, nossas orações e nossa fé. Se assim agirmos, receberemos da abundância de seu coração as coisas que nos trarão benefício.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.63.

Lembre-se de que o Espírito Santo é o professor de sua classe.
Manual do Professor de Doutrina do Evangelho – O Novo Testamento, p.V.

A humildade diante do Senhor é a chave para o sucesso. Um professor humilde diante do Senhor está sempre em contato com a fonte de todo o conhecimento e poder, e dela se serve incessantemente. Um professor que se julga auto-suficiente seca o seu próprio e mirrado poço. Sem Deus o homem nada pode fazer. Com Ele e Nele todas as coisas são possíveis. (Ensino — Não Há Maior Chamado, p. 5)
O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 16, p.65.

O chamado de professor não requer que você saiba tudo a respeito do evangelho, portanto não deve se sentir embaraçado se um aluno perguntar-lhe algo que não saiba responder. Em vez de inventar uma resposta, admita que não sabe e diga que irá tentar encontrar a resposta.
O NOVO TESTAMENTO – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 21, p.86.

Seus alunos merecem mais do que apenas o conhecimento que você possui. Eles merecem sua
inspiração e anseiam por ela. Querem um cálido relacionamento pessoal. Essa sempre foi a marca do grande professor.
ÉLDER GORDON B. HINCKLEY – O Novo Testamento – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 30, p.125.

Lembrem-se, bispos, vocês são professores em tudo o que fazem. Não importa que vocês não se considerem professores; o Espírito pode ajudá-los a transformar-se em professores. Pois, o Espírito é concedido pela “oração da fé”. (D&C42:14) À medida que seguirem essa inspiração sagrada, ficarão “aptos a ensinar”. (I Timóteo 3:2)
ÉLDER ROBERT D. HALES – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.10.



























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