Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Corpo Físico Mortal – Tabernáculo

O Profeta Joseph Smith fez este comentário sobre o poder de Satanás: “Todos os seres com corpo possuem domínio sobre os que não o têm. O diabo não tem poder sobre nós, exceto se o permitirmos. No momento em que nos rebelarmos contra qualquer coisa que vier de Deus, o diabo exercerá seu domínio.” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 176.)
SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 5, p. 17.

Nosso corpo físico permite uma amplitude, profundidade e intensidade de experiências que não nos eram possíveis em nossa existência pré-mortal. O Presidente Boyd K. Packer, presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “O espírito e o corpo estão combinados de modo que o corpo seja um instrumento da mente e o alicerce de nosso caráter”. 3 Portanto, o relacionamento que temos com as pessoas, nossa capacidade de reconhecer a verdade e de agir de acordo com ela, bem como nossa capacidade de obedecer aos princípios e às ordenanças do evangelho de Jesus Cristo, são ampliados por intermédio de nosso corpo físico. Na escola da mortalidade, sentimos ternura, amor, bondade, felicidade, tristeza, frustração, dor e até os  desafios de limitações físicas, de modo a preparar-nos para a eternidade. Em termos simples, há lições que precisamos aprender e experiências que precisamos ter “segundo a carne”, como descrevem as escrituras  (1 Néfi 19:6; Alma 7:12–13).
ÉLDER DAVID A. BEDNAR – Do Quórum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Junho 2010, p.23.

O plano do Pai tem por objetivo orientar Seus filhos, ajudá-los a alcançar felicidade e levá-los em segurança de volta à presença Dele com um corpo ressurreto e exaltado. Lúcifer trabalha para deixar os filhos de Deus confusos e infelizes e para impedir seu progresso eterno. O principal objetivo do pai das mentiras é tornar-nos “tão miseráveis como ele próprio” (2 Néfi 2:27). E empenha-se para deturpar os elementos do plano do Pai que ele mais odeia.
Satanás não tem um corpo, e seu progresso eterno foi interrompido. Assim como a água que flui no leito de um rio é contida por uma represa, o progresso eterno do adversário cessou por ele não ter um corpo físico. Devido a sua rebelião, Lúcifer negou a si mesmo todas as bênçãos e experiências mortais que são possíveis graças a um tabernáculo de carne e ossos. Ele não pode aprender as lições que só um espírito com corpo é capaz de aprender. Não pode casar-se nem desfrutar as bênçãos da procriação e da vida em família. Não pode vivenciar a realidade da ressurreição literal e universal de toda a humanidade. Um dos mais fortes significados da palavra condenado, conforme figura nas escrituras, evidencia-se por essa incapacidade de continuar a desenvolver-se e de tornar-se semelhante ao Pai Celestial.
ÉLDER DAVID A. BEDNAR – Do Quórum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Junho 2010, p.24.

Todos nós podemos, por exemplo, achar alegria numa vasta gama de atividades salutares, divertidas e envolventes. Contudo, subestimamos a importância de nosso corpo e pomos em risco nosso bem-estar físico ao chegarmos a extremos inusitados e perigosos em busca de uma descarga de adrenalina cada vez maior e mais intensa. Podemos justificar-nos dizendo que nada há de errado nessas aventuras e experiências aparentemente inocentes. Contudo, quando colocamos em risco o próprio instrumento que Deus nos deu para ter experiências de aprendizado na mortalidade — simplesmente na busca de sensações fortes ou supostas diversões, por vaidade ou para ganhar aceitação — estamos verdadeiramente menosprezando a importância de nosso corpo físico.
ÉLDER DAVID A. BEDNAR – Do Quórum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Junho 2010, p.25.

O diabo, com uma terça parte dos espíritos do reino de Nosso Pai, chegou aqui muito antes de nossa vinda, e nós lá ficamos com nossos amigos até o momento de virmos a terra receber tabernáculos, mas aqueles espíritos que se rebelaram, não foi permitido possuírem seus próprios tabernáculos. Podeis agora compreender por que eles estão sempre tentando possuir os corpos dos seres humanos. Lestes nas escrituras que um homem foi possuído por uma legião deles, e Maria Madalena tinha sete.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.56.

Nossos corpos mortais são extremamente importantes para nós; sem eles, jamais poderíamos ser glorificados nas eternidades que existirão. Encontramo-nos neste estado da experiência para o expresso propósito de obtermos moradas onde nossos espíritos possam habitar, para que possam tornar-se personagens dotados de tabernáculos.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.56.

Os espíritos que foram expulsos dos céus, que sabeis terem sido registrados nas escrituras como uma terça parte, foram lançados à terra, e sempre tem estado aqui, juntamente com lúcifer, o filho da manhã, a testa. Os espíritos dos demônios não receberam o privilégio de ter corpos e nisso se constitui sua maldição, ou seja, falando à maneira dos homens, serão sempre vagabundos e terão que viver sempre fora das portas do reino.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.68.

Em primeiro lugar, o espírito é puro e encontra-se sob o controle e influência especial do Senhor, porém o corpo pertence a terra, e está sujeito ao poder do diabo, encontra-se sob a influência poderosa daquela natureza decaída que pertence a terra. Se o espírito ceder ao corpo, o demônio então terá o poder de vencer o corpo e o espírito daquele homem, o qual perde a ambos.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.70.

No exercício de minha profissão como psicóloga tenho visto mulheres SUD talentosas e dignas que se desprezam porque seu corpo não se parece com o que vêem nos cinemas ou nas revistas. Muitas dizem que não valem nada, a menos que tenham uma boa aparência. Outros pacientes se deixaram seduzir pela pornografia de tal forma que percebem seu corpo como uma coisa para ser consumida e explorada. Com freqüência, eles eventualmente sentem-se enganados, encurralados e degradam a si mesmos, uma vez que juntamente com a perda do respeito por seu corpo e o de outros, acontece a inevitável perda do respeito por si mesmo.
O mundo ensina que a aparência física determina a atração e o valor individual. Quanto mais “ideal” é o tipo físico, quanto maior é o valor e a chance de alguém levar uma vida feliz e plena. As pessoas que não têm o corpo ideal são freqüentemente criticadas ou ignoradas, e na contrapartida, as pessoas que possuem o corpo ideal são populares, invejadas ou adquirem mais autoridade.
É essa a maneira como Deus pretende que encaremos nosso corpo físico? Nas escrituras, Deus revela uma perspectiva a respeito do corpo físico, radicalmente diferente daquela que o mundo tem. As escrituras e outras revelações oferecem verdades sem paralelo a respeito do corpo físico, que nos liberta das práticas e idéias do mundo que nos limitam.
DIANE SPANGLER – A Liahona julho de 2005, p.16.

Uma verdade fundamental do evangelho a respeito do corpo é o princípio de que ter um corpo físico é um atributo divino — o ser humano é mais semelhante a Deus com um corpo do que sem ele. Nossa religião é única em acreditar que Deus tem um corpo tangível de carne e ossos e que nosso corpo foi literalmente criado à semelhança de Deus. Na Pérola de Grande Valor, lemos que “à imagem de seu próprio corpo, homem e mulher, criou-os” (Ver Moisés 6:8–9.)
DIANE SPANGLER – A Liahona julho de 2005, p.16.

Para ser como Deus, faz-se necessário obter um corpo, como o que Ele possui, e aprender a compreendê-lo e usá-lo corretamente. Todos os seres que escolheram não seguir a Deus em seu estado pré-mortal, não tiveram o direito de obter um corpo físico. O Profeta Joseph Smith declarou que o fato de Satanás não possuir um corpo é um castigo para ele. (Ver Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, seleções de Joseph Fielding Smith (1976), p.176.)
DIANE SPANGLER – A Liahona julho de 2005, p.16-18.

Portanto, o corpo faz-se necessário para o progresso do ser humano e para que alcance a plenitude de alegria. Possuir um corpo mortal é indicador de que uma escolha reta foi feita no estado pré-mortal. Existem poderes e capacidades inerentes ao corpo mortal que tornam possível continuarmos o progresso em direção à divindade. O corpo não é meramente uma unidade móvel para a cabeça nem uma vergonha de pecado carnal para o espírito, como algumas pessoas parecem acreditar. Ao contrário disso, ele é um componente integral e poderoso da alma, pois: “o espírito e o corpo são a alma do homem”. (D&C 88:15).
DIANE SPANGLER – A Liahona julho de 2005, p.18.

Ter o privilégio de compreender o fato literal de que Deus possui um corpo físico e a natureza progressiva que o corpo nos proporciona, coloca-nos numa condição vantajosa, rara e única, de onde podemos perceber e desfrutar das tremendas capacidades do corpo físico.
DIANE SPANGLER – A Liahona julho de 2005, p.18.

O propósito do corpo é o de ajudar-nos a aprender, progredir, servir e glorificar o Doador da dádiva: Deus. Muito freqüentemente, entretanto, as pessoas erroneamente pressupõem que o corpo serve para glorificar a si mesmo. Desrespeitando assim esse corpo — expondo-o, degradando-o, participando em comportamento imoral ou negligenciando-o — o que constitue uma rejeição à dádiva. Um Deus amoroso e sábio aconselha-nos que façamos o contrário, e que sejamos gratos e sábios mordomos desse corpo.
DIANE SPANGLER – A Liahona julho de 2005, p.18.

Para sermos um mordomo grato e sábio desse corpo, requer-se com freqüência que se deixe de lado alguma coisa mundana para se obter algo celestial. Para alguns, tal oferenda inclui desistir da maratona de tentar ser magra como uma modelo, enquanto que para outros signifique desistir da vaidade excessiva e de hábitos que incluem vestimentas caras ou recatadas. Para outros ainda, pode ser desistir de prazeres imediatos tais como, o prazer de comer muito, não fazer exercícios adequados, ou ver o corpo de outros como objeto de autogratificação. Desistir de tais práticas proporciona tremendos ganhos espirituais. Perceber e seguir a verdade a respeito do corpo proporciona liberdade — liberdade da tirania da vaidade, da moda, da inveja, da superficialidade, do auto criticismo, da calúnia, dos efeitos maléficos da glutonice ou da má alimentação ou da falta dela, da lascívia, da pornografia, do vício, das tatuagens, e uma grande gama de outras formas de pressões e opressões mundanas. Buscar a compreensão do verdadeiro propósito do corpo físico faz crescer nossa habilidade de usar o arbítrio progredir e de encontrar alegria.
DIANE SPANGLER – A Liahona julho de 2005, p.18-19.

O espírito dos justos receberá a exaltação na presença de Deus e do Cordeiro, no mesmo tabernáculo [corpo físico] no qual eles viveram, trabalharam e sofreram na Terra. Sem essa união, seria impossível para a alma dos homens receber a plenitude da glória. Há uma glória ligada a isso que será fonte de alegria eterna para todos os habitantes do reino celestial.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 7, p.72.

Todos os filhos devem aprender que seu corpo é um templo de Deus e que todo aquele que profanar um templo de Deus, Deus o destruirá. [Ver I Coríntios 3:16–17.]
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 124.

O desígnio de Deus antes da fundação do mundo era que deveríamos receber um tabernáculo [corpo], que por meio da fidelidade deveríamos vencer, e assim obter a ressurreição dos mortos, recebendo, desse modo, glória, honra, poder e domínio.”
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.220.

Viemos a este mundo com o objetivo de obter um corpo e poder apresentá-lo puro diante de Deus no reino celestial. O grande plano de felicidade consiste em ter um corpo. O diabo não tem corpo, e esse é seu castigo. Ele fica contente quando pode obter o tabernáculo de um homem e, quando foi expulso pelo Salvador, pediu para entrar numa manada de porcos, mostrando que preferia o corpo de um suíno a não ter corpo algum. Todos os seres com corpos possuem domínio sobre os que não os têm.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.220.

Talvez haja princípios aqui que poucos homens imaginaram. Ninguém pode ter essa salvação a não ser por meio de um tabernáculo.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.222.

Neste mundo, a humanidade é naturalmente egoísta e ambiciosa, esforçando-se para superar uns aos outros; mas alguns estão dispostos a edificar os outros como a si mesmos. Portanto, no outro mundo há vários tipos de espíritos. Alguns buscam sobressair-se. Esse foi o caso de Lúcifer quando caiu. Ele buscou coisas que eram ilícitas. Portanto, foi lançado para baixo, e conta-se que arrastou muitos com ele; e a enormidade de seu castigo é que ele não terá um tabernáculo. Essa é a sua punição.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.222.

A vida que está dentro de nós faz parte de uma eternidade de vida, e é espírito organizado, revestido de um tabernáculo, o que constituí o nosso presente ser, o qual foi criado para alcançar maior inteligência. A matéria de que se compõem os nossos corpos e espíritos, foi organizada da eternidade da matéria que enche a imensidão.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.49-50.

As coisas foram criadas primeiramente em forma espiritual; O Pai realmente se tornou o pai dos espíritos, os quais foram criados e viveram em sua presença. Então ele iniciou o trabalho de criar tabernáculos terrenos, exatamente como ele próprio havia sido criado na carne, sendo parte do material primitivo de que foi organizada e constituída esta terra, até que seu sistema foi ordenado com ele; conseqüentemente, os tabernáculos de seus filhos foram organizados do material primitivo desta terra.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.50.

Quando chegou a ocasião em que o Primogênito, o Salvador, deveria vir a este mundo receber um tabernáculo, o próprio Pai veio pessoalmente e favoreceu aquele Espírito com um, ao invés de permitir que qualquer outro homem o fizesse. O Salvador foi concebido pelo Pai, e seu Espírito pelo mesmo ser que é Pai de nossos espíritos. Essa é toda a diferença orgânica que existe entre Jesus Cristo e nós. E há uma diferença entre nosso Pai Celestial e nós, a qual consiste no fato de que ele alcançou a exaltação e obteve vidas eternas. O princípio de vidas eternas é o de uma existência eterna, duração eterna, e de exaltação eterna. Infinitos são seus reinos; infinitos são seus tronos e domínios; e infinita a sua posteridade. Jamais cessarão de se multiplicar doravante para todo o sempre.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.50.

Segundo o plano adotado no conselho dos Deuses, o homem foi criado como espírito dotado de corpo; seu tabernáculo de carne foi composto de elementos terrenos.
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, p. 18.

O arquitentador, através de cujos sofismas, meias-verdades e abjetas fraudes Eva havia sido enganada era Satanás ou Lúcifer, o rebelde e decaído “filho da manhã”, cuja proposta envolvendo a destruição da liberdade do homem havia sido rejeitada no conselho dos céus, e que havia sido “lançado à terra”, ele e seus anjos, como espíritos sem corpos, para nunca penetrarem no tabernáculo de um corpo próprio. Em um ato de represália diabólica, seguindo sua rejeição no conselho, a derrota por Miguel e as hostes celestiais, e sua ignominiosa expulsão do céu, Satanás planejou destruir os corpos nos quais os espíritos fiéis – aqueles que haviam conservado seu primeiro estado – nasceriam; e o ato de enganar Eva não foi senão um estágio inicial daquele infernal esquema.
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, p. 19-20.

A EXALTAÇAO DE CRIANÇAS. Crianças pequenas que morrem antes de atingir a idade da responsabilidade, herdarão automaticamente o reino celestial, mas não a exaltação nesse reino, até que hajam cumprido todos os requisitos da exaltação. Por exemplo:
A glória suprema é o casamento, e esta ordenança teria que ser feita em favor delas, antes de poderem herdar a plenitude desse reino. O Senhor é justo com todos os seus filhos, e as crianças pequenas que morrem não serão punidas, como o faz a Igreja Católica, simplesmente por terem morrido. O Senhor concederá a essas crianças os privilégios de todas as bênçãos seladoras pertencentes à exaltação.
Todos nós éramos espíritos adultos antes de nascer, e o corpo das criancinhas crescerá após a ressurreição até a plena estatura do espírito, e terão todas as bênçãos, através de sua obediência, como se tivessem vivido até a maturidade e as recebido na terra.
...O mesmo se aplica aos rapazes que foram privados dessas bênçãos, perdendo a vida na guerra. O Senhor julga cada alma pelo intento do coração.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.54.

AS CRIANÇAS NA RESSURREIÇÃO. Quando morre um bebê, ele volta para o mundo espiritual, e o espírito assume sua forma natural de adulto, pois todos nós éramos adultos, antes de nascer.
Quando uma criança ressurge na ressurreição, o espírito entra no corpo e este terá o mesmo tamanho como quando a criança morreu. Então, após a ressurreição, ele crescerá até a plena maturidade, a fim de adequar-se ao tamanho do espírito.
Se os pais forem justos, terão seus filhos depois da ressurreição. Crianças que morrem pequenas e cujos pais não são dignos de exaltação, serão adotadas por famílias dos que são dignas.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p.56.

Sem corpo, não poderíamos experimentar as oportunidades e lições da vida na Terra. Sem corpo, não poderíamos progredir até a divindade e tornarmo-nos como nosso Pai nos céus. Ressalte que, em razão de defeitos de nascença, doenças ou acidentes, nosso corpo pode não ser perfeito. Entretanto, o Pai Celestial espera que cuidemos de nosso corpo da melhor maneira que pudermos. Por amar-nos, Ele nos disse como cuidar de nosso corpo.
SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 27, p. 109.

Nosso corpo físico é o instrumento de nosso espírito. Na maravilhosa revelação conhecida como Palavra de Sabedoria, somos informados de como podemos conservar nosso corpo livre de impurezas capazes de embotar e até destruir os delicados sentidos físicos ligados à comunicação espiritual.
A Palavra de Sabedoria é a chave para a revelação pessoal. Ela foi dada como um ‘preceito, como promessa, adaptado à capacidade dos fracos e à do mais fraco de todos os santos.’(D&C 89:3)
A promessa é que aqueles que obedecerem a ela receberão ‘grandes tesouros de conhecimento, até mesmo tesouros ocultos.’(D&C 89:19) Se abusarmos de nosso corpo ingerindo substâncias que viciam, ou fizermos mau uso de medicamentos que nos forem receitados, estaremos cerrando cortinas que interceptam a luz da comunicação espiritual.’ (A Liahona, janeiro de 1990, p. 15.)
ÉLDER BOYD K. PACKER – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 27, p. 112.

É um grande privilégio possuir um corpo. Somos a progênie de Deus revestida de um corpo mortal. Esse corpo não é totalmente nosso para dele fazermos o que quisermos. Temos uma responsabilidade para com nosso corpo físico. [Oscar W. McConkie Jr., The Priest in the Aaronic Priesthood (O Sacerdote no Sacerdócio Aarônico), Salt Lake City: Corporation of the Presiding Bishop, 1964, p. 285.]
OSCAR W. McCONKIE Jr. – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 27, p. 112.

No tocante à área de um dos mais destrutivos malefícios de Satanás, advertimos seriamente o nosso povo, desde os mais novos aos anciãos, que se acautelem das cadeias escravizantes do sofrimento e remorso, oriundas do uso impróprio do corpo.
O corpo humano é a habitação sagrada do filho espiritual de Deus, e o manuseio injustificado ou perversão desse sagrado tabernáculo só pode trazer remorso e pesar.
Nós vos instamos: permanecei limpos, impolutos, imaculados (...). (...) Nada de exibição indecente ou pornografia ou outras aberrações para corromper a mente e o espírito. Nada de manuseio indevido do próprio corpo ou de outros, e nada de relações sexuais entre pessoas, exceto dentro do devido vínculo matrimonial. Isto está positivamente proibido pelo nosso Criador em qualquer lugar, a qualquer hora, e nós o confirmamos. (A Liahona, Agosto de 1974, p. 38.)
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – SACERDÓCIO AARÔNICO – Manual 3 lição 28, p. 116.

A guerra pode destruir nações, mas o ódio e o luxo corrompem a humanidade – o corpo e a mente.
JAMES E. TALMAGE – A GRANDE APOSTASIA, p.93

(24-22} Nossos Motivos Determinam a Influência Que Nossos Atos Terão em Nossa Alma Imortal.
'Dispusesse eu de tempo para tratar unicamente deste assunto, poderia demonstrar-vos, baseando-me em princípios científicos, que o próprio homem é uma máquina auto registradora; seus olhos, seus ouvidos, seu nariz, o tato, o paladar e todos os demais sentidos do corpo são alguns dos meios pelos quais o homem estabelece para si um registro que talvez não seja conhecido de ninguém mais, além de si próprio; e quando chegar a época em que esse registro for revelado, todos os que têm olhos para ver, e ouvidos para ouvir, serão capazes de ler todas as coisas como o próprio Deus as lê e compreende; e todas as coisas, pelo que sabemos, acham-se desvendadas e abertas diante daquele a quem teremos de prestar contas." [John Taylor, em 'D, 26:31.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.232.

Existem duas partes em vossa natureza: o corpo temporal nascido de pais mortais e o espírito imortal dentro dele. Sois filho ou filha de Deus.

Fisicamente, podeis ver com os olhos, escutar com os ouvidos, tocar, sentir e aprender. Por meio da inteligência, aprendestes a maior parte das coisas que sabeis sobre o mundo em que vivemos.

Se aprenderdes apenas com a razão, nunca compreendereis o Espírito nem como Ele age, não importando o quanto aprendais a respeito de outras coisas.

As escrituras ensinam que “os grandes [nem sempre] são sábios”. Espiritualmente podeis “não saber nem saber que não sabeis” e “[aprender] sempre, e nunca chegar ao conhecimento da verdade”.
O espírito e a inteligência aprendem de modo diferente.

ÉLDER BOYD K. PACKER - Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos - A Liahona, Nov.1994 – Sessão Matutina de Domingo.



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar