Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Pais

Mas em nossos dias o Senhor apresentou seu programa eterno em nova roupagem, com a promessa de fazer o mundo voltar a ter sanidade, uma verdadeira vida em família e interdependência familiar. Isso significa colocar o pai de volta em seu devido lugar à testa da família, trazer a mãe de volta para casa de sua vida social e do trabalho, tirar os filhos de uma vida de divertimentos e lazer irrestritos.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL - Citado por Krista Schmitz  – A Liahona Fevereiro de 2010, p.36.

(…) O pai tem a responsabilidade de presidir a família.
Às vezes, com a maior das boas intenções, exigimos tanto do bispo, como filhos e como pai, que ele não consegue ajudar.
Bispo, se meu filho precisar de conselhos, a responsabilidade é minha, em primeiro lugar, e depois, é sua.
Se meu filho precisar de atividades recreativas, bispo, eu devo provê-las, em primeiro lugar, e depois, você.
Se meu filho precisar ser corrigido, a responsabilidade, em primeiro lugar, é minha, e depois, é sua.
Se eu estiver falhando como pai, ajude-me primeiro, e depois, meus filhos.
Não se apresse demais em tirar de mim o encargo de criar meus filhos.
Não se apresse em aconselhá-los e resolver todos os problemas. Envolva-me. Esse é meu ministério.
BOYD K. PACKER – Presidente do Quórum dos Doze apóstolos, A Liahona, Janeiro de 2010, página 37.

O pai que, por causa de responsabilidades profissionais, políticas ou sociais deixa de dividir com a esposa a responsabilidade de criar os filhos é infiel a suas obrigações conjugais e é um elemento negativo no que pode e deve ser uma atmosfera alegre no lar, o que constitui um fator para a discórdia e a delinquência.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.172-173.

A coisa mais importante que um pai pode fazer pelos filhos é amar a mãe deles.
THEODORE HESBURGH – A Liahona julho de 2005, p.33.

O homem é o cabeça da família. É o patriarca de seu lar. (...) Não há nada mais belo no mundo do que ver um homem à frente de sua família ensinando-lhes princípios corretos e dando-lhes bons conselhos. Esses filhos honram seu pai e encontram consolo e alegria por terem um pai tão justo.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.171.

Honrar e respeitar os pais significa tê-los em alta estima. Nós os amamos e apreciamos, e preocupamo-nos com sua felicidade e bem estar. Tratamo-los com cortesia e consideração. Procuramos entender seu ponto de vista. A obediência aos desejos justos dos pais é certamente parte desse respeito.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, Janeiro de 1990, p.6.

Honrar os pais com certeza significa cuidar das necessidades físicas. Mas significa muito, muito mais. Significa mostrar amor, bondade, consideração, e preocupação por eles todos os dias de sua vida. Significa ajudá-los a preservarem sua dignidade e auto-respeito em seus anos de declínio. Significa honrar seus anseios e desejos e seus ensinamentos, tanto antes como depois de sus morte.
ÉLDER JAMES E FAUST – A Liahona janeiro 1987 p.8.

Não posso deixar de me surpreender com pais que adotam em relação a seus filhos a atitude “faça o que eu digo, não o que eu faço”, em relação a usar substâncias prejudiciais, ir a filme impróprios e outras atividades questionáveis. As crianças geralmente tomam o comportamento dos pais como uma permissão e vão além dos valores que os pais desejam estabelecer. Não há uma regra segura por parte dos pais; não eviteis apenas o mal, evitai a própria aparência do mal. (I Tessalonicenses 5:22).
ÉLDER JAMES E FAUST – A Liahona janeiro 1987 p.8.

O pai precisa fazer o melhor que está a seu alcance para ser o principal responsável pelo sustento material e espiritual da família.
ÉLDER JAMES E FAUST – A Liahona agosto 2004 p.3.

Naquela época, em nossa família, vizinhança, ala e escola, éramos todos pobres, mas não sabíamos disso. Dávamos espaço para que cada um crescesse, cometesse erros tolos, se arrependesse e começasse a desenvolver pelo menos alguns atributos espirituais. Hoje, alguns pais ficam tão ansiosos com o desenvolvimento dos filhos que até atrapalham, como se estivessem arrancando a todo instante as plantas da terra para ver se as raízes estão crescendo.
ÉLDER NEAL A MAXWELL – A Liahona maio 2004 p.44.

As responsabilidades e os ideais do casamento devem ser ensinados aos jovens de ambos os sexos a fim de darem-se conta de que o casamento envolve obrigações e não é um acordo a ser rescindido segundo suas conveniências pessoais. Devem aprender que o amor puro entre os sexos é uma das coisas mais nobres do mundo e que gerar e criar filhos é o mais importante de todos os deveres humanos. Nesse aspecto, os pais têm o dever de dar o exemplo no lar para que os filhos o vejam e interiorizem o caráter sagrado da vida familiar e as responsabilidades ligadas a ela.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, capítulo 14, p.148-149.

Ouvimos falar de pais que negligenciam financeiramente sua própria família. Dizemos aos homens e mulheres de todas as partes que, caso tragam filhos ao mundo, vocês têm a solene obrigação de fazer tudo a seu alcance para sustentá-los. Nenhum homem é digno de ser assim chamado caso acumule carros, barcos e outros bens e ao mesmo tempo se esquive das sagradas obrigações financeiras para com a esposa e os filhos.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN - A Liahona maio de 2004, p.42.

Nossos pais terrenos deram-nos a vida e trouxeram-nos a este mundo. Deram-nos a oportunidade de receber um corpo mortal e vivenciar as alegrias e pesares desta Terra generosa. Em inúmeros casos, deixam de lado seus próprios sonhos e anseios em favor dos filhos. Assim, nada mais justo e correto do que os honrar e mostrar por palavras e atos nosso amor e gratidão por eles.
ÉLDER JOSEPH B. WIRTHLIN - A Liahona maio de 2004, p.43.

É inútil discutir quem é mais importante, o pai ou a mãe. Ninguém duvidaria de que a influência da mãe é indispensável para os recém-nascidos e nos primeiros anos da de uma criança. A influência do pai aumenta à medida a criança fica mais velha. Contudo, tanto o pai quanto a mãe são necessários nos vários estágios de desenvolvimento da criança. Ambos fazem coisas intrinsicamente diferentes para os filhos. Tanto a mãe quanto o pai educam filhos, mas as abordagens são diferentes. A mãe parece um papel predominante na preparação dos filhos para viverem com sua família, tanto no presente quanto no futuro. O pai parece estar mais apto para preparar os filhos atuarem no ambiente fora da família.
Um especialista declarou: “Os estudos mostram que o pai também tem um papel especial no desenvolvimento do auto-respeito da criança. Ele também é importante, de uma forma que não compreendemos muito bem, para ajudar a desenvolver nos filhos a capacidade de lidar com as frustrações e exercer autocontrole emocional”. Disse ainda: “As pesquisas também mostram que o pai tem um papel essencial no estabelecimento da orientação sexual dos filhos. É interessante notar que o envolvimento do pai produz uma identidade sexual e um caráter sexual mais destacados, tanto nos meninos quanto nas meninas. É um fato bem estabelecido que a masculinidade dos filhos e a feminilidade das filhas são maiores quando o pai participa ativamente da vida familiar”.
O pai e a mãe, seja qual for sua situação conjugal, têm o dever de deixar de lado as diferenças pessoais e incentivar a influência digna um do outro na vida de seus filhos.
PRESIDENTE JAMES E. FAUST – A Liahona agosto de 2004, p.4.

Parece haver uma tendência crescente de transferir essa responsabilidade do lar para influências externas, como a escola e a Igreja. Por mais importantes que sejam essas influências externas, jamais poderão substituir o papel da mãe e do pai. O ensino, a vigilância e o companheirismo constantes, a proteção e os cuidados com nossos filhos são necessários para conservar a integridade de nosso lar.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.168-169.

A mais séria responsabilidade que pode ser conferida a um homem e uma mulher é a de cuidar de uma criancinha. Se um homem desfalca os fundos alheios que lhe foram confiados, seja de um banco ou de um governo municipal ou estadual, ele é detido e provavelmente condenado à prisão. Se uma pessoa a quem é confiado um segredo governamental divulga essa informação e trai seu país, ela é considerada traidora. O que o Senhor pensa, então, dos pais que, devido a sua própria negligência ou desejos pessoais e egoísmo, deixam de criar seus filhos adequadamente e assim se mostram indignos da confiança mais elevada que pode ser depositada num ser humano? Em resposta a isso, o Senhor advertiu: “(...) sobre a cabeça dos pais seja o pecado”. (D&C 68:25)
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.169-170.

Os pais também têm a responsabilidade, no ensino, de não provocar a ira dos filhos. [Ver Efésios 6:4.] Eles devem ter o cuidado de não os irritar com imposições vexatórias nem de infundir-lhes culpa fora de limites razoáveis. Sempre que possível, devem dar incentivo em vez de constantes críticas ou reprimendas.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.174.

A reverência e a obediência à lei devem começar em casa. De fato, nunca é demais salientar a responsabilidade dos pais de ensinar aos filhos a reverência a Deus em todas as coisas sagradas e a honrar e respeitar a lei.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.173.

A Primeira Presidência declarou: “Pedimos aos pais que dediquem seus melhores esforços para ensinar e criar seus filhos nos princípios do evangelho, o que os manterá próximos da Igreja. O lar é o alicerce do viver reto, e nada mais pode tomar seu lugar ou desempenhar suas funções essenciais ao cumprir essa responsabilidade dada por Deus.”
Ensino Não Há Maior Chamado, p.191.

A Primeira Presidência declarou: “Aconselhamos os pais e os filhos a darem o máximo de prioridade à oração familiar, noite familiar, estudo e ensino do evangelho e atividades familiares sadias. A despeito de quão dignas e adequadas sejam outras exigências ou atividades, não se deve permitir que substituam os deveres divinamente determinados que só podem ser desempenhados adequadamente pelos pais e pelas famílias.” (Carta da Primeira Presidência, 11 de fevereiro de 1999)”
Ensino Não Há Maior Chamado, p.191.

Todos esperamos viver juntos para sempre após a morte. Acho que todos nós, na condição de pais e filhos, devemos fazer o máximo a nosso alcance para proporcionar felicidade uns aos outros enquanto vivermos a fim de não termos nada a lamentar depois.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.166.

À luz de tudo isso, a pergunta que surge em minha mente e que muito me faz refletir é: quem vai assumir este reino e levá-lo adiante? Em quem o Senhor confiará para conduzir este reino rumo à vitória final e prepará-lo em sua perfeição e glória para a vinda do Filho do Homem? Contará com nossos filhos e filhas. (...) Este reino repousará sobre seus ombros, quando seus pais e élderes já tiverem passado para o outro lado do véu. Isso me  parece tão evidente quanto a luz do sol no firmamento celeste. E quando penso nisso, pergunto-me: em que condição estão nossos rapazes e moças? Será que nós, como pais, estamos cumprindo nosso dever para com eles? Eles estão procurando qualificar-se e preparar-se para o glorioso destino e obra que os aguarda?
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 16, p.167.

Um pai que mente sobre a idade de um filho para evitar a tarifa plena em shows, aviões, trens e ônibus está de fato ensinando o filho a ser desonesto. Ele não esquecerá essas lições. Alguns pais permitem que os filhos desrespeitem a lei no tocante aos fogos de artifício, ao uso de armas, à pesca e caça sem licença. Há jovens que recebem autorização para dirigir sem habilitação ou para falsificar sua idade. Aqueles que pegam pequenos artigos sem permissão, como frutas no quintal do vizinho, uma caneta numa mesa ou um chiclete num prateleira estão todos ensinando tacitamente que pequenos roubos e desonestidades não são tão
graves assim.
Os pais que encobrem os erros de seus filhos, desculpam-nos e pagam pelos roubos estão perdendo a oportunidade de ensinar um princípio e assim causam grandes danos aos filhos. Se o filho for obrigado a devolver a moeda, o lápis ou a fruta com as devidas desculpas, é provável que sua tendência de roubar cesse. No entanto, se ele for aplaudido e transformado em pequeno herói, se sua má conduta virar motivo de piada, é provável que continue a praticar roubos cada vez mais graves.
Os pais podem incutir respeito pela propriedade e pelos direitos  alheios em seus filhos em fase de crescimento por preceito e exemplo. Os pais que exigem que os filhos mais novos peçam desculpas, paguem o prejuízo e devolvam — talvez até em dobro ou triplo — o que furtaram, quebraram ou destruíram criará filhos que serão cidadãos honrados e trarão honra e glória à família. Os pais que respeitarem a si mesmos, a lei e a ordem e observarem todas as regras que puderem, por esse padrão e sua expressão de aprovação ou desaprovação disciplinam e protegem os filhos contra a desordem e a rebeldia.(...)
Pode ser que estejamos indo de encontro a tudo o que defende o mundo a nossa volta, mas precisamos ensinar que um pecado é um pecado. Muitas crianças saem impunes ao trapacearem nos esportes e nos jogos. Essa desonestidade chega à faculdade, à vida profissional e aos negócios. Além de ser errado, muito errado, isso corrói sua própria identidade e seu caráter.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.145-146.

Pais e mães, sua responsabilidade primordial é sua família. Ao trabalharem juntos, podem ter o tipo de lar que o Senhor espera que construam. Ao mostrarem amor e consideração um pelo outro e por seus filhos, podem criar uma reserva de força espiritual que nunca se esgotará.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.231.

Precisamos mostrar a cada pai que ele prestará contas do bem estar eterno de sua família. Isso significa que ele precisa ir à Igreja com a família, assistir com ela à reunião sacramental, realizar a noite familiar para manter a família intacta e preparar-se pessoalmente para levá-los ao templo para que lá sigam os passos necessários para tornarem-se uma família eterna.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 122.

O Senhor confere aos pais a responsabilidade maior pelo ensino da família.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 124.

O profeta Enos escreveu o seguinte acerca dos ensinamentos de seu pai: “Eu, Enos, sabia que meu pai era um varão justo — pois instruiu-me (…) também nos preceitos e na admoestação do Senhor — e bendito seja o nome do Senhor por isso”. (Enos 1:1) Já refleti muito sobre a frase: “Meu pai instruiu-me nos preceitos do Senhor”. O que isso quer dizer? Que ele ensinou princípios corretos, por meio do treinamento e disciplina. É como se houvesse dito: “Meu pai concedeu-me treinamento moral e espiritual”. E o que significa admoestação? Significa uma repreensão, advertência ou orientação oferecida em espírito de amor e bondade. Bendito seja o nome de Deus pelos pais e mães que ensinarem os preceitos e admoestações do Senhor!
O próprio Senhor falou com clareza sobre essa preparação para proteger os jovens das perigosas armadilhas que os destruiriam. Ele fez esta séria recomendação às famílias da Igreja:
“E também, se em Sião ou em qualquer de suas estacas organizadas houver pais que, tendo filhos, não os ensinarem a compreender a doutrina do arrependimento, da fé em Cristo, o Filho do Deus vivo, e do batismo e do Dom do Espírito Santo pela imposição das mãos, quando tiverem oito anos, sobre a cabeça dos pais seja o pecado. (…)
E também ensinarão seus filhos a orar e a andar em retidão perante o Senhor.” [D&C 68:25, 28]
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p. 123.

O pai às vezes precisará disciplinar um filho, mas jamais deve fazê-lo quando estiver irado. E depois deve mostrar um amor maior, para que o filho repreendido não o considere um inimigo. (Ver D&C 121:43.) Que o Senhor jamais permita que um filho ache que seus pais estão contra ele.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 14, p. 133.

Se o amor de um pai pelos filhos for forte e se desde a tenra infância ele os tiver tomado nos braços afetuosamente e demonstrado seu amor e carinho, creio que tal proximidade aumentará com o tempo e os manterá sempre perto quando uma crise na vida dos filhos exigir a mão firme de um pai compreensivo. A mãe que aguarda com ansiedade a volta da filha de uma festa tarde da noite para dar-lhe um beijo de boa noite e para ouvir confidências sobre as empolgantes novidades da vida da adolescente será ricamente recompensada com o amor incondicional da filha, que será uma proteção eterna contra o pecado, devido à confiança depositada pela mãe.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 14, p. 132.

Os pais que estiverem ocupados ou cansados demais para lidar com os transtornos inocentes das crianças e preferirem afastá-las de junto de si ou as colocarem para fora de casa para que elas não desfaçam a arrumação e limpeza imaculada da casa podem estar afugentando-as e empurrando-as, devido à solidão, para uma sociedade onde são promovidos o pecado, o crime e a infidelidade. De que aproveitará a um pai digno do reino celestial em todos os outros aspectos caso perca um filho ou filha para o pecado devido à sua negligência? As instituições louváveis do mundo, sejam sociais ou religiosas, jamais poderão indenizar a mãe pelas almas perdidas em seu próprio lar enquanto ela estava lutando para salvar a humanidade ou defender uma causa, por mais nobre que seja, fora do lar.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 14, p. 134.

Um de nossos netos serviu como missionário na Missão Britânica do Norte. Depois de pouco tempo no campo, escreveu uma carta interessante em que dizia que os conselhos dados por seus pais agora estavam voltando a ele com grande força. Era como um livro na estante que ficara fechado por dezenove anos e que ele acabara de abrir e começara a ler pela primeira vez. Os pais podem até achar que os filhos não os ouvem; os próprios filhos podem achar que não estão ouvindo. Mas um dia poderão vir a recordar seus conselhos, abrindo esse livro empoeirado e esquecido no momento em que mais precisarem de orientação.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 14, p. 136.

Muito se espera dos pais e mães antes de Satanás começar a ter poder para tentar as criancinhas. Compete a eles estabelecer um alicerce sólido, ensinando os padrões da Igreja por meio de preceito e exemplo.
Para as irmãs, isso significa que devem fazer da maternidade sua carreira. Não devem permitir que nada se sobreponha a essa profissão.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 15, p. 143.

Pais, líderes, muitas jovens vos ouvirão, se fordes retos, constantes e fortes. Mães, vosso modo de viver influencia a vida de vossas filhas. Analisai vossos padrões e hábitos, pois elas seguirão vosso exemplo. Como a juventude caminhará se não tiver padrões estabelecidos e preceitos ensinados por exemplo?
PRESIDENTE ARDETH G. KAPP - Presidente Geral das Moças – A Liahona, Janeiro de 1991, p.106.

Aprendamos também a perdoar nossos pais que possivelmente cometeram certos erros ao nos criar, mas quase sempre tiveram as melhores intenções. Possamos sempre perdoá-los como gostaríamos de ser perdoados pelos nossos próprios ilhós, pelos erros que cometemos.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, Janeiro de 1990, p.6.

Embora o pai seja o líder dentro do lar, “Sua mulher é sua companhia mais importante, sua adjutora e conselheira” (Guia da Família (1999), p. 2) Marido e mulher devem trabalhar juntos para fortalecer a família e ensinar os filhos os princípios do evangelho. Cumprindo seu papel de conselheira, a mulher pode reforçar a posição do marido como chefe da casa e incentivar a união familiar.
MANUAL BÁSICO DA MULHER SUD – Parte A – As Mulheres e o Sacerdócio, lição 13, p.93.

Que o esposo e pai aprenda a submeter sua vontade à de Deus e então ensine à sua esposa e filhos essa lição de autodomínio, mostrando-lhes como podem ser corajosos e resolutos ao dominar aquela disposição rebelde e pecaminosa.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.198.

Falando a respeito da veracidade de que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, o Presidente Brigham Young declarou:
“O homem foi criado à imagem de seu Criador... do qual é a exata semelhança, tendo, como ele, olhos, testa, sobrancelhas, nariz, faces, boca, queixo e orelhas, exatamente como nosso Pai Celestial.” (Citado por Ludlow, em Latter-day Prophets Speak, p. 278.)
Embora o Presidente Young se referisse ao homem, esse termo se aplica também à mulher. Os profetas modernos pronunciaram-se a respeito da existência de uma mãe celestial. A Primeira Presidência (Joseph F. Smith, John R. Winder e Anthon H. Lund) confirmaram esta doutrina em 1908, com as seguintes palavras: “Todos os homens e mulheres são à semelhança do Pai e Mãe universal, e são literalmente filhos e filhas da Deidade.” (Citado por Clark, Messages of the First Presidency, Vol, 4, p. 203.)
O Élder Joseph Fielding Smith, após citar Gênesis 1:26-27, declarou também: “Não é incorreto crer que os espíritos femininos foram criados à imagem de uma ‘Mãe Celestial’.” (Answers to Gospel Questions, Vol, 3, p. 144.)
O VELHO TESTAMENTO – Manual do Aluno – Gênesis a II Samuel – p.29.

Na Carta da Primeira Presidência, 11 de fevereiro de 1999. “Exortamos os pais a devotarem os melhores esforços ao ensino e à criação de seus filhos nos princípios do evangelho que os manterão ativos na Igreja. (...) Por mais que outras coisas ou atividades mereçam sua atenção, elas não devem tomar o lugar dos deveres divinos que só os pais e as famílias podem cumprir de maneira apropriada”.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.02.

Quando vocês, jovens que agora anseiam casar-se e ter uma família, olharem ao redor e virem perigos, há somente uma forma na Terra de manter a família totalmente protegida, e essa forma é por meio das ordenanças e doutrinas do evangelho de Jesus Cristo. Vivam o evangelho e vocês ficarão bem.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.08.

A proclamação sobre a família pede que o pai assuma a liderança. Os pais devem reunir a família para a oração familiar e certificar-se de que as noites familiares sejam realizadas. Às vezes é melhor delegar o planejamento à mãe; ela pode se sair muito melhor nisso do que o pai. Mas o Senhor considera o pai como o responsável. É por isso que lemos na proclamação sobre a família que “o pai deve presidir”.
Pai, levante-se e assuma seu papel.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.19.

O pai preside e reúne a família, mas a mãe tem que facilitar isso. Ela tem que tornar possível que a família se reúna e preparar o caminho para que a reunião seja uma boa experiência.
CHERYL C. LANT – Presidente Geral da Primária – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.20.

A Igreja procura fazer com que todos voltem para o lar, inclusive o pai. Ela pede que tanto o pai como a mãe passem o maior tempo possível em casa.
ÉLDER JEFFREY R. HOLLAND – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.22.

Algumas unidades têm um número limitado de membros ativos e poucas pessoas que trabalham. Os líderes devem tomar cuidado para não preencherem os chamados dando às mesmas 10 pessoas da ala quatro ou cinco chamados para cada uma. Essa não é a forma de criar uma família ou uma ala forte. Um líder do sacerdócio inspirado deve partir do princípio de que pais ocupados não devem ter diversos cargos.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.25.

As crianças observam até as mínimas lições de amor e, sem alarde, absorvem o exemplo dos pais.
Façamos tudo para que nossos exemplos sejam dignos de ser seguidos. Se deixarmos em casa um legado de amor, não seremos o alvo da censura que Jacó deixou registrada no Livro de Mórmon: “Haveis quebrantado o coração de vossas ternas esposas e perdido a confiança de vossos filhos, por causa de vossos maus exemplos diante deles; e os soluços do coração deles sobem a Deus contra vós” (Jacó 2:35).
Ao contrário, que nossa família e nosso lar sejam repletos de amor: amor uns aos outros, amor ao evangelho, amor ao próximo e amor ao Salvador. Com isso, nós, aqui na Terra, ficaremos um pouquinho mais perto do céu.
Façamos de nossa casa um santuário para onde os membros da nossa família sempre queiram retornar.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.30-31.

Irmãos, o tempo que lhes resta em seu chamado é limitado. O tempo está correndo. Mas vocês nunca serão desobrigados do cargo de pai ou marido. Esses são chamados eternos, e não mudam quando vocês mudam de endereço.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.16.

Seus filhos sairão um dia do ninho, mas podem levar consigo seu amor pelas escrituras, tal como podem levar as escrituras. Deixem que levem com eles, além das escrituras, a lembrança de ouvirem sua voz, como patriarca, pai, líder do sacerdócio, ao ler as escrituras e aplicá-las à sua própria vida. (Ver 1 Néfi 19:23.) Eles se lembrarão disso muito tempo depois de saírem do ninho.
ÉLDER NEAL A. MAXWELL – do Quórum dos Doze Apóstolos– Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 21/06/2003, p.16.

Paternidade é liderança, a mais importante forma de liderança. Isto sempre tem sido assim, e sempre o será. Pai, com a assistência, conselho e encorajamento de sua companheira eterna, você preside o lar. (Pai, Considere Sua Responsabilidade, folheto, p. 5).
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 16, p.49.

Essa posição de presidência, contudo, é acompanhada de importantes obrigações. Temos, às vezes, notícias de homens, mesmo na Igreja, que acham que estar à testa da família os coloca em posição superior, dando-lhes permissão de dar ordens e fazer exigências. (“Aos Pais em Israel”, A Liahona, janeiro de 1988, pp. 51-52.)
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 16, p.49.

Maridos, encontrai motivos para abençoar vossas esposas ocasionalmente. Deixai-as sentir o amor que flui para elas por intermédio de tais bênçãos, ao usardes o sacerdócio que tendes o privilégio de portar.
ÉLDER DEAN L. LARSEN – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, lição 22, p.74.

No lar em que há um marido fisicamente capaz, espera-se que ele seja o arrimo da família. Vez por outra temos notícia de maridos que, devido às condições econômicas, perderam o emprego e esperam que a esposa vá trabalhar fora de casa, mesmo que o marido ainda seja capaz de prover a subsistência da família. Nesses casos, solicitamos ao marido que faça tudo que puder para que sua mulher possa ficar em casa cuidando dos filhos, enquanto ele continua a manter a família o melhor que puder, mesmo que o trabalho disponível não seja o ideal e implique redução do orçamento familiar.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro 1988, pp.46-53.

Como patriarca do lar, tendes a grave responsabilidade de assumir a liderança no trato com os filhos. Cabe-vos ajudar a criar um lar no qual possa habitar o Espírito do Senhor. Vossa função é dar orientação a toda a vida familiar. Deveis participar ativamente no estabelecimento das regras e disciplina da família.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona, janeiro 1988, pp.46-53.


A infelicidade na vida da criança, assim como na do adulto, deriva grandemente do desajustamento para com as leis naturais e sociais. O lar é o melhor local para se desenvolver a obediência, que será requerida pela natureza e sociedade mais tarde.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque 4, Lição 23, p.76.

Hebreus 12:11 (Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.)
Quais podem ser os benefícios da disciplina administrada corretamente? Muitos pais desejam ser amados. Alguns deles procuram granjear este amor por meio de indulgência e dando ampla liberdade aos filhos. Quando tais crianças alcançam uma idade maior, podem começar a ignorar seus pais e mesmo ressentir-se deles. Filhos como estes não terão os benefícios do treinamento e da disciplina, nem respeito pelos pais.
Não é melhor ser respeitado por um filho ou filha dignos, que foram guiados no caminho reto por meio de correções, do que ser amado por um filho ou filha inconstante, que faz as coisas a seu bel-prazer? O que pode acontecer com os filhos que são deixados a conhecer os males do mundo por sua própria experiência e só com o juízo que têm?
GUIA DE ESTUDO PESSOAL DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE 4, lição 23, p.75.

Encorajamo-nos, irmãos, a lembrar-vos de que o sacerdócio é uma autoridade que só pode ser exercida com retidão. Ganhai o respeito e a confiança de vossos filhos tendo um relacionamento amoroso com eles. Um pai justo dedica tempo aos filhos e está presente em suas atividades e responsabilidades sociais, educacionais e espirituais. Dar amor e afeição aos filhos é dever tanto do pai quanto da mãe. Dizei a eles que os amais.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.55.

Um grave problema é o agora tão comum fenômeno de gravidez na adolescência e de filhos de mães solteiras. De algum modo parece haver na mente de muitos rapazes, e de alguns homens mais maduros, a idéia de que não há relação entre gerar-se uma criança e assumir responsabilidade pela sua vida daí em diante. Os rapazes devem estar ciente de que toda vez que uma criança é gerada fora dos laços do matrimônio, é pelo resultado da quebra de um mandamento dado por Deus desde os tempos de Moisés. Além do mais, deve-se saber claramente e compreender-se, sem dúvida alguma, que a responsabilidade é uma conseqüência inevitável, e que essa responsabilidade continuará por toda a vida. Apesar de os costumes de nossa sociedade contemporânea terem, talvez, decaído a ponto de as transgressões sexuais nãos serem levadas a sério ou serem consideradas aceitáveis, um dia teremos que responder perante o Deus dos céus por tudo o que fizemos de contrário a seus mandamentos. Acredito ainda em que, em algum momento, o homem que se torna pai de uma criança e a abandona, sentirá o peso da responsabilidade sobre seus ombros. Ele deve, algumas vezes, deter-se e ficar imaginado o que foi feito da criança, do menino ou menina que é sangue do seu sangue e fruto de sua alma.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência – A Liahona, janeiro de 1995, p. 57.

Estou convencido de que pais violentos produzem filhos violentos. Tenho certeza de que esse tipo de punição, na maior parte dos casos, produz mais mal do que bem. As crianças não precisam ser espancadas. Precisam de amor e encorajamento. Precisam de pais para quem possam olhar com respeito e não com medo. Mas, acima de tudo, precisam de exemplos.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência – A Liahona, janeiro de 1995, p. 58.

De todas as alegrias da vida, nenhuma se iguala ao da paternidade e da maternidade feliz. De todas as responsabilidades que pesam sobre nós, nenhuma outra é mais séria. Criar filhos numa atmosfera de amor, segurança e fé é o mais recompensador de todos os desafios. O bom resultado de tais esforços torna-se a mais gratificante recompensa de uma vida.
O Presidente Joseph F. Smith disse certa vez: “Fazer bem feito as coisas que Deus ordenou que toda a humanidade fizesse é a verdadeira grandeza. Ser um pai ou mãe bem sucedido é muito mais importante do que ser um general ou um estadista famoso. O primeiro é de grandeza universal e eterna, o outro é efêmero. (Doutrina do Evangelho, São Paulo: Centro Editorial Brasileiro, 1975, p. 259.)
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência – A Liahona, janeiro de 1995, p. 58-63.

Não há nada neste mundo que seja mais precioso para vocês do que seus filhos. Quando envelhecerem, e seus cabelos se tornarem brancos, e seu corpo ficar cansado, quando estiverem mais dispostas a sentar-se em uma cadeira de balanço e meditar na vida, nada lhes será tão importante quanto saber no que seus filhos se tornaram. A coisa mais importante não será o dinheiro que acumularam. Não será os carros que possuíram. Não será a grande casa em que estiverem morando. A grande dúvida que se repetirá muitas vezes em sua mente será: Como meus filhos se saíram?
Se a resposta for que eles se saíram muito bem, então sua felicidade será completa. Se eles não tiverem se saído tão bem, então nenhuma outra satisfação poderá compensar a sua perda.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona Janeiro de 2001, p. 114.

Ao ensinar e interagir com os filhos, os pais têm muitas oportunidades de aplicar esses princípios. Uma dessas circunstâncias tem a ver com os dons que os pais conferem aos filhos. Assim como Deus conferiu alguns dons a todos os Seus filhos mortais, sem lhes exigir obediência pessoal a Suas leis, os pais concedem muitos benefícios como teto e alimento, mesmo que seus filhos não estejam em total harmonia com todos os requisitos paternos. Mas, seguindo o exemplo de um Pai Celestial plenamente sábio e amoroso, que deu leis e mandamentos para o benefício de Seus filhos, os pais sábios condicionam alguns dons paternos à obediência.
Se os pais têm um filho rebelde — como um adolescente que use bebidas alcoólicas ou drogas — eles enfrentam um sério problema. Será que, por amor ao filho, os pais precisam permitir que ele guarde ou use tais substâncias em casa? Ou será que, por causa da lei civil, ou da gravidade dessa conduta, ou ainda para proteger os interesses dos outros filhos, isso tem que ser proibido?
Para apresentar uma questão ainda mais séria, se um filho adulto vive maritalmente com outra pessoa, será que a gravidade das relações sexuais fora dos laços do casamento exige que esse filho sinta todo o peso da desaprovação da família e seja excluído de quaisquer contatos com a família? Ou será que o amor paterno exige que se ignore esse fato? Já vi esses dois extremos e creio que ambos são impróprios.
Quais são os limites que os pais podem impor? Essa é uma questão de sabedoria dos pais, orientada pela inspiração do Senhor. Não existe área de ação paterna em que seja mais necessária a orientação Celestial ou em que ela seja mais propensa a acontecer do que nas decisões dos pais ao educarem seus filhos e governarem sua família. Esta é a obra da eternidade.
Ao se depararem com esses problemas, os pais precisam lembrar-se do ensinamento do Senhor, de que devemos deixar as noventa e nove ovelhas e irmos para o deserto, a fim de resgatar a que está perdida. O Presidente Thomas S. Monson conclamou: uma cruzada amorosa para resgatar nossos irmãos e irmãs que vagueiam no deserto da apatia ou ignorância. Esses ensinamentos exigem uma preocupação amorosa contínua, que certamente requer associações amorosas permanentes.
Os pais devem também lembrar-se do ensino frequente do Senhor de que “o Senhor corrige o que ama”
(Hebreus 12:6). Em seu discurso “Ensinai-nos Tolerância e Amor”, na conferência de abril de 1994, o Élder Russell M. Nelson ensinou que “o verdadeiro amor pelo pecador pode exigir uma confrontação corajosa — em vez de condescendência! O amor verdadeiro  não encoraja um comportamento de autodestruição”.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Nov 2009, pp. 28.

ENSINAR A LEI DO CASAMENTO ETERNO AOS FILHOS. Que todos os pais SUD cuidem de ensinar a seus filhos a santidade do convênio do casamento. Que incutam nos filhos que não há outra maneira, se não honrando os convênios de Deus, entre os quais o convênio do casamento eterno é um dos maiores e mais imperativos, de obterem as bênçãos de vida eterna.
Caso se recusem a receber esta ordenança e outras bênçãos da casa de Deus, então serão excluídos dessas bênçãos maiores. Eles não usarão nenhuma coroa; não terão nenhum governo e nem empunharão um cetro; a plenitude do conhecimento e poder ser-lhes-á negada e, como o filho pródigo, poderão voltar à casa do Pai, mas será como servos, não como filhos herdeiros. Se quiserem ser fiéis a esses mandamentos, sua glória e exaltação não terá limites. (Lucas 15:11-32.)
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, pp.75-76.

O amor é a própria essência do evangelho e o atributo mais nobre da alma humana. O amor é o remédio para os males das famílias, das comunidades e das nações. O amor é um sorriso, um aceno, um comentário bondoso, um elogio. Amor é sacrifício, serviço e abnegação.
Maridos, amem a própria mulher. Tratem-na com dignidade, valorizem-na. Irmãs, amem o próprio marido. Tratem-no com honra, sejam um incentivo para ele.
Pais, amem os filhos. Orem por eles, ensinem-nos e prestem-lhes testemunho. Filhos, amem seus pais. Tratem-nos com respeito, gratidão e obediência.
Mórmon declarou que, sem o puro amor de Cristo, “nada [somos]”. (Morôni 7:44, 46) Rogo que sigamos seu conselho: “[Roguemos] ao Pai, com toda a energia de [nosso] coração, que [sejamos] cheios desse amor que Ele concedeu a todos os que são verdadeiros seguidores de Seu Filho, Jesus Cristo; que [nos tornemos] os filhos de Deus; que quando Ele aparecer, sejamos como Ele”. (Morôni 7:44, 48)
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona, fevereiro de 2017, p.05.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar