Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Dinheiro

A seguir, comparou a natureza transitória dos bens materiais às riquezas duradouras da eternidade. Muitos havia e muitos há, cujo principal esforço na vida tem sido acumular tesouros na terra, a simples posse dos quais acarreta responsabilidades, cuidados e preocupações. Algumas espécies de riqueza sofrem a ameaça das traças, como as sedas e os veludos, os cetins e as peles; outras são destruídas pela corrosão e ferrugem – a prata, o cobre, o aço; e ainda, estas e outras tornam-se, frequentemente, pilhagem de ladrões. Infinitamente mais preciosos são os tesouros de uma vida justa, a fortuna dos bons atos, cujo registro é mantido nos céus, onde as riquezas das boas realizações estão a salvo das traças, da ferrugem e dos ladrões. Veio, em seguida, a incisiva lição: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”
A luz espiritual é apresentada como maior do que qualquer iluminação material. Que proveito pode tirar o homem, que é cego, da mais brilhante luz? É o olho físico que discerne a luz da vela, da lâmpada ou do sol; e o olho espiritual vê pela  luz espiritual; se o olho espiritual do homem  for simples, isto é, puro e não turvo pelo pecado, ele se encherá da luz que lhe mostra o caminho que conduz a Deus. Ao passo que, se o olho de sua alma for mau, ele será como alguém que vive nas trevas. Uma advertência solene expressa-se no seguinte sumário: “Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas.” Aqueles a quem o Mestre se dirigia, haviam recebido a luz de Deus. A grande fé que já haviam professado era prova disto. Afastassem-se eles da grande empresa na qual se lançaram, e a luz se perderia, sendo a escuridão resultante mais densa do que aquela da qual se haviam libertado. (Lucas 11:34-36.) Não deveria haver qualquer indecisão por parte dos discípulos. Nenhum deles poderia servir a dois senhores; aquele que afirmasse fazê-lo, estaria sendo desonesto para com um ou para com o outro. Seguiu-se então outra profunda generalização: “Não podeis servir a Deus e a Mamom”. (Comparar com Gálatas 1:10; 1 Timóteo 6:17; Tiago 4:4; 1 João 2:15.)
Foi-lhes dito que deviam confiar no Pai quanto ao que necessitassem, não se preocupando com alimento, bebida, roupas ou mesmo com a própria vida, pois tudo isto lhes seria suprido por meios fora de seu alcance. Com a sabedoria de um Mestre de mestres, o Senhor apelou aos seus sentimentos e compreensão, citando lições da natureza, em linguagem tão simples, mas de tão vigorosa eloquência, que ampliá-la ou resumi-la seria empanar-lhe o brilho:
“Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestido, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos dito que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.”
A fraqueza da fé foi reprovada, lembrando-lhes o Senhor que o Pai, que se preocupa até pela erva do campo, que um dia existe e no outro é lançada ao forno, não se esqueceria dos seus. E o Mestre acrescentou: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
JESUS, O CRISTO – James E. Talmage, Capítulo XVII, pp. 235-236.

O dinheiro em si não é uma bênção de Deus; só passa a sê-lo quando somos abençoados com inteligência, sabedoria e com o Espírito de Deus para usá-lo de maneira sábia e adequada e para o progresso do reino de Deus na Terra. Se formos ricamente abençoados com os bens do mundo e isso nos cegar (…), em vez de tratar-se de uma bênção de Deus se tratará de algo proveniente da direção contrária.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.127.

Criem laços familiares significativos, que deem a seus filhos uma identidade mais forte do que a que encontram com seu grupo de colegas, na escola ou em qualquer outro lugar. Isso pode ser feito por meio de tradições familiares em aniversários, nos feriados, na hora do jantar e aos domingos. Também pode ser feito por meio de regras da família, com conseqüências naturais e bem entendidas. Tenham um sistema de administração da família em que os filhos tenham tarefas ou afazeres domésticos específicos e recebam elogios ou outras recompensas proporcionais ao modo como os desempenham. Ensinem-lhes a importância de evitar a dívida e de ganhar, poupar e gastar sabiamente o dinheiro. Ajudem-nos a desenvolver a responsabilidade por sua auto-suficiência temporal e espiritual.
ÉLDER M. RUSSEL BALLARD – A Liahona novembro de 2005, p.43.

O dinheiro não é mau em si. O bom samaritano usou a mesma moeda a serviço do próximo que Judas utilizou para trair o Mestre. É o ‘amor ao dinheiro [que] é a raiz de toda a espécie de males”. (I Timóteo 6:10; grifo do autor.) A diferença crítica é o grau de espiritualidade com que encaramos, avaliamos e administramos as coisas deste mundo e nossas experiências nele.” (A Liahona, janeiro de 1986, p. 57.)
ÉLDER DALLIN H. OAKS - O Novo Testamento – Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, lição 41, p.172.

Quanto menor for a renda da família, mais importante é usar cada centavo com sabedoria. Saber gastar e economizar proporciona à família mais segurança, mais oportunidades, mais educação e um padrão mais elevado de vida. Sempre que possível, aceleremos o pagamento de hipotecas e reservemos provisões para educação, possíveis períodos de menor poder aquisitivo, e qualquer emergência futura.
Cuidado, e consumo com equilíbrio é o relacionamento adequado do homem com a riqueza material.
PRESIDENTE EZRA TAF BENSON – A Liahona Outubro de 1987, pp. 4-5.

O Senhor nos deu a plenitude da Terra, e os mortais criaram o dinheiro para negociar as coisas que tiravam da terra. “O dinheiro pode ser tudo o que as pessoas concordam em aceitar em troca daquilo que vendem ou o trabalho que fazem.” (World Book Encyclopedia (1977) vol. 13:588)  O dinheiro é uma medida de valor. Todas as culturas possuem algum tipo de dinheiro. Devemos aprender a usá-lo da forma que o Senhor deseja que o usemos.
Manual Básico da Mulher Sud - Parte A lição 21 p.152.

O dinheiro pode ser uma ferramenta para o bem. O Senhor quer que façamos o bem. Ele deseja que cuidemos de nossa família e que contribuamos para o Seu trabalho aqui na Terra. Quando usamos nosso dinheiro sabiamente, da forma que Ele deseja, Ele nos abençoa, a fim de suprimos nossas próprias necessidades. Devemos aprender a usar o dinheiro e nos preparamos para fazê-lo sabiamente. A forma como o usarmos demonstra nossa atitude para com os outros, para com o Senhor e Seu trabalho e para conosco. Mostra se somos generosos ou egoístas, econômicos ou perdulários.
Manual Básico da Mulher Sud - Parte A lição 21 p.152.
(Perdulário – Que, ou aquele que gasta em excesso; dissipador, esbanjador, gastador; extravagante.)

Como família, precisamos planejar em conjunto como gastar o dinheiro. Este plano é denominado orçamento, e nos dá o controle do nosso dinheiro, ajudando-nos a não usá-lo naquilo que não é importante. Todo o negócio de sucesso opera com um orçamento. Até mesmo a Igreja usa esse sistema.
Cada família tem um orçamento diferente. O que é importante para uma família pode ser menos importante para outra. Temos que decidir o que é mais importante para a nossa família. Temos que estabelecer metas financeiras que nos sirvam, e isso podemos fazer em casa, numa reunião de família.
Um dos grandes mandamentos que recebemos é a lei do dízimo. Como santos dos últimos dias devemos colocá-lo como o primeiro item de nosso orçamento. O Senhor nos abençoará, se guardarmos esse mandamento. Quando pagamos regularmente um décimo de nosso salário como dízimo, podemos ter a certeza de que o Senhor nos abençoará à Sua maneira. (Ver Malaquias 3:10; Mateus 6:33.) É um consolo saber que o Senhor Se preocupa com nosso bem-estar temporal. Ele nos abençoará se agirmos honestamente e mostrarmos que estamos desejosos de colocar o reino de Deus em primeiro lugar em nossa vida.
Manual Básico da Mulher Sud - Parte A lição 21 p.154.





Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar