Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Inteligência

Existem duas partes em vossa natureza: o corpo temporal nascido de pais mortais e o espírito imortal dentro dele. Sois filho ou filha de Deus.

Fisicamente, podeis ver com os olhos, escutar com os ouvidos, tocar, sentir e aprender. Por meio da inteligência, aprendestes a maior parte das coisas que sabeis sobre o mundo em que vivemos.

Se aprenderdes apenas com a razão, nunca compreendereis o Espírito nem como Ele age, não importando o quanto aprendais a respeito de outras coisas.

As escrituras ensinam que “os grandes [nem sempre] são sábios”. Espiritualmente podeis “não saber nem saber que não sabeis” e “[aprender] sempre, e nunca chegar ao conhecimento da verdade”.
O espírito e a inteligência aprendem de modo diferente.

Élder Boyd K. Packer - Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos - A Liahona, Nov.1994 – Sessão Matutina de Domingo.

1 – Diferentes níveis das inteligências no Estado Pré-Mortal. – Uma revelação a Abraão mostra com grande clareza que os espíritos dos homens existiram como inteligências individuais, de vários graus de habilidade e poder, antes de estabelecido o estado mortal na terra, e mesmo antes da criação do mundo como habitação adequada para os seres humanos: “Ora, o Senhor havia mostrado a mim, Abraão, as Inteligências que foram organizadas antes de existir o mundo; e entre todas estas havia muitas nobres e grandes. E Deus viu estas almas que eram boas, e ele ficou no meio delas e disse: A estes farei meus governantes; porque ele estava entre os que eram espíritos, e viu que eram bons; e disse-me: Abraão, tu és um deles; foste escolhido antes de nasceres.” (Pérola de Grande Valor, Abraão 3:22, 23.)
Os versículos seguintes demonstram que tanto Cristo quanto Satanás estavam entre aquelas inteligências exaltadas, e que Cristo foi escolhido, enquanto Satanás foi rejeitado como futuro Salvador da Humanidade: “E havia entre eles um que era semelhante a Deus, e disse aos que se achavam com ele: Desceremos, pois há espaço lá, e tomaremos destes materiais e faremos uma terra onde eles possam morar; e prová-los-emos com isto, para ver se eles farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes mandar; E aos que guardarem seu primeiro estado lhes será acrescido; e os que não guardarem seu primeiro estado não terão glória no mesmo reino com aqueles que guardarem seu primeiro estado; e os que guardarem seu segundo estado terão aumento de glória sobre suas cabeças para todo o sempre. E o Senhor disse: A quem enviarei? E um respondeu semelhante ao Filho do Homem: Eis-me aqui, envia-me. E outro respondeu e disse: Eis-me aqui, envia-me. E o Senhor disse: Enviarei ao primeiro. E o segundo se irritou e não conservou seu primeiro estado; e, naquele dia, muitos o seguiram.” (versículos 24-28.)
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, Notas do Capítulo II, p.14.

Deus é a origem, a fonte de toda inteligência, não importa quem a possua, quer seja o homem na terra, os espíritos no mundo espiritual, os anjos que habitam nas eternidades dos Deuses, ou a inteligência mais inferior que existe entre os demônios no inferno. Todos eles receberam de Deus a inteligência, luz, poder e existência que possuem – da mesma fonte de onde proveio a nossa.
Toda dádiva e dom perfeito provêm de Deus. Toda descoberta científica ou artística, realmente verdadeira e útil para a humanidade, foi dada através de revelação direta de Deus, embora poucas pessoas reconheçam esse fato. (...)
(...) Se existe algo de grandioso, bom e sábio entre os homens, provém de Deus. Se existe um homem possuidor de grande habilidade como estadista ou filósofo, ou alguém que possua notável conhecimento e habilidade científicos, o mérito pertence, portanto, a Deus, pois ele os concede a seus filhos, quer creiam nele ou não, quer pequem contra ele ou não, não faz diferença. Todos, porém, serão responsáveis perante ele pela maneira como usaram os talentos que Ele lhes concedeu.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.18-19.

Inúmeras pessoas tentaram descobrir qual foi à primeira causa de todas as coisas; porém, seria mais fácil uma formiga contar os grãos de areia da terra. Não é dado ao homem, dotado de inteligência limitada, captar o sentido da eternidade no campo de seu entendimento. Há uma eternidade de vida, da qual fomos criados pela sabedoria e habilidade de seres superiores. Seria tão fácil para um mosquito traçar a história do homem até a sua origem, como para o ser humano conceber qual é a primeira causa de todas as coisas, levantar o véu da eternidade e revelar os mistérios que os filósofos tanto procuraram saber desde o princípio. Qual, então deve ser o chamado e dever dos filhos dos homens? Em vez de perguntarem sobre a origem dos deuses, de tentar explorar as profundezas das eternidades que já existiram, que existem e existirão, em vez de se empenharem na tentativa de descobrir as fronteiras do espaço ilimitado, que procurem conhecer qual é o objetivo da existência atual, e como poderão aplicar, de maneira mais proveitosa e para mútuo benefício e salvação, a inteligência que possuem. Que procurem conhecer e entender as profundezas das coisas que estão ao seu alcance, e familiarizar-se bem com o objetivo de sua existência mortal, procurando diligentemente um super poder para conseguir informações e também através do estudo cuidadoso dos melhores livros.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.25.

O objetivo supremo da criação deste mundo é exaltar as inteligências que foram colocadas sobre ele, para que possam viver, perdurar e aumentar por todo o sempre. Não estamos aqui, para discutir nem contender a respeito das coisas deste mundo, e sim para sujeitá-lo e embelezá-lo.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.57.

A inteligência nos foi dada para que a desenvolvemos.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.52.

Temos o mundo e a eternidade diante de nós, e também uma fonte inexaurível de inteligência que podemos obter.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young p.60.

Existem muitos homens de talento, reflexão e conhecimentos, dotados de um brilhante intelecto, que são peritos neste ou naquele sentido, embora não saibam de onde provem sua inteligência. O Espírito do Senhor ainda não deixou plenamente de contender com os homens, e oferece-lhes conhecimento e inteligência. Assim ele lhes revela, instrui, ensina e orienta até mesmo na maneira de como devem viajar. Os homens sabem como construir ferrovias e toda sorte de maquinaria e são dotados de profundo conhecimento e habilidade artesanal, porém tudo isso lhes foi revelado pelo Espírito do senhor, embora não o saibam.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.33.

A mente deste povo precisa ser alimentada continuamente, e todos temos de depender do Espírito Santo e do Senhor para nutrir nossa mente na fonte inextinguível de inteligência que provém de Deus, pois não nos é possível conseguir alimento de nenhuma outra fonte para nutrir a mente imortal do homem.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 6, p.60.

Ao pensar a respeito, percebi que usamos termos bastante vagos ao referirmo-nos à ‘vida pré-mortal, à vida mortal e à vida pós-mortal’, como se fôssemos gatos de sete vidas, quando, de fato, temos apenas uma vida. Nossa vida terrena não começou com o nascimento mortal e tampouco terminará com a morte física. Há algo que não é criado nem feito—o que as escrituras chamam de ‘inteligência’—que em determinado momento da pré-existência foi organizado na forma de ‘espírito’. Depois de atingir certa estatura, o espírito recebeu de um Pai onisciente a oportunidade de iniciar uma nova etapa de desenvolvimento. Recebeu um acréscimo e, depois de viver o período designado e cumprir seu propósito na mortalidade, sofreu outra mudança. Na verdade, não iniciamos uma nova vida, mas outro estágio da mesma vida. Há algo que não foi criado nem feito e que não morrerá, mas viverá para sempre.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 02, p.9.

[Abraão 3:22–26]
Há várias verdades preciosas nessa passagem. Primeiro, temos apenas uma noção, um vislumbre do que seja o espírito. O espírito, como lemos em Abraão, é uma ‘inteligência organizada’. Esse é o primeiro aspecto que precisamos conhecer em nossa compreensão do que seja um espírito. É uma inteligência organizada que viveu como espírito antes da fundação do mundo. Então, qual é a aparência de um espírito? Que tipo de concepção vocês têm desse espírito? Por intermédio do Profeta Joseph Smith, o Senhor concedeu uma resposta inspirada, que lemos a seguir: “O que é espiritual sendo à semelhança daquilo que é material; e aquilo que é material, à semelhança do que é espiritual”. Agora vejamos: “O espírito do homem à semelhança de sua pessoa, como também o espírito do animal e de todas as outras criaturas que Deus criou”. [D&C 77:2]
Ao olharem para mim, vocês vêem um homem mortal adulto. Mas há uma parte de mim que não lhes é possível enxergar com os olhos físicos — o meu lado espiritual que olha o mundo por meio de meus olhos e dá-me forças para movimentar-me e um pouco de intelecto e inteligência. (…)
Esta, pois, é a primeira verdade que aprendemos: havia desde o princípio uma inteligência organizada que era chamada (…) de espírito. O Senhor [Jeová], aquele espírito ilustre e nobre semelhante a Deus [o Pai], pôs-se no meio das inteligências organizadas chamadas de espíritos e disse-lhes: Faremos uma terra onde vós espíritos podereis habitar, e aqueles que forem dignos aqui no mundo espiritual terão a oportunidade de descer à Terra e receber um acréscimo. Então, os espíritos que se mostraram fiéis, ou seja, dignos, receberam permissão para vir à Terra e ganharam, além do corpo espiritual, um corpo físico neste mundo. (…) O fato de estarmos aqui nesta Terra com um corpo físico constitui evidência de que estávamos entre aqueles que guardaram seu primeiro estado; passamos no teste e foi-nos permitido vir para cá. Se não tivéssemos sido aprovados no teste, não estaríamos aqui; engrossaríamos as fileiras de Satanás, empenhados em tentar aqueles que tivessem um corpo.(…)
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 02, p. 11.

O conhecimento de Deus e Jesus, Seu Filho, é essencial para a vida eterna, mas a obediência aos mandamentos de Deus deve preceder a aquisição desse conhecimento ou inteligência.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 27.

Uma pessoa pode beneficiar-se, se der atenção às primeiras impressões do Espírito de revelação. Por exemplo, quando sentimos que a inteligência pura flui em nós, de repente podem vir idéias a nossa mente, e, se as observarmos, veremos que se cumprem no mesmo dia ou pouco depois; (isto é) as coisas que o Espírito de Deus revelou à nossa mente acontecerão; e assim, por conhecer e aceitar o Espírito de Deus, poderemos crescer no princípio da revelação até que cheguem a ser perfeitos em Cristo Jesus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 10, pp.138.

Irmãos e irmãs, se estudarmos as escrituras, o plano da vida e salvação, guardando os mandamentos do Senhor, todas as promessas que foram feitas serão cumpridas sobre nossa cabeça. E cresceremos e aumentaremos nossa luz, conhecimento e inteligência.
PRESIDENTE HEBER J. GRANT – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p.66.

O Profeta Joseph Smith recebeu a seguinte revelação do Senhor em maio de 1833, que mais tarde foi registrada em Doutrina e Convênios 93:29: “O homem também estava no princípio com Deus. A inteligência, ou seja, a luz da verdade, não foi criada nem feita nem verdadeiramente pode sê-lo”. Em abril de 1844, o Profeta ensinou: “Tenho outro assunto a abordar, cujo propósito é a exaltação do homem. (...) Está relacionado com o assunto da ressurreição dos mortos — ou seja, a alma — a mente do homem — o espírito imortal. De onde veio? Todos os homens instruídos e doutores em teologia dizem que Deus o criou no princípio; mas não é verdade: A própria idéia rebaixa o homem, na minha opinião. Não creio na doutrina; sei que está errada. Ouçam, todos os confins do mundo, porque Deus assim me disse; e se não acreditarem em mim, isso de nada afetará a verdade. (...)
Estou falando da imortalidade do espírito do homem. Seria lógico dizer que a inteligência dos espíritos é imortal, mas que ela teve um princípio? A inteligência dos espíritos não teve princípio, tampouco terá fim. Isso é boa lógica. Tudo que tem um princípio pode ter um fim. Nunca houve uma época em que não houvesse espíritos. (...)
(...) Tiro meu anel do dedo e o comparo à mente do homem: a parte imortal, porque não tem princípio. Suponham que o cortemos em dois; então ele passa a ter um princípio e um fim; mas se os unirmos de novo ele volta a ser um círculo eterno. O mesmo acontece com o espírito do homem. Tal como vive o Senhor, se ele tivesse um princípio, teria um fim. Todos os homens tolos, instruídos e sábios desde o princípio da criação que dizem que o espírito do homem teve um princípio provam que ele deve ter um fim; e se essa doutrina é verdadeira, então a doutrina da aniquilação também seria verdadeira. Mas se estou certo, posso proclamar com destemor do alto dos telhados que Deus nunca teve de maneira alguma o poder para criar o espírito do homem. O próprio Deus não poderia criar a Si mesmo.
A inteligência é eterna e baseia-se em um princípio auto-existente. É um espírito de era em era, e não houve uma criação envolvida. Todas as mentes e espíritos que Deus enviou ao mundo são capazes de progredir.
Os primeiros princípios do homem são auto-existentes com Deus. O próprio Deus, vendo que estava em meio a espíritos e glória, porque era mais inteligente, considerou adequado instituir leis por meio das quais eles poderiam ter o privilégio de progredir como Ele próprio. O relacionamento que temos com Deus nos coloca em condições de avançar em conhecimento. Ele tem poder para instituir leis para instruir as inteligências mais fracas, para que possam ser exaltadas com Ele mesmo, de modo a terem glória sobre glória e todo o conhecimento, poder, glória e inteligência exigidos para salvá-las no mundo espiritual.”
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 17, p.218-219.

Existe uma eternidade de matéria. Os astrônomos calculam que entre nós e a estrela fixa mais próxima há matéria suficiente para dela se organizarem milhões de terras como esta. Há uma eternidade da matéria, e toda ela em funcionamento e cheia de divindade. A matéria foi criada para existir eternamente; ela não pode ser aniquilada. A eternidade não tem limites e é cheia de matéria; não existe um lugar que seja vazio. A matéria tem a capacidade de receber inteligência.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.48.

Os mundos são feitos dos elementos primitivos que flutuam, sem limites nem fronteiras, nas eternidades – na imensidão do espaço; uma eternidade da matéria – não há limites para ela em seu estado natural e primitivo, e o poder do Todo-Poderoso tem essa influência e sabedoria – quando ele fala é obedecido, e a matéria se reúne e é organizada.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.48.

A humanidade foi organizada de elementos destinados a durar por toda a eternidade; nunca teve um começo e nunca poderá ter fim. Jamais houve uma ocasião em que não existiu essa matéria da qual eu e vocês fomos criados, e jamais poderá existir uma época em que ela deixará de existir, pois não pode ser aniquilada.
Ela é reunida, organizada e tornada capaz de receber conhecimento, para ser entronizada em glória, para dela serem feitos anjos, Deuses – seres que controlarão os elementos, e que terão o poder, por meio de sua palavra, de ordenar a criação e redenção de mundos, ou de extinguir sóis por meio de seu sopro, de desorganizar mundos, fazendo com que voltem novamente ao seu estado caótico. Foi com esse objetivo que eu e você formos criados.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.48.

Se pudéssemos compreender a verdadeira ciência, de modo que entendêssemos a nossa própria criação, e para que fomos feitos – qual foi o desígnio e intento do Supremo Criador ao organizar a matéria e torná-la capaz de fazer com que eu vos veja agora aqui – poderíamos compreender que a matéria não pode ser destruída – que ela é sujeita a organização e desorganização; e poderíamos entender também que a matéria pode ser organizada e colocada em estado de inteligência, capaz de possuir mais inteligência e a continuar a progredir nela. Poderíamos aprender os princípios pelos quais a matéria pode ser organizada em forma de animais, vegetais e seres inteligentes.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.49.

A vida que está dentro de nós faz parte de uma eternidade de vida, e é espírito organizado, revestido de um tabernáculo, o que constituí o nosso presente ser, o qual foi criado para alcançar maior inteligência. A matéria de que se compõem os nossos corpos e espíritos, foi organizada da eternidade da matéria que enche a imensidão.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.49-50.

Todos nós somos filhos de Deus. Somos seus filhos e filhas naturalmente e através dos princípios da vida eterna. Somos todos irmãos e irmãs. O que faz com que haja tanta diferença nas classes existentes entre os filhos dos homens? Entre eles encontramos o baixo e o degradante, como os aborígines de nosso país. Qual a razão de se encontrarem na condição atual? Porque seus pais rejeitaram o evangelho do Filho de Deus. O evangelho proporciona inteligência, felicidade e glória a todos aqueles que lhe obedecem e vivem de acordo com seus preceitos. Dar-lhes-á a inteligência que vem de Deus. Suas mentes se abrirão para que compreendam as coisas como realmente são; eles rejubilar-se-ão ao serem abençoados e ao abençoarem seus semelhantes e estarem preparados para viver novamente na presença do Pai e do Filho. Este será seu deleite.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.53.

Todos nós somos filhos de Deus. Somos seus filhos e filhas naturalmente e através dos princípios da vida eterna. Somos todos irmãos e irmãs. O que faz com que haja tanta diferença nas classes existentes entre os filhos dos homens? Entre eles encontramos o baixo e o degradante, como os aborígines de nosso país. Qual a razão de se encontrarem na condição atual? Porque seus pais rejeitaram o evangelho do Filho de Deus. O evangelho proporciona inteligência, felicidade e glória a todos aqueles que lhe obedecem e vivem de acordo com seus preceitos. Dar-lhes-á a inteligência que vem de Deus. Suas mentes se abrirão para que compreendam as coisas como realmente são; eles rejubilar-se-ão ao serem abençoados e ao abençoarem seus semelhantes e estarem preparados para viver novamente na presença do Pai e do Filho. Este será seu deleite.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.53.

Joseph Smith ensinou o seguinte em abril de 1843, que mais tarde foi registrado em Doutrina e Convênios 130:18–19: “Qualquer princípio de inteligência que alcançarmos nesta vida surgirá conosco na ressurreição. E se nesta vida uma pessoa, por sua diligência e obediência, adquirir mais conhecimento e inteligência do que outra, ela terá tanto mais vantagem no mundo futuro”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.278.

Joseph Smith ensinou o seguinte em maio de 1843, que mais tarde foi registrado em Doutrina e Convênios 131:6: “É impossível ao homem ser salvo em ignorância”.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.278.

Os homens serão considerados responsáveis pelas coisas que têm e não pelas que não têm. (...) Toda luz e inteligência transmitida a eles por seu bondoso criador, seja muita ou pouca – por essa luz e inteligência serão julgados com justiça e (...) ser-lhes-á exigido obediência e progresso única e exclusivamente em relação
ao que lhes tiver sido dado, porque o homem não vive apenas de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 35, p. 427.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar