Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Cimento

(36-4) Helamã 3:9. As Declarações do Livro de Mórmon Relativas ao Uso de Cimento pelos Antigos Nefitas Foi Comprovada Arqueologicamente?
"Digo sempre e gostaria de repetir aqui que, quando ainda não era casado, um outro jovem, que havia recebido o grau de doutor, ridicularizou-me por acreditar no Livro de Mórmon. Ele afirmou que podia apontar duas mentiras nesse livro: uma delas é a afirmação de que o povo havia construído suas casas com cimento e que eram muitos habilidosos no seu emprego.
Ele afirmou que nunca havia encontrado nem nunca encontraria uma casa construída com cimento pelos antigos habitantes deste país, porque o povo de antigamente nada sabia sobre, ele. Disse que isso era suficiente para fazer uma pessoa não acreditar no livro. Respondi: "Isso não afeta em nada a minha fé. Li o Livro de Mórmon com espírito de oração e supliquei a Deus por um testemunho, em meu coração e supliquei a Deus pai: um testemunho no íntimo de meu ser, sobre a divindade dele, e o tenho aceito e acreditado nele  com plena convicção. Disse-lhe também que, se meus filhos não encontrarem as casas de cimento, espero que meus netos as encontrem. Ele replicou: "Dê que me adianta falar com alguém tão tolo?" Acontece que têm sido encontradas casas em ruínas de cimento e estruturas maciças desse material.
Não muito distante da Cidade do México, há um monumento de sessenta e três metros de altura, construído de cimento, que deve ter sido um outeiro. Meu primeiro conselheiro subiu nesse monumento. Seria possível colocar quarenta tabernáculos como o do Lago Salgado dentro dele. Ele cobre uma área de mais de dez acres e é duas vezes e meia mais alto do que este tabernáculo (do Lago Salgado). Do alto desse monumento, podem-se observar pequenos montes, os quais, descobertos, e estão sendo escavados, provam ser casas de cimento lindamente construídas, com canos de esgoto feitos de cimento, que ainda existem hoje em dia, demonstrando talento e habilidade superiores a quase qualquer coisa que temos atualmente, no que tange ao uso do cimento." (Heber J. Grant em CR, abril de 1929, p. 129; também em Livro de Mórmon - Alma 30a Morôni 10, p. 68.)
No local da antiga Kaminalyu, na Guatemala, foram encontradas numerosas tumbas feitas de cimento. Delas extraíram lindas peças de jade, algumas das quais se encontram no Museu Nacional, na Cidade da Guatemala. Uma autoridade em arqueologia declarou:
"Ao admirar as paredes de cimento, lembrei-me das declarações do Livro de Mórmon, onde se diz que os antigos nefitas eram hábeis na fabricação de cimento. Sem dúvida alguma, este cimento, que permanecera em boas condições por quase dois mil anos, era de fato de boa qualidade." (Milton R. Hunter, Archeology and the Book of Mórmon, 1:104-105.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.354-355.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar