Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

DAVID O. McKAY – 9º PRESIDENTE

David Oman McKay
Nascimento: 08 de setembro de 1873
Ordenado Apóstolo: 09 de abril de 1906
Apoiado e designado nono Presidente da Igreja: 09 de abril de 1951
Falecimento: 18 de janeiro de 1970

Também podemos aprender, estudando a vida dos líderes da Igreja. Aprendi muito estudando esses grandes homens, cuja amizade tive o privilégio de desfrutar em todos esses anos. O Presidente David O. McKay foi um exemplo vivo de bondade. Nunca o ouvi erguer a voz; falava com brandura a todos os que conhecia. (...) Cada um desses grandes homens ao lado de quem servi me ensinaram lições que jamais esquecerei. Convido-os a juntar-se a mim no compromisso de aprender.
PRESIDENTE THOMAS S MONSON - Reunião com os Membros em Brasília, DF, Brasil. Segunda-feira, 02 de Junho de 2008.

Ministério de David O. McKay
Resumo Histórico
Este livro (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja) não é um compêndio histórico, mas uma compilação de princípios do evangelho ensinados pelo Presidente David O. McKay. No entanto, com o intuito de inserir seus ensinamentos num contexto histórico, foi elaborada a cronologia abaixo. Ela omite muitos acontecimentos importantes da vida pessoal do Presidente McKay, como o nascimento de seus filhos e netos.

1873, 8 de setembro: Nasce em Huntsville, Utah, filho de David McKay e Jennette Evans McKay.
1881: David McKay parte em missão para as Ilhas Britânicas. David O. e sua mãe assumem a responsabilidade pela fazenda e a família (7; os números entre parênteses indicam a idade de David O. McKay).
1887: Recebe de John Smith sua bênção patriarcal. (13)
1889: É apoiado secretário da Escola Dominical da Ala Huntsville. (15)
1893–1894: Serve como professor e diretor na escola primária de Huntsville; apoiado como professor da Escola Dominical na Ala Huntsville. (19–20)
1894–1897: Frequenta a Universidade de Utah e forma-se como primeiro da turma. (20–23)
1897–1899: Serve como missionário de tempo integral durante dois anos na Grã-Bretanha. Além de suas responsabilidades de proselitismo, serve como líder de todos os missionários da Escócia. (23–25)
1899–1900: Ensina na Weber Stake Academy em Ogden, Utah. (25–26)
1900: Designado para a junta da Escola Dominical da Estaca Weber. (27)
1901, 2 de janeiro: Casa-se com Emma Ray Riggs no Templo de Salt Lake. (27)
1902: Designado diretor da Weber Stake Academy. (28)
1906: Ordenado Apóstolo pelo Presidente Joseph F. Smith. (32)
1914–1918: Primeira Guerra Mundial. (40–44)
1918: Designado superintendente geral da União da Escola Dominical Deseret. Publica Ancient Apostles. (45)
1919–1921: Serve como comissário de educação da Igreja. (45–47)
1920, dezembro: Designado pela Primeira Presidência para um tour de um ano com o Élder Hugh J. Cannon e parte para visitar as missões da Igreja em todo o mundo. (47)
1922–1924: Serve como presidente da Missão Européia. (49–51)
1934: Apoiado e designado segundo conselheiro do Presidente Heber J. Grant. (61)
1939–1945: Segunda Guerra Mundial. (65–71)
1945: Apoiado e designado segundo conselheiro do Presidente George Albert Smith. (71)
1950: Apoiado e designado Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos. (77)
1951, 9 de abril: Apoiado e designado nono Presidente da Igreja, com Stephen L. Richards como primeiro conselheiro e J. Reuben Clark Jr. Como segundo conselheiro. Nessa época, a Igreja tem cerca de um milhão de membros. (77)
1952, junho: Parte num tour de nove semanas pela Europa e, durante esse período, visita os membros da Igreja em nove países. (78)
1953: Recebe a honra mais elevada do escotismo, o Búfalo de Prata. (79)
1954: Inicia um tour de missão de 51.000 quilômetros; primeiro presidente da Igreja a visitar as missões da América Central e do Sul; primeira autoridade geral a visitar a missão da África do Sul. (80)
1955, agosto: Visita a Europa com o Coro do Tabernáculo Mórmon. (81)
1955, setembro: Dedica o Templo de Berna Suíça. (82)
1956, março: Dedica o Templo de Los Angeles Califórnia. (82)
1956, outubro: Dedica o Prédio da Sociedade de Socorro. (83)
1958, abril: Dedica o Templo de Hamilton Nova Zelândia. (84)
1958, setembro: Dedica o Templo de Londres Inglaterra. (85)
1964, novembro: Dedica o Templo de Oakland Califórnia. (91)
1970, 18 de janeiro: Aos 96 anos de idade, morre em Salt Lake City, Utah. Ao final de sua administração, o número de membros da Igreja atingira a marca de três milhões.

Em abril de 1951, aos 77 anos de idade, David Oman McKay tornou-se o nono Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Durante os quase vinte anos em que serviu como Presidente, foi honrado pelos membros da Igreja e muitos outros em todo o mundo como um profeta de Deus. Ele sempre incentivava os membros da Igreja a desenvolverem um caráter cristão e a partilharem o evangelho por meio do ensino e do exemplo e durante esse período a Igreja passou por um grande crescimento em todo o mundo. Além de seus ensinamentos, sua aparência física causava uma impressão marcante. Ao conhecerem-no, muitas pessoas comentavam que ele não só falava e agia como profeta, mas sua aparência física também refletia seu chamado. Mesmo em seus últimos anos de vida, ele tinha um físico impressionante — era alto e forte — e seus cabelos brancos eram ondulados e abundantes. Seu semblante irradiava a vida justa que ele levava.
_____________________________________________________________________________
Uma Herança Nobre e uma Infância de Ideais Elevados

Em seus ensinamentos como autoridade geral, David O. McKay sempre falava com gratidão do legado e exemplo que recebera de seus pais. A família de seu pai, David McKay, filiara-se à Igreja em Thurso, Escócia, em 1850. Em 1856, a família partiu para a América e, depois de trabalhar e economizar durante três anos, atravessou as planícies rumo a Utah e chegou a Salt Lake City em agosto de 1859.1
No mesmo ano em que os McKay se filiaram à Igreja na Escócia (1850), a família da mãe de David O. McKay, Jennette Evans, abraçou o evangelho restaurado perto de Merthyr Tydfil, no sul do País de Gales. Como a família McKay, a família Evans partiu para a América em 1856 e chegou a Utah em 1859. Ambas as famílias fixaram residência em Ogden, Utah, onde David McKay e Jennette Evans se conheceram e se apaixonaram. Casaram-se em 9 de abril de 1867 na Casa da Investidura pelo Élder Wilford Woodruff. 2
Em 8 de setembro de 1873, na pequena cidade de Huntsville, Utah, nasceu David O. McKay, terceiro filho de David e Jennete Evans McKay e o primeiro filho homem. Sua infância foi feliz, mas não sem tribulações. Em 1880, uma série de acontecimentos pôs à prova a fé da família e levou o jovem David O. McKay a amadurecer de modo precoce. Suas duas irmãs mais velhas, Margaret e Ellena, morreram dentro de um espaço de dias — uma de febre reumática e a outra de pneumonia. Cerca de um ano depois, seu pai recebeu o chamado missionário para a Escócia. David McKay ficou um pouco apreensivo antes de aceitar o chamado, pois teria de deixar sua esposa (que estava grávida) sozinha para cuidar das responsabilidades da família e da fazenda. Contudo, ao tomar conhecimento do chamado, Jennette foi firme em sua resposta:
“É claro que você deve aceitar; não precisa preocupar-se comigo. David O. e eu cuidaremos muito bem de tudo!”3 Com esse incentivo e a promessa de ajuda dos vizinhos e parentes, David McKay aceitou o chamado. Suas palavras de despedida para David O., na época com sete anos de idade, foram: “Cuide da mamãe”. 4
Devido à administração sábia de Jennette McKay, ao trabalho árduo de muitos e às bênçãos do Senhor, a fazenda da família McKay prosperou a despeito da ausência de dois anos de David McKay. Durante essa época e, de fato, ao longo de toda a sua vida, Jennette McKay permaneceu igualmente vigilante quanto ao bem-estar espiritual dos filhos: “A oração familiar era um hábito profundamente arraigado no lar dos McKay, e quando Jennette ficou sozinha com sua pequena família, parecia ter um papel ainda mais importante no dia-a-dia. David [O.] aprendeu a orar e orava, de manhã e à noite, sempre que era sua vez, e aprendeu a importância das bênçãos do céu no lar”. 5
O Presidente McKay sempre falava de sua mãe como um exemplo digno de ser seguido. Em certa ocasião, afirmou: “Não consigo pensar numa virtude feminina que minha mãe não possuísse. (...) Para seus filhos e todos os que a conheciam bem, ela era bela e distinta. Embora dinâmica, ela era serena e contida. Seus olhos castanho-escuros expressavam imediatamente todas as emoções que vinham à tona; contudo, ela sempre as controlava com perfeição. (...) Na ternura, desvelo, paciência amorosa, lealdade ao lar e à retidão, ela parecia-me inigualável — tanto em minha infância quanto hoje, após tantos anos”.6
Quando perguntaram a David O. McKay quem era o homem mais notável que ele já conhecera, ele respondeu sem hesitar: “Meu pai”. 7 Depois de voltar da missão, seu pai serviu como bispo das Alas Eden e Huntsville de 1883 a 1905.8 David McKay Sr. relatava muitas experiências e prestava seu testemunho a seu filho ainda jovem. O Presidente McKay conta: “Quando eu era menino, sentava-me e ouvia o testemunho de um homem que eu estimava e honrava, como vocês sabem, mais do que qualquer outro no mundo, e essa certeza foi instilada em minha alma jovem”.9 A força do exemplo e do testemunho do pai sustiveram-no enquanto ele crescia no conhecimento da verdade.
No cotidiano, o pai do Presidente McKay ensinou-lhe lições que o fortaleceram e permearam os ensinamentos que viriam a ser ministrados por ele quando Apóstolo. Certa vez, ele contou uma experiência de quando estava colhendo feno com seus irmãos. O décimo carregamento seria dado como dízimo à Igreja. O pai de David O. McKay disse aos meninos que escolhessem o carregamento do dízimo na melhor parte do feno que eles vinham colhendo. Seu pai disse: “Esse é o carregamento do dízimo e nem mesmo o melhor é bom o suficiente para Deus”. Anos depois, David O. McKay disse que esse fora o “discurso mais marcante sobre o dízimo que [ele] ouvira [em sua] vida”. 10 Seu pai ensinou-o também a respeitar as mulheres. O Presidente McKay disse aos jovens: “Lembro-me da admoestação de meu pai quando, na adolescência, comecei a namorar uma jovem; ‘David, trate essa moça como você gostaria que um rapaz tratasse sua irmã’”. 11
Posteriormente, ao servir como Presidente da Igreja, fez a seguinte homenagem a seus pais: “Sou grato pelo cuidado atencioso e os ensinamentos dispensados por meus nobres pais (...), desvelo que me impediu de trilhar caminhos que me teriam conduzido a um estilo de vida totalmente diferente! A cada ano cresce minha gratidão e amor por minha mãe carinhosa e preciosa e meu nobre pai”.12
_____________________________________________________________________________
Juventude

Quando jovem, David O. McKay foi chamado para servir na presidência do quórum de diáconos. Naquela época, os diáconos eram responsáveis por manter a capela limpa, cortar lenha para os fogões da capela e providenciar para que as viúvas da ala sempre tivessem lenha. 13
Ele disse aos membros do quórum que se sentia “incapaz de desempenhar seu cargo ao ver outros que eram mais capazes de cumprir o chamado melhor do que ele, (...) [mas que] ele sentia que poderia seguir em frente com a ajuda do Senhor”. 14 Essa atitude era típica da humildade com a qual ele sempre aceitou chamados ao longo de sua vida.
Como filho do bispo, ele teve a oportunidade de conhecer pessoalmente os líderes da Igreja que visitavam a casa da família. Em certa ocasião, em julho de 1887, o Patriarca John Smith visitou-os e conferiu a ele sua bênção patriarcal. (David O. tinha 13 anos na época.) Depois da bênção, o Patriarca Smith colocou as mãos nos ombros do jovem e disse: “Meu rapaz, você tem algo a fazer além de jogar bolinhas de gude”. Pouco tempo depois, David foi à cozinha e disse à mãe: “Se ele acha que vou parar de jogar bolinhas de gude, está enganado”. Sua mãe deixou suas tarefas domésticas de lado por alguns instantes e tentou explicar o que o irmão Smith tinha em mente ao dizer aquilo. Embora nem David O. McKay nem sua mãe soubessem exatamente o que o futuro dele reservava, a experiência mostrou que o Senhor tinha maiores responsabilidades reservadas àquele rapaz. 15
No decorrer de sua adolescência, ele permaneceu ativo no serviço da Igreja e continuou a adquirir conhecimento e experiência. Em 1889, aos 15 anos de idade, foi chamado como secretário da Escola Dominical da Ala Huntsville, cargo que ocupou até 1893, quando foi chamado para servir como professor da Escola Dominical. 16 Seu grande amor pela Escola Dominical e pelo ensino continuariam no decorrer de toda a sua vida.
_____________________________________________________________________
Estudos, Serviço Missionário e Casamento

David O. McKay escreveu certa vez: “Há três épocas na vida terrena de um homem das quais depende sua felicidade aqui e na eternidade [a saber]: o nascimento, o casamento e a escolha profissional”. Abençoado por ter nascido e criado numa família justa, ele continuou a beneficiar-se de decisões sábias relacionadas aos estudos, à profissão e ao casamento.
Depois de terminar a oitava série em Huntsville, ele frequentou a Weber Stake Academy em Ogden por dois anos. Então, durante o ano escolar de 1893 a 1894, aos 20 anos de idade, ele voltou a Huntsville e trabalhou como professor na escola primária. Nessa época, sua avó materna fez uma doação de 2.500 dólares a cada um de seus filhos vivos. O dinheiro era escasso para a família McKay, e os vizinhos sugeriram que a mãe de David O. McKay, Jennette, investisse em ações. No entanto, ela declarou com firmeza: “Cada centavo irá para os estudos de nossos filhos”. 18 Assim, no segundo semestre de 1894, ele e três de seus irmãos (Thomas E., Jeanette e Annie) viajaram para Salt Lake City de carroção para frequentar a Universidade de Utah. O carroção estava carregado de farinha e jarras de frutas e atrás vinha uma vaca leiteira. 19
Acerca da experiência universitária de David O. McKay, seu filho Llewelyn escreveu: “A faculdade era importante. O amor pelo aprendizado crescia a cada dia; forjavam-se amizades profundas; e seu senso aguçado dos valores só veio a melhorar. Ele tornou-se presidente de sua classe e foi escolhido como orador da turma na formatura. (...) Ele participava dos esportes com entusiasmo e tornou-se pivô da primeira equipe de futebol americano da universidade. O evento mais importante desta época foi o fato de ter conhecido Emma Ray Riggs”.20
Durante o segundo ano de seus estudos universitários, David e seus outros irmãos estudantes alugaram uma casa que pertencia a Emma Robbins Riggs, a mãe de Emma Ray Riggs. Certo dia, a mãe e a filha estavam na janela e viram David O. e Thomas E. McKay chegarem com sua mãe. A mãe de Emma Ray comentou: “Ali estão dois rapazes que serão bons maridos de moças de sorte. Veja como eles são atenciosos com a mãe deles”. Emma
Ray comentou em seguida: “Eu gosto do moreno”, que era David O. McKay. Embora ele e Emma se vissem de tempos em tempos, só vieram a iniciar um relacionamento sério alguns anos depois. 21
Ao terminar seus estudos universitários no primeiro semestre de 1897, David O. McKay recebeu uma proposta para trabalhar como professor no Condado de Salt Lake. Ele ficou feliz com o emprego e estava ansioso para começar a ganhar dinheiro a fim de ajudar o restante da família. Contudo, na mesma época, recebeu e aceitou o chamado de servir como missionário na Grã-Bretanha.
Em 1º de agosto de 1897, foi designado pelo Presidente Seymour B. Young para servir como missionário nas Ilhas Britânicas. A primeira parte de sua missão foi em Stirling, Escócia, onde o trabalho era lento e difícil. Ele realizou seu trabalho com diligência e, em 9 de junho de 1898, foi chamado para presidir os missionários na Escócia. Ao receber o chamado, ele buscou a ajuda do Senhor. Suas responsabilidades nesse chamado deram-lhe a maturidade e a experiência de alguém de muito mais idade e prepararam-no para outras designações no futuro.
Outra experiência significativa aconteceu apenas três semanas antes de ele voltar para casa. Quando jovem, ele sempre orara para receber uma confirmação espiritual de seu testemunho. Em 29 de maio de 1899, participou de uma reunião missionária memorável. Ele escreveu: “Lembro-me, como se fosse ontem, da intensidade da inspiração recebida naquela ocasião. Todos sentiram a forte influência do Espírito do Senhor. Todos os presentes eram verdadeiramente de um só coração e uma só mente. Nunca havia sentido uma emoção como aquela. Era uma manifestação pela qual, quando jovem e cheio de dúvidas, eu tinha orado em segredo com muita sinceridade na montanha e no campo. Foi uma confirmação para mim de que a oração sincera é respondida ‘em seu devido tempo e lugar’. Ao longo da reunião, um élder, de iniciativa própria, levantou-se e disse: ‘Irmãos, há anjos nesta sala’. Por mais estranho que pareça, essa declaração não causou alarme; na verdade, parecia totalmente adequada, embora não me tivesse ocorrido que houvesse seres divinos no local. Tudo o que eu sabia era que estava sentindo uma enorme gratidão pela presença do Espírito Santo”.22
O Élder McKay terminou sua missão honrosamente e foi desobrigado em agosto de 1899.
Durante sua missão, ele correspondera-se com Emma Ray Riggs, ou “Ray”, como ele a chamava afetuosamente (seus pais tinham-lhe dado esse nome em referência aos raios de sol).
O namoro começou a florescer pelo correio entre a Escócia e Salt Lake City. Ele encontrou nela uma pessoa que estava em posição de igualdade em todos os aspectos, incluindo a inteligência, os dotes sociais e as qualidades espirituais.
Ela continuou os estudos enquanto David O. McKay estava na missão e depois de formar-se com um bacharelado em pedagogia, começou a trabalhar na Madison School em Ogden, Utah.23 Pouco depois, no segundo semestre de 1899, ele tornou-se um dos professores da Weber Stake Academy. Durante esse ano escolar, os dois sempre se encontravam num parque situado entre as duas escolas. Foi lá que, em dezembro de 1900, ele pediu-a em casamento. Ela perguntou: “Você tem certeza que sou a pessoa certa?” Ele respondeu afirmativamente.24 Em 2 de janeiro de 1901, Emma Ray Riggs e David O. McKay tornaram-se o primeiro casal a casar-se no Templo de Salt Lake no século 20.
_____________________________________________________________________________
Um Educador Prodigioso

Em 1902, aos 28 anos de idade, ele tornou-se o diretor da Weber Stake Academy. Além de muitas responsabilidades administrativas, ele continuou a participar ativamente da educação dos alunos. Ele permaneceu comprometido com a educação ao longo de toda a sua vida, acreditando que a “verdadeira educação procura não apenas transformar os homens em bons matemáticos, linguistas competentes, cientistas capazes ou literatos brilhantes, mas também em homens honestos, com virtude, temperança e amor fraternal. Ela busca formar homens e mulheres que prezam a verdade, a justiça, a sabedoria, a benevolência e o autodomínio como as aquisições de maior valor de uma vida bem-sucedida”.25
Ele acreditava que a educação era importante para todos. Serviu como diretor durante uma época em que bem poucas mulheres frequentavam a escola secundária. Ao abordar o papel importante das mulheres, ele escreveu: “Não se dá muita ênfase ao papel desempenhado pelas mulheres no estabelecimento da civilização ocidental. Nesse aspecto, estamos apenas seguindo a prática geral dos homens em todas as épocas. As mulheres carregam os fardos do lar, são as principais responsáveis pela criação dos filhos e inspiram o marido e os filhos para que tenham sucesso. Contudo, enquanto estes últimos recebem aplausos e reconhecimento público, as esposas e as mães — que verdadeiramente merecem a admiração e os elogios — permanecem apenas com seu sorriso sereno de satisfação pessoal, sem aclamação pública”.26 Ao longo de seu trabalho na Weber Stake Academy, ele ressaltou a importância da educação para ambos os sexos e a taxa de matrícula de estudantes do sexo feminino aumentou substancialmente durante sua gestão.
Durante os anos em que serviu como educador e administrador profissional na Weber Stake Academy, ele também serviu na presidência da Escola Dominical da Estaca Weber, onde desenvolveu novos programas. Na época em que foi chamado para a presidência da Escola Dominical, a organização recebia poucas diretrizes formais das autoridades gerais da Igreja.
Como segundo superintendente assistente — designado para a sala de aula — David O. McKay começou de imediato a trabalhar para melhorar o ensino e o aprendizado em sala de aula, usando os métodos que ele aprendera como educador profissional. Certo líder da Escola Dominical descreveu seu trabalho da seguinte forma:
“Primeiramente, ele realizava reuniões semanais com os membros da junta da estaca. Ele ensinava-os a preparar as aulas e a escolher um objetivo para cada lição. Ele treinava-os na organização e ilustração do objetivo. Salientava a apresentação da lição e a aplicação do objetivo na vida de cada jovem. Em seguida, havia uma reunião mensal, para a qual eram convidados todos os professores e líderes da Escola Dominical de cada ala, que previamente liam as lições a serem discutidas. (...) Após essas (...) reuniões, os professores iam para casa com inúmeras anotações sobre cada uma das quatro aulas a serem ministradas no mês seguinte. (...) [Essas reuniões] tornaram-se muito populares, e a freqüência em cada uma delas era de 90 a 100 por cento”. 27
As notícias do grande sucesso da Escola Dominical da Estaca Weber espalharam-se rapidamente. O Presidente Joseph F. Smith, que na época também servia como superintendente geral das Escolas Dominicais, ficou impressionado com as idéias inovadoras de David O. McKay no tocante ao ensino e convidou-o a escrever um artigo para o Juvenile Instructor, uma revista da Escola Dominical que existia na época.28
_____________________________________________________________________________
Apóstolo do Senhor

Ênfase no Ensino e Aprendizado

Em 9 de abril de 1906, depois de servir por seis anos na Escola Dominical da Estaca Weber, ele foi ordenado apóstolo aos 32 anos de idade. Pouco depois, foi apoiado também como segundo assistente na superintendência geral da Escola Dominical. Em seguida, tornou-se primeiro assistente em 1909 e superintendente geral de 1918 a 1934. As mesmas inovações que ele introduzira na Escola Dominical da Estaca Weber foram rapidamente postas em prática na Igreja inteira. Sentindo a necessidade de lições uniformes, ele escreveu o livro Apóstolos Antigos, que foi preparado como um dos primeiros manuais da Escola Dominical.
O nome do Élder McKay tornou-se sinônimo de Escola Dominical nos anos em que ele serviu no Quórum dos Doze, e ele ainda redigia lições para a Escola Dominical quando se tornou Presidente da Igreja. Em seu empenho para melhorar o ensino do evangelho, sua atenção voltava-se com freqüência para as crianças. Em suas palavras, as crianças vinham “do Pai puras e imaculadas, sem manchas ou fraquezas inatas. (...) Sua alma é como uma folha de papel branco na qual serão inscritas as aspirações e realizações de toda uma vida”.29 Para ele, a Escola Dominical desempenhava um papel primordial no ensino e edificação do caráter das crianças e jovens.
Tour Mundial e Presidente da Missão Européia

Outras experiências prepararam David O. McKay para um dia dirigir a Igreja no mundo inteiro. Em dezembro de 1920, ele e o Élder Hugh J. Cannon, editor da revista Improvement Era, foram designados pelo Presidente Heber J. Grant e seu primeiro conselheiro, o Presidente Anthon H. Lund, para fazer um tour em todas as missões e escolas da Igreja em todo o mundo. Durante o tour, que durou um ano, eles viajaram cerca de 100.000 quilômetros (mais do dobro da circunferência da Terra), ensinando e abençoando os membros da Igreja em todo o mundo. Apesar das dificuldades como o enjôo nas viagens marítimas, a saudade de casa e outros desafios, eles tiveram êxito na empreitada e estavam de volta na véspera do Natal em 1921. Poucos dias depois da chegada, eles fizeram um relatório detalhado para o Presidente Grant e foram desobrigados honrosamente. 30 Na primeira conferência geral após seu retorno, o Presidente Grant declarou:
“Regozijo-me por contar com a presença do irmão McKay hoje. O irmão McKay percorreu o mundo inteiro desde a última vez em que assistiu a uma conferência. Visitou nossas missões em quase todas as partes do mundo e voltou — como todo missionário ao regressar depois de proclamar o evangelho e travar conhecimento com as pessoas do mundo e com todas as diferentes religiões — com uma luz, um conhecimento e um testemunho ainda maiores da divindade da obra na qual estamos envolvidos.”31.
Quando chegou a vez de o Élder McKay discursar na conferência, ele resumiu suas viagens com um forte testemunho: “Quando saímos de casa, (...) a viagem que estávamos prestes a empreender causava-nos certo receio e preocupação. (...) O fato de termos plena consciência de nossa responsabilidade e nosso desejo de cumprir os desejos do Presidente Grant, de seus conselheiros e dos Doze, que nos haviam honrado com esse chamado, levaram-nos a buscar o Senhor como eu jamais o fizera antes em minha vida. E desejo dizer nesta tarde que a promessa feita por Moisés aos filhos de Israel pouco antes da travessia do rio Jordão rumo à Terra Prometida foi cumprida em nossas experiências. Ao buscarmos o Senhor com toda a nossa alma, Ele ofereceu-nos orientação e auxílio”.32
Pouco depois de seu retorno do tour mundial, ele foi chamado para ser o presidente da Missão Européia. Em novembro de 1922, partiu para Liverpool. Foi durante esse chamado que ele começou a ensinar o conceito de que “todo membro é um missionário”, algo que ele continuaria a salientar quando Presidente da Igreja. Como presidente de missão, reorganizou os missionários em grupos, com vários missionários agindo como élderes viajantes para ajudar a treinar os demais missionários em melhores métodos de ensino. Um de seus maiores desafios foi lidar com as reportagens negativas sobre a Igreja na imprensa. Seu método era contatar pessoalmente os editores e conversar com eles, pedindo-lhes oportunidades iguais de apresentar a verdade sobre a Igreja. Alguns editores recusavam seus pedidos, mas muitos se mostraram bastante receptivos. 33 Suas técnicas de relações públicas revelaram-se uma grande bênção para a Igreja durante o período em que ele presidiu a missão e no decorrer de seu ministério.

Apoiado para a Primeira Presidência

No segundo semestre de 1934, ele foi apoiado como segundo conselheiro do Presidente Heber J. Grant. O Presidente J. Reuben Clark Jr., que até então servira como segundo conselheiro do Presidente Grant, tornou-se o primeiro conselheiro. Embora o Presidente McKay chegasse à Primeira Presidência com uma grande experiência na Igreja, no dia em que foi apoiado ainda se sentia pequeno diante do chamado. Ele afirmou: “Como seria de esperar, estou sentindo-me assoberbado. Nos últimos dias, tenho tido dificuldade para controlar meus pensamentos e sentimentos. A felicidade e os bons sentimentos que tendem a acompanhar o grande chamado que me foi feito foram contrabalançados pela sensação de peso que me advém ao pensar na enorme responsabilidade inerente ao chamado para a Primeira Presidência”. 34
Mesmo depois de muitos anos de serviço como autoridade geral, ele admitiu que era “sempre uma espécie de provação para ele ter de pôr-se diante de um público”, pois tinha consciência da magnitude de suas responsabilidades.35
Durante os primeiros anos do Presidente McKay na Primeira Presidência, os membros da Igreja estavam às voltas com a Grande Depressão. Em 1936, a Primeira Presidência anunciou oficialmente o Programa de Segurança da Igreja, que posteriormente se tornaria o Programa de Bem-Estar da Igreja. Como apoiava fortemente o bem-estar, o Presidente McKay ressaltava que a espiritualidade e o bem-estar são sinônimos: “É importante doar roupas aos que estão desnudos, comida àqueles cuja mesa está vazia, trabalho aos desempregados, mas no final das contas, as maiores bênçãos que advirão do Plano de Segurança da Igreja são espirituais. A espiritualidade expressa-se mais no ato de doar no que no de receber. A maior bênção espiritual resulta de ajudar o próximo”.36
Após a morte do Presidente Grant em 1945, George Albert Smith tornou-se o presidente da Igreja e chamou o Presidente McKay como seu segundo conselheiro. Suas novas responsabilidades não mudaram muito em relação às anteriores, mas surgiram constantemente novas oportunidades e desafios. Um dos projetos que mais exigiram dedicação foi a designação como encarregado das comemorações do centenário da chegada dos pioneiros a Utah, que envolveram muitos meses de planejamento, além de todas as outras atividades que ele já desempenhava. As comemorações estaduais, cujo ponto alto foi em julho de 1947, foram consideradas um grande sucesso. Um jornal local escreveu o seguinte:
“Rodney C. Richardson, coordenador das comemorações do centenário da Califórnia, viajou a Salt Lake City para observar o centenário de Utah, que, segundo ele, ‘teve o melhor planejamento do país. O caráter não-comercial foi uma das qualidades marcantes do Centenário de Utah. Foi uma verdadeira comemoração histórica’.” Além dos elogios dos californianos, vários outros estados escreveram solicitando informações e materiais escritos relacionados às comemorações. 37
Quando a saúde do Presidente George Albert Smith começou a decair, as responsabilidades de seus dois conselheiros aumentaram. No primeiro semestre de 1951, o Presidente McKay e sua esposa, Emma Ray, decidiram partir de carro de Salt Lake City rumo à Califórnia para férias merecidas. Eles pararam para dormir em St. George na primeira noite, e o Presidente McKay acordou com a nítida impressão de que deveria voltar a Salt Lake City. Alguns dias depois, o Presidente George Albert Smith sofreu um derrame e faleceu em 4 de abril de 1951.
_____________________________________________________________________________
Profeta de uma Igreja Mundial

Obra Missionária e o Crescimento da Igreja

Depois de servir como apóstolo durante 45 anos, David O. McKay tornou-se o nono presidente da Igreja em 9 de abril de 1951, com Stephen L. Richards e J. Reuben Clark Jr. como conselheiros. Em 1952, a Primeira Presidência apresentou o primeiro plano de proselitismo oficial para os missionários de tempo integral. O programa fora designado para aumentar a eficácia dos missionários de tempo integral, fornecendo um esquema padronizado para as palestras a serem usadas para ensinar os pesquisadores. O programa incluía cinco palestras intituladas “O Livro de Mórmon”, “Bases Históricas da Restauração”, “Doutrinas Distintivas da Igreja”, “Responsabilidades dos Membros da Igreja” e “Tornar-se Membro da Igreja”. 38
Nove anos depois, em 1961, ele organizou o primeiro seminário para todos os presidentes de missão, que foram estimulados a incentivar as famílias a estreitarem os laços com seus amigos e vizinhos e depois convidá-los para serem ensinados pelos missionários em sua casa. 39 Ao ressaltar o conceito de “todo membro é um missionário”, ele exortava cada membro a assumir o compromisso de trazer pelo menos um novo membro para a Igreja a cada ano. Também foi estabelecido nesse ano um instituto de treinamento de idiomas para os missionários recém chamados. Com essas novas iniciativas, o número de membros da Igreja e de missionários de tempo integral cresceu rapidamente. Sob sua direção, o número de estacas cresceu mais que o dobro, ultrapassando a marca das 500. Novas estacas formaram-se em todo o mundo em países como Argentina, Austrália, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Guatemala, México, Holanda, Samoa, Escócia, Suíça, Tonga e Uruguai. Também em 1961, para fazer frente a esse enorme crescimento, os membros do Primeiro Quórum dos Setenta foram ordenados sumos sacerdotes a fim de poderem presidir conferências de estaca, e o novo ofício de representante regional dos Doze foi estabelecido em 1967.

Viagens como Presidente

O Presidente McKay viajou mais quilômetros do que a soma de todos os seus antecessores. Em 1952, ele começou a primeira de uma série de várias viagens importantes: uma viagem de nove semanas na Europa, onde visitou nove países e várias missões. Na primeira escala, a Escócia, ele dedicou a primeira capela desse país, situada em Glasgow. No decorrer do restante da viagem, ele realizou cerca de 50 reuniões com os membros da Igreja, concedeu inúmeras entrevistas e foi recebido por autoridades de vários países. 40 Em 1954, ele viajou para a missão isolada da África do Sul — a primeira autoridade geral a visitar essa área. Na segunda parte de sua viagem, visitou os membros da Igreja na América do Sul. Em 1955, visitou o Pacífico Sul e posteriormente, no verão desse mesmo ano, voltou à Europa com o Coro do Tabernáculo.
Ele sentia que suas viagens proporcionavam aos membros da Igreja “um sentimento mais real de que eles não são peças isoladas, mas na verdade parte da Igreja como um todo”. 41 Pela primeira vez, a Igreja estava tornando-se verdadeiramente global. O Presidente McKay declarou: “Deus abençoe a Igreja. Ela está no mundo inteiro. Sua influência deve ser sentida por todas as nações. Que seu espírito influencie os homens em todas as partes e inspire o coração deles para a boa vontade e a paz”. 42

Aumento no Número de Templos

Enquanto estava na Europa em 1952, ele tomou as providências necessárias para a construção de novos templos, os primeiros a serem edificados fora dos Estados Unidos e Canadá. O Templo de Berna Suíça foi dedicado em 1955 e o Templo de Londres Inglaterra em 1958. Durante sua presidência, foram dedicados ainda o Templo de Los Angeles Califórnia (1956), o Templo de Hamilton Nova Zelândia (1958) e o Templo de Oakland Califórnia (1964). Sob sua direção, começaram a ser usados filmes para a sessão de investidura no templo, possibilitando o recebimento da ordenança em vários idiomas.

Coordenação e Consolidação

Em 1960, a Primeira Presidência designou o Élder Harold B. Lee para estabelecer a Correlação na Igreja, com o objetivo de coordenar e consolidar os programas da Igreja, reduzindo as superposições e aumentando a eficiência e a eficácia. Na conferência geral em que anunciou essa iniciativa, o Élder Lee afirmou: “Essas medidas (...) estão há muito na mente do Presidente McKay e agora como Presidente da Igreja ele está instruindo-nos a seguir em frente, para que consolidemos a fim de tornar mais eficiente e eficaz o trabalho do sacerdócio, das auxiliares e das outras unidades no sentido de cumprirmos o propósito principal para o qual a própria Igreja foi organizada”.43

Embaixador da Igreja

Entre as pessoas de outras religiões, o Presidente McKay era considerado um importante líder espiritual. Ele reunia-se regularmente com líderes de países e autoridades governamentais locais. Ele também recebeu a visita de presidentes dos Estados Unidos, incluindo Harry S. Truman, John F. Kennedy e Dwight D. Eisenhower. Em certa ocasião, o presidente norte-americano Lyndon B. Johnson, que telefonava para o Presidente McKay com freqüência, convidou-o a ir a Washington, D.C. para receber conselhos pessoais em diversos assuntos que o preocupavam. Durante a visita, o Presidente McKay disse-lhe: “Deixe sua consciência guiá-lo. Mostre às pessoas que você é sincero, e elas o seguirão”.44

Orador e Líder Amado

A partir de sua juventude e ao longo de sua vida, o Presidente McKay estudou as palavras de grandes autores e com freqüência ensinava usando passagens que memorizara. Por exemplo, ele disse aos membros da Igreja: “O coração do poeta inglês Wordsworth saltou quando ele contemplou um arco-íris no céu. O coração do poeta escocês Burns chorou quando seu arado esmagou uma margarida. O poeta inglês Tennyson podia arrancar uma flor de uma parede com heras e ver, ao ler nela o mistério, ‘tudo o que Deus e o homem são’. Todos esses homens notáveis, assim como tantos outros, mostraram a nós, nas obras da natureza, a obra de Deus”. 45
Os membros da Igreja adoravam ouvir o Presidente McKay discursar. Seus discursos costumavam conter histórias inspiradas de suas muitas experiências e ele sempre recorria ao bom humor. Ele gostava de contar a história de um menino que entregava jornais e que apertou a mão dele antes de ele entrar num elevador. Então, o menino correu escada acima para cumprimentar o profeta idoso quando ele saísse do elevador no andar acima. O menino disse: “Eu queria apenas apertar sua mão mais uma vez antes de o senhor morrer”. 46
Os discursos que ele proferia nas conferências gerais ressaltavam a importância do lar e da família como fonte de felicidade e como a defesa mais segura contra as provações e tentações. O axioma “nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar” sempre era repetido quando ele incentivava os pais a passarem mais tempo com os filhos e a ensinarem-lhes acerca do caráter e integridade. Ele ensinou: “O coração puro num lar puro resulta numa maravilhosa proximidade com o céu”. 47 Ele chamava o lar de “unidade básica da sociedade” e declarava que “a paternidade e a maternidade são próximas da divindade”.48
Ele falava sobre a santidade do casamento e mencionava com freqüência o amor que sentia por sua família e sua esposa, Emma Ray. Seu casamento de mais de 60 anos tornou-se a união modelo para as gerações futuras de santos dos últimos dias. Ele admoestou os membros da Igreja: “Ensinemos aos jovens que a relação do casamento é uma das obrigações mais sagradas conhecidas pelo homem ou que o homem é capaz de assumir”. 49
Quando sua saúde começou a falhar em meados dos anos 1960, ele logo começou a passar boa parte de seu tempo em cadeira de rodas e chamou conselheiros adicionais para a Primeira Presidência. Apesar de seu estado físico cada vez mais debilitado, ele continuou a dirigir a Igreja e a ensinar, liderar e inspirar. Pouco antes de sua morte, ele fez uso da palavra numa reunião no Templo de Salt Lake com as Autoridades Gerais da Igreja. O Élder Boyd K. Packer, que estava presente à reunião, relatou essa experiência da seguinte forma:
“[O Presidente McKay] falou sobre as ordenanças do templo e fez fartas citações das cerimônias. Ele explicou-as para nós. (Como estávamos no templo, não era inadequado.) Depois de falar por algum tempo, ele fez uma pausa e ficou olhando para o teto em profunda meditação.
Lembro que ele estava com as grandes mãos à frente, com os dedos entrelaçados. Ele ficou com ar pensativo, como o de alguém que reflete sobre uma pergunta profunda. Em seguida, ele disse: ‘Irmãos, acho que finalmente estou começando a compreender’.
Ali estava ele, o profeta — um apóstolo por mais de meio século e mesmo assim ele estava aprendendo, crescendo. Sua expressão ‘acho que finalmente estou começando a compreender’ foi de grande consolo para mim.”50 Embora tivesse um enorme entendimento do evangelho e uma grande experiência na Igreja, o Presidente McKay era humilde o suficiente para perceber que ainda podia aprender e descobrir níveis mais profundos de significado.
Depois de servir como profeta do Senhor por quase 20 anos, o Presidente David O. McKay faleceu em 18 de janeiro de 1970 em Salt Lake City, Utah, com sua esposa, Emma Ray, e cinco de seus filhos, em seu leito de morte. Numa homenagem a ele, o Presidente Harold B. Lee declarou que ele “deixara o mundo mais rico e o céu mais glorioso pelos ricos tesouros que ele trouxe a cada um deles”. 51 Acerca do legado de David O. McKay, seu sucessor, o Presidente Joseph Fielding Smith, declarou: “Ele era um homem de grande força espiritual, um líder nato e um homem amado por seu povo e honrado pelo mundo. Para sempre, os homens se erguerão e bendirão em uníssono seu nome”. 52

Notas
1. Ver Jeanette McKay Morrell, Highlights in the Life of President David O. McKay (1966), pp. 6–8.
2. Ver Highlights in the Life of President David O. McKay, pp. 8–10.
3. Llewelyn R. McKay, Home Memories of President David O. McKay (1956), p. 6.
4. Ver Highlights in the Life of President David O. McKay, pp. 22–23.
5. Ver Highlights in the Life of President David O. McKay, pp. 24–25.
6. Bryant S. Hinckley, “Greatness in Men: David O. McKay”, Improvement Era, maio de 1932, p. 391; alterações na disposição dos parágrafos.
7. Jay M. Todd e Albert L. Zobell Jr., “David O. McKay, 1873–1970”, Improvement Era, fevereiro de 1970, p. 12.
8. Ver Francis M. Gibbons, David O. McKay: Apostle to the World, Prophet of God (1986), pp. 12–13.
9. “Peace through the Gospel of Christ”, Improvement Era, março de 1921, pp. 405–406.
10. Ver Cherished Experiences from the Writings of President David O. McKay, comp. por Clare Middlemiss, ed. rev. (1976), pp. 8–9.
11. Gospel Ideals (1953), p. 459.
12. “Expressions of Gratitude and the Importance and Necessity for the Conservation and Training of Youth”, The Instructor, novembro de 1966, p. 413.
13. Ver Highlights in the Life of President David O. McKay, p. 28.
14. Leland H. Monson, “David O. McKay Was a Deacon, Too”, Instructor, setembro de 1962, p. 299.
15. Ver Highlights in the Life of President David O. McKay, p. 26.
16. Ver Highlights in the Life of President David O. McKay, p. 28.
17. David Lawrence McKay, My Father, David O. McKay (1989), p. 120.
18. Ver Highlights in the Life of President David O. McKay, p. 31.
19. Ver Home Memories of President David O. McKay, pp. 8–9.
20. Home Memories of President David O. McKay, p. 9.
21. Ver My Father, David O. McKay, pp. 1–2.
22. Ver Cherished Experiences from the Writings of President David O. McKay, pp. 4–5; alterações na disposição dos parágrafos.
23. Ver Home Memories of President David O. McKay, p. 171.
24. Ver My Father, David O. McKay, pp. 4–6.
25. Treasures of Life, comp. por Clare Middlemiss (1962), p. 472.
26. “Pioneer Women, Heroines of the World”, Instructor, julho de 1961, p. 217.
27. George R. Hill, “President David O. McKay . . . Father of the Modern Sunday School”, Instructor, setembro de 1960, p. 314; alterações na disposição dos parágrafos.
28. Ver Instructor, setembro de 1960, p. 314; ver também “The Lesson Aim: How to Select It; How to Develop It; How to Apply It”, Juvenile Instructor, abril de 1905, pp. 242–245.
29. “The Sunday School Looks Forward”, Improvement Era, dezembro de 1949, p. 804.
30. Ver Highlights in the Life of President David O. McKay, pp. 66–72.
31. Conference Report, abril de 1922, p. 16.
32. Conference Report, abril de 1922, p. 63.
33. Ver Keith Terry, David O. McKay Prophet of Love (1980), pp. 89–93.
34. Conference Report, outubro de 1934, pp. 89–90.
35. Conference Report, outubro de 1949, p. 116.
36. Pathways to Happiness, comp. por Llewelyn R. McKay (1957), p. 377; alterações na disposição dos parágrafos.
37. Ver Highlights in the Life of President David O. McKay, pp. 95–96.
38. Ver Deseret News, seção da Igreja, 9 de abril de 1952, p. 9.
39. Ver “Every Member a Missionary”, Improvement Era, outubro de 1961, pp. 709–711, pp. 730–731.
40. Ver My Father, David O. McKay, pp. 217–237.
41. Gospel Ideals (1953), p. 579.
42. Conference Report, outubro de 1952, p. 12.
43. Conference Report, outubro de 1961, p. 81.
44. Ver Highlights in the Life of President David O. McKay, pp. 262–266.
45. Conference Report, outubro de 1908, p. 108.
46. Ver David O. McKay: Apostle to the World, Prophet of God, pp. 232–233.
47. Conference Report, abril de 1964, p. 5.
48. Pathways to Happiness, p. 117.
49. Pathways to Happiness, p. 113.
50. The Holy Temple (1980), p. 263.
51. Stand Ye in Holy Places: Selected Sermons and Writings of President Harold B. Lee (1975), p. 178.
52. Conference Report, abril de 1970, p. 4.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar