Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Jareditas

3 – Os Jareditas. – “Das duas nações cujas histórias constituem o Livro de Mórmon, a primeira, em ordem cronológica, é a do povo de Jared, que seguiu seu líder desde a torre de Babel, na época da confusão das línguas. Sua história foi escrita sobre vinte e quatro placas de ouro, por Éter, o último de seus profetas, que, prevendo a destruição de seu povo por causa da iniquidade, escondeu as placas históricas. Elas foram encontradas em 123 A.C., por uma expedição enviada pelo rei Limhi, governante dos Nefitas. O registro gravado sobre essas placas foi, posteriormente , resumido por Morôni, que o anexou ao Livro de Mórmon. Esse resumo aparece na tradução moderna sob o nome de Livro de Éter.
“O nome do primeiro e principal profeta dos Jareditas não é mencionado no registro que possuímos; ele é conhecido apenas como o irmão de Jared. Sobre o povo, aprendemos quer, em meio à confusão de Babel, Jared e seu irmão pediram ao Senhor que os poupasse, juntamente com seus companheiros, da dispersão iminente. Suas orações foram atendidas e o Senhor os guiou, com um número considerável de pessoas que, como eles, não se haviam contaminado com a idolatria para longe de seus lares, prometendo conduzi-los a uma terra escolhida sobre todas as outras. A rota de sua viagem não é dada com exatidão; somente sabemos que alcançaram o oceano e lá construíram oito embarcações, nas quais se fizeram ao mar. Esses barcos eram pequenos, e seu interior escuro; mas o Senhor fez com que algumas pedras se tornassem luminosas, as quais forneceram a claridade necessária aos viajantes. Depois de uma viagem de trezentos e quarenta e quatro dias, a colônia desembarcou numa praia do oeste da América do Norte, provavelmente em um lugar ao sul do golfo da Califórnia, e ao norte do istmo do Panamá.
“Ali, a colônia transformou-se numa nação florescente; mas, em consequência de dissensões internas, dividiu-se em grupos que lutaram entre si até que todo o povo fosse destruído. Esta destruição, que ocorreu perto da colina Ramah, mais tarde conhecida entre os nefitas como Cumorah, deu-se, aproximadamente, na época do desembarque de Leí na América do Sul, 590 A.C.” – O autor, Regras de Fé, capítulo 14.
ÉLDER JAMES E. TALMAGE – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Jesus, O Cristo, Notas do Capítulo II, pp.15-16.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar