Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Pensamento


O ser humano não apenas se torna o que pensa, mas geralmente vem a parecer-se com o que pensa.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.103.

É nosso privilégio armazenar em nossa memória bons e grandes pensamentos e trazê-los ao palco de nossa mente sempre que quisermos. Quando o Senhor enfrentou suas três grandes tentações no deserto, imediatamente refutou o demônio com escrituras apropriadas que Ele havia armazenado em sua memória.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – Guia de Estudo Pessoal do Sacerdócio de Melquisedeque – 1 – Lição 2 p.6.

Ninguém tem o direito arbitrário de moldar os pensamentos de outrem, porém isso não quer dizer que os pensamentos de uma pessoa seja assunto exclusivamente seu. Cada um de nós inevitavelmente influência o próximo através do caráter moldado por seus pensamentos e ações. Cada um de nós é parte da humanidade e dá algo de si aos semelhantes, assim como recebe deles.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.106.

Quanto menos os homens pensam, mais eles falam.
MONTESQUIEU (1689-1755) – Filósofo Francês.

O Espírito Santo comunica-se com o espírito mais por meio da  mente do que dos sentidos físicos. Essa orientação vem na forma de pensamentos, sentimentos, impressões e sussurros. Nem sempre é fácil descrever a inspiração. As escrituras ensinam-nos que podemos “sentir” as palavras da comunicação espiritual mais do que as ouvir, e ver com os olhos espirituais mais do que com os mortais. (ver 1 Néfi 17:45).
MANUAL DA ESCOLA DOMINICAL – Livro de Mórmon p.22-23

Somente através da limpeza e pureza de pensamentos, de palavras e de obras, podemos desfrutar perfeitamente da inspiração do Senhor.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY  – Guia De Estudo Pessoal Do Sacerdócio de Melquisedeque vol. 2 – lição 01, p.1.

O que sinceramente pensamos de Cristo em nosso coração determinará o que somos, determinará grandemente quais serão nossos atos. Nenhuma pessoa pode estudar essa personalidade divina e aceitar Seus ensinamentos sem sentir uma influência edificante e refinadora dentro de si mesma.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja lição 1 p.8.

Aquele que acalenta uma bela visão, um magnífico ideal em seu coração, algum dia conseguirá concretizá-los. Cristóvão Colombo acalentou a visão de um outro mundo e o descobriu; Nicolau Copérnico acalentou a visão de uma multiplicidade de mundos e um universo mais amplo, e o revelou; Buda contemplou a visão de um mundo espiritual de beleza imaculada e perfeita paz, e conseguiu chegar lá.
JAMES ALLEN – O Milagre do Perdão p.105.

Semeie pensamentos, e colha atos;
Semeie atos, e colha hábitos;
Semeie hábitos, e colha caráter;
Semeie caráter, e colha um destino eterno.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – O Milagre do Perdão p.114.

Sem dúvida, assim como o homem pensa, assim ele age. Se pensar nalguma coisa por muito tempo, é bem provável que a execute,  seja roubo, pecado moral ou suicídio. Portanto, a ocasião exata para proteger-se contra a calamidade é quando o pensamento começa a se formar. Destrua a semente e a planta nunca crescerá. Somente o homem, dentre todas as criaturas da terra, pode mudar seus padrões de pensamento e tornar-se o arquiteto do seu destino.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – O Milagre do Perdão p.113.

Um famoso artista disse que nunca se permitiria olhar um desenho ou pintura inferior, nem fazer qualquer coisa vulgar, ou desmoralizante, a fim de que a familiaridade com essas coisas não corrompesse seus próprios ideais e fosse externada através de seu pincel.
AUTOR DESCONHECIDO – O Milagre do Perdão p.114.

Se temos pensamentos maus, nossa língua dirá coisas impuras... Se nossa mente se concentra em coisas carnais e nos males do mundo, então o mundanismo e iniquidade nos parecerão a maneira normal de vida. Se ponderarmos em nossa mente coisas relacionadas à imoralidade sexual, logo estaremos pensando que todos são imorais e impuros, e isto derrubará a barreira entre nós e o mundo. E o mesmo acontece com todo outro pensamento impróprio, impuro e iníquo.
BRUCE R. McCONKIE – Manual do Velho Testamento p.15.

Nossos Pensamentos Acabam Por Moldar Nossos atos.
"No arsenal do pensamento, (o homem) forja as armas com as quais se autodestruirá, talha também as ferramentas com as quais construirá para si próprio as mansões celestiais de felicidade, força e paz ... Entre esses dois extremos, estão todos os graus do caráter, e o homem é o seu criador e senhor ... O homem é o senhor do pensamento, o modelador do caráter, o criador e modelador das condições, meio-ambiente e destino." [James Allen, As a Man Thinketh ,pp. 5-6.)
Por mais que se tente, não se consegue dar a devida ênfase à relação que existe entre o caráter e o pensamento. De que modo alguém pode tornar-se no que não está pensando? Tampouco é qualquer pensamento, quando persistentemente alimentado, tão pequeno que não cause seus efeitos. A "divindade que molda nossos objetivos" está, sem dúvida, dentro de nós. É o nosso próprio eu ...
O efeito cumulativo do pensamento, e o seu poder sobre as circunstâncias da vida, são admiravelmente expressos por James Allen:
"O homem não vai para o asilo ou para a cadeia por causa da tirania do destino ou por mera circunstância, mas pelo caminho dos pensamentos indignos e desejos abomináveis. Tampouco um homem de mente pura cai de repente na senda do crime devido a pressões ou forças meramente externas; o pensamento criminoso vinha há muito tempo sendo secretamente acalentado no coração e, quando chegou a oportunidade, revelou-se com todo poder e força que conseguiu reunir. A circunstância não faz o homem; ela o revela a si mesmo. Não existem nem podem existir condições que induzam alguém a descer às profundezas do vício e seus inevitáveis sofrimentos, sem que haja inclinação para tal, ou a ascender às alturas da virtude e da pura felicidade que ela origina, sem o cultivo contínuo das aspirações virtuosas. E o homem, como senhor e dono de seus pensamentos, é o criador de si mesmo, o modelador e autor do meio...
Se o homem alterar radicalmente seus pensamentos, ficará atônito com a rápida transformação que efetuará nas condições materiais de sua vida. O ser humano imagina que o pensamento pode conservar-se secreto, mas não pode; ele prontamente se cristaliza em hábito, e o hábito solidifica-se em ações." (As a Man Tbinketh, pp. 16,26-27.)
Essa "solidificação de ações" é a chave da maior parte das histórias de sucesso que lemos. O homem de sucesso pensa que ele pode fazer.
Como alguém expressou breve e acertadamente:
"Quer você pense que pode ou não pode, você está certo." " [Spencer W. Kimball, O Milagre do Perdão, pp. 104-105.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.232-233.

O homem não vai para o asilo ou para a cadeia por causa da tirania do destino ou mera circunstância, mas pelo caminho dos pensamentos indignos e desejos abomináveis. Tampouco um homem de mente pura cai de repente na sendo do crime devido a pressões ou forças externas; o pensamento criminoso vinha há muito tempo sendo secretamente acalentado no coração. E quando chegou a oportunidade revelou-se com todo poder e força que conseguiu reunir. A circunstância não faz o homem, ela o revela a si mesmo. Não existem nem podem existir condições que induzam a alguém a descer às profundezas do vício e seus inevitáveis sofrimentos, sem que haja inclinação para tal, ou a ascender às alturas da virtudes e da pura felicidade que ela origina, sem o cultivo contínuo das aspirações virtuosas. E o homem, como senhor e dono de seus pensamentos, é o criador de si mesmo, o modelador e autor do meio... Se o homem alterar radicalmente seus pensamentos, ficará atônico com a rápida transformação que efetuará nas condições materiais de sua vida. O ser humano imagina que o pensamento pode conservar-se secreto, mas não pode; ele prontamente se cristaliza em hábito e o hábito solidifica-se em ações.
PRESIDENTE DAVID O McKAY – O Milagre do Perdão p.105.

Vós não sereis apenas responsáveis pelas coisas que fazeis, mas também por todos vossos pensamentos.
DR. KARL G MAESER – A Liahona junho 1989 p.2.

Vós sereis responsáveis por vossos pensamentos, porque, quando vossa vida mortal terminar, ela terá sido a soma de vossos pensamentos. Essa ideia tem sido uma benção durante toda minha vida, e me tem ajudado em muitas ocasiões a evitar pensamentos impróprios, porque compreendi que, quando minha vida terminar, eu serei o produto de meus pensamentos.
PRESIDENTE GEORGE A. SMITH – A Liahona junho 1989 p.2.

Pensamentos levam a atos, atos levam a hábitos, hábitos formam o caráter – nosso caráter determinará nosso destino eterno.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – A Liahona junho 1989 p.2.

O homem dorme o sono da morte, mas o espírito vive onde são mantidos os registros de seus atos. O homem dorme por algum tempo na sepultura, e pouco a pouco levanta-se dos mortos e vai para julgamento; então os pensamentos secretos de todos os homens com quem ele tem algo a ver, ser-lhe-ão revelados, não poderemos escondê-los; será inútil alguém alegar: “Eu não fiz isso ou aquilo”. De imediato será lido o registro de sua vida e deixado que testifique em relação a sua desculpa, e todos poderão contemplar abismados tudo o que for dito.
PRESIDENTE JOHN TAYLOR – O Milagre do Perdão p.109.

Uma face humana eu gosto de ver
E delinear as paixões da alma.
Nela o espírito escreve,
Como num rol, cada pensamento e sentimento.
Lá a mente conta todas as suas maldades,
E revela seus mais nobres feitos;
Assim como o ressoar dos sinos
Proclama finados ou uma festa de casamento.
AUTOR DESCONHECIDO – O Milagre do Perdão p.104.

É nosso privilégio armazenar em nossa memória bons e grandes pensamentos e trazê-los ao palco de nossa mente sempre que quisermos. Quando o Senhor enfrentou suas três grandes tentações no deserto, imediatamente refutou o demônio com escrituras apropriadas que Ele havia armazenado em sua memória.
PRESIDENTE EZRA TAFT BENSON – Guia De Estudo Pessoal Do Sacerdócio De Melquisedeque, vol. 1, lição 2 p.6.

O homem é literalmente o que ele pensa ser, sendo o seu caráter a soma total de todos os seus pensamentos. O ser humano não apenas se torna o que pensa, mas geralmente vem a parecer-se com o que pensa. Se ele adora o deus da guerra, linhas duras tendem a aparecer em sua face. Se adora o deus da luxúria, a devassidão marcará suas feições. Se adora o deus da paz e da verdade, a serenidade coroará seu semblante.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.103-104.

O ser humano imagina que o pensamento pode conservar-se secreto, mas não pode; ele prontamente se cristaliza em hábito e o hábito solidifica-se em ações.
JAMES ALLEN – O Milagre do Perdão p.105.

Assim como a planta nasce da semente, e não poderia existir sem ela, todo ato humano nasce das sementes escondidas do pensamento, e não poderiam ter surgido sem elas. Isso aplica-se igualmente aos atos chamados “espontâneos” e “impensados” e aos deliberadamente executados... No arsenal do pensamento (o homem) forja as armas com as quais se autodestruirá; talha também as ferramentas com as quais construirá para si próprio mansões celestiais de felicidade, força e paz... Entre esses dois extremos estão todos os graus do caráter, e o homem é o seu criador e senhor... O homem é o senhor do pensamento, o modelador do caráter, o criador e modelador das condições, meio ambiente e destino.
JAMES ALLEN – O Milagre do Perdão p.104.

Quando um homem pervertido nasce novamente, seus hábitos são mudados, seus pensamentos purificados, suas atitudes regeneradas e elevadas, suas atitudes postas em plena ordem, e tudo nele que estava sujo, corrompido ou estragado passa a ser limpo e imaculado.
PRESIDENTE SPENCER W KIMBALL – O Milagre do Perdão p.333.

O tipo de vida que levarmos, nossa disposição e nossa própria natureza serão determinados por nossos pensamentos, dos quais os atos são apenas a expressão externa. O pensamento é a semente da ação.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 23, pp.236-237.

Os pensamentos tornam-nos o que somos. De modo tão certo e definitivo quanto o tecelão cria flores e outras figuras com a linha de seu tear, a cada momento os pensamentos agem num vai-e-vem que forma o caráter e modela nossos traços. Os pensamentos elevam nossa alma para o céu ou rebaixam-na para o inferno.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 23, pp.237.

Nenhum princípio da vida foi salientado com mais insistência pelo Grande Mestre do que a necessidade de controlarmos nossos pensamentos da maneira correta. Para Ele, o homem não era o que meramente mostravam as aparências externas nem o que ele professava ser com suas palavras: o que o homem pensava é o que determinava em todos os casos o que ele de fato era. Nenhum professor ressaltou a seguinte verdade com mais ênfase do que Ele: “como imaginou no seu coração, assim é ele”. [Ver Provérbios 23:7.] (...)
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 23, pp.237.

Seus ensinamentos a respeito dos deveres do homem para consigo mesmo e para com o próximo são permeados pela seguinte verdade: o pensamento, em todos os casos, determina o direito do homem à felicidade ou sua condenação pelo pecado. (...)
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 23, pp.237.

Ninguém pode esconder-se de seus pensamentos nem escapar de suas conseqüências inevitáveis.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 23, pp.237.

O Salvador sabia que se a mente fosse dominada da maneira correta e se os pensamentos e tendências ruins fossem combatidos, o mau ato seria minimizado. Jesus não reduz a seriedade desses atos nem diz que não seremos punidos por eles. Todavia, Ele ressalta a necessidade premente de mantermos nossos pensamentos limpos e nossa mente pura. Uma árvore ruim produz frutos ruins; uma árvore boa produz bons frutos. Mantenham a árvore pura, os pensamentos puros, e os frutos serão puros, bem como a vida.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 23, pp.237-238.

Assim como leves folhas indicam a direção do vento, pequenas coisas indicam o rumo que tomam os sentimentos e pensamentos de uma pessoa.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 23, pp.238.

O caráter brota das profundezas da alma. Dize-me o que pensas quando não tiveres que pensar, e direi quem és.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 23, p.237.

Um caráter íntegro nada mais é que o resultado de esforços e pensamentos contínuos, o efeito de um convívio prolongado com pensamentos divinos.
PRESIDENTE DAVID O. McKAY – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: DAVID O, McKAY, Capítulo 23, p.238.

Num mundo que chafurda na imundície, sejam puros em linguagem, pensamento, aparência e vestuário.
PRESIDENTE GORDON B. HINCKLEY – A Liahona Maio 2007, p.62.

A primeira vista, certas coisas podem parecer inofensivas. Pensamentos, palavras e imagens são apresentadas em nossa mente sutilmente e de maneira sofisticada. Primeiro vêm os pensamentos, que são transformados em palavras. Ninguém diz palavras vulgares ou grosseiras sem antes haver pensado nelas.
PRESIDENTE ARDETH G. KAPP - Presidente Geral das Moças – A Liahona, Janeiro de 1991, p.105.

O Presidente David O. McKay aconselhou: “Rogo-vos que tenhais pensamentos puros.” E declarou esta grande verdade: “Toda ação é precedida por um pensamento. Se desejamos controlar nossas ações, precisamos controlar nossos pensamentos.” Irmãs, tende bons pensamentos, e agireis corretamente.
PRESIDENTE DAVID O. MCKAY citado por PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona, Janeiro de 1991, p.110.

(…) A Igreja aconselha os membros a serem recatados na maneira de vestirem-se e portarem-se e a absterem-se de pensamentos ruins que resultarão em palavras obscenas e a atitudes vis e inadequadas. Para alcançar o maior grau de felicidade no santo matrimônio, devem-se manter puras as fontes da vida.4
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p. 186.

Vivam a lei da castidade com mais perfeição do que jamais o fizeram antes tendo pensamentos puros.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 20, p. 187.

A origem do pensamento foi plantada em nossa organização desde o início, quando foi criado nosso ser. Não quero dizer com isso como ele lá chegou ou quem o colocou lá. O pensamento teve origem juntamente com nosso ser individual, o qual foi organizado para ser tão independente como qualquer outro na eternidade.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.51.

A origem do pensamento e da reflexão encontra-se dentro de nós mesmos. Pensamos porque existimos, e somos suscetíveis às influências exteriores, movidos a sentir o relacionamento que temos com os objetos externos. Assim, pensamentos de vingança ou de bênção se levantarão na mesma mente, conforme for influenciada pelas circunstâncias exteriores.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos de Brigham Young, p.52.

Se nossas ações e pensamentos diários forem fundamentados em Jesus Cristo, e se fizermos Dele o nosso alicerce seguro, desenvolveremos Seus atributos e seremos mais semelhantes a Ele.
Manual Básico da Mulher SUD – Parte B – Jesus Cristo, Nosso Alicerce Seguro, lição 01, p.09.

A virtude é parente da santidade, um atributo divino. O portador do sacerdócio deve buscar ansiosamente aquilo que é virtuoso e amável, e não o que é degradante e sórdido. A virtude adornará seu pensamento incessantemente. (D&C 121:45). Como pode qualquer homem ceder aos males da pornografia, da linguagem indecorosa ou da vulgaridade, e ainda considerar-se totalmente virtuoso? (A Liahona, janeiro de 1987)
GUIA DE ESTUDO PESSOAL DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE 4, Lição 7, p.27.

Gosto deste pensamento: “Sua mente é uma despensa, e você enche as prateleiras”. Cuidemos para que nossa despensa e a de nossos familiares estejam cheias de coisas que proporcionarão segurança para nossa alma e nos permitirão voltar à presença de nosso Pai Celestial. Essas prateleiras devem estar cheias de conhecimento do evangelho, fé, oração, amor, serviço, obediência, exemplo e bondade.
PRESIDENTE THOMAS S. MONSON – A Liahona maio de 2005, p.19.

Quando chegar a tentação, você pode inventar uma tecla imaginária para apagá-la da mente, talvez a letra de um hino favorito. É sua mente que está no comando. O seu corpo é apenas seu instrumento. Quando um pensamento indigno forçar caminho para dentro da mente, substitua-o usando a tecla de apagar. A música digna é muito poderosa e pode ajudá-lo a controlar seus pensamentos.
PRESIDENTE BOYD K. PACKER – Presidente do Quorum dos Doze Apóstolos – A Liahona, Nov 2009, p. 46.



Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar