Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Ingratidão

O homem é dado a esquecer o quanto depende de Deus, quando não enfrenta problemas sérios na vida.
GRANT VON HARRISON – Invocando Os Poderes Do Céu.

O profeta Joseph Smith disse uma vez que um dos maiores pecados dos quais os santos dos últimos dias seriam culpados é o pecado da ingratidão. Presumo que muitos de nós não temos pensado nisso como um grande pecado. Muitos de nós somos inclinados, nas orações e nas súplicas para com o Senhor, a pedir bênçãos adicionais. Às vezes sinto que precisamos devotar uma parte maior de nossas orações a expressões de gratidão e ação de graças pelas bênçãos já recebidas. Desfrutamos tantas.
PROFETA JOSEPH SMITH citado por BISPO HENRY B. EYRING – A Liahona janeiro de 1990, p.12.

Acredito que um dos maiores pecados de que os habitantes da terra são culpados, atualmente, é o da ingratidão... Quando surge um homem dotado de dons extraordinários ou de grande inteligência, isso acontece para que ele sirva de instrumento na descoberta de algum princípio importante, e o indivíduo – com o apoio do mundo – atribui a si próprio a sua grande inteligência e sabedoria. O sucesso ele deve apenas às suas próprias energias, trabalho e capacidade mental. Não reconhece a mão de Deus em nada que se relacione com suas vitórias, mas ignora-a completamente e toma para si a honra. Isto se aplica a quase todo o mundo. Em todas as grandes descobertas da ciência, da arte, da mecânica e em todo o progresso material da época, o mundo diz: “Nós fizemos isso”. O indivíduo diz: “Eu fiz isso”, e não dá honra ou crédito a Deus. Nas revelações dadas ao profeta Joseph Smith, está escrito que, por causa disso, Deus não está satisfeito, mas irado com os habitantes da terra, pois não reconhecem Sua mão em todas as coisas.
PROFETA JOSEPH SMITH – Manual Da Escola Dominical – Livro de Mórmon p.158.

A ingratidão é um pecado que atravessa os séculos.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 15, p.176.

INGRATIDÃO PELO PLANO DE SALVAÇÃO.  A Ingratidão, penso eu, é o mais predominante dos pecados, e um dos maiores, porque toda alma que se recusa a acatar a verdade, não quer andar na luz e entendimento dos mandamentos que Jesus Cristo tem dado, é ingrata.
PRESIDENTE JOSEPH FIELDING SMITH – Doutrinas de Salvação, Vol. II, p. 4.

NENHUM HOMEM PODE PAGAR SEU DÉBITO
(17-21) A Inobservância dos Mandamentos E uma Evidência da Falta de Gratidão pela Expiação.
"É impossível a fracos mortais, e todos somos. fracos, compreender plenamente a extensão do sofrimento do Filho de Deus, Não conseguimos imaginar o preço que ele teve de pagar... Entretanto, está ao nosso alcance saber e entender que a cruciante agonia de seu sacrifício nos trouxe as maiores bênçãos que poderiam ser concedidas. Além disso, somos capazes de compreender que esse sofrimento extremo - que estava muito acima do poder do homem mortal cumprir ou suportar - foi assumido por causa do grande amor que o Pai e o Filho tinham à humanidade.
Somos extremamente ingratos para com nosso Pai e seu amado Filho, quando nos recusamos a guardar os mandamentos em toda humildade com coração quebrantado e espírito contrito. A violação de qualquer mandamento divino é um ato de suma ingratidão, considerando tudo o que nos foi feito, por meio da expiação de nosso Salvador.
Nunca seremos capazes de saldar a dívida. O agradecimento de nosso coração deveria chegar a transbordar em amor e obediência por sua grande e compassiva misericórdia. Jamais deveríamos desapontá-lo pelo que ele nos fez. Ele nos comprou por bom preço, o preço de seu imenso sofrimento e sangue derramado em sacrifício na cruz.
Bem, ele nos pediu que guardássemos seus mandamentos. Ele diz que não são pesados e existem tantos de nós que não estamos dispostos a fazê-lo. Estou falando agora do povo da terra em geral. Não estamos dispostos a fazê-lo. Isto é, sem dúvida, ingratidão. Nós somos ingratos.
Todo membro da Igreja que viola o dia do Sábado, que não é honesto ao pagar o dízimo, que não guarda a Palavra de Sabedoria, que viola conscientemente qualquer dos outros mandamentos dados pelo Senhor, é ingrato para com o Filho de Deus, e sendo ingrato para com o Filho de Deus, é ingrato para com o Pai que o enviou.
Se nosso Salvador fez tanto por nós, como por tudo neste mundo, ousamos não querer acatar seus mandamentos que não são pesados, que não nos causam sofrimento algum, desde que apenas os guardemos? E contudo, as pessoas quebram a Palavra de Sabedoria; recusam-se a cumprir seus deveres como oficiais e membros na Igreja; muitas deixam de comparecer às reuniões que o Senhor lhes pede que prestigiem. Elas seguem seus próprios desejos, se estão em conflito com os mandamentos do Senhor.
Se entendêssemos nossa posição e amássemos o Senhor, nosso Deus, de todo o coração, toda a alma e de todo pensamento... guardaríamos seus mandamentos. Quando assim não fazemos, eu vos digo, meus irmãos e irmãs, demonstramos ingratidão para com Jesus Cristo." (Smith, Doutrinas de Salvação, vo1. I, pp. 142-144.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp.160.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar