Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Santos

Um santo é alguém que segue Cristo em santidade e devoção com uma visão fixada na vida eterna.
GRANT BANGERTER – Ensign may 1987 p.11.

Ser santo significa ser bom, puro e correto. Para uma pessoa assim, as virtudes não ficam só na teoria, mas são praticadas. Para os santos dos últimos dias, o reino de Deus, ou a Igreja, não é colocado em segundo plano; antes é o centro e a essência de sua vida. O lar é um "pedaço do céu", não uma simples moradia.6 A família não é apenas uma entidade social, legal ou biológica. É a unidade básica e eterna do reino de Deus, na qual o evangelho de Jesus Cristo é ensinado e vivido. De fato, os santos dos últimos dias empenham-se para tornarem-se um pouco melhores, um pouco mais bondosos e mais nobres no dia-a-dia.
Bispo Keith B. McMullin – A Liahona julho de 2001, p.76.

(...) a palavra santo é usada com mais freqüência do que o termo cristão.
A palavra cristão aparece tão somente em três versículos da Versão Bíblica do Rei Tiago. Um dos versículos descreve o fato histórico de que “em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (Atos 11:26); outro cita um descrente sarcástico, o Rei Agripa (Atos 26:28); e o terceiro diz que aquele que é conhecido como “cristão” deve estar preparado para padecer. (I Pedro 4:16.)
Em contraste, o termo santo (ou santos) aparece em trinta e seis versículos do Velho Testamento, e sessenta e dois do Novo.
Paulo escreveu uma epístola “aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus”. (Efésios 1:1.)
Aos membros recentemente convertidos daquele lugar ele disse: “Já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.” (Efésios 2:19; vide também Efésios 3:17-19.)
Na epístola aos efésios, Paulo usou a palavra santo pelo menos uma vez em cada capítulo.
Apesar de seu uso em noventa e oito versículos da Bíblia, o termo santo ainda não é bem compreendido. Muitos, erradamente, pensam que ele implica beatificação ou perfeição, mas não é assim! Santo é aquele que crê em Cristo e conhece a perfeição do seu amor. O santo que dá de si, compartilha no verdadeiro espírito desse amor, e o que recebe aceita no verdadeiro espírito de gratidão. Um santo serve outros, sabendo que quanto mais servir, maior será sua oportunidade de santificação e purificação através do Espírito.
Todo santo é tolerante, atento às necessidades de outros seres humanos, não só por meio de mensagens faladas, mas também de mensagens sentidas. O santo é diferente do indivíduo cuja resposta para um problema será provavelmente uma atitude egoísta, a atitude de quem pensa: “Que me importa?” O verdadeiro santo responde: ”Como? Claro que me importo!” Este verbo, importar-se, passa a demonstrar ação, e é a força diretriz na resposta daquele que cuida do próximo carente. (Vide I Coríntios 12:25-27; II Coríntios 7:12.)
O Santo “procura fugir da ociosidade” (Alma 38:12) e busca o aprendizado por meio do estudo e também pela fé. A educação não só nos ajuda a nos comunicarmos com os outros, mas nos capacita a discernir o certo do errado, particularmente pelo estudo das escrituras. (Vide D&C 88:118.)
O santo é honesto e bondoso, paga pronta e integralmente suas obrigações financeiras, tratando os outros como ele gostaria de ser tratado. (Vide Mateus 7:12; 3 Néfi 14:12; D&C 112:11.)
O santo é um cidadão honrado, sabedor de que todo país que proporciona a seus cidadãos oportunidades e proteção merece nosso apoio, incluindo pronto pagamento de impostos e participação pessoal em seu processo político legal. (Vide D&C 134:5.)
O santo soluciona qualquer diferença com os outros honrada e pacificamente, e nunca deixa de ser cortês, mesmo no tráfego, na hora de maior movimento.
O santo aborrece o que é impuro ou degradante e evita excessos, mesmo naquilo que é bom.
O santo é reverente, talvez acima de tudo. Reverência pelo Senhor, pela terra que ele criou, pelos líderes, pela dignidade dos outros, pela lei, pela santidade da vida, pelas capelas e outros edifícios, é sinal evidente de atitudes santas. (Vide Levítico 19:30; Alma 47:22; D&C 107:4; 134:7.)
O santo reverente ama o Senhor e sente que sua prioridade é guardar os mandamentos. A oração diária, o jejum periódico, o pagamento de dízimo e ofertas são privilégios importantes para um santo fiel.
Finalmente, santo é aquele que recebe os dons do Espírito que Deus prometeu a todos os seus filhos fiéis. (Vide Joel 2:28-29; Atos 2:17-18.)
ÉLDER RUSSELL M. NELSON – A Liahona, Julho de 1990, p.16-17.

Ao sermos instruídos, precisamos obedecer àquela voz, cumprir as leis do Reino de Deus, para que as bênçãos do céu sejam derramadas sobre nós. Todos precisamos agir de comum acordo, ou nada poderá ser feito e devemos prosseguir de acordo com o antigo Sacerdócio; portanto os Santos devem ser um povo escolhido, separado de todos os males do mundo — especial, virtuoso e santo. O Senhor [vai] fazer da Igreja de Jesus Cristo um reino sacerdotal, um povo santo, uma geração eleita [ver Êxodo 19:6; I Pedro 2:9], como nos dias de Enoque, tendo todos os dons, conforme explicado à Igreja nas epístolas e ensinamentos de Paulo para as igrejas de sua época.
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 13, p.170.

Provérbios 4:18-19. Luz em Troca de Escuridão
Certa vez, o Presidente Brigham Young comentou estes versículos:
“Dizem que a vida do cristão é cheia de dor, tribulação, pesar e tormentos terríveis; de lutas externas e temores interiores, de ansiedade, desespero, melancolia e lamentos. Seu caminho é supostamente repleto de armadilhas e incertezas, mas isto é um engano, pois ‘a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito’, enquanto ‘o laço do ímpio está na transgressão dos lábios, mas o justo sairá da angústia’.
“A fé que abracei tem-me dado luz em troca de escuridão, bem-estar em troca de dor, alegria e felicidade em troca de pesar e tristeza, certeza em troca incerteza, esperança em troca do desespero.” (Veja também Provérbios 4:18; 12:13.)
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Manual Do Aluno – Velho Testamento I Reis a Malaquias – p.15.

Existe uma clara distinção entre o pecador e o iníquo. Para uma pessoa ser iníqua, ela deve conhecer a divindade, deve saber o que o Senhor dela requer. Há muitas pessoas em nosso meio que crêem no evangelho de todo seu coração, mas que, mesmo assim, continuam a praticar iniqüidades; isso as torna iníquas.
PRESIDENTE BRIGHAM YOUNG – Discursos De Brigham Young p.78.

Deus nada revelou a Joseph que não dará a conhecer aos Doze, e até o menor dos santos pode conhecer todas as coisas na proporção em que puder suportá-las, porque dia virá em que ninguém dirá a seu próximo, Conheça o Senhor; porque todos O conhecerão (...) desde o menor até o maior [ver Jeremias 31:34].
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.281.

Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar