Style

Artigos

Pesquisar

Vale a Pena Ler

Citações

Biblía

Poesias

Sobre o Autor

(NÃO MEXER)

Estudo Das Escrituras

(42-8) 3 Néfi 17:1-3. "Ide para Vossas Casas, Meditai nestas Coisas por Mim Faladas."
Alguns estudiosos do evangelho parecem julgar que basta apenas ler as escrituras, ou ouvir as palavras dos profetas e nada mais necessitam. Nesta passagem, o Salvador ordena aos nefitas que vão para as suas casas e "meditem nestas coisas" por ele faladas (vers. 3). Isso, disse ele, ajudaria a preparar a mente do povo "para amanhã"; quando ele voltaria (vers. 3). Tal coisa está de acordo com outras passagens em que nos é ordenado ponderar de igual maneira. Morôni alista essa medida como sendo um meio essencial de adquirirmos um testemunho do Livro de Mórmon. (Morôni 10:3.) Néfi diz a seus leitores, "Minha alma se deleita nas coisas do Senhor; e meu coração medita continuamente nas coisas que vi e ouvi. 11 (2 Néfi 4:16.) O Presidente Marion G. Romney declarou:
"Ao ler as escrituras, fui desafiado pelas palavras ponderar, meditar e refletir, tão frequentemente usadas no Livro de Mórmon. O dicionário diz que estas palavras (são sinônimas) significam: "apreciar maturamente, examinar com atenção; considerar”...
Ponderar, meditar ou refletir é, a meu ver, uma forma de oração. Tem, pelo menos, sido um recurso para o Espírito do Senhor em muitas ocasiões. Néfi nos fala de uma delas:
"E aconteceu que", escreveu ele, "depois de ter eu desejado saber as coisas que meu pai tinha visto, enquanto refletia, e acreditando que o Senhor seria capaz de me ensinar, fui levado pelo Espírito do Senhor a uma montanha muito alta..." (1 Néfi 11: 1. Grifo nosso.)
Segue-se então o relato de Néfi da grande visão que recebeu do Espírito do Senhor, por acreditar nas palavras de seu pai-profeta, e sentindo grande desejo de saber mais, é que ponderou e orou a respeito delas." (Marion G. Romney, "Magnificar o Chamado no Sacerdócio”, Discursos da Conferencia Geral, abril de 1973, p.58.)
O LIVRO DE MÓRMON – MANUAL DO ALUNO - CURSO DE RELIGIÃO 121-122 – INSTITUTO – pp. 411-412.

Quando seguimos o conselho de nossos líderes de ler e estudar as escrituras, colhemos benefícios e bênçãos de muitos tipos. É o estudo mais proveitoso a que nos podemos dedicar. Os hábitos de leitura variam grandemente. Alguns leem depressa, outros devagar; Alguns leem pequenas porções. Por vez, outros não param até chegar ao fim do livro. Entretanto, aqueles que se aprofundam na literatura escriturística, descobrem que entender requer mais que uma leitura casual – requer estudo concentrado sem dúvida, aquele que estuda as escrituras diariamente consegue muito mais do que outro que lê por longo tempo num dia e depois fica tempo sem ler. Não só devemos estudar diariamente como reservar uma hora certa na qual possamos concentrar-nos sem interferências.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona março 1980 pp.83-84.

Não deveria haver – não deve haver – uma só família nesta Igreja que não reserve um tempo para a leitura das escrituras, todos os dias.
H. BURKE PETERSON – Guia De Estudo Pessoal Do Sacerdócio De Melquisedeque – Vol. 1 – 1990 – lição 3, p.10.

O Presidente N. Eldon Tanner disse: “A Igreja sempre incentivou seus membros a conseguirem uma boa educação e a aprenderem tudo o que for possível sobre eles mesmos, sobre história, geografia, ciência, o universo e especialmente sobre o evangelho de Jesus Cristo”.
PRESIDENTE N. ELDON TANNER – Curso B – Mestres p.48.

Em uma carta sobre o estudo do evangelho, o Élder Bruce R. McConkie escreveu: “Agora, cheguemos (…) a uma conclusão que terá impacto decisivo em nossa salvação eterna. É que cada pessoa deve aprender as doutrinas do evangelho por si mesma. Ninguém mais pode fazê-lo por ela. Cada pessoa deve estudar sozinha o evangelho; cada uma tem acesso às mesmas escrituras e tem direito à orientação do mesmo Espírito Santo; cada uma, se quiser conseguir a pérola de grande valor, deve pagar o preço estabelecido pela Divina Providência.
O mesmo princípio governa tanto o aprendizado do evangelho quanto a obediência a seus padrões. Ninguém pode arrepender-se por outra pessoa; ninguém pode guardar os mandamentos no lugar de outrem; ninguém pode ser salvo em nome de outra pessoa. E ninguém pode adquirir um testemunho ou perseverar na luz e verdade até a glória eterna por outra pessoa que não ela mesma. Tanto o conhecimento da verdade como as bênçãos recebidas pelos que a vivem são questões de natureza pessoal. E assim como oferece a mesma salvação a todas as almas que viverem as mesmas leis, um Deus justo concede o mesmo entendimento de Suas verdades eternas a todos os que pagarem o preço de buscar a verdade.
O processo de adquirirmos o conhecimento do evangelho na Igreja é o seguinte:
a. A responsabilidade de adquirir conhecimento da verdade é de cada pessoa, que deve fazê-lo por seus próprios esforços;
b. Ademais, a família deve ensinar seus próprios membros. Os pais recebem o mandamento de criar os filhos em luz e verdade. O lar deve ser o principal local onde os santos dos últimos dias estudam e ensinam o evangelho.
c. A fim de ajudar as pessoas e as famílias, a Igreja, entre os inúmeros serviços que nos presta, fornece muitas oportunidades de ensino e aprendizado. Recebemos o mandamento de ‘[ensinar] a doutrina do reino uns aos outros’. (D&C 88:77) Isso se faz nas reuniões sacramentais, nas conferências e em outras reuniões, no trabalho dos mestres familiares, nas aulas do sacerdócio e das auxiliares, por meio do seminário e instituto e do sistema educacional da Igreja.
ÉLDER BRUCE R. McCONKIE - Ensino, Não Há Maior Chamado, p. 61.

Quando estudamos as escrituras com o mesmo Espírito pelo qual elas foram reveladas, adquirimos uma compreensão melhor da vontade de Deus.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.117.

Leiam a Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e os demais registros que o Senhor nos concedeu, entesourem essas revelações e vejam o que o Senhor nos prometeu. Assim, entesouramos algo de grande valor para nós.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.119.

O mundo está distante do Senhor. Nós mesmos, como povo, estamos longe demais Dele. Devemos aproximar-nos Dele e trabalhar para receber o Espírito Santo, para que quando lermos as revelações de Deus, o façamos com o mesmo Espírito pelo qual foram concedidas. Então, poderemos compreender seu [significado] quando elas forem dadas aos filhos dos homens.
PRESIDENTE WILFORD WOODRUFF – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 12, p.119.

O estudo das escrituras individual e em família é fundamental para o aprendizado do evangelho. Ler as escrituras diariamente e discuti-las em conjunto são atividades sugeridas já há muito tempo como ferramentas eficazes contra a ignorância e as tentações de Satanás. Essa prática produzirá grande felicidade e ajudará os membros da família a amarem o Senhor e Sua bondade.
PRESIDENTE SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 19, p.234.

Não esqueçamos que não se pode achar a Deus somente pela pesquisa nem que Seu evangelho não pode ser compreendido e apreciado apenas pelo estudo, pois ninguém pode conhecer o Pai e o Filho a não ser “aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lucas 10:22). Os céticos, nesta vida ou na eternidade, aprenderão com pesar que seu orgulho os privou de muita alegria e crescimento.
SPENCER W. KIMBALL – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, Lição 22, p.265.

Como podemos desenvolver essa fé? A resposta é: pelo estudo, pelo trabalho e pela oração. O Apóstolo Paulo perguntou: “Como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10:14) Eles não têm como responder, mas nós sim. Assim, só podemos desenvolver a fé ao ouvirmos a palavra de Deus ensinada por pregadores da verdade. A pregação da verdade relativa a Deus e Seus desígnios foi comparada ao cultivo de uma semente, que se for boa germinará e crescerá em nosso coração caso estejam presentes as seguintes condições: primeiro, ela deve ser plantada no solo rico e fértil da sinceridade e do desejo real; segundo, deve ser cultivada por meio do estudo diligente e da reflexão; terceiro, deve ser regada pelo maravilhoso “orvalho” espiritual e iluminada e aquecida pelos raios da inspiração advinda da oração humilde. A colheita só é possível para a pessoa que age de acordo com as verdades que aprendeu, transforma sua vida pecaminosa e preenche seus dias com uma conduta condizente com os mandamentos de Deus, em quem ela tem fé, e com serviço ao próximo.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 04, p. 28.

Existe sempre a tentação de irmos além do que o Senhor revelou e procurarmos usar a imaginação em alguns casos ou fazermos conjecturas em relação a esses ensinamentos. Eu gostaria que vocês se lembrassem do que vou dizer agora. Se vocês não souberem algo, digam que não sabem. Contudo, não digam que não sabem quando deveriam saber, pois vocês devem ser estudiosos das escrituras. As perguntas sobre os ensinamentos do evangelho de Jesus Cristo devem ser respondidas, sempre que possível, com as escrituras.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p. 64-65.

Vocês estão (…) aumentando continuamente seu testemunho por meio do estudo diligente das escrituras? Vocês têm o hábito diário de ler as escrituras? Se não lermos as escrituras diariamente, nosso testemunho se enfraquecerá e nossa espiritualidade não se aprofundará. Precisamos estudar as escrituras e fazer disso um hábito diário.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p. 66.

Empenhem-se em casa para dedicar a cada dia alguns momentos de sossego e meditação, e ensinem esse mesmo princípio às outras pessoas. Estudem as escrituras pelo menos meia hora por dia. Cedo pela manhã ou tarde da noite, como for melhor para vocês, permitam-se um horário no qual possam sintonizar-se com Deus e conversar com Ele sobre os problemas que transcendam a compreensão ou força humanas.
PRESIDENTE HAROLD BINGHAM LEE – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 07, p. 67.

Os membros da família devem estudar as escrituras juntos, todos os dias, para poderem aprender os mandamentos do Senhor e segui-los. Os pais devem reunir a família todos os dias, num horário determinado, para lerem e discutirem as escrituras. Todos os que souberem ler deverão ter oportunidade de fazê-lo.
Os pais podem pedir a um dos familiares que faça uma oração antes da leitura. Aquele que profere a oração pode pedir ao Pai Celestial que abençoe cada um dos presentes para que entenda o que for lido e adquira um testemunho. Algumas famílias podem querer fazer suas orações familiares depois da leitura das escrituras.
Ao lerem e ponderarem as escrituras, os familiares desejarão tornar-se mais parecidos com o Salvador e encontrarão maior felicidade e paz na vida.
Guia da Família, Ensinar o Evangelho na Família, p.04.

Quando falamos em priorizar a família, temos que pensar em coisas como a oração familiar, a noite familiar e o estudo das escrituras em família, e arranjar tempo para fazer essas coisas, pois elas têm conseqüências eternas no crescimento espiritual de nossos filhos. Essa é uma manifestação do princípio de que “a família vem em primeiro lugar”.
ÉLDER DALLIN H. OAKS – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 09/02/2008, p.17.

Não estou sugerindo que essa seja a única maneira de se fazer isso. Mas descobri que quando leio as escrituras tendo em mente um assunto que desejo esclarecer, concentro-me melhor do que se simplesmente as ler. Por exemplo: Se estou preocupado com o perdão, ou o arrependimento, ou a Expiação, ou qualquer outra questão doutrinária, posso procurar no guia para estudo das escrituras, consultar outros recursos, procurar referências remissivas sobre um assunto, e então consigo ter algum esclarecimento sobre aquele assunto, porque o estudei de modo diferente.
ÉLDER RUSSEL M BALLARD – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.6-7

Eu costumo verificar as notas de rodapé para ver se consigo aprender mais lendo uma escritura relacionada nas notas de rodapé, bem como no guia para estudo das escrituras. Minha sugestão é de que vocês precisam ter um horário regular de estudos — isso funciona para mim. É muito fácil deixarmos de estudar as escrituras por causa de outras tarefas. Vocês precisam ter disciplina para escolher um momento ou determinar um horário. O Presidente Romney costumava contar que, quando trabalhava como advogado, sempre lia pela manhã, assim que chegava ao escritório. Cada um precisa escolher sua própria forma de fazê-lo, caso contrário suas muitas tarefas irão excluir as escrituras de sua vida.
E além do que o Élder Ballard disse, além de seguir um tópico, mesmo quando estou indo de uma escritura para outra, acho importante entender o contexto — para saber o que está acontecendo, ou quem é a pessoa que fala. Porque se vamos usar a escritura para ajudar alguém, precisamos compreender não apenas as palavras, mas, sim, a forma como as palavras foram usadas, de onde elas provêm. Tendo esse sentimento, creio que o Espírito Santo irá ajudá-los dizendo: “Eis aqui a escritura a ser usada para determinada pessoa”.
Portanto, não creio que ler um único versículo seja tão útil quanto procurar saber onde ele se encaixa na história. Pelo menos, isso me ajuda a conhecer o contexto, quando o Espírito Santo me diz: “Sim, use aquela escritura em que Alma estava falando a seu filho Coriânton”. É muito bom saber a diferença de como ele se expressou ao falar a Coriânton e ao falar a Siblon. Ele falou de modo muito diferente para cada um deles. É muito bom ter suficiente conhecimento do contexto, e isso exige que leiamos mais do que apenas um versículo.
ÉLDER HENRY B. EYRING – Do Quórum dos Doze Apóstolos – Reunião Mundial de Treinamento de Liderança – 19/06/2004, p.7

O Profeta Joseph Smith “adorava aprender”, escreveu George Q. Cannon. “Ele adorava o conhecimento por causa de seu poder de retidão. Em meio às tribulações que o cercaram desde o primeiro dia em que deu a conhecer a um mundo descrente a sua comunhão com os céus, ele sempre esteve progredindo no ganho de inteligência. O Senhor ordenou-lhe que estudasse, e ele obedecia. (...) Sua mente, vivificada pelo Santo Espírito, captava avidamente todos os princípios verdadeiros, e ele tornava-se mestre em cada um desses ramos do conhecimento.”
PROFETA JOSEPH SMITH – Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, lição 22, p.273.

Encarai com seriedade a responsabilidade de ensinar o evangelho à família por intermédio das noites familiares, oração familiar, devocionais, leitura das escrituras e outras oportunidades de ensino. Salientai em especial a preparação para o serviço missionário e o casamento no templo. Como patriarca do lar, exercei o sacerdócio, realizando as ordenanças apropriadas para vossa família e abençoando vossa esposa e filhos. Logo após a própria salvação, irmãos, não há nada tão importante quanto a salvação da família.
PRESIDENTE HOWARD W. HUNTER – A Liahona, janeiro de 1995, pp.55.

O Presidente Marion G. Romney, da Primeira Presidência disse: Acredito no estudo. Acredito que os homens aprendam muito estudando. (…) Entretanto, também acredito e sei que a fé acelera muito o aprendizado por meio do estudo”. [Learning for the Eternities, George J. Romney (org.), 1977, p.72.]
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.128.

Enquanto fazia parte do Quórum dos Doze Apóstolos, o Élder Gordon B. Hinckley fez um discurso em que citou a ordem do Salvador “aprendei de mim”. (Mateus 11:29) Depois, disse: “Sugiro que vocês sigam essa ordem do Filho de Deus. Aprendam Dele com toda a sua capacidade de aprendizado. Com toda a sua capacidade de estudo, empenhem-se em aprender com o Mestre. Esse conhecimento será um excelente complemento do treinamento secular que receberem e fará com que sua vida e caráter sejam completos, como nada mais faria”. [Conference Report (Relatório da Conferência Geral), outubro de 1964, p. 118; ou Improvement Era, dezembro de 1964, p. 1092.]
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 23, p.129.

O Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze explicou:
“A leitura das escrituras pode (…) levar à revelação atual de qualquer [coisa] que o Senhor deseje comunicar ao leitor no momento. Não estamos exagerando quando dizemos que as escrituras podem ser como o Urim e Tumim, ajudando cada um a receber revelações pessoais.
Como acreditamos que a leitura das escrituras pode ajudar-nos a receber revelações, somos incentivados a ler as escrituras repetidamente. Dessa forma conseguimos o acesso às coisas que o Pai Celestial gostaria que soubéssemos e fizéssemos individualmente hoje. É por isso que os membros da Igreja acreditam no estudo diário das escrituras.” (“Scripture Reading and Revelation”, Ensign, janeiro de 1995, p. 8.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 5, p.26.

Quando estava servindo na Presidência dos Setenta, o Élder Neal A. Maxwell ensinou:
“A orientação divina é tão crucial (…) que precisamos fazer muito esforço para ficarmos em condições de receber essa ajuda tão especial. O Presidente David O. McKay falou de como, pela manhã, antes de nos envolvermos com os afazeres do dia, somos ainda mais receptivos à inspiração. Outras pessoas acham que o isolamento e a leitura das escrituras podem ser cultivadas e que elas criam uma atmosfera propícia ao Espírito. Afinal, é bom que leiamos as palavras de Cristo que já temos diante de nós antes de pedir mais.” (Wherefore, Ye Must Press Forward, 1997, p. 121.)
DOUTRINA E CONVÊNIOS E HISTÓRIA DA IGREJA – Manual do Professor de doutrina do Evangelho, lição 5, p.28.

O estudo diário das escrituras também fortalece nossa fé e nosso caráter. Assim como precisamos de alimento para nutrir o corpo físico, nosso espírito e nossa alma são revigorados e fortalecidos ao banquetear-nos com as palavras de Cristo, que estão contidas nos escritos dos profetas. Néfi ensinou: “Banqueteai-vos com as palavras de Cristo; pois eis que as palavras de Cristo vos dirão todas as coisas que deveis fazer” (2 Néfi 32:3).
Embora seja bom ler as escrituras, a leitura por si só é insuficiente para captar toda a extensão e profundidade dos ensinamentos do Salvador. Ao examinarmos, ponderarmos e aplicarmos as palavras de Cristo, conforme ensinadas nas escrituras, alcançamos sabedoria e conhecimento que estão além de nossa compreensão mortal. Isso irá fortalecer nossa devoção e proverá reservas espirituais para que façamos o máximo em todas as situações.
BISPO DEAN M. DAVIES – Segundo Conselheiro no Bispado Presidente – A Liahona, Mai 2013, p.106.

Ponderar – do Guia de Estudo das Escrituras
Meditar e refletir profundamente, geralmente sobre as escrituras e outras coisas divinas. Quando combinado com a oração, a ponderação a respeito das coisas de Deus pode produzir revelação e entendimento.
Maria guardava todas estas coisas em seu coração: Lucas. 2:19.
Enquanto refletia, fui arrebatado pelo Espírito do Senhor: 1 Né. 11:1.
Meu coração medita sobre as escrituras: 2 Néfi. 4:15.
Néfi dirigiu-se a sua casa, meditando sobre as coisas que o Senhor lhe revelara: Helamã. 10:2–3.
Ide para vossas casas, meditai sobre estas coisas por mim faladas: 3 Néfi. 17:3.
Exorto-vos a vos lembrardes da grande misericórdia que tem tido o Senhor, e a meditardes em vossos corações: Morôni. 10:3.
Reflita sobre as coisas que recebeste: D&C 30:3.
Enquanto meditávamos sobre essas coisas, o Senhor tocou os olhos do nosso entendimento: D&C 76:19.
Sentei-me em meus aposentos meditando sobre as escrituras: D&C 138:1–11.
Refleti repetidas vezes sobre ela: Joseph Smith História 1:12.
Guia de Estudo das Escrituras – pp. 171-172.


Clique para imprimir ou salvar

Clique para imprimir ou salvar